quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A SALVAÇÃO EM TRÊS TEMPOS

“Porque todos pecaram e separados estão da glória de Deus” – Romanos 3:23
O pecado é uma realidade na vida do ser humano. Uma das definições de pecado é: “errar o alvo”; outra é: “pecado é tudo que pensamos, falamos e fazemos que não agrada a Deus”. E poderíamos acrescentar que além destes, pecado também é deixar de fazer o que devemos fazer: "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." - Tiago 4:17
“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e não há verdade em nós” e “se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” – I João 1:8 e 10.
Como pecadores, estávamos fadados ao fracasso e à separação eterna de Deus, além do que, teríamos que sofrer a penalidade do pecado:
“Mas o salário do pecado é a morte...” – Romanos 6:23a e “...sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” – Hebreus 9:22
Portanto, não havia solução para nós, a não ser a morte e a conseqüente separação eterna de Deus no inferno: “Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” – Lucas 7:23
“Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?” – Mateus 23:33
Mas o plano de Deus foi maravilhoso para conosco:
“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” – Romanos 5:8
“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras” - I Corintios 15:3
“...Cristo padeceu por nós na carne...” – I Pedro 4:1
A Morte de Cristo foi vicária, ou substitutiva.
Quem deveria morrer éramos nós! Mas Ele morreu por nós e o preço de nossa salvação foi altíssimo:
“...sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo...” – I Pedro 1:18 e 19

Portanto, os dois ingredientes básicos e indispensáveis para a salvação são:
ARREPENDIMENTO E FÉ.
Preciso arrepender-me de meus pecados. Ciente de que eles me separam de Deus, preciso reconhecê-los e confessá-los à quem de fato pode perdoá-los: Jesus Cristo.
“se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça...” - I João 1:9

A Salvação que Deus nos proporciona agirá em nossas vidas em três tempos:

PASSADO (justificação)
Quando aceitamos o plano de Deus podemos afirmar que fomos salvos da CONDENAÇÃO do pecado
(Rm 5:1; 8:1 e 33 a 39; Jo 3:18, 5:24, 6:37 e 10:27-29)

PRESENTE (santificação)
Desta forma, podemos afirmar que no presente somos salvos do PODER e do DOMÍNIO do pecado. Precisamos buscar a santificação, ou seja, a separação do pecado.
(Rm 6:14 e 12:1 e 2; Ef 2:1 a 4; Gl 2:20)

FUTURO (glorificação)
No futuro, quando contemplarmos nosso Salvador, seremos salvos da PRESENÇA do pecado
(I João 3:2; I Co 15:52 a 57; Fp 3:21 e I Ts 4:13 a 17)

Você já aceitou o plano de Deus para sua salvação?
Veja o vídeo abaixo:

Um comentário:

Anônimo disse...

Seu blog é maravilhoso,que Jesus te abençôe muiiiiiiiito.Fique na paz de Jesus.Neusa campelo