quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

LIÇÃO BÍBLICA PARA DISCIPULADO

LIÇÃO Nº 3 – ALGUNS ESCLARECIMENTOS...


A Nova Vida em Jesus Cristo é inigualável! Muitas vezes sentimos o desejo de querer saber a resposta imediata para todas as questões da vida. Não preocupe-se, mas aos poucos, com oração e perseverança na leitura bíblica você irá descobrindo as verdades preciosas que regem a nossa vida. Nesta lição gostaríamos de mostrar-lhe pela Palavra de Deus qual o destino do ser humano com Cristo e sem Cristo e qual a nossa maior esperança!

1. O que acontece após a morte?

Entre as certezas e incertezas da vida humana, existe um evento importantíssimo que todos, com certeza, sabem que enfrentarão: A MORTE!!!
A morte não leva em conta cor, classe social, idade ou credo religioso, mas ceifa todos sem distinção. A própria Bíblia expressa esta convicção: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27)
Nesse trecho da Palavra de Deus, nós percebemos TRÊS verdades:
• O Homem morre; ou melhor, TODOS morrem!!!
• O Homem morre UMA vez (portanto, a teoria espírita da reencarnação é anti-bíblica)
• Depois da morte vem o JUÍZO

Diante de um juízo, ou julgamento, uma pessoa só pode ter duas posições: CULPADO ou INOCENTE! Por isso, se depois da morte existe um juízo, o homem só pode ter duas posições: culpado (condenado) ou inocente (salvo)!
“Quem crê Nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus...aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida; ...a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3:18 e 36)
Diante disso, só existem dois destinos para o ser humano: um destino para os inocentes (salvos) e outro destino para os culpados (condenados ou perdidos). É sobre isso que iremos falar agora:

a. CÉU: o destino dos salvos
Cremos no céu como local de morada dos salvos. Jesus nos deu esta certeza antes de partir para lá: “Não se turbe o vosso coração...na casa de meu Pai há muitas moradas...Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:1 a 3); Jesus prometeu o céu ao ladrão arrependido na cruz: “Na verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43).
Estevão, enquanto era apedrejado, afirmou com convicção: “Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus” (Atos 7:56). O Apóstolo Paulo também confiava nisto: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho. Mas se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Filipenses 1:21 a 23). Paulo tinha convicção de que se morresse iria encontrar-se com Cristo.

b. INFERNO: o destino dos perdidos
O inferno é um lugar de tormento, preparado para o diabo e seus anjos e para onde irão também todos aqueles que não aceitaram a Jesus Cristo como único Salvador. Em uma parábola (história) que Jesus Cristo contou, Ele fala sobre dois homens que morreram; um foi para o céu, e outro para o inferno: “...o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão (paraíso – céu); e morreu também o rico e foi sepultado. E no hades (inferno), ergueu os olhos, estando em tormentos...” (Lucas 16:22 e 23). Assim como no céu teremos gozo e vida eterna, igualmente será eterno o tormento e o sofrimento no inferno: “E irão estes para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna” (Mateus 25:46).
Portanto, não existe meio termo; o ensinamento do PURGATÓRIO (lugar intermediário onde o homem é refinado para poder entrar no Céu é anti-bíblico). O homem que não tem Jesus, só tem um destino: o INFERNO: Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a Segunda morte” (Apocalipse 21:8) – Segunda morte = separação eterna de Deus.

2. A Segunda Vinda de Cristo.

Nós cremos na Volta iminente de Cristo, para buscar os salvos em seu Nome pois a Bíblia nos assegura esse fato. Os salvos em Jesus Cristo possuem duas certezas absolutas:
a primeira é que se morrermos vamos para o céu e a segunda é que podemos ir para o céu sem morrermos, se Cristo voltar antes!!! Como seria isso? É que nós vivemos na esperança da volta de Cristo a esta Terra e o conseqüente encontro dos salvos com Jesus Cristo nos ares, pois essa realidade foi estabelecida na Palavra:

a. Pelo testemunho de Jesus
Lembra-se do trecho já citado nesta lição? “Não se turbe o vosso coração...na casa de meu Pai há muitas moradas...Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:1 a 3); Jesus diz: “Virei outra vez...”.

b. Pelo testemunho dos anjos
Quando Cristo ascendia ao céu, os anjos dirigiram-se aos apóstolos e disseram: “...Varões galileus, porque estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (Atos 1:11)

c. Pelo testemunho dos apóstolos
• Mateus: “Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do Homem (Jesus) há de vir à hora em que não penseis” (Mateus 24:44)
• Marcos: “E então verão vir o Filho do Homem nas nuvens...” (Marcos 13:26)
• Tiago: “Sede pois irmãos, pacientes até a vinda do Senhor...” (Tiago 5:7)
• Paulo: “...Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem (corpo)...aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com Ele...nós os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor não precederemos os que dormem (os que já morreram)
...o Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:13 a 17)
Como vimos, a volta de Cristo pode ser a qualquer momento e afetará diretamente dois grupos de pessoas: os mortos em Cristo e os vivos em Cristo. Os mortos em Cristo levantarão primeiro. A Bíblia afirma que: “Cristo ressuscitou dos mortos, e foi feito as primícias dos que dormem” (I Corintios 15:20). Em outras palavras, os que morrem em Cristo não estão mortos. Seus corpos estão inertes, mas suas almas encontram-se imediatamente com o Senhor. Morrer é estar com o Senhor, mas a esperança não está limitada à alma; ela inclui o corpo também; por isso, eles terão seus corpos ressuscitados. Depois, nós que estivermos vivos seremos arrebatados, transformados, num abrir e fechar de olhos para encontrarmos com Jesus Cristo. Portanto, amado irmão, devemos estar preparados para encontrarmos com Nosso Salvador a qualquer momento.

Nenhum comentário: