sexta-feira, 12 de novembro de 2010

LEI OU GRAÇA? RESPOSTA A UM ANÔNIMO

"...Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar e, sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus e que não há outro além dele; e que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios..." Marcos 12:28 a 33

Os "legalistas" colocam o decálogo como "estatuto perpétuo" para salvação, mas esquecem-se de que os dois "grandes" mandamentos proferidos por Jesus Cristo e aceitos pelo escriba não fazem parte do "decálogo". Amar a Deus de todo coração, alma e espírito está em Deuteronômio 6:4 e amar ao próximo como a si mesmo está em Levíticos 19:18.
Recebi um comentário "anônimo" em minha última postagem sobre idolatria que me motivou a escrever esta nova postagem.
Primeiramente, quero dizer que não publico em meu blog comentários de "anônimos", daí a necessidade de se identificar ao comentar os "posts". Se eu publicamente expresso meu ponto de vista, porque aqueles que discordam não se expõem publicamente também? Mas, mesmo assim, algo me intrigou no comentário recebido que exponho agora para que você julgue; sei que não sou um "expert" na Língua Portuguesa mas procuro melhorar cada vez mais estando ciente de que tenho MUITO a melhorar; perdoem-me pelo que vocês lerão a seguir pois estou postando da mesma forma como recebi... não corrigi os erros grotescos da Língua Portuguesa, somente acrescentei alguns grifos em algumas frases que comentarei a seguir; creio não estar expondo a pessoa que me enviou o comentário ao ridículo pois ela mesma não quis identificar-se:

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "IDOLATRIA É PECADO?":
"...Parabens pela postagem e pela fé de seu pai alicerssada na verdade da palavrava de Deus, contudo quero dizer de forma clara e nitida que não praticar a idolatria do 2° segundo mandamento "não é algo muito dificil de se praticar. Pois não requer muito sacrificio pessoal."(grifo meu) Pois há mais 9 mandamentos alem desses e sem duvida "o mais dificil de se praticar é o 4°mandamento"(grifo meu) que envolve uma observancia do dia 7° o sábado. esse mandamento nenhum pastor ensina para ser um bom fiel catolico.. evangelicos ipoctras pois coam a mosca e engolem o camelo. por isso digo que catolicos e evangelicos prostestantes vão todos para o mesmo barco. pois se não "seguem igualmente o alicerce da biblia" (grifo meu) estão em julgo de igualdade.
1-quem toma banho e não lava orelha ta sujo.
2-quem toma banho e não lava o pé ta sujo
1-quem toma banho e não lava a cabeça ta sujo.
4-quem toma banho e não lava a barriga ta sujo.
ou seja, ou lava tudo, ou tará sempre sujo.
não tem mais ou menos sujo, só tem sujo ou limpo. "ou observa os dez mandantos ou não observa nada" (grifo meu).
SEJA SINCERO E OBEDEÇA A DEUS, NÃO A DOUTRINAS HUMANAS QUE SE VÃO COM O MUNDO.

Através deste comentário pude constatar que o autor é alguém "legalista". E todo "legalista" pensa desta forma: EU preciso fazer algo por minha salvação... EU preciso pagar algum preço... esquecem-se de que por mais justos e perfeitos que procuremos ser, Deus diz: "...Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam..." Isaias 64:6. 
Veja que o "anônimo" mesmo afirma que não praticar idolatria não exige SACRIFÍCIO PESSOAL e coloca a guarda do sábado como algo difícil, portanto algo que exige mais sacrifício, como se sacrifício nos capacitasse à salvação: "...Mas, quando apareceu a benignidade e caridade de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna..." Tito 3:4 a 7
O autor do comentário ainda coloca a LEI como alicerce da Bíblia e imprescindível para estar "LIMPO" diante de Deus: "ou observa os dez mandamentos ou não observa nada": "...E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé..." Gálatas 3:11 e "...Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído..." Gálatas 5:4

Quem quiser ficar com a Lei fique, eu prefiro Jesus que pagou o preço de meus pecados na Cruz do Calvário... Ele fez-se maldição por mim: "...Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro..." Gálatas 3:13
Jamais vou querer aniquilar a Graça de Cristo querendo voltar aos rudimentos da Lei: "...Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde..." Gálatas 2:20 e 21.

Quando escrevi o artigo sobre idolatria, não quis de forma alguma "exaltar" a Lei, mas adverti de que a idolatria é pecado gravíssimo pois direcionamos a adoração que somente deve ser dada a Deus a outro que não é digno.
Idolatria = culto prestado a ídolos (Dicionário Aurélio)
Por isso: "...meus amados, fugi da idolatria..." I Corintios 10:14, "...Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus..." Gálatas 5:19 a 21, lembrando ainda, que até o amor excessivo e a adoração ao dinheiro é pecado de idolatria: "...Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria..." Colossenses 3:5
Aconselho meu leitor "anônimo" a ler outras postagens minhas que relaciono a seguir:

A Salvação
O Verdadeiro Evangelho 1
O Verdadeiro Evangelho 2
Pela Graça sois Salvos
Plano de Salvação
Um Filme sobre Salvação

Um abraço a todos...

Um comentário:

Ricardo Hilário disse...

Muito bom pastor Joel.

Um abraço.