segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Aprendendo com Deus na Criação do Mundo

MESTRES SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
APRENDENDO COM DEUS NA CRIAÇÃO DO MUNDO
Princípios que todo professor deve saber... e por em prática! - Gênesis 1

Introdução:
Nosso Deus é um ser ORGANIZADO. Em todas suas atitudes, notamos planejamento, determinação e organização. O relato de Gênesis tem 6 (seis) princípios a serem aplicados em nossas vidas, principalmente se quisermos ser professores bem sucedidos em nossa tarefa gloriosa de exposição da Palavra de Deus.

1. ORGANIZAÇÃO (1:1)
Este é o primeiro princípio a ser levado em conta. Como já dissemos, Deus é nosso exemplo maior de organização (I Co 14:33, 40). Com certeza, Deus tinha em mente um esboço lógico daquilo que iria fazer e nos desafia a seguirmos o mesmo modelo em nossas tarefas. Professor: tenha um plano bem definido e organize suas idéias para não ser somente um papagaio falante.
Seja organizado e disciplinado para estabelecer um tempo e um lugar definido para o estudo.

2. CRIATIVIDADE (1:1, 2)
Muitas vezes nos escusamos de nossas tarefas e do bom preparo de uma aula por reclamarmos da falta de recursos. Nosso Deus fez tudo do nada. Todas as coisas visíveis e invisíveis vieram a existência pelo seu poder criativo.
Se você não consegue enxergar recursos, lembre-se que o Deus que do nada fez tudo é o Seu Deus; peça sabedoria a Ele (Tg 1:3-5)
SEJA CRIATIVO!!!

3. SANTIFICAÇÃO (1:3, 4)
Segui a Santificação... (Hb 12:14). Deus quer seus filhos cada vez mais próximos Dele. Quanto mais nos afastamos do pecado, mais nos aproximamos de Deus. Nós fomos chamados das trevas para a sua luz (I Pe 2:9; Ef 5:8)
Esteja atento para sua Influência
O professor é um exemplo! “... o professor pode ensinar um pouco através do que diz, um pouco mais através do que faz, mas principalmente através do que ele é...”. FILIPENSES 4:9

4. SELEÇÃO (1:6, 7)
Temos que separar águas de águas! (Ef 5:26). Precisamos separar palavra de homens (água de baixo) da Palavra de Deus (água de cima); separar o Santo do Profano (Lv 10:10, 11).
Muito cuidado ao expor seus pensamentos em detrimento da Palavra de Deus. Não é aquilo que eu acho, mas aquilo que Deus diz pois nenhuma profecia é de particular interpretação (II Pedro 1:20 e 21)

5. FRUTIFICAÇÃO (1:11, 12)
Pelos nossos frutos somos conhecidos (Mt 7:20) . Da mesma forma que laranjeira dá laranja, bananeira dá banana e limoeiro dá limão, crente gera outro crente! Nossa lição deve visar a salvação daquele que não conhece a Cristo como Salvador. Nossa missão não está completa até que o evangelizado se torne um evangelizador.

6. SUBMISSÃO (1:16 a 18)
O bom professor é aquele que é responsável em cumprir regras e estar debaixo da submissão de seus líderes. Sua classe não é uma “igrejinha” em particular, mas sua classe pertencente a Igreja Local que é Corpo de Cristo. Da mesma forma que Deus estabeleceu o sol e a lua para governarem o dia e a noite, na Igreja Deus estabeleceu líderes que estão sobre você. Seja submisso a eles. (Romanos 13:1-3). A hierarquia na Igreja local que deve ser respeitada.

Conclusão: “Ninguém é tão inteligente que não tenha o que aprender e nem tão indouto que não tenha o que ensinar.”. Deus quer te usar para a honra e a glória Dele!

Joel Barbosa
Este estudo faz parte de um dos módulos que podemos ministrar em sua Igreja aos Professores de Escola Bíblica Dominical...

Nenhum comentário: