“... Como poderei entender, se alguém não me ensinar?...” Atos 8:31
1. Lei do Professor
O professor precisa conhecer o que vai ensinar.
Dedução: Quem pára de crescer hoje, pára de ensinar amanhã. (Spurgeon)
O professor eficiente é aquele que baseia seu ensino em uma rica experiência de vida. Ninguém pode ensinar o que não sabe. Seja humilde e tenha predisposição para aprender.
Qualidades do Bom Professor
1. Autêntico
2. Respeitador
3. Empático
4. Cheio do Espírito Santo
Regras do Bom Professor
1. Preparar a lição com estudo recente.
2. Estudar a lição até tornar-se familiar e clara.
3. Descobrir a relação da lição x aluno.
4. Procurar materiais apropriados para ajudar a comunicar a verdade da lição.
5. Achar tempo para estudar.
6. Ter um plano de aula.
2. Lei do Ensino
A maneira como os alunos aprendem deve determinar a maneira como ensino
Dedução: Não se avalia nossa eficiência pelo que fazemos mas pelo que nosso alunos fazem.
Para sermos professores eficientes, não basta dominarmos o conteúdo a ser ministrado. Precisamos também conhecer aqueles a quem iremos ensinar.
Metas com a Lei do Ensino
1. Ensinar os outros a pensar
2. Ensinar os outros a trabalhar
3. Ensinar os outros a aprender
3. Lei da Comunicação
Para que haja comunicação é necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.
Dedução: A linguagem usada no ensino precisa ser comum ao professor e ao aluno.
Ensino é atividade centralizada no professor, isto é, a transmissão da matéria.
Aprendizagem é centralizada no aluno, isto é, a retenção da lição.
Ensino e Aprendizagem é a comunicação entre aluno e professor (emissor e receptor).
- Derrubar barreiras existentes na comunicação é tarefa do professor.
- Se o receptor não entendeu a comunicação, a culpa não é do receptor, e sim do emissor.
- Se o aluno não entendeu determinado assunto a culpa é do professor.
- Se ele não estava prestando atenção a culpa continua sendo do professor, pois ele tem que conseguir prender a atenção do aluno.
Precisamos eliminar os fatores que provocam desconcentração. Fazer com que nos digam o que estão aprendendo e como podem aplicar a lição em suas vidas.
4. Lei da Preparação
O processo ensino-aprendizagem é mais eficiente se tanto professor como aluno estão previamente bem preparados.
Dedução: O processo ensino-aprendizagem exige inspiração e transpiração
Como Preparar Uma Lição
1. Estudar a lição com antecedência.
2. Relacionar a lição à vida dos alunos, adaptando se necessário.
3. Escolher os métodos.
4. Obter e preparar os materiais a serem utilizados.
5. Fazer plano de aula.
Vantagens de um Plano de Aula
1. Fixa bem a lição na mente do professor.
2. Dá ao professor um plano de operação.
3. Divide a lição em atividade cronologicamente equilibrada.
4. Inclui participação planejada.
5. Permite que o professor tenha sempre o alvo em vista.
6. Convença sempre seus alunos a fazerem anotações. Isso leva à participação e, com isso, seus alunos estarão sempre ansiosos e prontos, preparados para a próxima aula.
Bibliografia
1. Franzen, Edson de Almeida e. A Bíblia da Religião - Livro 30 - Introdução ao Ensino Cristão. Editora Herr Curitiba (PR), 1998.
2. Hendricks, Howard, Ensinando para Transformar Vidas. Editora Betânia, Belo Horizonte (MG). 1987
Este estudo faz parte de um módulo que podemos ministrar em sua Igreja para os professores de EBD
Joel Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário