sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

AS 21 INDISPENSÁVEIS QUALIDADES DE UM LÍDER - parte II

Pois é gente... desde o ano passado não postava em meu blog. Já estava com saudade!
Estive a "full" neste mês de janeiro... uma série de compromissos pelo Norte de nosso País: Conferência na Igreja Batista Bíblica de Envira - AM, Seminário Para Professores em Feijó - AC, Conferência e Seminário Para Professores em Cobija - Bolívia e Seminário Para Professores e Conferência em Rio Branco - AC. Retornei para São Paulo em 24 de janeiro e já voltamos à ativa!
Como havia prometido, aí seguem mais algumas "indispensáveis qualidades de um líder".


COMPROMETIMENTO
Segundo John C. Maxwell, o comprometimento é o que distingue os empreendedores dos sonhadores.
Um grande exemplo de comprometimento era visto na vida de Michelangelo que convocado pelo Papa Júlio II para pintar o teto da Capela Sistina, comprometeu-se de tal forma com este trabalho que por quatro anos entregou-se de "corpo e alma"  e impactou de uma vez por todas todos os rumos da pintura na Europa lançando bases para um tão igualmente impacto sobre a escultura e arquitetura. Quando perguntaram a ele porque estava trabalhando com tamanho zelo em um canto escuro do teto da Capela Sistina que ninguém jamais veria, ele respondeu simplesmente: "Deus verá". Pessoalmente eu tive a "benção" de ver com meus próprios olhos essa "obra de arte" quando estive em Roma em 2010... é algo fantástico!!!
Se você pretende ser um líder acreditado por seus seguidores, saiba que as pessoas acreditarão em você apenas se você mesmo acreditar em sua causa. Como afirma a Lei da Aceitação, as pessoas primeiro aceitam o líder, depois os seus planos.
O comprometimento começa no coração - Segundo Michael Jordan, uma lenda da NBA, "é o coração que separa o bom do maior". Se você quer fazer a diferença na vida de outras pessoas como líder, olhe para seu coração e veja se realmente está comprometido.
O comprometimento é provado pela ação - "Não há nada mais fácil do que proferir palavras. Não há nada mais difícil do que vivê-las, dia após dia". (Arthur Gordon) Como você se sai diante das coisas que você se compromete a fazer? Você realmente cumpre?
O comprometimento abre a porta da conquista - David McNally disse: "O comprometimento é o inimigo da resistência, pois é a promessa séria de se levantar e seguir adiante, não importa quantas vezes você tenha sido derrubado". Se você deseja qualquer coisa que valha a pena, precisa estar comprometido.

COMUNICAÇÃO
"...Se um líder não é capaz de transmitir uma mensagem com clareza e motivar os outros a agir de acordo com ela, então nem mesmo importa ter uma mensagem" Gilbert Amelio
As pessoas não o seguirão se não souberem o que você deseja ou para onde vai. Para sermos comunicadores mais eficientes, John Maxwell coloca quatro passos:
Simplifique sua mensagem - a comunicação não é só o que você diz, é também a forma como você diz. A chave da comunicação eficiente é a simplicidade. Conta-se que um jovem executivo busca a ajuda de seu mentor, um experiente executivo para a elaboração de seu primeiro discurso diante do grupo de investidores. O experiente homem disse "Escreva uma introdução entusiástica que prenda a atenção de todos os ouvintes. Depois escreva uma conclusão e um desfecho extraordinários, de modo que despertem em todos o desejo de agir. E aí junte o máximo que puder as duas partes uma da outra".
Observe as pessoas - os comunicadores eficientes concentram-se nas pessoas com as quais estão se comunicando.
Apresente a verdade - primeiro acredite no que você diz e segundo, pratique o que você diz.
Busque uma resposta - nunca se esqueça de que o objetivo da comunicação é a ação... quando falar às pessoas, dê-lhes algo para sentir, para lembrar e para fazer.
nunca se esqueça: Os melhores amigos de um comunicador são a simplicidade e a clareza... ao redigir seu discurso, lembre-se delas!

Um abraço!

Nenhum comentário: