terça-feira, 22 de dezembro de 2009

NATAL... ÉPOCA DE OPORTUNIDADES!

"...E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos, pois, saber o que vem a ser isto (Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade). E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio..." Atos 17:19 a 23


Um dos personagens bíblicos que mais admiro é o Apóstolo Paulo, principalmente pela sua sabedoria em lidar com as pessoas, costumes e situações embaraçosas... lembram-se quando ele circuncida Timóteo? "...Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego..." (At 16:3) Paulo sabia que não era mais necessário a circuncisão, mas se fosse bater de frente com aqueles religiosos perderia uma grande oportunidade de ganhá-los para Cristo... é por isso que ele diz: "...Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei..." (I Co 9:19, 20). Mais tarde, observamos que por esta atitude de circuncidar Timóteo que era um gentio, filho de pai grego, Paulo colheu os frutos para Cristo ganhando inúmeros para o Senhor Jesus Cristo. Se ele "batesse" de frente com os religiosos, perderia a oportunidade de ganhá-los... por favor, não me interprete errado! Não estou dizendo o que muitos dizem por aí: "vou me drogar para ganhar os drogados... vou me prostituir para ganhar os prostituidos..." mas estou dizendo que não precisamos perder tempo "batendo" de frente com coisas irrisórias e perdermos a chance de usarmos estas situações para apresentarmos o evangelho.
É o que observo em nosso texto introdutório... Paulo observou toda a idolatria em Atenas... seu espírito pesou... mas ele não bateu de frente! Com sabedoria, buscou algo que pudesse ser um "gancho" natural para apresentar o evangelho... e encontrou!!! "...achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio..."
Quantos pregadores gastam "domingos" em seus "púlpitos" trazendo estudos "altamente" elaborados para criticarem o NATAL, as luzes, os adornos, a árvore e, simplesmente trazem aversão e revolta no coração das pessoas... como cristãos que somos, sabemos perfeitamente que Natal não é árvore, nem panetone e muito menos Papai Noel (eu sempre dizia para minhas filhas: quem deu o presente não foi Papai Noel, mas sim Papai Joel); também sabemos que o nascimento de Jesus nem se deu em dezembro! Mas, porque não aproveitar esta época como um "gancho" e anunciar o verdadeiro Natal? Anunciarmos o DEUS DESCONHECIDO no meio de todo este paganismo!
Esta deveria ser uma das épocas em que os crentes mais deveriam aproveitar as oportunidades!

Bem... só me resta desejar a todos meus amigos blogueiros e seguidores um Feliz Natal... com Cristo!

Nenhum comentário: