segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA EM JARDIM MIRIAM

Na última quinta-feira estive pregando na Igreja Batista Bíblica de Jardim Miriam por ocasião de sua Semana de Conferência Missionária.
A mensagem eu disponibilizo para que você ouça.
O Tema foi Missões - A Missão da Igreja.

Um grande abraço


Mensagem Pregada por Pr Joel Barbosa

Se você preferir, faça o download da mensagem

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM V - MONTE MORIÁ...

Passarela que leva ao cume
do Monte Moriá
Dando continuidade ao Diário de Minha Viagem a Israel, quero falar um pouco sobre o Monte Moriá.

Este monte é tido como um lugar sagrado tanto para judeus como para muçulmanos e é um dos lugares onde senti um grande impacto pois vê-se as duas religiões lado a lado.

Um dos momentos mais impressionantes que presenciei foi em um Sábado pela tarde quando os judeus ao pé do Muro das Lamentações entoavam cantos de louvor a Deus e acima via-se a Cúpula do Domo da Rocha e da Mesquita Al-Aqsa iluminadas... os cantos pareciam uma invocação à Guerra e "soavam" como uma intensa provocação aos muçulmanos do lado de cima...

Cúpula da Mesquita Al-Aqsa
A Bíblia cita o Monte Moriá como o lugar do grande teste de Abraão: "...E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi..." Genesis 22:1 e 2. Foi aí que Abraão "quase" foi levado a sacrificar seu filho Isaque e onde ele pôde afirmar: "...E chamou Abraão o nome daquele lugar o SENHOR proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá..." Genesis 22:14

Domo da Rocha
Mais tarde a Bíblia cita que neste monte Salomão ergue o Templo do Senhor: "...E começou Salomão a edificar a Casa do SENHOR em Jerusalém, no monte Moriá, onde o SENHOR se tinha mostrado a Davi, seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu..." II Cronicas 3:1

A história conta que o Templo de Jerusalém foi destruído por Nabucodonozor e posteriormente reconstruído por Zorobabel. Mais tarde, Herodes promoveu uma revitalização do Templo, o que para alguns foi praticamente uma nova construção a ponto de chamarem "O Terceiro Templo" que foi destruído por volta do ano 70 da era cristã pelo Imperador Romano Tito.
Mesquita Al-Aqsa
Jerusalém permaneceu devastada até que foi conquistada pelos muçulmanos em 638, quando o califa Omar ibn-Khattab ordenou que o local fosse limpo e nele se construísse "uma casa de oração", uma pequena mesquita no Monte Moriá sendo depois substituida por uma maior denominada Al-Aqsa. Antes disso, sobre uma pedra que os muçulmanos crêem ter sido a pedra onde Maomé pisou antes de "ascender" aos céus foi construído o famoso "Domo da Rocha" que não é literalmente uma mesquita, mas um grande monumento islâmico sendo inclusive considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO.

O Domo da Rocha é para os muçulmanos um cofre que guarda a sagrada pedra da "última jornada" ou "jornada noturna" de Maomé.

Domo da Rocha
É profundamente impactante ver que do suntuoso Templo Judaico do passado resta apenas o muro ocidental que circundava o Templo de Herodes e que é denominado o "Muro das Lamentações"...
Saindo da parte de baixo, próximo ao Muro, subimos pela rampa até a parte superior do monte Moriá onde nos deparamos com a vista da Mesquita Al-Aqsa ao sul e o Domo da Rocha ao norte.

Confesso que foi um dos pontos mais impactantes da viagem... até porque  nós que somos dispensacionalistas, ficamos intrigados com o fato de que o Templo terá que ser reconstruído... nos colocamos a imaginar como este monumento gigantesco será retirado dalí? Um terremoto? Uma "simples" negociação? Como diz o velho ditado: "quem viver... verá"
Um abraço e até a próxima postagem, ainda sobre Jerusalém...

Domo da Rocha
Mesquita Al-Aqsa

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM IV - MONTE SIÃO E MONTE DAS OLIVEIRAS...

Vista de Jerusalém do Monte Scopus
"...Os que confiam no SENHOR serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo, desde agora e para sempre..." Salmos 125:2


Quão tremendo foi ver com meus próprios olhos o que o Salmista expressou neste Salmo. O que falar de Jerusalém? São tantos relatos... nem sei por onde começar... mas vamos lá!!!
Realmente Jerusalém está rodeada de montes; os principais são: monte das Oliveiras ao leste, Scopus a nordeste, Moriá ao centro onde se localiza o Domo da Rocha e Sião ao sul.
A vista de cima do Monte Scopus é muito bonita, onde se destaca mui claramente a Cúpula Dourada do Domo da Rocha. Independente de ser um Santuário Muçulmano, é inegável a beleza "arquitetônica" e a sua imponência. No Monte Scopus está localizada a Universidade de Jerusalém e o bonito Parque Nacional Zurim.
 
Tumba de Davi com a divisão
de espaços entre homens e mulheres
No Monte Sião está a Tumba de Davi; na realidade é um local simbólico que pode não ter sido o verdadeiro local do sepultamento, pois o Rei Davi foi enterrado na Cidade de Davi que fica mais longe ao sul e a leste: "...E Davi dormiu com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi. E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos..." I Reis 2:10 e 11. Na divisa sul da Cidade de Davi, ao sul da Antiga Cidade de Jerusalém, existem duas tumbas monumentais compostas de túneis que estudiosos acreditam ser as verdadeiras tumbas de Davi e Salomão; infelizmente, estas tumbas foram danificadas por guerras posteriores de modo que nenhuma inscrição que poderia identificá-las permaneceu.

Judeus orando na Tumba de Davi
Mesmo assim, a Tumba de Davi no Monte Sião é considerada um Santuário para os judeus que fazem suas preces para que o Messias de Deus venha restaurar o seu reino. Ela fica no mesmo prédio onde está localizado o Cenáculo, local onde Cristo celebrou a última Ceia com seus discípulos.
É interessante ver que há uma divisão onde homens oram no lado direito e as mulheres do lado esquerdo.

No Monte das Oliveiras o que há de mais impressionante é a vista das muralhas de Jerusalém com a "Porta Dourada" fechada.


Vista da Porta Dourada Fechada (a direita da muralha)
O profeta Ezequiel narra no capitulo 43:1 a 5 a entrada triunfal do Messias pela porta oriental "...Então, me levou à porta, à porta que olha para o caminho do oriente. E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória..." e no capitulo 44:1 e 2 conta-nos que a porta estaria fechada aguardando a chegada do Messias: "...Então, me fez voltar para o caminho da porta do santuário exterior, que olha para o oriente, a qual estava fechada...".
No tempo que Jerusalém foi dominada pelos árabes, na época do Rei Saladino, um estudioso muçulmano ficou ciente desta profecia bíblica quanto à vinda do Messias à Jerusalém de onde Ele reinaria sobre as nações. Tentando evitar o cumprimento da profecia, mandou então que esta porta fosse selada. Mal sabia ele que selando a porta ele não estaria impedindo, mas facilitando o cumprimento desta profecia. Mais tarde, outros muçulmanos fizeram um cemitério em frente à Porta Oriental conhecendo a restrição de que um sacerdote não pode passar por cima de um lugar onde esteja enterrado algum morto, pois de acordo com  Numeros 19:16 tal atitude tornaria o sacerdote impuro: "...E todo aquele que sobre a face do campo tocar a algum que for morto pela espada, ou outro morto, ou aos ossos de algum homem, ou a uma sepultura, será imundo sete dias...".
Seria isto um impedimento para que Jesus venha e reine passando pela Porta Dourada? Em Zacarias 14:4 vemos que no Regresso Triunfal do Messias, Ele pisará no Monte das Oliveiras que se fenderá em dois metade para o norte e metade para o sul abrindo um vale para que Jesus entre e reine! "...E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele, para o sul..."
Tremendo!!! Estando observando a vista de cima do monte das Oliveiras e lendo o relato bíblico é impressionante imaginar este grande dia!

Vista de Jerusalém olhando desde o Monte das Oliveiras
"...Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!..." Apocalipse 22:20

Bem, ainda tenho muito a relatar de Jerusalém, mas fica para as próximas postagens.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PALESTRA PARA CASAIS - HOTEL DEL VERDE

Neste sábado, dia 21 de novembro, tive a honra de participar do Encontro de Casais promovido pela Igreja Batista Biblica Ebenézer no Hotel del Verde em Itapecerica da Serra.
Fomos abençoados com uma palestra proferida pela irmã Simone Alvares Guedes que é psicóloga com especialização em terapia de casais e atendimento à crianças. Ela tratou sobre as diferenças físicas, biológicas e psicológicas entre homens e mulheres. Entender estas diferenças ajuda muito em nosso relacionamento conjugal. O e-mail da Simone é sipsico@hotmail.com .
Após o jantar tive o desafio de palestrar aos casais e tratamos o tema: Família - Projeto de Deus.
Você pode ouvir a mensagem abaixo



Se preferir, faça o download para seu computador:


sábado, 20 de novembro de 2010

CRISTÃO? EU?

Qual a amplitude de afirmarmos que somos "cristãos" hoje em dia? Ou melhor, que significa dizer: Sou Cristão?
O dicionário Aurélio define cristão da seguinte forma:
Como adjetivo: 
1.Do, ou relativo ou pertencente ao cristianismo; 2.Que o professa; 3.Que sofre ou sofreu influência do cristianismo:
Como substantivo masculino:
4.Aquele que professa o cristianismo, que é sectário dele.

Vejam que a definição de "cristão" gira em torno de "cristianismo"; é aí que surge um grande problema! Vejam como o "Aurélio" define cristianismo:
Substantivo masculino
1.O conjunto das religiões cristãs, i. e., baseadas nos ensinamentos, na pessoa e na vida de Jesus Cristo: o catolicismo, o protestantismo, e religiões ortodoxas orientais; 2.Cada uma dessas religiões.

Percebeu? Tanto católicos como ortodoxos são incluidos no "bojo" do cristianismo. Isto cheira "ecumenismo"... veja o que o Papa Bento XVI disse nesta última quinta-feira (18/11): "...O diálogo ecumênico caminhou muito em 50 anos, mas precisa encontrar impulso, sobretudo no Ocidente, sem esquecer que a unidade dos cristãos é construída por Deus e não por uma nobre capacidade de negociação ou de compromisso. Foi o que afirmou Bento XVI no discurso feito na manhã desta quinta-feira na audiência concedida na Sala Clementina, no Vaticano, à plenária do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que nesta quarta-feira festejou 50 anos de constituição do organismo vaticano...". Ele coloca Deus como responsável pelo ecumenismo e pela busca da "unidade" entre estes "cristãos". Veja a matéria completa no site Rádio Vaticano.

As projeções do censo 2010 indicam que o número de católicos no Brasil está em torno de 64% da população brasileira o que deve gerar um número aproximado de 122 milhões de brasileiros. Os "evangélicos" já são quase 30% da população o que significam cerca de 50 milhões.
Cá entre nós, você afirmaria que cerca de 172 milhões de brasileiros vivem uma vida baseada nos ensinamentos de Jesus?
Se tomarmos em conta a definição popular do termo "cristão" que foi banalizado, nós teríamos que afirmar que sim porque se encaixam como católicos ou evangélicos... mas, e segundo a Bíblia? O que significa ser CRISTÃO segundo as Escrituras Sagradas?
Que tal recorrermos ao texto de Atos 11:26, pois é lá que pela primeira vez o termo "cristão" aparece: "...E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos..." A palavra "cristão" no grego sugere o significado de "pequenos cristos" ou "pertencente ao partido de Cristo". A fala e o comportamento destes homens e mulheres eram tão parecidos com o de Jesus Cristo que os incrédulos de Antioquia "debochavam" deles usando este apelido. Mas o que na realidade este texto bíblico nos mostra das qualidades destes cristãos? Vejamos quatro características que fazem de uma pessoa um verdadeiro "cristão". Podemos afirmar que o legítimo CRISTÃO é aquele que:

1. CRÊ E SE CONVERTE "...E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor..." (11:21)
O verdadeiro "cristão" é aquele que não somente crê em Deus pois a Biblia diz que até mesmo os demônios crêem e se estremecem (Tiago 2:19). Este crer deve levar-nos a uma outra decisão. É necessário além de CRER, se CONVERTER ao Senhor! E o que significa conversão?
a) Mudança de atitude (arrependimento) - quando nos convertemos nos tornamos "novas criaturas" (II Corintios 5:17 e Efésios 4:22-32)
b) Confessar a Jesus – esta nova vida torna-se uma vida de testemunho público onde meus atos confessam publicamente a minha fé (João 12:42,43) - neste texto vemos que muitos muitos criam, mas não confessavam a Jesus.

2. PERMANECE NO SENHOR "...o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor..." (11:23)
Nós cremos que uma das grandes características do verdadeiro cristão é a "perseverança". Muitos tomam uma decisão mas não permanecem na fé. Rapidamente se deixam levar por outras doutrinas. Lembre-se de que Paulo nos afirma de que nem mesmo se um anjo aparecesse pregando outro evangelho deveria merecer crédito (Galatas 1:6-8). Não podemos mais ser como meninos levados por todo o vento de doutrina (Efésios 4:12-14). Se não permanecemos em Jesus, nosso estado se torna pior do que antes (II Pedro 2:18-22). Não estou ensinando ou sugerindo a perda da salvação pois creio na segurança eterna dos salvos... agora, precisamos saber se somos salvos! Somos "convertidos" ou "convencidos"?

3. SOCORRE OS IRMÃOS "...E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia..." (11:29)
Quando estes homens souberam que viria uma fome e assolaria seus irmãos na Judéia, imediatamente eles decidiram socorrê-los. Uma das características mais profundas do cristianismo é DAR – Deus deu o seu Filho (João 3:16) e o Filho (Jesus) deu a sua vida (João 15:13). O verdadeiro CRISTÃO DÁ:
a) Aos irmãos – I João 3:15-17 – Ele deu a vida por nós e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Se nós virmos o irmão necessitado e lhe cerrarmos a mão como podemos dizer que está em nós o amor de Deus?
b) A Deus – II Coríntios 8:5  "...Deram-se primeiramente ao Senhor e depois a nós..."

4. TEM PALAVRA "...O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo..." (11:30)
Os crentes de Antioquia não somente determinaram mandar, mas efetivamente cumpriram com o prometido, enviando a oferta por mão de Barnabé e Saulo. Quantas vezes muitos "irmãos" levantam-se na Igreja e dizem: "Contem comigo!". Prometem "mundos" e "fundos" mas não cumprem com o que prometeram. Tiago nos adverte que nossa palavra tem que ser "sim...sim...não...não" (Tiago 5:12). E Paulo diz: "...completai... como houve a prontidão de vontade, que haja também o cumprimento..." (II Corintios 8:11).
O verdadeiro "cristão" vota... mas PAGA"...Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votes e não pagues..." (Eclesiastes 5:4 e 5). Não quero que pareça que estou ventilando mensagem de ou "dá" ou "desce" ou campanha dos "900" do Cerullo, mas quero dizer que cristão tem que ter palavra em todos os sentidos! Se empenhamos nossa palavra, mesmo que levemos prejuízo devemos levar adiante aquilo que prometemos!

Diante do exposto, cabe a nós aceitarmos o desafio do Apóstolo Paulo em II Corintios 13:5 "...Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados..."

Graça e Paz a todos...
Pr Joel

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LIVRE-SE DA ANSIEDADE

Max Lucado tem um livro intitulado "Aliviando a Bagagem" que trata das cargas e pesos que carregamos em nossa alma e que deveriam ser lançadas aos pés de Jesus atendendo ao seu convite: "Vinde a Mim os que estais cansados e sobrecarregados...". É uma leitura que eu aconselho a você.
Usando a idéia explorada por Max, resolvi pregar uma série de mensagens em minha Igreja intitulada: "Aliviando o excesso de bagagem". Se você quiser ouvir estes e outros sermões, aconselho você a acessar meu perfil no blip TV onde armazeno meus sermões em áudio. Acesse também o blog de minha Igreja.
Mesmo assim, quero fazer um resumo de cada uma das mensagens iniciando com esta primeira postagem em que veremos como aliviar a bagagem da Ansiedade.
No Salmo 23:1 lemos: "O Senhor é o meu Pastor e NADA me faltará...". À luz deste versículo e confrontando as passagens de Mateus 6:25 a 34 e Filipenses 4:6 a 8 podemos estabelecer cinco princípios para vencer a ansiedade:

1. Avalie a Situação - é justificável nossa ansiedade? O que podemos mudar na situação que atravessamos ficando ansiosos? Na realidade a ansiedade é "irracional" porque Jesus disse que nós não conseguimos com nossos cuidados sequer aumentar 1 côvado na estatura de um pássaro. Se nossa ansiedade gira em torno de nossas necessidades, devemos relembrar que Jesus promete o suprimento de todas elas: comida, bebida e vestuário. Quem sofre antes do necessário sofre mais que o necessário! Não estejais preocupados pois com o dia de amanhã; basta a cada dia o seu mal!

2. Exercite uma atitude de contentamento - pode ser que nossa ansiedade não esteja girando em torno do suprimento de nossas necessidades, mas sim dos "supérfluos"... muitas das razões pelas quais estamos ansiosos hoje, nasceram de projetos estabelecidos em cima de descontentamentos com aquilo que temos ou somos... quem sabe nossa ansiedade não seja pela conta que preciso pagar daquele "bem" de consumo que acabei comprando sem necessidade? Por isso Paulo nos exorta a estarmos contentes com aquilo que temos. Não importa se o vizinho comprou... eu não preciso entrar nesta competição! Paulo diz que havia aprendido a se contentar com o que tinha!

3. Exercite a prática da oração - Paulo nos diz para fazermos nossas petições serem conhecidas diante de Deus. Devemos entregar nossa ansiedade a Ele em oração. Seja sincero: o que você deseja e o que te preocupa é realmente necessário? Se é, leve-o pois a Deus em oração! Se não é, leve a Deus em oração da mesma forma para que Ele te dê o contentamento!

4. Descanse - Paulo garante que a Paz de Deus guardará nossos corações. Se você orou, confie e descanse no Senhor! Não continue ansioso... entregue sua ansiedade a Jesus

5. Estabeleça prioridades corretas - Jesus nos orienta a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua Justiça e todas as nossas necessidades serão acrescentadas. Cuidemos dos negócios de Deus que Deus cuidará de nossos negócios.

Que tal lançarmos o fardo da ansiedade aos pés de Jesus? Ele promete que o fardo Dele é leve! Troquemos o nosso fardo pesado da ansiedade pelo fardo de Jesus! Agora, lembre-se: tudo isto é possível se o Senhor é Nosso Pastor.
Se você ainda não confiou em Jesus como seu Senhor e Salvador, entregue seu coração a Ele...
 
Um grande abraço... livre-se hoje do fardo da Ansiedade!
Pr Joel

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

REFLEXÕES... SALMO 5


"Pela manhã, ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã, me apresentarei a ti, e vigiarei..."
Mais um salmo para as manhãs. Davi nos apresenta a importância de começarmos bem o dia nos apresentando diante de Deus e com a disposição de vigiar...
Podemos dividir o Salmo em quatro partes:

1. Clamor a Deus pela manhã (v.1 a 3)
É interessante ver que o salmista inicia com uma meditação no versículo 1 que se amplia para um clamor no versículo 2. Às vezes nos sentimos como o salmista... iniciamos com um sussurro, mas o desespero e a ansiedade nos levam a um clamor. Que é clamor? Um brado... um grito de súplica, um rogo desesperado... a quem o rei Davi poderia clamar? Ao Rei dos reis: "...atende a voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu..." (v.2)

2. A Santidade de Deus (v.4 a 6)
Na segunda parte do Salmo, Davi reforça a Santidade de Deus e chama atenção para o fato de que Deus não tolera a iniquidade e a mentira. Isto deveria levar-nos a desejarmos ser verdadeiros ao aproximarmos Dele. Lembre-se que Davi termina o versículo 3 dizendo que se apresentaria a Deus pela manhã e vigiaria. Temos que ter a mesma disposição de vigiarmos para não cairmos diante da iniquidade, da maldade e da mentira.

3. Pedido de Orientação (v.7 a 9)
Davi sabe que por mais justo que procure ser, somente tem acesso a presença de Deus pela Benignidade Dele "...eu entrarei em Tua casa pela grandeza da Tua Benignidade..." (v.7) e implora que Deus o oriente a uma vida de justiça e retidão. Precisamos clamar a Deus diariamente para não cairmos diante dos lábios enganosos que "lisonjeiam" e procuram nos desviar da verdade.

4. Confiança da Resposta de Deus (v.10 a 12)
Davi reconhece que aqueles  que confiam Nele podem se alegrar porque Deus mesmo é quem os defende "...porque Tu os defendes..." (v.11) e abençoa o justo "...Tu, Senhor, abençoaras ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência..."
Que estejamos incluídos nesta redoma de bondade...

Um abraço
Pr Joel Barbosa

Fonte: Comentário Biblico Mundo Hispano

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

LEI OU GRAÇA? RESPOSTA A UM ANÔNIMO

"...Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar e, sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus e que não há outro além dele; e que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios..." Marcos 12:28 a 33

Os "legalistas" colocam o decálogo como "estatuto perpétuo" para salvação, mas esquecem-se de que os dois "grandes" mandamentos proferidos por Jesus Cristo e aceitos pelo escriba não fazem parte do "decálogo". Amar a Deus de todo coração, alma e espírito está em Deuteronômio 6:4 e amar ao próximo como a si mesmo está em Levíticos 19:18.
Recebi um comentário "anônimo" em minha última postagem sobre idolatria que me motivou a escrever esta nova postagem.
Primeiramente, quero dizer que não publico em meu blog comentários de "anônimos", daí a necessidade de se identificar ao comentar os "posts". Se eu publicamente expresso meu ponto de vista, porque aqueles que discordam não se expõem publicamente também? Mas, mesmo assim, algo me intrigou no comentário recebido que exponho agora para que você julgue; sei que não sou um "expert" na Língua Portuguesa mas procuro melhorar cada vez mais estando ciente de que tenho MUITO a melhorar; perdoem-me pelo que vocês lerão a seguir pois estou postando da mesma forma como recebi... não corrigi os erros grotescos da Língua Portuguesa, somente acrescentei alguns grifos em algumas frases que comentarei a seguir; creio não estar expondo a pessoa que me enviou o comentário ao ridículo pois ela mesma não quis identificar-se:

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "IDOLATRIA É PECADO?":
"...Parabens pela postagem e pela fé de seu pai alicerssada na verdade da palavrava de Deus, contudo quero dizer de forma clara e nitida que não praticar a idolatria do 2° segundo mandamento "não é algo muito dificil de se praticar. Pois não requer muito sacrificio pessoal."(grifo meu) Pois há mais 9 mandamentos alem desses e sem duvida "o mais dificil de se praticar é o 4°mandamento"(grifo meu) que envolve uma observancia do dia 7° o sábado. esse mandamento nenhum pastor ensina para ser um bom fiel catolico.. evangelicos ipoctras pois coam a mosca e engolem o camelo. por isso digo que catolicos e evangelicos prostestantes vão todos para o mesmo barco. pois se não "seguem igualmente o alicerce da biblia" (grifo meu) estão em julgo de igualdade.
1-quem toma banho e não lava orelha ta sujo.
2-quem toma banho e não lava o pé ta sujo
1-quem toma banho e não lava a cabeça ta sujo.
4-quem toma banho e não lava a barriga ta sujo.
ou seja, ou lava tudo, ou tará sempre sujo.
não tem mais ou menos sujo, só tem sujo ou limpo. "ou observa os dez mandantos ou não observa nada" (grifo meu).
SEJA SINCERO E OBEDEÇA A DEUS, NÃO A DOUTRINAS HUMANAS QUE SE VÃO COM O MUNDO.

Através deste comentário pude constatar que o autor é alguém "legalista". E todo "legalista" pensa desta forma: EU preciso fazer algo por minha salvação... EU preciso pagar algum preço... esquecem-se de que por mais justos e perfeitos que procuremos ser, Deus diz: "...Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam..." Isaias 64:6. 
Veja que o "anônimo" mesmo afirma que não praticar idolatria não exige SACRIFÍCIO PESSOAL e coloca a guarda do sábado como algo difícil, portanto algo que exige mais sacrifício, como se sacrifício nos capacitasse à salvação: "...Mas, quando apareceu a benignidade e caridade de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna..." Tito 3:4 a 7
O autor do comentário ainda coloca a LEI como alicerce da Bíblia e imprescindível para estar "LIMPO" diante de Deus: "ou observa os dez mandamentos ou não observa nada": "...E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé..." Gálatas 3:11 e "...Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído..." Gálatas 5:4

Quem quiser ficar com a Lei fique, eu prefiro Jesus que pagou o preço de meus pecados na Cruz do Calvário... Ele fez-se maldição por mim: "...Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro..." Gálatas 3:13
Jamais vou querer aniquilar a Graça de Cristo querendo voltar aos rudimentos da Lei: "...Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde..." Gálatas 2:20 e 21.

Quando escrevi o artigo sobre idolatria, não quis de forma alguma "exaltar" a Lei, mas adverti de que a idolatria é pecado gravíssimo pois direcionamos a adoração que somente deve ser dada a Deus a outro que não é digno.
Idolatria = culto prestado a ídolos (Dicionário Aurélio)
Por isso: "...meus amados, fugi da idolatria..." I Corintios 10:14, "...Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus..." Gálatas 5:19 a 21, lembrando ainda, que até o amor excessivo e a adoração ao dinheiro é pecado de idolatria: "...Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria..." Colossenses 3:5
Aconselho meu leitor "anônimo" a ler outras postagens minhas que relaciono a seguir:

A Salvação
O Verdadeiro Evangelho 1
O Verdadeiro Evangelho 2
Pela Graça sois Salvos
Plano de Salvação
Um Filme sobre Salvação

Um abraço a todos...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

IDOLATRIA É PECADO?

Estava ministrando nestes dias em um treinamento da APEC sobre a importância da Palavra de Deus.
Dizia o quão valioso é o estudo da Bíblia pelo fato de que a Ela é singular por causa da sua inspiração, do seu propósito e do seu poder.
A Bíblia é o Livro dos livros e deve ser o principal livro didático da classe pois é a Palavra de Deus para o homem.
Como exemplo contei o testemunho de meu pai que chegou ao conhecimento da verdade simplesmente lendo a Palavra de Deus.
Quando meu pai conheceu minha mãe em 1955, ela era um cristã evangélica salva e remida pelo sangue do cordeiro e meu pai um católico apostólico romano muito fervoroso em sua fé. Embora muitos questionassem o namoro de meus pais por ser uma união alicerçada no "jugo desigual", o pastor de minha mãe tomou uma decisão que escandalizou a muitos na época: ele resolveu celebrar a união de meus pais. Não quero julgar a decisão do pastor, mas quero apenas destacar que no caso de meus pais foi uma decisão que deu certo!
O pastor após celebrar o casamento de meus pais, teve uma porta aberta no lar deles para visitá-los e aconselhá-los. Como meu pai era um fervoroso leitor da Bíblia, o pastor aproveitou a oportunidade para oferecer ao meu pai um plano de leitura da Bíblia com versículos escolhidos a dedo para convencer meu pai sobre a questão da idolatria; o problema é que meu pai somente possuia um Novo Testamento Católico e não podia buscar as passagens referentes ao Velho Testamento. De pronto o pastor presenteou-o com uma Biblia Católica Completa. Foi aí que começou um grande conflito na vida de meu pai. Quando ele começou a confrontar a Bíblia com os ensinamentos dos sacerdotes católicos sua cabeça entrou em parafuso! Foi nesta ocasião que uma tia minha disse que o pastor havia presenteado ele com uma Biblia Católica falsa... ela disse que era uma Bíblia de "crente" com capa de Bíblia Católica (doce ilusão de minha tia porque era uma Biblia Católica legítima...)
Meu pai resolveu fazer a prova dos "9"... ele dirigiu-se a uma Livraria Católica na Praça da Sé em São Paulo e pediu ao vendedor uma Bíblia Católica... ali mesmo no balcão tirou de seu bolso a lista dos versículos e passou a buscá-los na Bíblia... louvado seja Deus porque os olhos de meu pai se abriram naquele momento... ali mesmo confessou seus pecados ao Senhor Jesus e fez sua decisão para a salvação!
Ele procurou o Pastor, fez sua confissão pública na Igreja, foi batizado e passou a ser um grande ganhador de almas... até hoje ele tem sido um grande exemplo de evangelista para mim!
Após contar o testemunho de meu pai, as irmãs do treinamento me pediram se eu poderia passar os versículos que impactaram meu pai. Foi aí que decidi postá-los aqui para que possam ser uma benção para ti também caso quiser confrontar a idolatria católica com a Palavra... note que todos os versículos devem ser lidos na Bíblia Católica; alguns dos versículos pertencem a alguns livros "paracanonicos" ou "apócrifos" que somente são encontrados na Biblia Católica. Foram estes que impactaram ainda mais meu pai porque não havia desculpas em dizer que foram manipulados pelos "protestantes" mas eram versículos encontrados somente na Bíblia Católica:
  • Exodo 20 (Os dez mandamentos)
  • Deuteronomio 5 e 6 (repetição dos dez mandamentos)
  • Salmos 115 (em algumas Bíblias Católicas o Salmo 115 é Salmo 113:9 a 26)
  • Isaías 44:9 a 20 e 45:20
  • I Corintios 10:14 a 19
  • I Timoteo 2:5
Os seguintes versículos somente são encontrados na Bíblia Católica:
  • Livro da Sabedoria 13:11 a 19, 14:7 a 14, 14:17 e 14:22 a 31
  • Baruque 6:3 a 7, 6:10 a 14 e 6:38 e 39
 Espero que estes versículos sejam usados por Deus para convencer aqueles que estão enredados nas trevas... Lembre-se: "A fé vem pelo ouvir através da palavra de Deus" Romanos 10:17

Boa leitura!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ACAMPAMENTO DE CASAIS - IGREJA BATISTA BIBLICA DE VILA NATAL

Tive a oportunidade de compartilhar a Palavra no mini-retiro de casais da Igreja de Vila Natal.
O Acampamento foi realizado no Hotel Mirante da Serra nos dias 29 a 31 de outubro. Foi uma oportunidade de em duas palestras apresentar aos casais presentes o desafio e a graça de viver-a-dois!
Na primeira palestra no sábado pela manhã analisamos o fato de que o Casamento foi Desejado por Deus: "...não é bom que o homem esteja só..."; foi Determinado por Deus: "...deixará o homem pai e mãe e unir-se-á a sua mulher..." e por fim é Defendido por Deus: "...o que Deus ajuntou não separe o homem...".
Na segunda palestra abordei alguns conselhos práticos para a boa convivência do casal. Que benção foi ver alguns casais renovando seus laços afetivos.