segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
Aprendendo com Deus na Criação do Mundo
APRENDENDO COM DEUS NA CRIAÇÃO DO MUNDO
Princípios que todo professor deve saber... e por em prática! - Gênesis 1
Introdução:
Nosso Deus é um ser ORGANIZADO. Em todas suas atitudes, notamos planejamento, determinação e organização. O relato de Gênesis tem 6 (seis) princípios a serem aplicados em nossas vidas, principalmente se quisermos ser professores bem sucedidos em nossa tarefa gloriosa de exposição da Palavra de Deus.
1. ORGANIZAÇÃO (1:1)
Este é o primeiro princípio a ser levado em conta. Como já dissemos, Deus é nosso exemplo maior de organização (I Co 14:33, 40). Com certeza, Deus tinha em mente um esboço lógico daquilo que iria fazer e nos desafia a seguirmos o mesmo modelo em nossas tarefas. Professor: tenha um plano bem definido e organize suas idéias para não ser somente um papagaio falante.
Seja organizado e disciplinado para estabelecer um tempo e um lugar definido para o estudo.
2. CRIATIVIDADE (1:1, 2)
Muitas vezes nos escusamos de nossas tarefas e do bom preparo de uma aula por reclamarmos da falta de recursos. Nosso Deus fez tudo do nada. Todas as coisas visíveis e invisíveis vieram a existência pelo seu poder criativo.
Se você não consegue enxergar recursos, lembre-se que o Deus que do nada fez tudo é o Seu Deus; peça sabedoria a Ele (Tg 1:3-5)
SEJA CRIATIVO!!!
3. SANTIFICAÇÃO (1:3, 4)
Segui a Santificação... (Hb 12:14). Deus quer seus filhos cada vez mais próximos Dele. Quanto mais nos afastamos do pecado, mais nos aproximamos de Deus. Nós fomos chamados das trevas para a sua luz (I Pe 2:9; Ef 5:8)
Esteja atento para sua Influência
O professor é um exemplo! “... o professor pode ensinar um pouco através do que diz, um pouco mais através do que faz, mas principalmente através do que ele é...”. FILIPENSES 4:9
4. SELEÇÃO (1:6, 7)
Temos que separar águas de águas! (Ef 5:26). Precisamos separar palavra de homens (água de baixo) da Palavra de Deus (água de cima); separar o Santo do Profano (Lv 10:10, 11).
Muito cuidado ao expor seus pensamentos em detrimento da Palavra de Deus. Não é aquilo que eu acho, mas aquilo que Deus diz pois nenhuma profecia é de particular interpretação (II Pedro 1:20 e 21)
5. FRUTIFICAÇÃO (1:11, 12)
Pelos nossos frutos somos conhecidos (Mt 7:20) . Da mesma forma que laranjeira dá laranja, bananeira dá banana e limoeiro dá limão, crente gera outro crente! Nossa lição deve visar a salvação daquele que não conhece a Cristo como Salvador. Nossa missão não está completa até que o evangelizado se torne um evangelizador.
6. SUBMISSÃO (1:16 a 18)
O bom professor é aquele que é responsável em cumprir regras e estar debaixo da submissão de seus líderes. Sua classe não é uma “igrejinha” em particular, mas sua classe pertencente a Igreja Local que é Corpo de Cristo. Da mesma forma que Deus estabeleceu o sol e a lua para governarem o dia e a noite, na Igreja Deus estabeleceu líderes que estão sobre você. Seja submisso a eles. (Romanos 13:1-3). A hierarquia na Igreja local que deve ser respeitada.
Conclusão: “Ninguém é tão inteligente que não tenha o que aprender e nem tão indouto que não tenha o que ensinar.”. Deus quer te usar para a honra e a glória Dele!
Joel Barbosa
Este estudo faz parte de um dos módulos que podemos ministrar em sua Igreja aos Professores de Escola Bíblica Dominical...
A Igreja desenvolvendo o Ministério Infantil
João 21:15 a 17
Introdução:
· Todos empreendimentos realizados em nossas vidas devem partir do ponto de vista de custo/benefício.
EX: Se for investir dinheiro, buscarei uma aplicação que possa me dar um maior rendimento com maior segurança
· Para que possamos desenvolver um ministério dentro de nossas Igrejas, precisamos reconhecer a importância e o retorno que buscamos: espiritual ou material?
· Pouco se investe no ministério infantil quando se olha pelo prisma do retorno “material” deste empreendimento (crianças dão “despesa” pois não ofertam e nem dizimam "significativamente" – daí a grande preocupação em ministérios alternativos com empresários, atletas, artistas, pois o retorno financeiro é grande)
Ilustração: um certo pastor reclamou porque na série de conferências realizadas em sua Igreja, das oito decisões realizadas, cinco foram feitas por crianças.
· Analisando o texto, vejamos qual é a importância que Cristo dá ao trabalho com crianças para que possamos olhar pelos olhos de Jesus.
QUAL É A GRANDE MISSÃO DA IGREJA?
Marcos 16:15 e Mateus 28:18-20
1. CRIANÇAS PRECISAM SER EVANGELIZADAS
Mt 18:11 e 14 – “... o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido... não é da vontade de vosso Pai... que UM destes pequeninos se perca...”
· Cristo deixou claro que Deus não quer ver as crianças irem para o inferno.
· Precisamos entender que a missão de pregar atinge as crianças também
Mt 18:6 – “... qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em Mim...”
A CONDIÇÃO NATURAL DA CRIANÇA
· A criança está perdida (Mateus 18:11, 14).
· A criança está morta espiritualmente (Efésios 2:1 e 5 a)
A criança é pecadora e está separada de Deus (Romanos 3:23)
A Idade da Consciência (compreensão)
O momento em que uma criança pode experimentar a salvação não depende de uma certa idade porque a Bíblia não menciona nenhuma idade. Pelo contrário, o único requisito para tornar-se Filho de Deus é crer ou receber o Senhor Jesus Cristo. No momento em que a criança tiver idade suficiente para reconhecer que é pecadora e crer que Cristo morreu por ela, ela está pronta, de acordo com a Bíblia, para ser regenerada - João 1:12.
ALÉM DESTAS BASES BÍBLICAS QUE OUTRAS RAZÕES TEMOS PARA CRER QUE AS CRIANÇAS PODEM SER SALVAS?
A experiência confirma isso
Grandes homens de fé testemunham que se converteram cedo:
(Corrie Tem Boom - 5 anos; Policarpo - 9; Luis Palau - 12; James Dobson - 3...)
Considere estas estatísticas:
Idades em que as pessoas são salvas
1% - (o a 4)
85% - (4 a 14)
10% - (15 a 30)
4% - (mais de 30)
(Handbook of children's evangelism - guia de evangelização de crianças de Lionell A Hunt. Ed. Moody, pg.38.)
URGÊNCIA DA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
A criança tem características natas que lhe são favoráveis para ser salva:
· Ela é humilde
· Esse é o período de vida em que é mais fácil para ela crer...é por natureza dependente
· Geralmente está menos enlaçada pelos pecados e maus hábitos
· A criança não está tão presa às crescentes pressões de um mundo sem Deus (ambição material, fama, poder...).
· Outras ideologias estão tentando ganhar o coração e a mente da criança
· As crianças precisam de um fundamento firme em suas vidas visto que a vida em seus lares é, muitas vezes, instável.
· O Senhor voltará logo
2. CRIANÇAS PRECISAM SER APASCENTADAS/PASTOREADAS
João 21:15 a 17 – “... apascenta os meus cordeiros... apascenta as minhas ovelhas...”
Crises vivenciadas pelas crianças:
Violência familiar / Violência escolar / abandono / rejeição / pais divorciados / abuso físico, emocional e sexual / alcoolismo ...
Necessidades básicas das crianças
· Sentir-se amada
· Ser aceita como é
· Segurança
· Valorização / elogio
· Disciplina
· Conhecer e amar a Deus
CRIANÇAS SÃO PARTICIPANTES:
Da família
Exodo 12:26; 13:8, 14 – “... conte aos teus filhos...”
· Deus estava interessado na participação da criança em todos acontecimentos da família.
· Família deve ser tratada com carinho pela liderança da Igreja
Do ensino
Dt 31:10-12 e Js 8:35 – “... ajuntai o povo, homens, mulheres... meninos... para que ouçam e aprendam...”
· Criança pode aprender
· Temos grandes exemplos de crianças na palavra de Deus: Serva de Naamã, Moisés, Samuel criado com os ímpios filhos de Eli, Timóteo...
Do Culto
Esdras 10:1 – “...todo o Judá estava em pé perante o Senhor, como também as suas crianças...”
· Crianças participaram da adoração e comemoração da vitória dos exércitos de Jeosafá contra a Síria
· As crianças tem o direito de participar de uma vida cristã alicerçada na Palavra de Deus
3. COMO ALCANÇAR ESTES OBJETIVOS?
PREPARAR PROFESSORES
“ vida que transforma vidas”
“professor é dobradiça” - tanto pode "abrir" como "fechar" o caminho da compreesão da salvação para as crianças. Um professor preparado é uma dobradiça que "abre"...
· O professor tem que estar certo de seu chamado
· O ensino deve ser feito com dedicação – Rm 12:7 “... se é ensinar, que haja dedicação no ensino...”
Chega de brincadeira! - não estamos diante das crianças em sala de aula para servirmos de "babá" - temos que levar a sério a tarefa de evangelizá-las...
Mundo oferece material de primeira qualidade
Que temos apresentado às nossas crianças? Que recursos temos utilizado?
UTILIZAR ESTRATÉGIAS
· Escola Dominical
· Culto Infantil
· Escola Bíblica De Férias
· Classe De Cinco Dias (Realizada em um lar cristão de bom testemunho uma vez por semana em horário que não interfira na programação da Igreja - Serve para quebrar o preconceito que muitos pais tem para com a Igreja)
· Classe De Boas Novas
Realizada em um lar cristão de bom testemunho uma vez por semana em horário que não interfira na programação da Igreja.
Serve para quebrar o preconceito que muitos pais tem para com a Igreja
Congregação do Jardim Aracati em Jd. Ingá começou com classe boas novas e hoje é uma Igreja estabelecida.
Joel Barbosa
Mensagem pregada no Congresso Batista Biblico em Santa Maria da Vitória – BA (07/2004)
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
Meus Devocionais
A criança e a música - parte I
A criança e a música - parte II
Adoni Bezeque - Um homem sem identidade - parte I
Adoni Bezeque - Um homem sem identidade - parte II
Olhando para Cristo
Não deis lugar ao diabo
Como vai seu sono - parte I
Como vai seu sono - parte II
Gratidão
Sede meus imitadores
Deus está conosco
Candidato para as eleições 2008
Deus é Fiel
Neemias: um homem de visão
José: um tipo de Jesus
Colocando as coisas nos devidos lugares
Cortando a lingua do galo
Reflexão sobre a vida
A grande vitória
Este é o dia que o Senhor fez
Pela Graça sois salvos
Natal: época de oportunidades
Cuidado com as jujubas
Aprendendo com os animais - I
Aprendendo com os animais - II
Davi: Homem segundo o coração de Deus
A salvação em três tempos
sábado, 1 de dezembro de 2007
ILUSTRAÇÕES...
- Milho de Pipoca - provações
- O Náufrago - Deus sabe o que faz!
- A Ostra e as Pérolas - a razão do sofrimento
- As Bananas - vivendo a vida com sabedoria
- O Barbeiro - Deus não é culpado!
- As Bolachas - cuidado com a precipitação!
- Bolsa de Batatas - a importância do perdoar...
- Corrida dos Sapinhos - não dê ouvidos às palavras negativas...
- Folha de Papel - trata sobre a precipitação no falar
- As Duas Vizinhas - jamais pague o mal com mal...
- Você Consegue! - o impossível muias vezes é questão de ponto de vista...
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
ALGUNS SITES INTERESSANTES
Este veículo que temos em nossas mãos (a internet) quando usado para a glória de Deus, abençoa vidas...
Desfrute dos “links” abaixo... “EXAMINE TUDO... E RETENHA O QUE É BOM...”
Que tal ter um programa em seu computador que possa conter versões da Bíblia em vários idiomas, inclusive o grego e hebraico? Além do mais poder baixar comentários, dicionários, atlas e outros recursos? E o melhor... tudo gratuito! O único inconveniente é que muita coisa está em inglês, mas vale à pena!
É o programa e-sword (Espada Eletrônica do Senhor)
Depois de baixar o programa, vá à seção de “downloads” e escolha quais recursos quer acrescentar ao programa...
http://www.e-sword.net/
Esta outra enciclopédia é um pouco grande (190 Mb) mas vale a pena pois é “parecida” com a Ilumina... Tem bíblia, dicionário, vídeos, fotos, mapas, etc...
http://www.mundobiblico.net/download.htm
Em termos de arqueologia Bíblica, temos pouca coisa em português...
http://www.christiananswers.net/portuguese/archaeology/home.html
Agora em inglês... quanta coisa boa!!! O primeiro tem a opção de traduzi-lo para o espanhol, o que pode auxiliar muito...
http://www.biblicalarcheology.net/
http://www.bib-arch.org/index.html
http://www.bible-history.com/
Auxílios para EBD – artigos, fóruns, salas de professores...
http://www.escoladominical.com.br/index.asp
http://www.cpad.com.br/cpad/ebd.htm
http://www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/ este site têm boas dinâmicas...
http://www.ebdonline.com.br/
http://www.ebdweb.com.br/
http://www.solascriptura-tt.org/
http://www.portasabertas.org.br/default.asp - missões mundiais
Neste site você pode ver os vídeos dos principais Congressos Evangélicos (APEC, Sepal, FIEL, Vida Nova, etc...)
http://www.lifestream.com.br/
Neste blog você tem videos de documentários sobre religiões do mundo tudo narrado em português legítimo...
http://profjjb1.blogspot.com/
Volte outras vezes, pois sempre estarei atualizando as dicas...
LEIS DO ENSINO
“... Como poderei entender, se alguém não me ensinar?...” Atos 8:31
1. Lei do Professor
O professor precisa conhecer o que vai ensinar.
Dedução: Quem pára de crescer hoje, pára de ensinar amanhã. (Spurgeon)
O professor eficiente é aquele que baseia seu ensino em uma rica experiência de vida. Ninguém pode ensinar o que não sabe. Seja humilde e tenha predisposição para aprender.
Qualidades do Bom Professor
1. Autêntico
2. Respeitador
3. Empático
4. Cheio do Espírito Santo
Regras do Bom Professor
1. Preparar a lição com estudo recente.
2. Estudar a lição até tornar-se familiar e clara.
3. Descobrir a relação da lição x aluno.
4. Procurar materiais apropriados para ajudar a comunicar a verdade da lição.
5. Achar tempo para estudar.
6. Ter um plano de aula.
2. Lei do Ensino
A maneira como os alunos aprendem deve determinar a maneira como ensino
Dedução: Não se avalia nossa eficiência pelo que fazemos mas pelo que nosso alunos fazem.
Para sermos professores eficientes, não basta dominarmos o conteúdo a ser ministrado. Precisamos também conhecer aqueles a quem iremos ensinar.
Metas com a Lei do Ensino
1. Ensinar os outros a pensar
2. Ensinar os outros a trabalhar
3. Ensinar os outros a aprender
3. Lei da Comunicação
Para que haja comunicação é necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.
Dedução: A linguagem usada no ensino precisa ser comum ao professor e ao aluno.
Ensino é atividade centralizada no professor, isto é, a transmissão da matéria.
Aprendizagem é centralizada no aluno, isto é, a retenção da lição.
Ensino e Aprendizagem é a comunicação entre aluno e professor (emissor e receptor).
- Derrubar barreiras existentes na comunicação é tarefa do professor.
- Se o receptor não entendeu a comunicação, a culpa não é do receptor, e sim do emissor.
- Se o aluno não entendeu determinado assunto a culpa é do professor.
- Se ele não estava prestando atenção a culpa continua sendo do professor, pois ele tem que conseguir prender a atenção do aluno.
Precisamos eliminar os fatores que provocam desconcentração. Fazer com que nos digam o que estão aprendendo e como podem aplicar a lição em suas vidas.
4. Lei da Preparação
O processo ensino-aprendizagem é mais eficiente se tanto professor como aluno estão previamente bem preparados.
Dedução: O processo ensino-aprendizagem exige inspiração e transpiração
Como Preparar Uma Lição
1. Estudar a lição com antecedência.
2. Relacionar a lição à vida dos alunos, adaptando se necessário.
3. Escolher os métodos.
4. Obter e preparar os materiais a serem utilizados.
5. Fazer plano de aula.
Vantagens de um Plano de Aula
1. Fixa bem a lição na mente do professor.
2. Dá ao professor um plano de operação.
3. Divide a lição em atividade cronologicamente equilibrada.
4. Inclui participação planejada.
5. Permite que o professor tenha sempre o alvo em vista.
6. Convença sempre seus alunos a fazerem anotações. Isso leva à participação e, com isso, seus alunos estarão sempre ansiosos e prontos, preparados para a próxima aula.
Bibliografia
1. Franzen, Edson de Almeida e. A Bíblia da Religião - Livro 30 - Introdução ao Ensino Cristão. Editora Herr Curitiba (PR), 1998.
2. Hendricks, Howard, Ensinando para Transformar Vidas. Editora Betânia, Belo Horizonte (MG). 1987
Este estudo faz parte de um módulo que podemos ministrar em sua Igreja para os professores de EBD
Joel Barbosa
MINISTRANDO COMO O MESTRE
BASEADO NO LIVRO HOMÔNIMO DE STUART OLYOTT
O Sermão do Monte foi o mais longo ensino proferido por Jesus Cristo, mas mesmo assim não foi um discurso enfadonho porque a forma de falar do Nosso Senhor era característica, clara, simples e fácil. O seu método consistia em EXPLICAR – ILUSTRAR – APLICAR.
1. EXPLICAÇÃO
Jesus Cristo, o Mestre dos Mestres explica utilizando:
Palavras comuns
O sermão do monte não é composto de palavras acadêmicas, eruditas ou sofisticadas, mas palavras usadas por gente simples.
Abundância de frases curtas
Vós sois a luz do mundo... não julgueis... pelos seus frutos os conhecereis...
Perguntas que não requerem resposta oral
No momento em que tentamos responder, mesmo que interiormente, a lição deixa de ser um monólogo.
Repetição
Bem aventurados... bem aventurados... quando orardes... quando orardes... Repetição é uma das maneiras que Deus usa para ensinar os homens.
Contrastes
O Senhor Jesus não somente apresentava a verdade, mas também apontava o caminho errado e a conseqüência do mesmo.
Uso freqüente da voz ativa
Ao invés de “que a vossa luz brilhe para que as vossas boas obras sejam vistas” Jesus diz: “brilhe também a vossa luz diante dos homens...”.
2. ILUSTRAÇÃO
Quando ensinava, Jesus “colocava olhos nos ouvidos das pessoas”. Ele usava como ilustração elementos facilmente encontrados:
Em casa
Veja que lista imensa de ilustrações do lar: sal, luz, candeia, traça, ferrugem, comer, beber...
Na Igreja
Ofertas, ensinos sobre assassinato, adultério, divórcio, esmolas, orações, jejum... qual nossa realidade hoje?
Situações cotidianas
Cidade na montanha, coletores de impostos, pássaros, flores, balanças nos mercados, portões largos e estreitos, ovelhas, lobos...
Experiências cotidianas
Tribunal, lascívia de uma mulher, bofetada na face, ser processado por causa de um casaco, ser barrado por um soldado, ver um mendigo, ser ferido por um cisco...
3. APLICAÇÃO
As aplicações de Cristo não são encontradas somente no fim do sermão, mas percorrem todo o sermão, sendo diretas através do uso dos pronomes “tu” e “vós”.
Formas diferentes de aplicar
Jamais alguém falou como este homem (Jo 7:46). Jesus aplica através de afirmações (Mt 7:21), ordens ou instruções (5:16), perguntas (5:46, 47) ou linguagem figurada (5:13, 14).
Diferentes tipos de aplicação
Refutando/rejeitando abertamente um erro (5:21, 22), explicando “o que”, “como” e “porque” fazer algo (6:1 a 4)
Aplicação distintiva
Diante dos diferentes tipos de pessoas que o Mestre tinha diante Dele, Jesus sempre tinha quatro categorias de aplicação: doutrina, repreensão, correção e educação, além de uma aplicação aos incrédulos, sendo assim alcançava a todos.
Encerrando com aplicação
Tendo empregado praticamente 1/3 do sermão em aplicações, nosso Senhor encerra com o mesmo método (7:24 a 27)
Conclusão:
Nosso Mestre não era um Professor enfadonho porque utilizava 1/3 de explicação, 1/3 de ilustração e 1/3 de aplicação sempre ensinando “O QUÊ”, “COMO” E “POR QUE” proceder de tal maneira.
Nossa incumbência como professores é de seguirmos o exemplo do Mestre dos Mestres:
EXPLICAR – ILUSTRAR – APLICAR.
Este estudo faz parte de um dos módulos que podemos ministrar em sua Igreja aos professores de EBD
Joel Barbosa
VOCÊ CONSEGUE!!!

A outra criança vendo que seu amiguinho se afogava de baixo do gelo, tirou seus patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo quebrá-lo e salvar seu amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que você tenha quebrado o gelo com suas mãos tão pequenas!
Nesse instante apareceu um velhinho e disse:
- Eu sei como ele conseguiu.
- Como? Todos perguntaram...
O ancião respondeu:
- Não havia ninguém ao seu redor para dizer-lhe que ele não seria capaz.
Pense nisso: O impossível muitas vezes depende do ponto de vista!
FOLHA DE PAPEL

Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.
Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva, e me entregou uma folha de papel lisa e dizendo:
- Amasse-a!
Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.
- Agora -voltou a dizer-me- deixe-a como estava antes.
É obvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentei, o papel ficou cheio de pregas.
Então, disse-me o professor:
- O coração das pessoas é como esse papel...a impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados.
Assim aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de estourar, lembro deste papel amassado.
A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar.
Quando magoamos com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas muitas vezes é tarde demais.Alguém disse, certa vez:
" Fale quando tuas palavras sejam tão suaves como o silêncio"
Portanto, antes de falar...
Pense nisso!
CORRIDA DOS SAPINHOS

Eles tinham que subir uma enorme torre e, atrás havia uma multidão, muita gente que vibrava com eles.
Começou a competição e a multidão dizia:
“Não vão conseguir...não vão conseguir!!!”
Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um que continuava subindo.
E a multidão continuava a aclamar:
“Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir!!!”
E os sapinhos iam desistindo um a um, menos um que subia tranqüilo, sem esforços.
Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele.
Todos queriam saber o que tinha acontecido, e quando foram perguntar ao sapinho como ele tinha conseguido chegar até o fim...descobriram que ele era surdo.
Quando a gente quer fazer alguma coisa que precise de coragem, não devemos escutar as pessoas que falam que nós não iremos conseguir, apenas devemos ouvir as Palavras de Deus.
Sejamos surdos aos apelos negativos.
BOLSA DE BATATAS

Algumas das bolsas ficaram muito pesadas. A tarefa consistia em, durante uma semana, levar a todos os lados a bolsa com batatas.Naturalmente a condição das batatas foi se deteriorando com o tempo. O incômodo de carregar a bolsa, a cada momento, mostrava-lhes o tamanho do peso espiritual diário que a mágoa ocasiona, bem como o fato de que, ao colocar a atenção na bolsa para não esquecê-la em nenhum lugar, os alunos deixavam de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles.
Esta é uma grande metáfora do preço que se paga, todos os dias, por mantermos a dor, a bronca e a negatividade. Quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoa, aumentando o stress e roubando nossa alegria.
Perdoar e deixar estes sentimentos irem embora é a única forma de trazer de volta a paz e a calma.
Portanto... jogue fora suas 'batatas'!
AS BOLACHAS

O BARBEIRO

AS BANANAS

-Porque o senhor sorri ?, perguntou ao monge.
A OSTRA E AS PÉROLAS

Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola é formada. Uma ostra que não foi ferida de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias já foram rejeitadas ou mal interpretadas? Você já recebeu os duros golpes da indiferença? Então, produza uma pérola. Cubra suas mágoas e as rejeições sofridas com várias camadas de amor.
Seja Feliz...
terça-feira, 20 de novembro de 2007
MINHA HISTÓRIA
Fiz minha decisão ao lado do Senhor Jesus Cristo com 9 anos na Primeira Igreja Batista Bíblica de Cidade Ademar e aos 11 fui batizado.
Nesta mesma Igreja em que me converti e fui batizado, conheci a jovem Maria Aparecida (Cida) com quem me casei em 10 de maio de 1986. Desta união nasceram nossas três filhas: Thays, Thalita e Thayná.
Permanecemos 3 anos e três meses (de setembro de 1993 a dezembro de 1996) auxiliando uma congregação de nossa Igreja em Vila Natal. No ano de 1996 ingressei no Instituto Batista Missionário, concluindo em 1998 o Curso Pastoral Missionário. Desde então, ao sair de meu emprego em fevereiro de 1998 passei a dedicar-me em tempo integral ao ministério e Deus me tem sustentado.
Desde o ano de 2001 tenho auxiliado a missionária Satie Julia Mita no treinamento da APEC® no setor sul de São Paulo(Santo Amaro) ministrando aulas de metodologia, lição bíblica e devocionais.
Em 2003 recebi do Pastor Marcelo França o convite para lecionar no Instituto Batista Missionário a disciplina de Geografia Bíblica e atualmente, além desta matéria também leciono Religiões, Seitas e Heresias e Ensino Criativo.
No ano de 2006 concluí mais uma etapa de Treinamento da APEC® tornando-me Instrutor de Treinamento I.
Missões é uma obra que arde em meu coração e Deus concedeu-me a benção de participar de vários Projetos Missionários em nosso país e no exterior, dentre os quais citaria os Projetos da APEC "Crianças da Nicarágua para Cristo" (2006) quando passei 20 dias evangelizando as crianças da Nicarágua, "Projeto Crianças do Panamá para Cristo" (2008) quando permaneci 30 dias neste país e agora recentemente em fevereiro de 2010 fui convidado para participar do Projeto Jujuy na Argentina onde permaneci 12 dias.
No dia 19 de agosto de 2008 fui indicado para assumir a liderança da Igreja Batista Bíblica de Embu-guaçu e assumi este desafio em 01 de setembro de 2008, sendo que o culto de posse ocorreu em 13 de setembro de 2008. Após 6 meses de trabalho a frente desta Igreja, os irmãos pediram minha Consagração ao Santo Ministério, pedido este que foi encaminhado à Junta Batista Bíblica do Estado de São Paulo. Fui submetido ao concílio examinatório pelos pastores e aprovado com a nota 9,3 sendo consagrado ao Ministério Pastoral no dia 21 de novembro de 2009.
Sou grato a Deus, pois a “nossa capacidade vem Dele...” (II Corintios 3:5), a Ele, portanto, toda a Honra e toda a Glória!

sexta-feira, 9 de novembro de 2007
Inaugurando...
Um abraço para todos!
terça-feira, 30 de outubro de 2007
ESTUDOS MINISTRADOS EM UBERLANDIA
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MINISTRANDO COMO O MESTRE
APRENDENDO COM O MÉTODO DE CRISTO
BASEADO NO LIVRO HOMÔNIMO DE STUART OLYOTT
O Sermão do Monte foi o mais longo ensino proferido por Jesus Cristo, mas mesmo assim não foi um discurso enfadonho. A forma de falar do Nosso Senhor era característica, clara, simples e fácil; seu método consistia em EXPLICAR – ILUSTRAR – APLICAR.
1. EXPLICAÇÃO
Jesus Cristo, o Mestre dos Mestres explica usando:
Palavras comuns
O sermão do monte não é composto de palavras acadêmicas, eruditas ou sofisticadas, mas palavras usadas por gente simples.
Abundância de frases curtas - Vós sois a luz do mundo... não julgueis... pelos seus frutos os conhecereis...
Perguntas que não requerem resposta oral - Quando um professor faz uma pergunta, tentamos responder, mesmo que interiormente e a lição deixa de ser um monólogo.
Repetição - Bem aventurados... bem aventurados... quando orardes... quando orardes... Contrastes - A verdade precisa ser apresentada em claro contraste ao erro
Uso freqüente da voz ativa - Ao invés de “que a vossa luz brilhe para que as vossas boas obras sejam vistas” Jesus diz: “brilhe também a vossa luz diante dos homens...”.
2. ILUSTRAÇÃO
Quando ensinava, Jesus “colocava olhos nos ouvidos das pessoas”. Ele sempre usava figuras e elementos encontrados:
Em casa - sal, luz, candeia, traça, ferrugem, comer, beber, vestir...
Na Igreja - Ofertas, ensinos sobre assassinato, adultério, divórcio, esmolas, orações, jejum...
Situações cotidianas - Cidade na montanha, coletores de impostos, pássaros, flores, balanças nos mercados, portões largos e estreitos, ovelhas, lobos...
Experiências cotidianas - Tribunal, lascívia de uma mulher, bofetada na face, ser processado por causa de um casaco, ser barrado por um soldado, ver um mendigo, ser ferido por um cisco...
3. APLICAÇÃO
As aplicações de Cristo não são encontradas somente no fim do sermão, mas percorrem todo o sermão, sendo diretas através do uso dos pronomes “tu” e “vós”. Ele usava:
Formas diferentes de aplicar - Jamais alguém falou como este homem (Jo 7:46). Jesus aplica através de afirmações (Mt 7:21), ordens ou instruções (5:16), perguntas (5:46, 47) ou linguagem figurada (5:13, 14).
Diferentes tipos de aplicação - Refutando/rejeitando abertamente um erro (5:21, 22), explicando “o que”, “como” e “porque” fazer algo (6:1 a 4)
Aplicação distintiva - Diante dos diferentes tipos de pessoas que o Mestre tinha diante Dele, Jesus sempre tinha quatro categorias de aplicação: doutrina, repreensão, correção e educação, além de uma aplicação aos incrédulos, sendo assim alcançava a todos.
Encerramento com aplicação - Tendo empregado praticamente 1/3 do sermão em aplicações, nosso Senhor encerra com o mesmo método (7:24 a 27)
Conclusão: Nosso Mestre não era um Professor enfadonho porque utilizava 1/3 de explicação, 1/3 de ilustração e 1/3 de aplicação sempre ensinando “O QUÊ”, “COMO” E “POR QUE” proceder de tal maneira.
Nossa incumbência como professores é de seguirmos o exemplo do Mestre dos Mestres: EXPLICAR – ILUSTRAR – APLICAR.
este extudo é um condensado do livro Ministrando como o Mestre de Stuart Olyott e faz parte de um módulo que podemos ministrar em sua Igreja para os professores de EBD
Joel Barbosa
AS DUAS VIZINHAS

Havia duas vizinhas que vivam em pé de guerra.
Não podiam se encontrar na rua que era briga na certa.
Depois de um tempo, dona Maria descobriu o verdadeiro valor da amizade e resolveu que iria fazer as pazes com dona Clotilde.
Ao se encontrarem na rua, muito humildemente, disse dona Maria:
- Minha querida Clotilde, já estamos nessa desavença há anos e sem nenhum motivo aparente. Estou propondo para você, que façamos as pazes e vivamos como duas boas e velhas amigas.
Dona Clotilde, na hora estranhou a atitude da velha rival, e disse que iria pensar no caso.
Pelo caminho foi matutando:
- Essa dona Maria não me engana, está querendo me aprontar alguma coisa e eu não vou deixar barato. Vou mandar-lhe um presente para ver sua reação.
Chegando em casa, preparou uma bela cesta de presentes, cobrindo-a com um lindo papel, mas encheu-a de esterco de vaca.
- Eu adoraria ver a cara da dona Maria ao receber esse 'maravilhoso' presente. Vamos ver se ela vai gostar dessa.
Mandou a empregada levar o presente a casa da rival, com um bilhete:
- “Aceito sua proposta de paz e para selarmos nosso compromisso, envio-te esse lindo presente". Dona Maria estranhou o presente, mas não se exaltou.
- Que ela está propondo com isso? Não estamos fazendo as pazes? Bem, deixa pra lá.
Alguns dias depois dona Clotilde atende a porta e recebe uma linda cesta de presentes coberta com um belo papel.
- É a vingança daquela asquerosa da Maria. Que será que ela me aprontou?!
Qual não foi sua surpresa ao abrir a cesta e ver um lindo arranjo das mais belas flores que podiam existir num jardim, e um cartão com a seguinte mensagem:
- "Estas flores é o que te ofereço em prova da minha amizade. Foram cultivadas com o esterco que você me enviou e que proporcionou excelente adubo para meu jardim".
CADA UM DÁ O QUE TEM EM ABUNDÂNCIA EM SUA VIDA