quarta-feira, 30 de julho de 2008

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO PANAMÁ

Olá Pessoal... desculpe a demora para manter contato, mas tive muita dificuldade para conciliar o pequeno tempo livre entre as atividades com a disponibilidade de um computador conectado a internet... agora que já cheguei em casa comecei a reorganizar as idéias e vou transmitir-lhes um pequeno resumo de nosso trabalho missionário realizado no Panamá e na Nicarágua.

Estive fora durante 31 dias... "longos" 31 dias... abençoados 31 dias...

Participar deste projeto foi um sonho que Deus plantou em meu coração e que brotou em uma árvore frutífera porque vocês estiveram regando este sonho com suas orações e generosas ofertas... bem... aí segue um breve relato das atividades...

Primeira Fase - 24 a 28 de junho

Estivemos reunidos no "Campamento Evangelico La Buena Esperanza" na Província de Veráguas. Durante estes dias estivemos treinando as 96 pessoas participantes do Projeto vindas de 12 países diferentes: Argentina, Brasil, Colombia, Chile, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá e Uruguai.

As 96 pessoas foram divididas em 25 equipes com 4 componentes cada que partiriam para 25 cidades diferentes entre as 9 províncias do Panamá.

Antes de partirmos, realizamos um "evangelismo relampago" pelos arredores do Acampamento quando tive uma experiencia maravilhosa de evangelizar um grupo de crianças que comemoravam um aniversário em uma casa próxima... foi interessante ver como as pessoas nos receberam na festa mesmo sem havermos sido convidados... nesta experiência já pudemos perceber que a hospitalidade no Panamá seria uma realidade...


Segunda Fase - 29/06 a 06/07

Minha equipe foi composta por Ana Rita do México, Nancy do Equador e Luiz Carlos do Piaui... isso mesmo... um piauiense conosco!

A cidade escolhida para ser nosso campo missionário foi "La Arena" na Provincia de Herrera. Estivemos servindo na Igreja Betel pastoreada por Pr Edwin e nossa atividade foi desenvolvida pela manhã, tarde e noite. Pela manhã evangelizamos na escola John Kennedy durante toda a semana pois eram 35 classes... entrávamos em classe por classe e anunciavamos por 30 minutos o evangelho de Jesus Cristo.

Ainda pela manhã saímos pelas ruas evangelizando e convidando as crianças de casa em casa. Foi assim que tive a oportunidade de apresentar o Evangelho para Roberto (21 anos), Joseph (15), Arturo e Álvaro (14) que fizeram uma decisão por Jesus Cristo. Pela tarde promovemos uma classe de cinco dias com grande êxito conseguindo uma média de 50 crianças e pela noite, além de capacitarmos os professores de EBD também evangelizamos em uma quadra de esportes que ficava perto da Igreja. No sábado fomos até uma cidade vizinha chamada Chitré e realizamos uma classe de Boas Novas na Igreja Cristo Vive com 90 crianças. Enfim, no domingo pela tarde retornamos para o Panamá. Os números de minha equipe nesta semana de trabalhos foram: 1170 crianças que ouviram a Palavra, 950 crianças e 35 adultos que se decidiram pelo Senhor Jesus e 34 adultos que foram treinados em um seminário de capacitação que promovemos na Igreja.

Terceira Fase - 07 a 13/07

De volta à Cidade do Panamá tivemos a oportunidade de conhecer na segunda-feira uma das maravilhas do mundo moderno: O Canal do Panamá... grandioso!!! Nosso único "dia" de lazer... pela tarde nos reunimos na Primeira Igreja Batista do Panamá de onde nos dirigimos para nosso novo campo de trabalho: as 25 equipes foram enviadas para 25 Igrejas diferentes na Cidade do Panamá. Minha equipe ficou sediada na "Iglesia Bautista Eden" pastoreada por Pastor José Gordon próximo ao Aeroporto de Tucumen.

De terça a sexta centramos nosso trabalho pela manhã e pela tarde em três Escolas Públicas: Naranjal, República de Honduras e Ricardo Alfaro. Tremendo ver alunos, professores e diretoras atenciosamente recebendo a porção da Palavra e decidindo-se por Jesus Cristo. De terça a sexta-feira pela noite participamos do Simpósio da APEC realizado na Primeira Igreja Batista do Panamá. No sábado realizamos uma Classe de Boas Novas quando conseguimos reunir 100 pessoas entre crianças e adultos que acompanharam atentamente as lições apresentadas às crianças. Enfim, no domingo tivemos atividades durante todo o dia. Ensinei na EBD pela manhã e preguei em seguida no culto matutino. Após os trabalhos da manhã promovemos um seminário com os professores e fechei o domingo pregando pela noite na Igreja. Nosso saldo nesta semana foi de 1740 crianças que ouviram a mensagem e 1380 que receberam Jesus como Salvador e mais 65 adultos que se decidiram e mais 20 professores que foram treinados.

Quarta Fase - 14 a 23/07

Oficialmente o projeto encerrou no domingo, mas como havia recebido o convite para estar na Nicarágua, parti de ônibus para Manágua na segunda pela manhã com previsão de chegada em Manágua na terça as 15h00... que aventura! Ao chegar na fronteira com a Costa Rica fui informado que na volta ao Panamá eu teria que comprovar que portava U$ 500,00 em dinheiro... isso mesmo... 500 dólares... como!? Fim de projeto, contanto as "moedinhas" como poderia ter U$ 500,00? Tentei argumentar de todas as formas, mas o oficial da fronteira disse: "se você não tem os 500 é melhor nem ir porque aqui você não entra sem apresentar os U$!"... o que fazer? Bem... tomei o Onibus de volta para o Panamá... chegando lá, Pastor Nivardo que é o diretor da APEC no Panamá me disse que se quisesse ir para Manágua ele depositaria os U$ 500,00 na conta da diretora da APEC da Nicarágua e eu apresentaria o dinheiro na fronteira e devolveria para ele na volta ao Panamá... Glória a Deus! Tudo resolvido e lá vou eu sem hesitar e nem respirar de volta para o Terminal Rodoviário para tomar o ônibus para Manágua uma vez mais... foi aí que começou a grande aventura nas fronteiras... Para sair do Panamá descemos todas as bagagens... revista completa... cães procurando drogas... sobe a bagagem... caminha 300 metros até a entrada na Costa Rica... mesmo procedimento... desce bagagem... revista completa... cães farejando a procura de drogas e tempo... muito tempo perdido... (2h30) Subimos no onibus e fomos até San José (capital da Costa Rica) onde fizemos a troca de onibus e partimos rumo a Manágua. Na fronteira da Costa Rica com Nicarágua já sabem... desce bagagem... etc... etc... Enfim, quarta-feira as 13h00 cheguei em Manágua... desde segunda-feira pela manhã sem banho... ufa... que benção quando cheguei no Escritório da APEC em Manágua e pude banhar-me e descansar um pouco... digo um pouco porque na quinta pela manhã já fomos para um treinamento em Leon (70 km de Manágua) onde auxiliei na capacitação de um grupo de voluntários da Compassion (entidade filantrópica).
Sexta-feira pela manhã estive falando para duas turmas de 350 alunos na Escola Reverendo Boanerges Aragón em Manágua e as 12h00 tomei o onibus rumo a Siuna situado na RAAN (Região Autonoma do Atlantico Norte) há 350 km de Manágua mas a 10 horas de ônibus por estrada sem asfalto...

Cheguei sexta as 22h30 e as 09h00 de sábado participei da Festa de Aniversário de 29 anos da Revolução Sandinista quando me deram a palavra para uma saudação ao povo e então pude abrir a Biblia e deixar ao povo (cerca de 3500 pessoas) uma palavra de desafio sobre a importância de buscarmos a Deus... que oportunidade!!! As 13h30 promovemos um encontro de crianças na Igreja Maranata e após esta programação pude visitar irmãos, pastores e crianças que conhecemos em 2006... As 05h00 de domingo parti rumo a Manágua onde cheguei por volta das 15h30... descansei e Segunda-feira as 06h00 parti de Manágua rumo a Cidade do Panamá... a história nas fronteiras vocês já sabem... desce... sobe... abre maleta... fecha maleta... troca de ônibus... até que terça-feira as 16h00 cheguei no Terminal Albrook na Cidade do Panamá, tomei um coletivo e as 18h00 estava de volta na casa de Pastor Gordon de onde parti na quarta-feira as 20h55 do Aeroporto Internacional de Tucumen rumo a Pátria Amada, Idolatrada, Salve, Salve... cheguei... são e salvo... e com mais um saldo nestes dias de correria na Nicarágua de 850 crianças que ouviram o Evangelho com 230 decisões por Jesus Cristo e 23 professores treinados...

Os números finais que alcancei para Cristo nestes 31 dias foram: 3760 crianças que ouviram; 2560 que se decidiram; 100 adultos que receberam Jesus; 77 professores treinados e 4510 km percorridos por terra...

Muito obrigado a você que orou e contribuiu para que estas almas se rendessem aos pés de Cristo... não se esqueça: uns plantam, outros regam, outros colhem... mas o crescimento quem dá é Deus... por isso...

"..Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas; Glória, pois, a Ele, eternamente, Amém..." Romanso 11:36

Nenhum comentário: