sexta-feira, 27 de novembro de 2009

LIÇÃO BIBLICA PARA DISCIPULADO

LIÇÃO Nº 2 - O QUE EU FAÇO AGORA QUE SOU SALVO?


“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo” (II Corintios 5:17).

Nova vida...é isso que você ganhou quando aceitou Jesus Cristo como Salvador.

Novos propósitos, novos motivos...Nesta lição você vai entender qual a vontade de Deus para sua vida agora que você é um filho dEle.

1. A Nova Vida precisa se manifestar

Cristo efetua mudanças em nossos pensamentos, intenções, atitudes, palavras e ações. Sua vida mudou? Se mudou, é evidência da atuação do Senhor.
A decisão que você tomou implica em comprometimento!!! Quando aceitamos a Cristo, o Espírito Santo vem morar em nós, nosso corpo torna-se Templo (casa) do Espírito Santo de Deus: “...Ou não sabeis que o nosso corpo é o Templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Coríntios 6:19).
Já que Cristo mora dentro de mim, por meio do Seu Espírito, minha vida já não pode ser a mesma.
Temos que procurar cumprir aquilo que Cristo nos determina por intermédio de Sua Palavra, procurando não entristecer o Espírito Santo que habita em nós: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30)

Nossos hábitos devem mudar – o velho homem dá lugar ao Novo Homem. Sai a mentira entra a verdade; sai a palavra vazia e entra a palavra que edifica... "...deixai a mentira, falai a verdade cada um com o seu próximo...aquele que furtava, não furte mais...não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe (vã, desprezível), mas só a que for boa para promover edificação...toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia seja tirada de entre vós...perdoando-vos uns aos outros...” (Efésios 4:22 a 32)

Precisamos testemunhar – as pessoas que lhe cercam precisam saber que você mudou! Da mesma forma que sua decisão lhe trouxe felicidade...passe esta felicidade a outros também. Não se envergonhe: “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...” (Romanos 1:16)
Mas, as coisas muitas vezes não parecem ser fáceis, não é mesmo?
Não se preocupe se muitas vezes as coisas parecerem dar errado. É necessário que você saiba que dentro de nós existem duas naturezas.
Isso mesmo! Duas pessoas! Dois Josés, duas Marias...Vamos explicar melhor:
Cada pessoa que aceita Jesus Cristo como Salvador, possui duas naturezas. A primeira chama-se carne, é aquela natureza pecaminosa que temos desde o nascimento. É aquela predisposição em fazer o que é errado e que sem sombra de dúvidas não consegue agradar a Deus: “...a inclinação da carne é inimizade contra Deus...os que estão na carne não podem agradar a Deus...” (Romanos 8:6 a 8). Esta natureza não desaparece quando aceitamos a Cristo, mas continua dentro de nós.
A Segunda natureza é chamada divina: “...para que por elas fiqueis participantes da natureza divina...” (II Pedro 1:4), ou espírito: “...vós porém não estais na carne, mas no espírito...” (Romanos 8:9). O resultado dessas duas naturezas dentro de nós é uma guerra. Com a carne eu procuro agradar a mim mesmo, e com o espírito eu procuro agradar a Deus: “ porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro: para que não façais o que quereis.” (Gálatas 5:17).
Portanto, somos nós mesmos que decidimos qual das duas naturezas terá domínio sobre a outra. Quem vencerá? A carne ou o espírito? Tudo depende de nós alimentarmos uma ou outra.
Se alimento mais a carne (vícios, paixões, desejos, prazeres, más companhias, más conversações...) ela vencerá! Mas, se por outro lado alimentarmos o espírito (oração, leitura bíblica, comunhão com outros crentes, ida regular à Igreja...) é ele quem vencerá!

2. Você precisa orar

Assim como uma pessoa só vive se respira, também só tem vida espiritual quando ora. Alguém disse, com razão: “A oração é a respiração da alma”. Como Filhos de Deus, precisamos conversar com nosso Pai Celestial, por isso, a vida cristã deve ser vivida na atmosfera de oração.
A oração expressa a nossa inteira dependência de Deus para recebermos sabedoria, força, orientação e benção.
Pela oração, olhamos para Deus pela fé, esperando o suprimento de nossas necessidades. Um crente que não ora é impotente e inútil.
Sabedores que somos da guerra que se trava dentro de nós entre a carne e o espírito, há a necessidade de estarmos sempre em comunhão com o Pai por intermédio da oração, pedindo ajuda para vencermos as tentações.
Ore regularmente pela manhã, ao meio-dia e à noite...aprenda a pensar no Senhor enquanto anda pela rua ou no trabalho. Você pode estar dizendo: Ah! Eu não sei orar!!! Orar só se aprende orando: Primeiro, ore diretamente ao Pai: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome...” (Mateus 6:9); segundo, agradeça ao Pai por tudo que Ele lhe deu, dá e dará (salvação, alimento, provisão das necessidades...) “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (I Tessalonicenses 5:18); terceiro, não peça só por você, mas peça também pelos outros: “...que se façam orações, intercessões, ações de graça por todos os homens...” (I Timóteo 2:1 a 4); quarto, ore em nome de Jesus Cristo: o próprio Jesus disse: “...Ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (João 14:6), e ainda: “E tudo quanto pedirdes em Meu Nome Eu o farei...se pedirdes alguma coisa em Meu Nome, Eu o farei...” (João 14:13 e 14), nada de outros intermediários, não adianta; é orar ao Pai em Nome de Jesus Cristo. Agora que você já sabe como orar, não perca mais tempo! Comece a desfrutar deste DDD (Discagem Direta a Deus) e sua vida será radicalmente transformada.

3. Você precisa ler a Bíblia

A Vida Cristã, para valer a pena, precisa ser vivida dentro da vontade de Deus. Alguém disse, uma certa vez: Da mesma forma que todo equipamento que compramos tem o seu manual de instruções, a Bíblia é o Manual de Instruções do homem! Para podermos viver uma vida vitoriosa, é necessário, então, lermos o manual, e termos conhecimento da Palavra de Deus. Como podemos obter esse conhecimento?
Primeiro, lendo-a regular e sistematicamente. Todo alimento que precisamos para a nossa vida espiritual virá da leitura da Palavra; ele nos ajudará a evitarmos o pecado: “escondi a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti” (Salmos 119:11). Segundo, estude-a. Isto é mais que ler. Faça perguntas: “O que Deus quer de mim neste trecho? Há nesta passagem alguma ordem para eu obedecer? Como posso aplicar estas verdades à minha vida? Terceiro, leia com disposição de praticá-la: “e sede cumpridores da Palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos...” (Tiago 1:22 e 23). Procure começar a memorizar pequenos trechos da Palavra de Deus, principalmente aqueles que falam da segurança que Deus nos dá. Eles agirão como remédio para curar as suas feridas...Lembre-se: “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela PALAVRA DE DEUS” (Romanos 10:17)

Na próxima semana estaremos disponibilizando a terceira lição...

Até lá!

Nenhum comentário: