sábado, 17 de maio de 2014

MEDITANDO NA PALAVRA - I REIS

Encerrada a leitura de I Reis... conforme prometido, segue o resumo!
O Livro começa com Davi enfrentando mais um conflito familiar. O Rei estava vivendo a velhice e Adonias, seu filho alia-se a Joabe e Abiatar desejando autoproclamar-se rei em uma cerimônia secreta de coroação sem convidar o próprio pai, nem o profeta Natã, nem tampouco o sacerdote Zadoque e nenhum dos "grandes" de Davi.

Ao saber dessa revolta, Davi convoca imediatamente a Coroação Pública de Salomão e ele é ungido diante de todo o povo. Ciente disso, Adonias pesou a consequência de seu ato insano, correu até o altar do Senhor e apegou-se as pontas rogando por misericórdia. Salomão permite que ele retorne para casa, no entanto, após a morte de Davi Adonias é morto por sua usurpação bem como por desejar possuir a concubina de seu pai. Juntamente com ele, Joabe e Simei também são mortos.
Antes de morrer Davi dá os últimos conselhos a Salomão "...esforça-te, pois, e sê homem... guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos... para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores..." I Rs 2:2 e 3.
O reino de Salomão é confirmado e ele pede sabedoria a Deus: "...ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno... a teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal..." I Rs 3:7 a 9. Sua sabedoria é posta a prova logo em seguida julgando o caso das duas mulheres que disputavam entre o menino vivo e o menino morto.
Salomão tornou-se próspero e enfim põe a cabo a construção do Templo e de seu Palácio entregando o Templo ao Senhor em uma Cerimônia de Consagração diante de todo o povo.
Infelizmente vemos Salomão desviando seu coração de Deus e seguindo a outros deuses em virtude de suas mulheres: "...pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do SENHOR Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera. E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o SENHOR lhe ordenara..." I Rs 11:9 e 10
Após a morte de Salomão o reino dividiu-se com dez tribos seguindo a Jeroboão e formando o Reino do Norte (Israel) e a tribo de Judá seguindo a Roboão e formando o Reino do Sul (Judá).
Roboão foi um mau rei, mas a partir dele, o que observamos no Reino do Sul foi uma sucessão de bons reis: Asa e Jeosafá que "... andou em todos os caminhos de seu pai Asa, não se desviou deles, fazendo o que era reto aos olhos do SENHOR..." I Rs 22:43.
Em contrapartida, o que vemos no Reino do Norte é uma sucessão de maus reis a começar com Jeroboão que temendo que o povo pudesse abandoná-lo ao peregrinar para Jerusalém para visitar o Templo resolveu construir seus próprios locais de adoração em Dã e Betel colocando bezerros de ouro nessas cidades e instituindo Sacerdotes para intercederem diante do povo. A tônica a partir de Jeroboão é a de cada rei do Reino do Norte fazendo o que era mau aos olhos de Deus tendo Jeroboão como modelo: "...E fez o que era mau aos olhos do SENHOR; e andou no caminho de Jeroboão, e no pecado com que ele tinha feito Israel pecar..." I Rs 15:34. Essa foi a realidade de Nadabe, Baasa, Elá, Zinri, Onri, Acabe e Acazias. Desses, a Bíblia destaca Acabe que era casado com Jezabel e fez coisas terríveis diante de Deus sendo advertido várias vezes de seu pecado pelo profeta Elias. O mesmo Elias que foi alimentado pela viúva e ressuscitou o filho dela; que enfrentou os profetas de Baal e Assera e que por sua palavra impediu que a chuva caísse e depois ordenou que a chuva descesse; que fugiu e abrigou-se na caverna mas que foi reanimado por Deus e escolheu seu auxiliar Eliseu que tornou-se seu sucessor.
Acabe desejou a vinha de Nabote e intentou comprá-la, no entanto Nabote recusou vendê-la ao rei por ser uma herança recebida de seu pai. Desa forma Jezabel, esposa de Acabe, arquitetou um plano e contratou dois homens para difamar Nabote diante de todo povo acusando-o de haver amaldiçoado ao rei e a Deus. Nabote é apedrejado e Acabe toma posse de sua vinha. Elias então profetiza contra a vida do casal dizendo que Jezabel seria comida por cães e que cães também lamberiam o sangue de Acabe.
De fato, o livro se encerra com a morte de Acabe que desprezou a advertência do profeta Micaías para que não fosse a Guerra contra o Rei da Síria e foi ferido na batalha por uma flecha lançada a esmo, ainda que ele estivesse disfarçado no meio dos soldados. A Palavra de Deus se cumpre com os cães lambendo o sangue de Acabe que havia escorrido pelo carro de guerra.

Bem gente... vou ficar por aqui...

Até breve!!!

Nenhum comentário: