sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM VIII - JERUSALÉM - ÚLTIMOS MOMENTOS DE JESUS - final

No "post" anterior de "meu diário de viagem" chegamos ao interrogatório de Jesus na Casa de Caifás.

A partir daí nos deparamos com Jesus sendo levado diante de Pilatos e Herodes.

O local de seu inquirimento por Poncio Pilatos é a primeira das 14 estações da "Via Dolorosa"...

Mas, o que é a "Via Dolorosa" ou "Via Crucis"?

A Via Dolorosa é uma rua na cidade antiga de Jerusalém que começa na Porta de Santo Estêvão e percorre toda a parte ocidental da cidade de Jerusalém, acabando na Igreja do Santo Sepulcro. Segundo a "tradição católica", foi por este caminho que Jesus Cristo carregou a cruz até ao lugar onde foi crucificado. Alguns dos fatos que são trazidos à memória tem embasamento bíblico, outros não, como o fato de que uma mulher chamada Verônica enxugou o rosto de Jesus no seu caminho até o Gólgota.

As 14 estações são as seguintes:

1ª Estação: Jesus é condenado à morte
2ª Estação: Jesus carrega a sua Cruz
3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez
4ª Estação: Jesus encontra a sua Mãe
5ª Estação: Simão o Cirineu ajuda Jesus a levar a Cruz
6ª Estação: Verônica enxuga o rosto de Jesus
7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez
8ª Estação: Jesus consola as mulheres de Jerusalém
9ª Estação: Jesus cai pela terceira vez
10ª Estação: Jesus é despojado de suas vestes
11ª Estação: Jesus é pregado na cruz
12ª Estação: Jesus morre na Cruz
13ª Estação: O corpo de Jesus é tirado da Cruz
14ª Estação: O corpo de Jesus é posto no Sepulcro

As cinco últimas Estações estão no interior da Igreja do Santo Sepulcro onde, mais uma vez gostaria de dar ênfase ao fato de que segundo a "tradição católica" Jesus Cristo foi crucificado, sepultado e de onde ressuscitou no Domingo de Páscoa.

Gólgota
Entretanto, há outro local, não reconhecido pelos católicos que expressa com muito mais riqueza de detalhes o que a Bíblia nos diz sobre o sepulcro de Jesus próximo a um jardim e o próprio "Gólgota" que era um local de execuções públicas com a forma de uma "caveira".

Ao olhar para o "Gólgota" nos deparamos com o que Isaias nos diz:
"...Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca..." Isaias 53:4 a 7

Os dois locais são distintos: a Igreja do Santo Sepulcro é sombria... tétrica...

Ao adentrarmos nela o que vemos são pessoas beijando uma suposta pedra que dizem ser o local onde o corpo de Cristo foi preparado... o sepulcro é um estreito lugar escuro e sombrio onde ao invés de nos sentirmos alegres nos angustiamos e sentimos um peso enorme em nossos corações observando tanta idolatria...

Que diferença quando vamos ao "outro" jardim da Tumba...

Sentimos alegria... gozo... pois nos deparamos não com a morte, mas com a vida... com o Cristo Ressuscitado... somente vendo para sentir o que senti...

Temos a impressão de que Deus preservou por anos e anos este local distante da "idolatria" católica... sentimos paz sem a presença de "monumentos", velas, igrejas ou objetos... somente o jardim, os pássaros e "Glória a Deus" o sepulcro VAZIO.

"...E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste branca como a neve. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados e como mortos. Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscai a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia. Ide, pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dos mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito..." Mateus 28:1 a 7



 

Um grande abraço...

Até 2011...

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010

Em tempos de reflexões, reavaliações e retrospectivas, não poderia deixar de olhar para 2010 e fazer um balanço de minha vida... quero compartilhar com vocês um pouquinho do que foi meu ano!

Começo reconhecendo que "...as misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade..." Lamentações 3:22 e 23

Deus me abençoou grandemente em 2010... foram grandes desafios que pude vencê-los porque tenho a convicção que "...não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica..." II Corintios 3:5 e 6

Bem... vamos lá!

Maimará - Provincia de Jujuy
Argentina
Em fevereiro Deus concedeu-me a benção de estar na Provincia de Jujuy na Argentina pregando a Palavra de Deus e evangelizando crianças em uma experiência inesquecível.


Em março promovemos mais uma Feira Missionária em nossa Igreja onde arrecadamos o suficiente para cobrir os gastos para trazermos a irmã Rouida Baroudi da Siria para o Brasil para participar do Instituto de Liderança da APEC de agosto a novembro.

Realizamos nossa Conferência Missionária em nossa Igreja no mês de março quando renovamos nosso Plano de Promessa pela Fé e desde então participamos no sustento de sete missionários... enviamos mais de R$ 25.000,00 para Missões neste ano; se considerarmos que somos uma "pequena" Igreja com cerca de 90 pessoas (isto contando crianças e adolescentes) é uma "grande" benção!

Muro das Lamentações
No dia 24 de abril comemoramos o 10º aniversário de existência do trabalho como Congregação e realizamos a Assembléia de Organização da Congregação em Igreja... agora somos oficialmente Igreja Batista Bíblica de Embu-Guaçu organizada e emancipada.

De 30 de abril a 15 de maio realizei um dos maiores sonhos de minha vida e que Deus tornou-o realidade. Viajei para Israel com direito a uma passagem pela Itália (Roma) e Egito (Cairo)... louvado seja Deus por aquele "irmão" em Cristo que Deus colocou para abençoar-me e tornar este sonho realidade... minhas passagens e estadia foram "presente" de Deus por intermédio deste irmão! Que nosso Bom Deus derrame as mais ricas bençãos dos céus sobre sua vida!

Batismo
Em 04 de julho realizei meu primeiro batismo e desceram às águas oito almas.

Entre os dias 19 e 23 de julho estive participando do XX Congresso Batista Bíblico em Campo Grande – MS e pela vontade de Deus fui eleito primeiro secretário da Comunhão Batista Bíblica Nacional em uma votação expressiva... que o Senhor me capacite para este novo desafio de juntamente com a Diretoria promovermos a União das Igrejas Batista Bíblicas no Brasil... conto com suas orações.

Alejandra, Gabriela e Rouida
Nos dias 16 a 24 de outubro recebemos em nossa Igreja realizando um estágio prático a irmã Rouida Baroudi da Siria que haviamos abençoado com a Bolsa de Estudos juntamente com Alejandra do Paraguai e Gabriela da Bolívia. Por toda a semana estivemos juntos desenvolvendo trabalhos de evangelização com crianças e compartilhando treinamento de professores. Que benção ouvir o testemunho desta irmã que evangeliza crianças, adolescentes e jovens muçulmanos em seu país e que em virtude disto teve a sua Igreja e mais outras 17 Igrejas fechadas pelo governo. Orem por Rouida e pela Síria!


Continuamos por todo o ano a todo vapor com nosso alvo missionário e investindo em vidas para a honra e a glória do Senhor Jesus. Em dois anos que estamos a frente da Igreja já desafiamos a Igreja a “respirar” Missões que é a obra do coração de Deus para nossos corações. Já passaram por nossa Igreja os seguintes missionários: Vanderlei Borges (Goianésia - GO), Vanderlei Lopes (Manaus - AM), Guaracy Andrade (Boquim - SE), Moisés Oliveira (Manaus - AM), Alexandre Dutra (evangelizando judeus em São Paulo - SP), Alberto Gonçalves (Recanto das Emas - DF), Agnaldo Araujo (Ribeirão Preto - SP), Mauricio Ribeiro (Ribeirão Preto - SP), Angela Nassry (Cairo - Egito), Sara Briones (Quito - Equador), Sandra Lanza (Rosario - Argentina), Alejandra Diaz (Asunción - Paraguai), Gabriela Claros (Santa Cruz - Bolivia), Lorenzo Laura (Cobija - Bolivia), Alexsandro Luis (Lunabel-GO)... que benção saber que participamos da vida deles em oração e com nossas contribuições!

Em outubro recebi um e-mail em inglês de um pastor da Índia que disse-me que havia acessado meu blog pessoal na Internet e desde então ao inteirar-se de meu ministério vinha orando por mim, minha Igreja e minha família e externou-me o desejo de que um dia o visitasse na Índia para ministrar às crianças de seu projeto e desafiar as Igrejas para o evangelismo infantil. Estava meio cético pensando se este e-mail seria verdadeiro ou falso. Como em meu blog tenho o controle de qual país vêm os acessos comprovei que havia ocorrido realmente um acesso da Índia naquele dia e respondi-lhe o e-mail dando-lhe meu celular já que ele havia pedido um telefone de contato. No dia seguinte qual não foi minha surpresa ao receber um telefonema da Índia e poder conversar com este irmão em Cristo. Desde então temos trocado e-mails e intercedido um pelo ministério do outro. Como Deus é grande! Do outro lado do mundo, sem que eu soubesse, Deus havia levantado um intercessor pelo meu ministério... se Deus quiser, um dia o conhecerei pessoalmente. Orem por ele e pelo grande desafio que tem de ganhar hindus para o Senhor Jesus...

Agora no mês de dezembro realizamos nossa III Feira Missionária e arrecadamos uma boa cifra que já está sendo enviada para alguns projetos missionários em Ribeirão Preto, Guaiba (RS), Missão Portas Abertas, APEC entre outros...

Muito obrigado meu Bom Deus por tudo que o Senhor permitiu ser realizado...

Creio que 2011 será repleto de bençãos também!

Um Feliz e Abençoado 2011 para todos meus amigos, irmãos e "seguidores"...

"...Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!..." Efésios 3:20 e 21

 Pr Joel

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM VII - JERUSALÉM - ÚLTIMOS MOMENTOS DE JESUS

Cenáculo: Local da Última Ceia
Foi em Jerusalém que Jesus Cristo viveu seus últimos instantes antes da consumação de seu plano redentor...

Gostaria de apresentar à vocês um pouco de cada um dos lugares em que Jesus passou durante o seu sofrimento final...

Quando lemos o relato bíblico, nos deparamos com a última Páscoa que Jesus passou com seus discípulos quando celebrou com eles a "santa ceia": "...Ide, preparai-nos a Páscoa, para que a comamos. E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos? E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar. E direis ao pai de família da casa: O mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? Então, ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí fazei os preparativos. E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a Páscoa..." Lucas 22:8 a 13.

Vitral do Cenáculo
Em Jerusalém, próximo a tumba de Davi, há um aposento alto que a "tradição" identifica como sendo o cenáculo onde Jesus celebrou a sua última ceia... ainda que não tenhamos a convicção de que seja o local correto, de qualquer forma é emocionante imaginar como foram estes últimos instantes... o lava-pés, as últimas instruções, a hipocrisia de Judas...

A Bíblia continua o relato dizendo que após eles cantarem um hino se dirigiram para o Monte das Oliveiras em um Jardim chamado Getsemani que significa "prensa de azeite" onde Jesus advertiu a Pedro sobre o fato de que o negaria... "...E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras. Então, Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim, porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás..." Mateus 26:30 a 34.

Jardim do Getsemani
E foi ali, no Getsemani, que Jesus entrou em seu último momento íntimo de oração ao Pai... ao olharmos para o relato bíblico, vemos que Jesus em intensa agonia lhe pedia que se fosse possível afastasse dele este momento... no entanto, que a vontade do Pai fosse feita: "...Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o confortava. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão..." Lucas 22:42 a 44

Local do Interrogatório
É emocionante olhar para o Jardim e tentar imaginar se algumas daquelas oliveiras poderiam ter sido testemunhas deste fato... alguns dizem que nenhuma delas teriam mais que 1000 anos e outros dizem que há uma ao menos com mais de 2000 anos... bem... não sabemos!

Após a prisão de Jesus no Getsemani, levaramno para a casa do sumo sacerdote Caifás: "...E os que prenderam Jesus o conduziram à casa do sumo sacerdote Caifás, onde os escribas e os anciãos estavam reunidos. Pedro o seguiu de longe até ao pátio do sumo sacerdote e, entrando, assentou-se entre os criados, para ver o fim..." Mateus 26:57 e 58.

Janelas que permitiam que os
observadores acompanhassem o
interrogatório
É impactante a visão de dentro da casa do Sumo Sacerdote pois há um aposento baixo onde possivelmente Jesus tenha sido interrogado pelo sinédrio e no alto deste aposento curiosos observavam tudo através de janelas... era como se fosse um "lugar público" de julgamentos...

Alguns imaginam que Pedro estava em uma daquelas janelas quando Jesus olhou para ele: "...E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente..." Lucas 22:60 a 62

Igreja do Gali Cantu
Atualmente, existe no pátio da Casa de Caifás uma Igreja chamada "Igreja do Gali Cantu" que traz à memória a negação de Pedro no pátio da Casa de Caifás...

Bem... há muitas outras coisas a relatar, mas para que o "post" não fique muito longo vou parar por aqui, mas prometo que antes do fim de 2010 termino o relato da "via crucis", do Gólgota, da Tumba... e tantas outras coisas...

Espero que vocês estejam gostando desta viagem virtual... para mim, conhecer Israel foi um sonho realizado e cada um dos detalhes ainda estão fresquinhos em minha memória...

Um abraço

Pr Joel

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM VI - JERUSALÉM - MUSEUS

Maquete do Templo
Em Jerusalém não se pode deixar de visitar os vários museus.

Nesta postagem quero relatar um pouquinho do que vi no Museu de Israel onde foi construída uma fantástica maquete da Cidade de Jerusalém na época do Segundo Templo.

A riqueza de detalhes é impressionante...

Reprodução da Cidade de Jerusalém
na época de Cristo
Observando o Templo conseguimos ver a suntuosidade e as gigantescas dimensões em relação à cidade.... seguramente era um monumento colossal que chamava a atenção de todos visitantes ao chegar na cidade. Ao observar cada um daqueles edifícios nos sentimos como se estivéssemos caminhando pela cidade juntamente com Jesus Cristo.

No mesmo local está situado o Museu da Bíblia onde podemos ver com riquezas de detalhes como eram reproduzidos os manuscritos da Bíblia.


Maquete da Cidade de Jerusalém
Mas, o que mais impressionou e marcou foi a visita ao Museu do Holocausto... trazer à memória o sofrimento do povo judeu debaixo do jugo nazista é de arrancar lágrimas dos mais "durões".

Museu do Holocausto
No dia em que visitamos o museu havia um grupo de marinheiros alemães que emocionados contemplavam as atrocidades promovidas por seus "patrícios"...

Através de fotos e vídeos conseguimos entender um pouco daquela triste página da história, mas o mais marcante é ver os objetos pessoais recuperados dos campos de concentração e expostos diante de nossos olhos: documentos de identidade, fotos familiares, peças de roupa, brinquedos... quando fitamos estes objetos começamos a imaginar os donos de cada um deles que ao pensar que estavam ganhando a liberdade estavam caminhando para o extermínio... impressionante!


Entrada do Parque Yad Vashem

Memorial aos Campos de Concentração
Que cenas marcantes... nos emocionamos ao ver famílias inteiras que sentam-se defronte de um objeto ou utensílio de um de seus antepassados mortos e ficam ali... os olhares distantes... os olhos marejados... como sem entender até hoje o por que de tanta atrocidade! Nós podemos olhar para Mateus 27:25 e entender um pouco da razão de tudo: "...E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos..."

Memorial das Crianças
Marcante também o Memorial das Crianças.
O local é cheio de espelhos e com velas acesas que quando refletidas nos vários espelhos no ambiente escuro dão a impressão de um céu estrelado... ao fundo, um locutor vai narrando os nomes e as idades de cada uma das crianças mortas nos campos de concentração... não há como não se emocionar!


Placa em homenagem a
Oskar Schindler no Jardim dos Justos
Mais adiante, no jardim ao redor do museu há a Rua dos Justos onde pude fotografar a árvore de Oskar Schindler...

Bem... na próxima postagem falarei um pouco dos últimos momentos de Jesus em Jerusalém...





Veja mais fotos abaixo:

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O VERDADEIRO NATAL...

Eu amo a época de Natal com suas luzes e cores... no entanto jamais podemos deixar passar a oportunidade de apresentar o real sentido do Natal.
Entre os "religiosos de plantão" existem várias opiniões: alguns ignoram completamente o Natal transformando-se em algozes perseguidores de qualquer forma de expressão "babilonica" da festa... chegam ao ponto de impedir que as pessoas comam um simples panetone com a ameaça de que estariam comendo "manjar de ídolos"... no outro oposto, há os que aceitam o Natal com todas as vírgulas e pontos que inclui até vestirem-se de Papai e Mamãe Noel nos cultos e celebrações e pensam que simplesmente é uma época de "fraternidade" e demonstrações públicas de "caridade"... muitos perguntam para mim: "O que você acha pastor?"
O que eu acho? Eu tenho convicção de que a data do nascimento de Jesus não é 25 de dezembro, tenho plena convicção de que o símbolo do Natal não é Papai Noel e nem tampouco a árvore... mas, o que fazer? Ignorar completamente a data? Não... eu penso que devemos aproveitar esta época em que os corações estão abertos e sensíveis a refletir para o nascimento de Jesus e apresentar o verdadeiro e real sentido do Natal... Cristo nasceu para que pudesse morrer por nossos pecados... Cristo é Emanuel, Deus Conosco... o povo que anda em trevas deve chegar ao conhecimento da Luz: "O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra de morte resplandeceu a luz... Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz..." Isaias 9:2 e 6
Promovemos em nossa Igreja um Musical de Natal no último sábado e as crianças no domingo também celebraram o nascimento de Cristo com a apresentação de outro musical... as duas programações resultaram em quatro almas que permitiram que Jesus nascesse em seus corações e um jovem que reconciliou-se com o Senhor Jesus... não quero que alguém me julgue dizendo que sou daqueles que dizem que "os fins justificam os meios..." mas defendo o fato de que, como mesmo o Apóstolo Paulo nos ensinou, devemos "...remir o tempo, ou seja, aproveitar as oportunidades..." Efésios 5:16
Amo o Natal... amo Jesus... por isso...
Feliz Natal para todos...

Abaixo segue um pequeno vídeo que criei com os slides de uma mensagem que preguei no Natal de 2008.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ONG AÇÃO VIDA

Nesta sexta-feira tive o prazer de participar da Festa de Encerramento das atividades do ano de 2010 da ONG Ação Vida que é um Ministério da Igreja Batista de Jardim Paulista em Guarulhos.
Que visão abençoada dessa Igreja em investir na vida de crianças!
Tudo nasceu com a ação de irmã Antonia, membro da Igreja e voluntária da APEC que trabalhava incansavelmente em CBNs (Classes de Boas Novas). Pastor Arnaldo então sentiu que a Igreja poderia investir mais na vida dessas crianças carentes dos arredores da Igreja e nasceu um grande sonho que hoje constitui-se na bela realidade de uma ONG que presta assistencia a 130 crianças, participando ativamente na vida delas e de seus familiares!
Ver esta obra me fez refletir sobre a realidade de minhas crianças em Embu-Guaçu e plantou em meu coração uma semente que oro a Deus possa tornar-se uma árvore frutífera em breve!
Abaixo você tem um pequeno vídeo com alguns trechos da programação e eu tentando fazer papel de ventriloquo...


Veja um pouco da programação nas fotos abaixo...

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PARABÉNS PARA MIM!

"...ora, para aquele que está entre os vivos há esperança, porque melhor é o cão vivo do que o leão morto..." Eclesiastes 9:4

Hoje é meu aniversário... 46 aninhos... estou na "flor" da idade!
Dia que o Senhor fez para que eu me alegre... me regozije... sem sombras de dúvidas se estou vivo, isto é dádiva de Deus! O versículo de Eclesiastes me faz refletir sobre a vida e repetir uma antiga postagem minha de 2008...
O leão é conhecido como o “Rei dos Animais” e sua presença causa temor e tremor!
A sua astúcia e ferocidade fê-lo ser comparado ao diabo, quando Pedro diz: “...o diabo anda em derredor, bramando como leão...” - I Pedro 5:8
Mas, qual o valor de um leão morto?
Salomão diz que um cão vivo assusta mais que um leão morto! Pode ser um vira-lata, mas assusta mais!
Portanto, amados irmãos e amigos, a célebre frase é verdadeira: “Enquanto há vida, há esperança!”
Estamos vivos!
Portanto temos que ter esperança, pois valemos mais que um “leão morto!”

Façamos, então,algumas reflexões sobre a vida:

A VIDA É UM DOM DE DEUS!
Em Gênesis 2:7 vemos que: “...Deus soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida...”
Deus é quem dá e Deus é quem tira a vida (I Sm 2:6). Se estamos vivos, é porque Deus renovou as suas misericórdias para conosco! A vida é um presente de Deus.

A VIDA É PRECIOSA PARA DEUS!
Cristo disse certa vez aos ansiosos: “...olhem para as aves e as flores! Elas não são cuidadas por Deus? Vocês tem muito mais valor que elas!...”
A vida do ser humano é tão preciosa para Deus que Ele não quer que ninguém se perca, mas que cheguem ao arrependimento (II Pe 3:9)

A VIDA É BREVE!
Quando olhamos para trás vemos que o tempo não volta! Parece ontem meu aniversário de 18 anos e já estou com 46...A vida passa rápido! O relógio é cruel! Tiago já disse: “...que é a vossa vida? É um vapor que aparece e logo se desvanece...” (Tiago 4:14)
Diante da brevidade da vida, devemos saber que:

A VIDA É UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE RECEBER A CRISTO
“...aos homens está ordenado morrer uma vez, vindo depois disso o juízo...” (Hebreus 9:27). Graças a Deus fiz minha decisão com meus 9 anos de idade...

A VIDA É UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE SERVIR A CRISTO
Tudo quanto vier a mão para fazer, faça, pois na sepultura não adianta mais! (Eclesiastes 9:10).

A VIDA É UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE TESTEMUNHAR DE CRISTO
Vamos aproveitar as oportunidades enquanto é dia...a noite já vem e ninguém mais poderá trabalhar. (João 9:4)

Já que estamos vivos, vivamos, pois uma vida que glorifique ao Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Que Deus te abençoe... e... perdoem meu egocentrismo... Parabéns para mim!
Obrigado Senhor pelo dom da vida!

Pr Joel Barbosa

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A QUEM HONRA... HONRA...

Nesta postagem quero expressar a minha profunda gratidão a cada um dos meus assíduos leitores, bem como aos meus "seguidores" que têm crescido a cada dia... atualmente são 96, mas há poucos dias atrás eram 46!
Meu profundo, sincero e caloroso abraço a cada um de vocês... a alegria de um "blogueiro" é ver seu número de acessos "subindo" e, no meu caso em particular, saber que sou "veículo" de bençãos ao meu próximo.
É incrível como a internet nos "linka" com o mundo inteiro... quando eu poderia imaginar que pessoas de 73 países diferentes poderiam acessar meu blog?
Esta globalização é tão impressionante que gostaria de relatar uma experiência vivida há alguns dias passados; recebi um e-mail de um Pastor da India dizendo que ao acessar meu blog e conhecer meu ministério havia começado a orar por mim, minha família e meu ministério... meio cético imaginei que se passava de um "trote"... foi então que consultei os acessos do blog e comprovei que naquele dia verdadeiramente havia um acesso da India; respondi o e-mail e passamos a nos comunicar até que ele pediu meu telefone e enviei meu celular... que surpresa receber um telefonema direto da India quando pudemos conversar alguns poucos minutos, começar uma amizade e desde então assumirmos o compromisso de orar um pelo outro!
Incrível, não???
Cada uma das postagens que escrevo tem o propósito de abençoar vidas... quão maravilhoso é quando recebo um comentário ou um e-mail de alguém relatando que foi abençoado por uma de nossas reflexões... tenho recebido críticas também! Pessoas que não concordam com nosso ponto de vista... mas, enfim... respeitamos a opinião de cada um... somente não publico críticas de anônimos!
Percorrendo o espaço da "blogosfera", já encontrei muitas de minhas reflexões em outros blogs, algumas devidamente identificadas, outras porém, ignoram a minha autoria e são publicadas como se fossem de outro!
Fazer o que??? Poderia até mesmo "parodiar" o Apóstolo Paulo "...Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com "plágios" , ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei ainda..." Filipenses 1:18.
Eu, pessoalmente, tenho sempre o cuidado de citar a fonte quando utilizo um pensamento ou uma idéia de outro, pois respeito muito o que a Bíblia diz: "a quem honra, honra..." Romanos 13:7; não acho demérito algum usar o pensamento de outrem, pois quando temos que elaborar um TCC a primeira coisa que é requerida é a "bibliografia", e quando se utiliza o pensamento de outro sem citar a fonte, aí sim, constitui-se um tremendo demérito.
Diante disso, dou uma dica aos meus amigos "blogueiros": quando utilizar um pensamento ou estudo de terceiros, seja sincero e CITE A FONTE... quanto aos meus estudos, se te abençoaram, multiplique!!! Se quiser citar a fonte cite, senão, mesmo assim... multiplique!!!

"...Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo, sempre com alegria, oração por vós em todas as minhas súplicas, pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora..." Filipenses 1:3 a 5

Um grande abraço

Pr Joel Barbosa

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MARAVILHOSA GRAÇA...

"...Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor..." Romanos 5:18 a 21

GRAÇA: s.f. Favor, benefício, mercê: pedir, conceder uma graça. / Perdão, indulto: o condenado obteve graça e teve sua pena reduzida. / Teologia Dom sobrenatural, auxílio divino para a salvação... 

"...duas causas principais da maioria dos problemas emocionais entre os cristãos evangélicos são estas: o fracasso em entender, receber e viver a graça e o perdão incondicionais de Deus; e o fracasso de distribuir este amor, perdão e graça incondicionais a outros..."

Philip Yancey (Maravilhosa Graça)

Ouça o clássico Amazing Grace


Ouça o clássico Maravilhosa Graça

sábado, 4 de dezembro de 2010

OBESIDADE ESPIRITUAL

É notório que o mundo de hoje tem um padrão de beleza moldado em mulheres "macérrimas" o que tem levado as, digamos assim, "gordinhas" a uma busca desenfreada por programas de dieta. Você já ouviu falar na Dieta macrobiótica? e na Dieta dos 3 dias? talvez na Dieta dos pontos? Dieta da USP, Dieta do Dr Atkins, Dieta Beverly Hills, Dieta da Sopa, Dieta dos Shakes, Four-Day Diet, Seven Days Diet e até a Dieta da Água que é considerada a mais simples do mundo.

Só que nesta corrida desenfreada por adquirir o "corpo perfeito" muitos acabam por contrair distúrbios alimentares fatais como a Anorexia que é a redução drástica da ingestão de alimentos trazendo a perda excessiva de peso e extrema sensação de que sempre está muito gordo, e a Bulimia que leva o doente a rejeitar convites sociais com medo de sair da dieta; quando sai, come montanhas de comida e expele tudo para fora seja através de laxantes ou do vômito forçado.

É fato que a obesidade é prejudicial à saúde, mas tudo deve ser feito com ordem e orientação médica. Os obesos são mais propensos à doenças coronárias, hipertensão, diabete e até distúrbios psicológicos. Você sabia que praticamente metade da população brasileira sofre com a obesidade? Não é para menos que o número de cirurgias bariátricas (cirurgia indicada para pacientes com obesidade mórbida) cresceu 500% em 10 anos; foram 5.000 cirurgias em 1999 contra 30.000 em 2009. isto elevou o Brasil ao 2º lugar no ranking mundial perdendo somente para os EUA que realiza 300.000 cirurgias por ano. Veja a matéria completa clicando AQUI.

Porém, mais prejudicial que a obesidade física, é a OBESIDADE ESPIRITUAL que é o acúmulo de gordura na alma! Lembre-se de que "...Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem..." Mateus 7:13 e 14.
Já que o caminho é apertado e a porta estreita, vejamos como nos livrar das gorduras excessivas que se acumulam em nossa alma.
  1. Sabedoria humana - "...Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica..." I Corintios 8:1. Vemos que a ciência incha... o conhecimento e a sabedoria humana não trazem edificação. Muitos querem buscar respostas e explicações na razão, na ciência, na sabedoria e na filosofia esquecendo-se da simplicidade do Evangelho que é o Poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê "...Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus..." I Corintios 1:18. Conta-se que um "pastor" duvidava de alguns dos milagres descritos nos relatos bíblicos e tentava dar a seu filhinho uma explicação para a travessia do Mar Vermelho dizendo que naquela época o povo de Israel atravesou durante a maré baixa. A criança na sua "inocência" disse surpresa ao pai que Deus era grande porque conseguiu afogar o exército inteiro dos egipcios em um palmo d´água! A criança deu uma lição na "sabedoria" do pai! Nada contra a busca de sabedoria, mas em termos de relacionamento com Deus, a forma de nos aproximar Dele é pela fé e não pela ciência!
  2. Prosperidade - "...E, engordando-se Jesurum, deu coices; engordaste-te, engrossaste-te e de gordura te cobriste; e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação..." Deuteronomio 32:15. Israel recebeu fartura de Deus... foi suprido, alimentado e o que fez no momento da prosperidade? Abandonou a Rocha da Salvação! Quem sabe tua "prosperidade" não tem te afastado de Deus? Muitos quando estão prosperando dizem: -Não tenho mais tempo para Deus! Viagens... passeios... e mais trabalho... trabalho... e trabalho... enfim é necessário aumentar mais ainda o patrimônio fazendo juz ao velho ditado: "quanto mais tem mais quer!"
  3. Pecado - "...Geralmente, se ouve que há entre vós fornicação e fornicação tal, qual nem ainda entre os gentios, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. Estais inchados e nem ao menos vos entristecestes, por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação..." I Corintios 5:1 e 2. O envolvimento com o pecado e o "comodismo" a ele levou os crentes daquela Igreja a sentirem-se inchados e com suas mentes cauterizadas... o "acostumar" com o pecado é perigosissimo pois acumula "gorduras" excessivas tornando-nos insensíveis ao Espírito Santo.
Bem... o que fazer? Necessitamos de uma Dieta Espiritual já!!!

A solução está em nos livrarmos deste peso excessivo atendendo ao convite de Jesus: "...Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve..." Mateus 11:28 a 30

Fiquem na Paz!
 
Pr Joel Barbosa

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

LIVRE-SE DO DESÂNIMO

Já vimos em uma das postagens anteriores como nos livrar da Ansiedade. Hoje veremos como aliviar de nossa alma a bagagem do Desânimo.
O dicionário define desânimo por falta de ânimo, desalento ou abatimento.
Infelizmente temos encontrado muitas pessoas neste estado dentro de nossas Igrejas. Carregam o desânimo como um pesado fardo e não conseguem livrar-se dele. Quando não cuidado e levado a sério, o desânimo pode levar a um estado "depressivo". Vamos analisar à luz da Palavra de Deus como encontrar descanso para nossas almas cansadas... como encontrar ânimo diante dos desânimos da vida!
O Salmo 23 nos diz no segundo versículo que se o Senhor é Nosso Pastor Ele "deitar-me faz em verdes pastos..."
Quais são os sintomas do desânimo?
  1. Esfriamento Espiritual - Satanás usa do desânimo como arma para trazer esfriamento espiritual. Muitas vezes diante deste falso evangelho de prosperidade pregado em nossos dias nos sentimos desanimados por ver que as coisas não são da forma como prometem... a prosperidade não é tão fácil e certa assim...
  2. Perda do primeiro amor - frios espiritualmente acabamos por perder o primeiro amor... perdemos aquele "fogo" próprio do "novo convertido".
  3. Isolamento - Quem gosta de estar ao lado de uma pessoa desanimada? A pessoa desanimada quando não busca o auto-isolamento acaba por ser isolada naturalmente pelos outros que não querem estar ao lado de uma pessoa que só vive "down"
  4. Fuga da Igreja - O resultado do isolamento é uma fuga da Igreja e do convívio com os irmãos...
Agora vamos analisar quais as causas do desânimo. Para tanto, vamos recorrer a alguns exemplos bíblicos.
  1. Inveja ou sentimento de inferioridade - "...Vendo, pois, Raquel que não dava filhos a Jacó, teve Raquel inveja de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morro..." Genesis 30:1. Vejam que o fato de ser estéril levou Raquel a invejar sua irmã a ponto de desejar a própria morte! Para muitos hoje em dia, o sucesso do outro já basta para que motivados pela inveja muitos caiam em uma situação de desânimo. Muito cuidado com a inveja!
  2. Sentimento de Incapacidade - "...eu sozinho não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim. E, se assim fazes comigo, mata-me..." Numeros 11:14 e 15. Observem que o peso da carga imposta a Moisés o leva a desejar a morte por não achar-se capaz de realizar o que tinha em suas mãos... a sua carga está pesada? Você tem se achado incapaz? Costuma dizer que "sobrou" para você? Normalmente esta situação também nos leva ao desânimo!
  3. Expectativas Frustradas - "...E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais..." I Reis 19:4. Elias após a grande vitória obtida contra os profetas de Baal e Asera talvez imaginasse que traria paz e tranquilidade para Israel e fosse reconhecido pelo Rei Acabe como profeta de Deus. Pelo contrário! Isso trouxe a ele perseguição e ameaça de morte. Suas expectativas frustradas o leva a desejar a morte! Como você reage quando seus sonhos se frustram? Cai em desânimo? Seu mundo desaba?
  4. Provações - "...Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!...Por que não morri eu desde a madre e, em saindo do ventre, não expirei?..." Jó 3:3 e 11. As provações e o sofrimento levam Jó a amaldiçoar o seu nascimento!
Agora que descobrimos as possíveis causas do desânimo, vale a pena observarmos as "fontes" do desânimo. Normalmente assumimos uma atitude de desânimo diante do que ouvimos ou vimos. Basta olhar para o evento em que os 12 espias voltam e descrevem o que viram em Israel: "...não poderemos subir..." Números 13:31 porque "...vimos ali gigantes..." Números 13:33. Diante do que viram, disseram em alta voz que não seriam capazes. Qual foi a atitude de todo o povo diante destas palavras? "...o povo chorou..." Números 14:1. O desânimo é contagioso! Muito cuidado com aquilo que você vê ou ouve! Lembram-se da fábula do sapo surdo? Inclusive criei uma versão desta fábula como história infantil que já postei no blog. Confira!
Por último, quais seriam os conselhos básicos para vencermos o desânimo?
  1. Descubra a origem - "...isto é enfermidade minha..." Salmos 77:6. Não tenha medo de confrontar-se! Peça a Deus discernimento e não hesite em assumir que o problema está em você.
  2. Reaja - "...o que fazes aqui Elias?...sai para fora..." I Reis 19:9 e 11. Fuja do isolamento! Já vimos que este é um dos sintomas do desânimo... sai pra fora!!! Sai da tua caverna!
  3. Congregue - "...não deixando a nossa congregação..." Hebreus 10:25. A Igreja, por mais "imperfeita" que possa parecer ainda é o melhor lugar do mundo. Não se afaste da comunhão!
  4. Espere em Deus - "...Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e Deus meu..." Salmos 43:5. Não espere muito dos seres humanos, mas espere tudo de Deus! Ele está diante de você lhe estendendo as mãos e disposto a renovar as tuas forças: "...Levantai ao alto os olhos e vede quem criou estas coisas, quem produz por conta o seu exército, quem a todas chama pelo seu nome; por causa da grandeza das suas forças e pela fortaleza do seu poder, nenhuma faltará. Por que, pois, dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa de largo pelo meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento. Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão..." Isaias 40:26 a 31.
Hoje você pode aliviar esta bagagem indesejada e pesada do desânimo. Lembre-se que "Se o Senhor é o Seu Pastor Ele pode te fazer deitar em verdes pastos...". Descanso para tua alma cansada!
Preguei esta mensagem em minha Igreja durante a Série Aliviando o Excesso de Bagagem. Se quiser conferir ouça abaixo.



Se você preferir, faça o download da mensagem

Que Deus te abençoe!

PREPARE-SE PARA 2011...

Como voluntário da APEC no Setor Sul de São Paulo no bairro de Santo Amaro, gostaria de te convidar para fazer parte de um dos dois cursos programados para o próximo ano em nosso campo.
Maiores detalhes entre em contato pelo telefone contido no cartaz...

FORMATURA DO CEDIC 2010 - MACKENZIE

Nesta segunda-feira, 29 de novembro foi realizada a Cerimonia de Formatura de todas as turmas do CEDIC (Curso de Evangelismo e Discipulado de Crianças) promovido pela APEC - Aliança Pró-Evangelização de Crianças. A formatura foi unificada reunindo as turmas da Sede (Vila Clementino), Mogi das Cruzes, Lapa, Osasco, Santana e Santo Amaro.
Vale a pena você programar-se para fazer parte da próxima turma do CEDIC em 2011. Maiores informações no site da APEC

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA EM JARDIM MIRIAM

Na última quinta-feira estive pregando na Igreja Batista Bíblica de Jardim Miriam por ocasião de sua Semana de Conferência Missionária.
A mensagem eu disponibilizo para que você ouça.
O Tema foi Missões - A Missão da Igreja.

Um grande abraço


Mensagem Pregada por Pr Joel Barbosa

Se você preferir, faça o download da mensagem

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM V - MONTE MORIÁ...

Passarela que leva ao cume
do Monte Moriá
Dando continuidade ao Diário de Minha Viagem a Israel, quero falar um pouco sobre o Monte Moriá.

Este monte é tido como um lugar sagrado tanto para judeus como para muçulmanos e é um dos lugares onde senti um grande impacto pois vê-se as duas religiões lado a lado.

Um dos momentos mais impressionantes que presenciei foi em um Sábado pela tarde quando os judeus ao pé do Muro das Lamentações entoavam cantos de louvor a Deus e acima via-se a Cúpula do Domo da Rocha e da Mesquita Al-Aqsa iluminadas... os cantos pareciam uma invocação à Guerra e "soavam" como uma intensa provocação aos muçulmanos do lado de cima...

Cúpula da Mesquita Al-Aqsa
A Bíblia cita o Monte Moriá como o lugar do grande teste de Abraão: "...E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi..." Genesis 22:1 e 2. Foi aí que Abraão "quase" foi levado a sacrificar seu filho Isaque e onde ele pôde afirmar: "...E chamou Abraão o nome daquele lugar o SENHOR proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá..." Genesis 22:14

Domo da Rocha
Mais tarde a Bíblia cita que neste monte Salomão ergue o Templo do Senhor: "...E começou Salomão a edificar a Casa do SENHOR em Jerusalém, no monte Moriá, onde o SENHOR se tinha mostrado a Davi, seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu..." II Cronicas 3:1

A história conta que o Templo de Jerusalém foi destruído por Nabucodonozor e posteriormente reconstruído por Zorobabel. Mais tarde, Herodes promoveu uma revitalização do Templo, o que para alguns foi praticamente uma nova construção a ponto de chamarem "O Terceiro Templo" que foi destruído por volta do ano 70 da era cristã pelo Imperador Romano Tito.
Mesquita Al-Aqsa
Jerusalém permaneceu devastada até que foi conquistada pelos muçulmanos em 638, quando o califa Omar ibn-Khattab ordenou que o local fosse limpo e nele se construísse "uma casa de oração", uma pequena mesquita no Monte Moriá sendo depois substituida por uma maior denominada Al-Aqsa. Antes disso, sobre uma pedra que os muçulmanos crêem ter sido a pedra onde Maomé pisou antes de "ascender" aos céus foi construído o famoso "Domo da Rocha" que não é literalmente uma mesquita, mas um grande monumento islâmico sendo inclusive considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO.

O Domo da Rocha é para os muçulmanos um cofre que guarda a sagrada pedra da "última jornada" ou "jornada noturna" de Maomé.

Domo da Rocha
É profundamente impactante ver que do suntuoso Templo Judaico do passado resta apenas o muro ocidental que circundava o Templo de Herodes e que é denominado o "Muro das Lamentações"...
Saindo da parte de baixo, próximo ao Muro, subimos pela rampa até a parte superior do monte Moriá onde nos deparamos com a vista da Mesquita Al-Aqsa ao sul e o Domo da Rocha ao norte.

Confesso que foi um dos pontos mais impactantes da viagem... até porque  nós que somos dispensacionalistas, ficamos intrigados com o fato de que o Templo terá que ser reconstruído... nos colocamos a imaginar como este monumento gigantesco será retirado dalí? Um terremoto? Uma "simples" negociação? Como diz o velho ditado: "quem viver... verá"
Um abraço e até a próxima postagem, ainda sobre Jerusalém...

Domo da Rocha
Mesquita Al-Aqsa

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM IV - MONTE SIÃO E MONTE DAS OLIVEIRAS...

Vista de Jerusalém do Monte Scopus
"...Os que confiam no SENHOR serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo, desde agora e para sempre..." Salmos 125:2


Quão tremendo foi ver com meus próprios olhos o que o Salmista expressou neste Salmo. O que falar de Jerusalém? São tantos relatos... nem sei por onde começar... mas vamos lá!!!
Realmente Jerusalém está rodeada de montes; os principais são: monte das Oliveiras ao leste, Scopus a nordeste, Moriá ao centro onde se localiza o Domo da Rocha e Sião ao sul.
A vista de cima do Monte Scopus é muito bonita, onde se destaca mui claramente a Cúpula Dourada do Domo da Rocha. Independente de ser um Santuário Muçulmano, é inegável a beleza "arquitetônica" e a sua imponência. No Monte Scopus está localizada a Universidade de Jerusalém e o bonito Parque Nacional Zurim.
 
Tumba de Davi com a divisão
de espaços entre homens e mulheres
No Monte Sião está a Tumba de Davi; na realidade é um local simbólico que pode não ter sido o verdadeiro local do sepultamento, pois o Rei Davi foi enterrado na Cidade de Davi que fica mais longe ao sul e a leste: "...E Davi dormiu com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi. E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos..." I Reis 2:10 e 11. Na divisa sul da Cidade de Davi, ao sul da Antiga Cidade de Jerusalém, existem duas tumbas monumentais compostas de túneis que estudiosos acreditam ser as verdadeiras tumbas de Davi e Salomão; infelizmente, estas tumbas foram danificadas por guerras posteriores de modo que nenhuma inscrição que poderia identificá-las permaneceu.

Judeus orando na Tumba de Davi
Mesmo assim, a Tumba de Davi no Monte Sião é considerada um Santuário para os judeus que fazem suas preces para que o Messias de Deus venha restaurar o seu reino. Ela fica no mesmo prédio onde está localizado o Cenáculo, local onde Cristo celebrou a última Ceia com seus discípulos.
É interessante ver que há uma divisão onde homens oram no lado direito e as mulheres do lado esquerdo.

No Monte das Oliveiras o que há de mais impressionante é a vista das muralhas de Jerusalém com a "Porta Dourada" fechada.


Vista da Porta Dourada Fechada (a direita da muralha)
O profeta Ezequiel narra no capitulo 43:1 a 5 a entrada triunfal do Messias pela porta oriental "...Então, me levou à porta, à porta que olha para o caminho do oriente. E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória..." e no capitulo 44:1 e 2 conta-nos que a porta estaria fechada aguardando a chegada do Messias: "...Então, me fez voltar para o caminho da porta do santuário exterior, que olha para o oriente, a qual estava fechada...".
No tempo que Jerusalém foi dominada pelos árabes, na época do Rei Saladino, um estudioso muçulmano ficou ciente desta profecia bíblica quanto à vinda do Messias à Jerusalém de onde Ele reinaria sobre as nações. Tentando evitar o cumprimento da profecia, mandou então que esta porta fosse selada. Mal sabia ele que selando a porta ele não estaria impedindo, mas facilitando o cumprimento desta profecia. Mais tarde, outros muçulmanos fizeram um cemitério em frente à Porta Oriental conhecendo a restrição de que um sacerdote não pode passar por cima de um lugar onde esteja enterrado algum morto, pois de acordo com  Numeros 19:16 tal atitude tornaria o sacerdote impuro: "...E todo aquele que sobre a face do campo tocar a algum que for morto pela espada, ou outro morto, ou aos ossos de algum homem, ou a uma sepultura, será imundo sete dias...".
Seria isto um impedimento para que Jesus venha e reine passando pela Porta Dourada? Em Zacarias 14:4 vemos que no Regresso Triunfal do Messias, Ele pisará no Monte das Oliveiras que se fenderá em dois metade para o norte e metade para o sul abrindo um vale para que Jesus entre e reine! "...E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele, para o sul..."
Tremendo!!! Estando observando a vista de cima do monte das Oliveiras e lendo o relato bíblico é impressionante imaginar este grande dia!

Vista de Jerusalém olhando desde o Monte das Oliveiras
"...Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!..." Apocalipse 22:20

Bem, ainda tenho muito a relatar de Jerusalém, mas fica para as próximas postagens.