terça-feira, 29 de dezembro de 2009

NO PRINCÍPIO - O RELATO DA CRIAÇÃO NOS REVELA...

Estou disponibilizando os primeiros slides da primeira mensagem da série expositiva no livro de Gênesis que tenho pregado na Igreja que pastoreio em Embu-Guaçu... você tem a plena liberdade de utilizá-lo para a honra e Glória de Jesus...
O áudio está abaixo... ouça a mensagem e acompanhe nos slides...
Que Deus te abençoe!

Título: No Princípio - O relato da criação nos revela...
Duação: 45 minutos
Pregado na Primeira Igreja Batista Bíblica de Embu-Guaçu (29/11/2009)



quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

"AGULHAS" INFLAMADAS DO MALIGNO...

"...Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais... Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno..." Efésios 6:11, 12 e 16

O que São Vicente Ferrer no Maranhão e Ibotirama na Bahia tem em comum? Nestas duas cidades em um curto espaço de uma semana revelaram-se dois casos cruéis de violência contra crianças... e não somente isto... nos dois casos as suspeitas são de rituais de magia negra... e o mais grave: os principais suspeitos no caso do Maranhão são os próprios pais da criança enquanto no caso da Bahia o padrasto já é réu confesso!
O inimigo está feroz! Poderíamos "parafrasear" o versículo bíblico para: "tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as "agulhas" inflamadas do inimigo..."


Infelizmente tudo é reflexo da realidade atual: lares desestruturados! No caso da Bahia o menino é o terceiro filho de uma mulher, cada um deles com um pai diferente! Na busca pela satisfação e a procura do "amor de sua vida" ela encontra em Roberto Carlos Magalhães o que jamais imaginaria: "ódio descomunal". Em suas declarações ele diz: "Colocava um pouquinho de vinho mais forte e água e dava ao menino. Ele bebia e desmaiava. Aí, colocava as agulhas", conta Magalhães. "Fiz isso duas ou três vezes por semana, durante um mês."... "Foi ideia de louco mesmo colocar essas agulhas nele. Eu colocava na perna e na barriga dele. Na hora, ele estava dopado. Ia matar a criança. Pobre do coitado", diz o padrasto do menino. "Eu brigava direto com minha mulher. Passava 15, 20 dias de mal com ela e começava a fazer essa palhaçada besta de matar o menino", diz.


É difícil imaginar que a mesma mão que embala também é a mão que perfura... tudo fruto do pecado; Tiago já nos advertia desta dualidade humana... "...Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim..." Tiago 3:8 a 10
Levantemos um clamor ao alto por nossas crianças: "...Levanta-te, clama de noite no princípio das vigias; derrama o teu coração como águas diante da presença do Senhor; levanta a ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas..." Lamentações 2:19
A vitória somente virá com o revestimento com a armadura de Deus... enquanto é tempo devemos nos levantar e socorrer estas crianças... se você é pai, dê amor e carinho, mas acima de tudo instrução nos caminhos do Senhor... se você é professor/evangelista de crianças, não perca tempo! Acolha estas crianças, dê carinho, atenção e instrução... mas em ambos os casos... oração... muita oração!
O tempo se abrevia!

Que Deus te abençoe!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

EMBU-GUAÇU

Quero te convidar a ser também um seguidor do Blog de minha Igreja... lá disponibilizamos um resumo das atividades através de fotos... você pode ouvir o sermão pregado a cada domingo...
Um abraço...



NATAL... ÉPOCA DE OPORTUNIDADES!

"...E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos, pois, saber o que vem a ser isto (Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade). E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio..." Atos 17:19 a 23


Um dos personagens bíblicos que mais admiro é o Apóstolo Paulo, principalmente pela sua sabedoria em lidar com as pessoas, costumes e situações embaraçosas... lembram-se quando ele circuncida Timóteo? "...Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego..." (At 16:3) Paulo sabia que não era mais necessário a circuncisão, mas se fosse bater de frente com aqueles religiosos perderia uma grande oportunidade de ganhá-los para Cristo... é por isso que ele diz: "...Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei..." (I Co 9:19, 20). Mais tarde, observamos que por esta atitude de circuncidar Timóteo que era um gentio, filho de pai grego, Paulo colheu os frutos para Cristo ganhando inúmeros para o Senhor Jesus Cristo. Se ele "batesse" de frente com os religiosos, perderia a oportunidade de ganhá-los... por favor, não me interprete errado! Não estou dizendo o que muitos dizem por aí: "vou me drogar para ganhar os drogados... vou me prostituir para ganhar os prostituidos..." mas estou dizendo que não precisamos perder tempo "batendo" de frente com coisas irrisórias e perdermos a chance de usarmos estas situações para apresentarmos o evangelho.
É o que observo em nosso texto introdutório... Paulo observou toda a idolatria em Atenas... seu espírito pesou... mas ele não bateu de frente! Com sabedoria, buscou algo que pudesse ser um "gancho" natural para apresentar o evangelho... e encontrou!!! "...achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio..."
Quantos pregadores gastam "domingos" em seus "púlpitos" trazendo estudos "altamente" elaborados para criticarem o NATAL, as luzes, os adornos, a árvore e, simplesmente trazem aversão e revolta no coração das pessoas... como cristãos que somos, sabemos perfeitamente que Natal não é árvore, nem panetone e muito menos Papai Noel (eu sempre dizia para minhas filhas: quem deu o presente não foi Papai Noel, mas sim Papai Joel); também sabemos que o nascimento de Jesus nem se deu em dezembro! Mas, porque não aproveitar esta época como um "gancho" e anunciar o verdadeiro Natal? Anunciarmos o DEUS DESCONHECIDO no meio de todo este paganismo!
Esta deveria ser uma das épocas em que os crentes mais deveriam aproveitar as oportunidades!

Bem... só me resta desejar a todos meus amigos blogueiros e seguidores um Feliz Natal... com Cristo!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

LIÇÃO BÍBLICA PARA DISCIPULADO

LIÇÃO Nº 3 – ALGUNS ESCLARECIMENTOS...


A Nova Vida em Jesus Cristo é inigualável! Muitas vezes sentimos o desejo de querer saber a resposta imediata para todas as questões da vida. Não preocupe-se, mas aos poucos, com oração e perseverança na leitura bíblica você irá descobrindo as verdades preciosas que regem a nossa vida. Nesta lição gostaríamos de mostrar-lhe pela Palavra de Deus qual o destino do ser humano com Cristo e sem Cristo e qual a nossa maior esperança!

1. O que acontece após a morte?

Entre as certezas e incertezas da vida humana, existe um evento importantíssimo que todos, com certeza, sabem que enfrentarão: A MORTE!!!
A morte não leva em conta cor, classe social, idade ou credo religioso, mas ceifa todos sem distinção. A própria Bíblia expressa esta convicção: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27)
Nesse trecho da Palavra de Deus, nós percebemos TRÊS verdades:
• O Homem morre; ou melhor, TODOS morrem!!!
• O Homem morre UMA vez (portanto, a teoria espírita da reencarnação é anti-bíblica)
• Depois da morte vem o JUÍZO

Diante de um juízo, ou julgamento, uma pessoa só pode ter duas posições: CULPADO ou INOCENTE! Por isso, se depois da morte existe um juízo, o homem só pode ter duas posições: culpado (condenado) ou inocente (salvo)!
“Quem crê Nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus...aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida; ...a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3:18 e 36)
Diante disso, só existem dois destinos para o ser humano: um destino para os inocentes (salvos) e outro destino para os culpados (condenados ou perdidos). É sobre isso que iremos falar agora:

a. CÉU: o destino dos salvos
Cremos no céu como local de morada dos salvos. Jesus nos deu esta certeza antes de partir para lá: “Não se turbe o vosso coração...na casa de meu Pai há muitas moradas...Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:1 a 3); Jesus prometeu o céu ao ladrão arrependido na cruz: “Na verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43).
Estevão, enquanto era apedrejado, afirmou com convicção: “Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus” (Atos 7:56). O Apóstolo Paulo também confiava nisto: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho. Mas se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Filipenses 1:21 a 23). Paulo tinha convicção de que se morresse iria encontrar-se com Cristo.

b. INFERNO: o destino dos perdidos
O inferno é um lugar de tormento, preparado para o diabo e seus anjos e para onde irão também todos aqueles que não aceitaram a Jesus Cristo como único Salvador. Em uma parábola (história) que Jesus Cristo contou, Ele fala sobre dois homens que morreram; um foi para o céu, e outro para o inferno: “...o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão (paraíso – céu); e morreu também o rico e foi sepultado. E no hades (inferno), ergueu os olhos, estando em tormentos...” (Lucas 16:22 e 23). Assim como no céu teremos gozo e vida eterna, igualmente será eterno o tormento e o sofrimento no inferno: “E irão estes para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna” (Mateus 25:46).
Portanto, não existe meio termo; o ensinamento do PURGATÓRIO (lugar intermediário onde o homem é refinado para poder entrar no Céu é anti-bíblico). O homem que não tem Jesus, só tem um destino: o INFERNO: Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a Segunda morte” (Apocalipse 21:8) – Segunda morte = separação eterna de Deus.

2. A Segunda Vinda de Cristo.

Nós cremos na Volta iminente de Cristo, para buscar os salvos em seu Nome pois a Bíblia nos assegura esse fato. Os salvos em Jesus Cristo possuem duas certezas absolutas:
a primeira é que se morrermos vamos para o céu e a segunda é que podemos ir para o céu sem morrermos, se Cristo voltar antes!!! Como seria isso? É que nós vivemos na esperança da volta de Cristo a esta Terra e o conseqüente encontro dos salvos com Jesus Cristo nos ares, pois essa realidade foi estabelecida na Palavra:

a. Pelo testemunho de Jesus
Lembra-se do trecho já citado nesta lição? “Não se turbe o vosso coração...na casa de meu Pai há muitas moradas...Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:1 a 3); Jesus diz: “Virei outra vez...”.

b. Pelo testemunho dos anjos
Quando Cristo ascendia ao céu, os anjos dirigiram-se aos apóstolos e disseram: “...Varões galileus, porque estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (Atos 1:11)

c. Pelo testemunho dos apóstolos
• Mateus: “Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do Homem (Jesus) há de vir à hora em que não penseis” (Mateus 24:44)
• Marcos: “E então verão vir o Filho do Homem nas nuvens...” (Marcos 13:26)
• Tiago: “Sede pois irmãos, pacientes até a vinda do Senhor...” (Tiago 5:7)
• Paulo: “...Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem (corpo)...aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com Ele...nós os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor não precederemos os que dormem (os que já morreram)
...o Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:13 a 17)
Como vimos, a volta de Cristo pode ser a qualquer momento e afetará diretamente dois grupos de pessoas: os mortos em Cristo e os vivos em Cristo. Os mortos em Cristo levantarão primeiro. A Bíblia afirma que: “Cristo ressuscitou dos mortos, e foi feito as primícias dos que dormem” (I Corintios 15:20). Em outras palavras, os que morrem em Cristo não estão mortos. Seus corpos estão inertes, mas suas almas encontram-se imediatamente com o Senhor. Morrer é estar com o Senhor, mas a esperança não está limitada à alma; ela inclui o corpo também; por isso, eles terão seus corpos ressuscitados. Depois, nós que estivermos vivos seremos arrebatados, transformados, num abrir e fechar de olhos para encontrarmos com Jesus Cristo. Portanto, amado irmão, devemos estar preparados para encontrarmos com Nosso Salvador a qualquer momento.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PLANO DE SALVAÇÃO

Uma pequena visualização do Plano Redentor Para Salvação do Homem... criei esta apresentação em Power Point e pode ser uma ferramenta de evangelismo... A partir do momento que você "clicar" no "PLAY" a apresentação avançará automaticamente... Espero que seja uma benção para ti...
Se quiser a apresentação original em power point me peça por e-mail e te enviarei...

UM POUQUINHO DE HOMILÉTICA...

Deus tem me incomodado nos últimos tempos com relação à exposição da Palavra de Deus...

Sempre fui um pregador amante das mensagens por tópicos ou temáticas mas tenho me deliciado nos últimos tempos pelos esboços textuais ou expositivos... creio que todo pregador deve explorar todos os métodos possíveis para não ficar "taxado" como o pregador dos "três pontos" ou o pregador de "carapuça". Portanto varie seus métodos; ora pregue por tópicos, ora textualmente, outras vezes explore temas, mas não negligencie a "velha" e eficiente exposição! Para tanto, o bom pregador/expositor da Palavra deve gastar tempo no estudo e na preparação do sermão. Muitos pregadores, por negligenciarem este princípio áureo da preparação, acabam por ferirem as leis da homilética...
Uma certa vez, lendo um artigo de Rev. Hélio Gomes Paulo, achei interessantíssimo alguns tipos de sermões classificados por ele:
  • Sermão sedativo (faz dormir);
  • Sermão insípido (sem sabor);
  • Sermão indiscreto (fala de coisas apropriadas para qualquer ambiente, menos para a igreja, onde as pessoas estão famintas do pão da vida);
  • Sermão reportagem (fala de tudo, menos da Bíblia);
  • Sermão marketing (é usado para promover e divulgar projetos da igreja);
  • Sermão metralhadora (atira para todos os lados).
Se você tem a responsabilidade de ministrar a Palavra, esteja consciente da necessidade de separar um TEMPO e um LUGAR definido para sua preparação. Nunca se esqueça de EMO... Sempre leve em consideração o que é necessário:
E nsinar
M encionar
O mitir
Somente a título de ilustração, queria relatar uma experiência quando ministrava em Escola Bíblica Dominical um estudo expositivo no Livro de Atos dos Apóstolos. Quando preparava a lição da semana, deparei-me em Atos 12 com a morte do rei Herodes onde a Biblia diz que ele foi comido por bichos/vermes e morreu... Enquanto preparava a lição, pensei que seria praticamente impossível fugir da pergunta sobre que bicho/verme comeu Herodes... Foi aí que lembrei-me de EMO! O que é necessário no texto a ser Explicado? O que tão somente deve ser Mencionado e o que sem dúvidas deve ser Omitido? Preparei-me e chegou o dia da aula, e não é que a pergunta veio mesmo? Um dileto irmão, ao término da leitura, já estava com a "mãozinha" levantada e desferiu a tão "esperada" pergunta: "Irmão Joel... qual foi o bicho que comeu Herodes?"

Se eu não houvesse avaliado esta questão com antecedência, talvez tivesse perdido tempo explicando o que deveria ser somente mencionado. Que edificação traria passar 50 minutos da aula explicando os possíveis bichos/vermes que comeram Herodes? Na realidade, o mais importante seria sabermos que Herodes morreria de qualquer forma, seja afogado, com um infarto fulminante ou até com uma "pedra de funda" perdida pois ele assumiu a Glória que pertence somente a Deus (e que ELE não divide com ninguém) quando aceitou os elogios do povo: Voz de Deus e não de Homem!
Bem essas são apenas algumas pequenas dicas... vou retornar ao assunto logo mais, mas acima de tudo saiba que:
"...Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica..." II Corintios 3:5 e 6

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SERMÕES EM MP3

Deus me tem galardoado com a "benção" de ser um mensageiro de sua Palavra... não há prazer maior que anunciar aos homens a mensagem salvadora e transformadora da Palavra de Deus.

Já estou pastoreando a Igreja Batista Bíblica de Embu-Guaçu há 15 meses... já foram mais de 150 mensagens pregadas, das quais algumas foram gravadas e com todo prazer disponibilizo-as para que possa abençoar sua vida... "a fé vem pelo ouvir... e ouvir a Palavra de Deus..." (Rm 10:17)

Clique AQUI  para acessar a página de sermões gravados... escolha o sermão, clique e ouça...

Que Deus te abençoe!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CUIDADO COM AS JUJUBAS

À primeira vista, um pacotinho de balas de goma na mão das crianças parece inocente.
Mas na realidade elas são um código para as suas experiências sexuais, onde cada cor significa um grau de intimidade, desde um abraço até ao sexo propriamente dito.
Poderia confundir-se com mais uma daquelas modas que pegam, uma vez que são consumidas por milhares de crianças em várias escolas primárias e preparatórias no Reino Unido e custam apenas alguns centavos em qualquer banca ao virar da esquina.
Mas as diferentes cores das ditas balinhas de goma que também são conhecidas como “jujubas” – preto, azul, vermelho, cor-de-rosa, roxo, laranja, amarelo, verde e dourado – mostram até que ponto os jovens estão dispostos a ir, e se proporcionar, desde dar um beijo até fazer sexo.
Andam uns atrás dos outros nos recreios das escolas, na tentativa de derrubar uma das balinhas. Quem tinha a balinha que foi derrubada terá de “oferecer” o ato físico correspondente à cor. É o “último grito” do comportamento promíscuo que sugere, cada vez mais, que a inocência da infância pertence a um passado distante.

Significado das cores:

» Amarela – é a melhor porque significa das um abraço no rapaz;
» Laranja – significa uma “dentadinha do amor”;
» Roxa – já dá direito a um beijo com língua;
» Cor-de-rosa – a menina tem de lhe mostrar o peito;
» Vermelha – tem de lhe fazer uma dança sensual;
» Azul – fazer sexo oral praticado pela menina;
» Verdes – são as dos chupões no pescoço;
» Preta – significa fazer sexo com o rapaz que arrebentar a pulseira;
» Dourada – fazer todos citados acima;

Muitos vivem desesperadamente comprando os pacotinhos de jujuba a procura das pretas e douradas que segundo eles são as mais raras... eu pessoalmente, nunca encontrei uma balinha de goma nestas cores...
Já se ouve que devido muitos pais estarem confiscando os pacotes de jujuba, muitos adolescentes estão substituindo as jujubinhas por balas Juquinha...

CUIDADO !!!!!!!

NÃO SE PREOCUPEM! ESTA É APENAS UMA BEM-HUMORADA PARÓDIA AOS E-MAILS REFERENTES ÀS “PULSEIRAS DO SEXO”

Com certeza você já ouviu, leu ou recebeu algum e-mail sobre as "famigeradas" pulseirinhas!
Será que o problema está nas pulseiras ou na maldade daqueles que a usam?
Será que simplesmente eliminando as pulseiras, eliminaremos o “desejo” que está na mente destes adolescentes? Nenhuma pulseirinha é fabricada ou vendida com esta finalidade... nenhum pacotinho delas vem com um “manual” de instrução sobre as cores e as regras sobre o “jogo”... isto mesmo: “jogo”... em um jogo, as duas partes têm que estar de acordo com as regras, e é isto que tem ocorrido: só joga quem quer! Temos que entender que as pulseiras não são a causa, mas o meio pelo qual eles estão se comunicando... hoje são pulseiras, como poderia ser qualquer outra coisa... não podemos generalizar todos que usam as pulseiras! Se alguns estão usando as pulseiras com esta intenção é porque eles querem e aí o problema não está nas pulseiras, mas no coração!
Precisamos nestes últimos tempos orientar nossos filhos e não somente reprimir... lembram da época de Josué Yrion e as palestras sobre Disney e seus desenhos? Quantos pais, naquela época saíram a queimar e quebrar as fitas de vídeo, mas não instruíram seus filhos que não podiam ver os desenhos em casa, mas assistiam naturalmente na casa do “vizinho” ou nas sessões animadas na própria escola... quantos pais perderam a oportunidade de orientarseus filhos à luz da palavra de Deus acerca de cada uma das heresias contidas nos desenhos animados. Recordo-me que naquela época assisti com minhas filhas “O Rei Leão” e aproveitei para instruí-las sobre práticas espíritas contidas neste filme em particular como reencarnação e “comunicação” com os mortos; não somente elas aprenderam como puderam contestar e orientar suas próprias amigas... mas não foi só esta febre! Lembram-se da PROCTER & GAMBLE, isso sem falar na maionese Hellmans, no sabão ARIEL e em tantas outras, com o perdão da palavra, “baboseiras” que surgem a cada dia pela Internet e nós disseminamos sem na realidade oferecer nenhuma orientação...
Se você ficou impactado com as notícias das pulseirinhas e quer queimar ou arrebentar as pulseiras de seus filhos, ou se pelo contrário, você acha que não há problemas em que eles as usem, somente peço-te que não ignores a oportunidade de orientá-los acerca do que é “certo” ou “errado” à luz da palavra de Deus... mas, se simplesmente continuarmos sempre a valorizar em excesso todos boatos e correntes que nascem na Internet vai chegar o dia em que nós pastores não poderemos mais usar gravatas porque o código do “sexo” poderá estar na cor delas e não mais na cor das pulseiras... perdoem-me a ironia...

Que Deus te abençoe!

"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." Atos 17:11
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." I Co 6:12
"Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize." I Co 8:13

Joel Barbosa

Devocionales Predicados en Jujuy - Argentina

EMI (Equipo Misionero Itinerante) - Provincia de Jujuy en Argentina - Del 06 al 12 de febrero.
Devocionales compartidos en Maimará.


Título: Jesús y la tempestad




Título: Job




Título: Nehemias




Título: Abraham




Título: Adoni-bezec

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

E 2009 VAI CHEGANDO AO FIM...

Nos aproximamos do término de 2009... e este foi um ano de muitos desafios e de mudanças radicais em minha vida...


Comecei o ano em uma nova Igreja e com uma nova responsabilidade... não simplesmente como membro, mas como líder!

Graças a Deus, Ele capacitou-me para esta tarefa, a ponto de no mês de março os irmãos da Igreja pedirem nossa Ordenação ao Ministério...

Começaram, então, os procedimentos burocráticos que culminaram com o exame pelo Concílio de Pastores no dia 06 de novembro onde fui aprovado e posteriormente foi realizado o Culto de Ordenação no último dia 21 de novembro!


A Igreja vai caminhando bem, graças ao Bom Deus! Crescemos em espiritualidade, em conhecimento da Palavra, e nos números também: pessoas, missões e contribuições! Estamos em processo de ampliação do prédio com a construção de um novo berçário, sala de som e sala para os jovens... até aqui nos ajudou o Senhor!

Em paralelo continuamos auxiliando a APEC - Aliança Pró Evangelização de Crianças e o IBM - Instituto Batista Missionário como instrutor e professor respectivamente...

Enquanto vivemos os últimos estertores de 2009 já visualizamos 2010 que se aproxima... que venha um novo ano com novos desafios, com lutas mas com a certeza de vitórias!


Obrigado Senhor!


Cultos no Lar de Ernani e Vanusia


Cultos de Adoração - Igreja


Culto de Odenação


Culto de Ordenação - Palavra de Meu Pai



Aulas de Treinamento - APEC


Encerramento das Aulas de Treinamento - APEC

LIÇÃO BIBLICA PARA DISCIPULADO

LIÇÃO Nº 2 - O QUE EU FAÇO AGORA QUE SOU SALVO?


“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo” (II Corintios 5:17).

Nova vida...é isso que você ganhou quando aceitou Jesus Cristo como Salvador.

Novos propósitos, novos motivos...Nesta lição você vai entender qual a vontade de Deus para sua vida agora que você é um filho dEle.

1. A Nova Vida precisa se manifestar

Cristo efetua mudanças em nossos pensamentos, intenções, atitudes, palavras e ações. Sua vida mudou? Se mudou, é evidência da atuação do Senhor.
A decisão que você tomou implica em comprometimento!!! Quando aceitamos a Cristo, o Espírito Santo vem morar em nós, nosso corpo torna-se Templo (casa) do Espírito Santo de Deus: “...Ou não sabeis que o nosso corpo é o Templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Coríntios 6:19).
Já que Cristo mora dentro de mim, por meio do Seu Espírito, minha vida já não pode ser a mesma.
Temos que procurar cumprir aquilo que Cristo nos determina por intermédio de Sua Palavra, procurando não entristecer o Espírito Santo que habita em nós: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30)

Nossos hábitos devem mudar – o velho homem dá lugar ao Novo Homem. Sai a mentira entra a verdade; sai a palavra vazia e entra a palavra que edifica... "...deixai a mentira, falai a verdade cada um com o seu próximo...aquele que furtava, não furte mais...não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe (vã, desprezível), mas só a que for boa para promover edificação...toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia seja tirada de entre vós...perdoando-vos uns aos outros...” (Efésios 4:22 a 32)

Precisamos testemunhar – as pessoas que lhe cercam precisam saber que você mudou! Da mesma forma que sua decisão lhe trouxe felicidade...passe esta felicidade a outros também. Não se envergonhe: “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...” (Romanos 1:16)
Mas, as coisas muitas vezes não parecem ser fáceis, não é mesmo?
Não se preocupe se muitas vezes as coisas parecerem dar errado. É necessário que você saiba que dentro de nós existem duas naturezas.
Isso mesmo! Duas pessoas! Dois Josés, duas Marias...Vamos explicar melhor:
Cada pessoa que aceita Jesus Cristo como Salvador, possui duas naturezas. A primeira chama-se carne, é aquela natureza pecaminosa que temos desde o nascimento. É aquela predisposição em fazer o que é errado e que sem sombra de dúvidas não consegue agradar a Deus: “...a inclinação da carne é inimizade contra Deus...os que estão na carne não podem agradar a Deus...” (Romanos 8:6 a 8). Esta natureza não desaparece quando aceitamos a Cristo, mas continua dentro de nós.
A Segunda natureza é chamada divina: “...para que por elas fiqueis participantes da natureza divina...” (II Pedro 1:4), ou espírito: “...vós porém não estais na carne, mas no espírito...” (Romanos 8:9). O resultado dessas duas naturezas dentro de nós é uma guerra. Com a carne eu procuro agradar a mim mesmo, e com o espírito eu procuro agradar a Deus: “ porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro: para que não façais o que quereis.” (Gálatas 5:17).
Portanto, somos nós mesmos que decidimos qual das duas naturezas terá domínio sobre a outra. Quem vencerá? A carne ou o espírito? Tudo depende de nós alimentarmos uma ou outra.
Se alimento mais a carne (vícios, paixões, desejos, prazeres, más companhias, más conversações...) ela vencerá! Mas, se por outro lado alimentarmos o espírito (oração, leitura bíblica, comunhão com outros crentes, ida regular à Igreja...) é ele quem vencerá!

2. Você precisa orar

Assim como uma pessoa só vive se respira, também só tem vida espiritual quando ora. Alguém disse, com razão: “A oração é a respiração da alma”. Como Filhos de Deus, precisamos conversar com nosso Pai Celestial, por isso, a vida cristã deve ser vivida na atmosfera de oração.
A oração expressa a nossa inteira dependência de Deus para recebermos sabedoria, força, orientação e benção.
Pela oração, olhamos para Deus pela fé, esperando o suprimento de nossas necessidades. Um crente que não ora é impotente e inútil.
Sabedores que somos da guerra que se trava dentro de nós entre a carne e o espírito, há a necessidade de estarmos sempre em comunhão com o Pai por intermédio da oração, pedindo ajuda para vencermos as tentações.
Ore regularmente pela manhã, ao meio-dia e à noite...aprenda a pensar no Senhor enquanto anda pela rua ou no trabalho. Você pode estar dizendo: Ah! Eu não sei orar!!! Orar só se aprende orando: Primeiro, ore diretamente ao Pai: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome...” (Mateus 6:9); segundo, agradeça ao Pai por tudo que Ele lhe deu, dá e dará (salvação, alimento, provisão das necessidades...) “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (I Tessalonicenses 5:18); terceiro, não peça só por você, mas peça também pelos outros: “...que se façam orações, intercessões, ações de graça por todos os homens...” (I Timóteo 2:1 a 4); quarto, ore em nome de Jesus Cristo: o próprio Jesus disse: “...Ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (João 14:6), e ainda: “E tudo quanto pedirdes em Meu Nome Eu o farei...se pedirdes alguma coisa em Meu Nome, Eu o farei...” (João 14:13 e 14), nada de outros intermediários, não adianta; é orar ao Pai em Nome de Jesus Cristo. Agora que você já sabe como orar, não perca mais tempo! Comece a desfrutar deste DDD (Discagem Direta a Deus) e sua vida será radicalmente transformada.

3. Você precisa ler a Bíblia

A Vida Cristã, para valer a pena, precisa ser vivida dentro da vontade de Deus. Alguém disse, uma certa vez: Da mesma forma que todo equipamento que compramos tem o seu manual de instruções, a Bíblia é o Manual de Instruções do homem! Para podermos viver uma vida vitoriosa, é necessário, então, lermos o manual, e termos conhecimento da Palavra de Deus. Como podemos obter esse conhecimento?
Primeiro, lendo-a regular e sistematicamente. Todo alimento que precisamos para a nossa vida espiritual virá da leitura da Palavra; ele nos ajudará a evitarmos o pecado: “escondi a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti” (Salmos 119:11). Segundo, estude-a. Isto é mais que ler. Faça perguntas: “O que Deus quer de mim neste trecho? Há nesta passagem alguma ordem para eu obedecer? Como posso aplicar estas verdades à minha vida? Terceiro, leia com disposição de praticá-la: “e sede cumpridores da Palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos...” (Tiago 1:22 e 23). Procure começar a memorizar pequenos trechos da Palavra de Deus, principalmente aqueles que falam da segurança que Deus nos dá. Eles agirão como remédio para curar as suas feridas...Lembre-se: “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela PALAVRA DE DEUS” (Romanos 10:17)

Na próxima semana estaremos disponibilizando a terceira lição...

Até lá!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ENFIM... PASTOR!

Neste último sábado, Deus me abençoou sobremaneira, concedendo-me a Graça de poder servir-LHE através do Ministério Pastoral.
Dou Graças ao Bom Deus por achar-me fiel para este fim... quero cumprir com alegria e com responsabilidade esta tarefa que Ele me confia.

Muito obrigado a todos que torceram por mim e sempre acreditaram que este dia chegaria...

Deus abençoe a todos...


sexta-feira, 13 de novembro de 2009

LIÇÃO BIBLICA PARA DISCIPULADO - O QUE É A SALVAÇÃO?

A seguir estarei disponibilizando cinco pequenas lições que preparei há uns oito anos passados para discipulado de novos convertidos... espero que seja de utilidade para vocês...

Um grande abraço!

LIÇÃO Nº 1 - O QUE É A SALVAÇÃO

1. Por quê precisamos de Jesus?
Todos fomos criados por Deus e para Deus. Ele quer ser nosso melhor amigo, e eterno Senhor. Mas, os pecados que cometemos nos afastaram dEle e trouxeram problemas e infelicidade à nossa vida. A Bíblia declara nossa situação sem Cristo:
· Pecadores – “Porque todos pecaram e destituídos (separados) estão da Glória de Deus” (Romanos 3:23)
· Espiritualmente mortos – “...o salário do pecado é a morte. Mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23)
· Condenados – “Quem crê nEle não é condenado, mas quem não crê já está condenado...” (João 3:18)
Resumindo: Sem Jesus estamos perdidos, condenados à separação eterna de Deus. Mas...

2. Deus tem boas notícias para nós!
Apesar de nossas falhas, fracassos e pecados, Deus nos ama. Não importa o que tenhamos feito, Ele quer nos salvar e ser nosso amigo. Ele tem um plano maravilhoso para restaurar a nossa vida.
Deus conhece nossa condição e por isso enviou Jesus Cristo para receber em seu próprio corpo o castigo de nossos pecados. Ele nos oferece perdão e nova vida: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8)

3. O que devemos fazer?
Sabendo que Deus nos ama e nos oferece perdão, devemos falar com Ele (com nossas próprias palavras) e...
Confessar nossos pecados... mencionando-os pelo nome: mentira, orgulho, desonestidade, roubo, adultério, ódio, egoísmo, idolatria, feitiçaria...ou outros pecados, admitindo que estamos errados
Dizer a Deus que estamos arrependidos...e que com a ajuda dEle, estamos dispostos a abandonar todos os pecados, e entregando o controle de nossas vidas a Jesus Cristo.
Dizer a Deus que cremos nEle e em Jesus Cristo... Crer nEle é confiarmos que só Jesus Cristo pode salvar nossa vida e nossa alma...é crer também que Ele está fazendo isso agora! Devemos pedir perdão dos pecados e convidar o Senhor para entrar em nosso coração e para estar sempre em nossa vida. Cristo perdoa nossos pecados e nos recebe na família e no Reino de Deus


4. Eu não poderia recorrer a outra pessoa, ou outro meio para me salvar?
Não meu amigo, não há outro meio pelo qual devamos ser salvos:
Só Jesus Cristo salva: “Disse-lhe Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6);... em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12) – não é João, Pedro, Paulo, Maomé, Buda, ou Maria...mas JESUS CRISTO!
Ah! Mas eu sou tão bonzinho! - Não adianta ser bonzinho sem Jesus Cristo, pois obras não podem nos salvar: “Porque pela GRAÇA sois salvos, por meio da FÉ; e isto não vem de vós; é Dom de Deus. Não vem das OBRAS, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8,9)
Mas eu sou devoto de um santo!!! – Não adianta!!!...É só Jesus Cristo! “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Timóteo 2:5)

5. O que acontece, então, quando recebemos o Senhor Jesus Cristo?
Quando nos arrependemos de nossos pecados e depositamos nossa fé em Jesus, entregando- lhe o controle de nossa vida, uma série de coisas fantásticas acontece instantaneamente:
a. Deus perdoa os nossos pecados: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9)
b. Deus nos dá a vida eterna: “...para todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna” (João 3:16)
c. Deus nos transforma em Filhos dEle: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos Filhos de Deus...” (João 1:12)
d. Cristo entra em nossa vida para viver em nós: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3:20)
e. Jesus se torna nosso companheiro constante: “...eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20)

6. Podemos Ter certeza de que somos salvos?
É maravilhoso ser salvo através da fé em Jesus Cristo. Melhor ainda é Ter certeza absoluta da Salvação. Esta certeza nos é transmitida por Deus através de Sua Palavra:

- Somos guardados pelo poder de Deus: “...estou certo que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (II Timóteo 1:12)
- Deus não nos lança fora: “...o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37)
- Ninguém tem poder de nos tirar das mãos de Deus: “...ninguém as arrebatará da minha mão...ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” (João 10:28,29)
- Nós temos o Espírito Santo em nós: “...e tendo Nele (Jesus) também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1:13) e é o Espírito Santo que nos dá esta certeza: “...o mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos Filhos de Deus” (Romanos 8:15)
- Não seremos mais condenados: “...quem ouve a minha Palavra e crê nAquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida” (João 5:24)
- Nada pode nos separar de Deus: “...Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:38 e 39)

Quantas promessa, não?

Mas, tem muito mais...aos poucos você irá descobrindo e verá que fora de Jesus Cristo, não existe caminho para uma vida abundante.
Ele nos veio dar vida...: “Eu vim para que tenham vida...e vida em abundância” (João 10:10).
Todas essas promessa nos são garantidas se sinceramente nos entregarmos ao Senhor Jesus.
Não podemos mais temer a morte, pois já passamos da morte para a vida...Vida Eterna...Vida com Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CULTO DE ORDENAÇÃO

Como é do conhecimento de todos meus irmãos e amigos, segue o nosso convite para o Culto de Consagração ao Ministério Pastoral...
Conto com vocês...

sábado, 7 de novembro de 2009

PRIMEIRA IGREJA BATISTA PARQUE GRAJAU

Neste sábado a tarde tive o privilégio de levar a mensagem da Palavra de Deus no Aniversário da Sociedade Feminina da Primeira Igreja Batista de Parque Grajau.
O tema era "Familia Forte, Igreja Forte". Apresentamos, portanto, uma mensagem sobre "Conselhos Práticos Para a Familia"... foi uma benção a comunhão com aquelas irmãs...



Segue a mensagem em mp3 para que possa ouvi-la on-line ou se preferir clique no ícone abaixo com o botão direito do mouse e escolha a opção salvar destino como e baixe o arquivo para seu computador.


Quer ouvir mais mensagens?

Clique aqui

EXAME DE ORDENAÇÃO - APROVADO!

"não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros..." II Co 3:5, 6.

Hoje, mais do que nunca vivi este versículo como realidade em minha vida... sei que Deus esteve capacitando-me durante meu exame de ordenação... foram 3 horas e 15 minutos de exposição doutrinária e questionamentos dos pastores acerca de minha fé... ao fim de tudo, pude levantar aos céus um hino de louvor. Não que eu fosse capaz, mas Deus me capacitou... o resultado final foi de aprovação!... louvado seja Deus! Desde o início deste processo coloquei em meu coração o objetivo de fazer o melhor para a HONRA e a GLÓRIA de Nosso Senhor Jesus Cristo... entrego a ELE o meu louvor, e minha forma de agradecê-lo é mantendo-me fiel a esta vocação que ELE mesmo me capacitou...

Agora quero convidar a todos para o Culto de Consagração que será realizado no dia 21 de Novembro de 2009, as 18h30 em nossa Igreja em Embu-Guaçu.

Obrigado a Deus que me confiou este ministério...
Obrigado a todos que oraram e torceram pelo meu sucesso...
Obrigado a minha Igreja que me acolheu de braços abertos...

Muito obrigado!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

EXAME DE ORDENAÇÃO

Nesta sexta-feira, 06 de novembro de 2009, estarei me submetendo ao Concílio de Pastores com vistas a nossa ordenação ao Ministério Pastoral.

O Exame terá início às 09h00 na Igreja Batista Biblica Nova Jerusalém em Vila Remo. Caso sejamos aprovados, o Culto de Ordenação será no dia 21 de novembro às 18h30 na Congregação Batista Bíblica de Embu-Guaçu onde exerceremos nosso Ministério Pastoral.

Peço as orações dos irmãos em meu favor para que possa defender com segurança a fé comum que uma vez foi dada aos santos...

Obrigado

domingo, 25 de outubro de 2009

PIQUENIQUE - LAR SHEKINAH

Neste sábado passei juntamente com minha esposa por uma experiência nova e impactante. Ministramos a Palavra para crianças deficientes em um piquenique promovido pelo Lar Shekinah que é um Ministério da Igreja Batista Esperança de São Paulo...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ENCONTRO DE CRIANÇAS - IGREJA BATISTA NOVO HORIZONTE

No último sábado, dia 17 de outubro, estive com minha esposa na Igreja Batista no Jardim Novo Horizonte para realizar uma programação com as crianças daquela Igreja... tinhamos mais que 60 crianças que se alegraram com os fantoches, os cânticos e a Lição Bíblica que levou muitas delas a decidirem-se por Jesus Cristo...

Deus abençoe a liderança do departamento Infantil dessa Igreja...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

UM PANORAMA RELIGIOSO...

O homem é um ser religioso; onde quer que se encontrem seres humanos, encontram-se vestígios de religião. A palavra religião vem do latim “religare” e na sua essência significa “religar ou ligar-se novamente” o que em si mesma já transmite a idéia de que o homem está separado. A Bíblia mostra como se deu a separação entre o homem e Deus (pecado) e também apresenta a verdadeira "religião" que pode levar o homem de volta a Deus: Jesus Cristo!
Uma estratégia muito inteligente do diabo é a de que, não podendo destruir a Bíblia, nem contestar as suas palavras, procura então desacredita-la, esconder ou torcer as suas verdades; e nesse intento, infelizmente ele tem enganado muitos. O resultado esta aí: milhares de religiões e seitas falsas, todas fundamentadas em pensamentos e filosofias humanas.
A Bíblia já nos adverte: "Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" - Colossenses 2:8
Um dos movimentos que apresenta-se como um meio de "religar" o homem a Deus é o Catolicismo, que por sinal já ficou atrás do Islamismo.
Neste primeiro estudo avaliaremos algumas argumentações católicas à luz das Escrituras:

A IGREJA CATÓLICA ROMANA AFIRMA QUE O ALICERCE DA IGREJA É PEDRO, QUE SEGUNDO ELA, FOI O PRIMEIRO PAPA, SENDO O MESMO INFALÍVEL
"...Papa é o termo carinhoso com o qual os católicos se referem ao bispo de Roma que é o líder dos bispos do mundo inteiro e o chefe visível da Igreja Católica. Nós vemos na sua missão, a continuação da missão de São Pedro, que foi constituído líder dos apóstolos..” (Padre Zézinho)
"...para os verdadeiros cristãos o Papa era sempre o sucessor de São Pedro..." (Padre Vicente)
"...Jesus disse que sobre a Rocha de Pedro construiria a sua Igreja..."(Padre Zézinho)
"...infalibilidade quer dizer: a Virtude de não errar! ...o Papa pode errar em opiniões pessoais ou humanas...se falar em nome da Igreja e abordar de­terminadas doutrinas...e se acentuar que é ensinamento para a Igreja e artigo de fé, neste caso o Papa não erra..." (Padre Zézinho)
Esta teoria é baseada na interpretação errada e forçada da Escritura Sagrada, mais especificamente do trecho de Mateus 16:13-19
· Quando Cristo, no versículo 18, diz que edificaria a sua igreja sobre esta pe­dra, a pedra não era Pedro, mas sim a afirmação que Pedro fizera no versículo 16: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo", ou seja, a Igreja não está edifica­da sobre Pedro, mas sobre Cristo, o Filho do Deus Vivo, a Pedra Viva, conforme as palavras do próprio Pedro (l Pedro 2:4-6), a Pedra de Esquina (Efésios 2:20-22 e Atos 4:10,11), o Fundamento (I Corintios 3:9-11).
· Pedro não podia ser Papa pois ele era casado. Jesus curou a sua sogra (Ma­teus 8:14,15; Marcos 1:29-31; Lucas 4:38-40)
· Pedro nunca aceitou adoração nem reverência, mas, pelo contrário, repreendia quem o quisesse reverenciá-lo (Atos 10:25,26). Muito parecido com os Papas não???
· Pedro não era conhecido por sua pompa em vestir-se ou por sua intelectualidade, mas era homem de costumes simples (era pescador) - (Atos 4:13)
· O Papa, hoje, acha-se "infalível” e "irrepreensível. Se Pedro tivesse sido o primeiro Papa, como .se explica o fato de ter sido repreendido pelo Apóstolo Paulo? (Gaiatas 2:11)
· Pedro escreveu somente 2 Epístolas. Se ele fosse o Papa, deveria ter escrito muito mais...desta forma, se houvesse um Papa, seria até mais "compreensível" crer-se que Paulo fosse o primeiro Papa (se isto fosse doutrina bíblica, mas não o é)
A Bíblia, em toda sua totalidade, não nos direciona ou ensina a crermos que deva existir um 'Homem", um "Figurão", “Porta-voz de Deus infalível e irrepreensivel, mas nos aponta para os Bispos (também chamados de Pastores ou Presbíteros) (l Timóteo 3:1-7) casados, sóbrios, não dados ao vinho, não cobiçosos de torpe ganância, não avarentos, que governem bem os filhos e as suas casas... Será que o Papa se encaixa em todas estas características??!!
A IGREJA CATÓLICA ROMANA COLOCA AS SUAS TRADIÇÕES EM PÉ DE IGUALDADE, E MUITAS VEZES, ACIMA DAS ESCRITURAS


"...pode-se dar um novo enfoque e até deixar de pregar uma determinada doutrina, quando se constata que realmente ela não é o que se imaginava ser. Por exemplo: por muito tempo na igreja se ensinou que Deus tinha feito o homem de barro e o soprou. Hoje a Igreja entende aquilo como linguagem figurativa e admite que o homem possa ter sido criado de outra forma...o Céu não é um lugar. Não fica nem em cima nem em baixo...o céu é uma maneira de ser e viver em Deus...o inferno também não se trata de um lugar de fogo...trata-se de um tormento da ausência do amor para sempre..."(Padre Zézinho)
...a Bíblia é infalível, mas é preciso entender o sentido dessa infalibilidade. Não se trata de pegar qualquer trechinho e dizer: isso aqui é verdade absoluta..." (Padre Zézinho)
"...quando os católicos obedecem ao Magistério da Igreja, eles tem absoluta certeza de cumprir a Vontade de Deus, mesmo quando estão exercendo práticas que não estão claramente ensinadas na Bíblia, como por ex.: a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a devoção do Santo Rosário..." (Padre Vicente)

Para nós, verdadeiros cristãos, a Palavra de Deus constitui a nossa única regra de fé e prática. Para os católicos, porém a autoridade biblica é parcial, dividindo-se com a tradição e o magistério da Igreja. Os católicos não crêem na imutabilidade e infalibilidade total da Palavra de Deus.
· Nós cremos na infalibilidade das Escrituras puis Jesus afirmou (João 10:35)
· A Bíblia é divinamente inspirada (II Timóteo 3:16 e II Pedro 1:20, 21)
· A Bíblia foi escrita para nos ensinar sobre o plano de salvação (l João 5:13 e João 5:34)
· A Palavra de Deus nos conforta (Salmo 119:76), nos dá esperança (Salmo 119:49), nos santifica (João 17:17)
· Nada deve ser acrescentado ou diminuído da Palavra (Apocalipse 22:18,19)
Na próxima postagem avaliaremos outros argumentos católicos à luz das Escrituras...
Que Deus te abençoe!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

25ª CONFERENCIA DA EDITORA FIEL

A 25ª Conferência Fiel foi uma grande benção. Deus proporcionou ao meu primo Sérgio e a mim esta oportunidade ímpar de crescermos na Graça e no Conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O tema abordado foi muito oportuno: "Justificação pela fé"; principalmente em tempos de apostasia quando muitas Igrejas tem comercializado a Salvação... é bom trazermos à memória este fato: nossa Salvação é fruto da obra redentora consumada por Cristo na Cruz do Calvário... "...justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo..." - Romanos 5:1
Donald Carson e Mark Dever foram usados por Deus na exposição da Palavra de Deus...

Louvado seja Deus!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CONFERENCIA DA FIEL

Pelo 5º ano consecutivo Deus me dá a benção de participar da Conferência da Editora Fiel...
É um tempo de refrigério em comunhão com irmãos de vários estados, como também oportunidade de crescimento espiritual através das palestras e mensagens...
Obrigado Pai por aqueles que o Senhor usou para me abençoar com este evento!

VAMOS APRENDER COM OS ANIMAIS - II

“...dos animais limpos, e dos animais que não são limpos, e das aves e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para Noé na arca..." Gênesis 7:8 e 9

Em nossa postagem anterior vimos que embora o homem seja a coroa da criação de Deus, dotado de inteligência e criado à sua imagem e semelhança, deveria, muitas vezes, aprender com os animais lições importantes e preciosas. Já aprendemos com as formigas uma lição preciosa de Trabalho e Solidariedade! Hoje vamos aprender com outros animais:

APRENDA COM OS LEÕES

"...os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão..." Provérbios 28:1

O leão é tido como o rei das selvas e vive hoje na região ao sul do Saara, na África, e a noroeste da Índia, na Ásia. Pesam cerca de 250 kg, medindo 2 metros de comprimento com a cauda e 1 metro de altura. Diz-se que o rugido do leão é o mais aterrador e o mais grandioso dos sons dos animais selvagens. Em condições favoráveis, este rugido, que se propaga em sons fortes, roucos e violentos, pode ser ouvido a 8-9 km de distância. O leão ruge mais freqüentemente ao anoitecer, para avisar aos outros que o território está ocupado. Vivem em média entre 20 e 25 anos

O QUE PODEMOS APRENDER COM OS LEÕES?

FIDELIDADE

Aos dois ou três meses de idade, o leão chega a plenitude de sua força. No vigor da juventude é agressivo, ágil e feroz. Dedica-se com crueldade aos prazeres da caça. Mas um dia, é chamado pelo amor. Torna-se melancólico. Rebanhos de antílopes e zebras passam pela sua frente e ele não se perturba. Pode até conviver algum tempo com eles, em boa paz. Nesse momento tudo o que lhe interessa, é encontrar a leoa de seus sonhos... Procura-a em toda parte, até que finalmente a encontra. Passeia em sua frente, exibi-lhe a bela juba recém-crescida, seu orgulho. Depois que acasalam, nenhuma outra leoa o atrai - é fiel até o fim da vida. Mesmo que sua esposa morra ou seja capturada, o leão não procura outra. A leoa viúva ou separada, fica solitária até morrer. Que lição de fidelidade! E nós? O que Deus requer de nós?
"...Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo..." Hebreus 3:12

OBEDIÊNCIA

Os leões são um dos maiores carnívoros; alimentam-se principalmente de zebras, veados, antílopes e girafas. Em média, uma fêmea precisa de 5 kg de carne por dia e um macho de 7 kg. Mas, na natureza, a caça tem um ritmo irregular e por vezes acontece deles ficarem sem comer durante dois ou três dias. Quando a caça é farta, são capazes de ingerir 20-30 kg de carne de uma só vez. Embora sejam extremamente carnívoros veja que tremenda lição de obediência eles nos dão em Daniel 6:1 a 24
Vemos que Daniel foi lançado na cova dos leões: "...Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará..." Daniel 6:16
Como a Biblia diz que ele foi lançado na cova dos leões (plural) deduzimos que eram no mínimo 2 leões... eles poderiam atacar Daniel e dividirem-no por eles, mas vemos que: "...O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano..." Daniel 6:22. O anjo deu uma ordem e os leões obedeceram! Mas, será que valeu a pena os leões obedecerem o anjo? Vocês se lembram quem foram os homens que armaram a cilada para Daniel? "...PARECEU bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino; E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano..." Daniel 6:1, 2. Eram 120 príncipes e 3 presidentes, totalizando 123 líderes (incluindo Daniel). A Biblia deixa claro que TODOS eles procuravam ocasião contra Daniel: "...Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa..." Daniel 6:4; "...Então estes presidentes e príncipes foram juntos ao rei..." Daniel 6:6; "...Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando..." Daniel 6:11; "...Então aqueles homens foram juntos ao rei..." Daniel 6:15 ; "...E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos..." Daniel 6:24.
Se deduzirmos que eram 122 líderes que foram lançados com as esposas e filhos, levando-se em conta uma esposa e um filho para cada temos no mínimo 366 pessoas, ou seja, os Leões trocaram 1 por pelo menos 366! Será que valeu a pena eles obedecerem?

E nós? O que a Bíblia nos diz?

"...Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros..." I Samuel 15:22

vale a pena obedecer...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

VAMOS APRENDER COM OS ANIMAIS!

“...dos animais limpos, e dos animais que não são limpos, e das aves e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para Noé na arca..." Gênesis 7:8 e 9
Embora o homem seja a coroa da criação de Deus, dotado de inteligência e criado à sua imagem e semelhança, deveria, muitas vezes, aprender com os animais lições importantes e preciosas.
Não é surpreendente que enquanto os homens duvidaram de Noé com relação ao dilúvio, os animais demonstraram obediência fora do comum e de dois em dois entraram na arca? Quem demonstrou mais "inteligência"?
Temos outras lições preciosas na Palavra de Deus que os animais, embora irracionais, nos dão:

APRENDA COM AS FORMIGAS

"...vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio..." Provérbios 6:6
Com as formigas podemos aprender ao menos duas lições:
TRABALHO
As formigas são incansáveis. Trabalham constantemente para suprir as necessidades de sua colônia. Você sabia que uma saúva consegue a proeza de levantar até 14 vezes o seu próprio peso e percorrer 1 quilômetro por dia? Isso seria o equivalente, para um ser humano a erguer 1 tonelada e ir de São Paulo a Buenos Aires num só dia. Incrivel, não? Um cântico infantil fala o seguinte: “A formiguinha corta a folha e carrega, quando uma deixa a outra pega. Ó que mistério glorioso, uma formiguinha ensinando um preguiçoso”
Que bom seria se seguíssemos o exemplo das formigas em sua disposição para o trabalho. Quantas vezes os filhos de Deus se esquivam de suas responsabilidades dando desculpas como: cansaço... falta de tempo... desânimo! Deus não quer preguiçoso em sua obra, mas servos atuantes, incansáveis "...firmes e constantes, sempre abundantes..." I Corintios 15:58.

SOLIDARIEDADE:
Elas possuem, também, um senso de organização fora do comum. Ajudam-se umas às outras. Já reparou que num grão de açúcar que cai no chão, aparecem de repente “milhões” de formigas? Na busca por alimentos, elas se dispersam, cobrindo a maior área possível e quando uma encontra alimento, ela libera uma substância chamada feromônio que atrai as demais! Elas não ficam com a descoberta somente para elas, mas comparilham com todas. Quando o peso é maior, elas se unem, ajudando umas as outras. Que exemplo para nós! Até parece que elas conhecem o que está escrito na Palavra: “...levar as cargas uns dos outros...” Gálatas 6:2
Bem... poderíamos analisar outras lições sobre as formigas, mas já é suficiente para aprendermos com elas sobre Trabalho e Solidariedade...
Na próxima postagem veremos outras lições que outros animais nos ensinam...até lá!
Que Deus nos abençoe.