sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

AS 21 INDISPENSÁVEIS QUALIDADES DE UM LÍDER - parte I

Atualmente estou "digerindo" simultaneamente dois livros: "As 21 indispensáveis qualidades de um líder" de John C. Maxwell e "Liderança corajosa" de Bill Hybels.
Os dois livros vieram às minhas mãos como "presente" de uma de minhas alunas da APEC, Ercilia de Barros. Agradeço imensamente a ela que ia "descartar" vários livros e me perguntou se eu os aceitaria... levei para minha casa uma caixa cheia deles e inicialmente de forma despretensiosa fui revirando-os e entre tantos, estes dois "encheram" os meus olhos fazendo-me recordar que uma certa vez, acompanhando em DVD uma das palestras de Bill Hybels durante o seminário "The Global Leadership Summit" um dos conselhos dados por ele ficaram marcados em minha memória: "Se você deseja ser um líder, leia tudo sobre liderança... tenha sempre ao menos dois livros sobre liderança como leitura de cabeceira..."... e justamente dois livros sobre liderança vieram às minhas mãos; penso que é para que leve os conselhos de Bill Hybels a sério!

Quero compartilhar com vocês um pouquinho do que encontrei nestes livros, começando com o livro de Maxwell.
Inicialmente abordarei as primeiras qualidades indispensáveis de um líder e que coincidentemente ou não começam com a letra "C".
Já na introdução uma frase chamou a minha atenção: "Liderança desenvolve-se de dentro para fora. Se interiormente você puder se tornar o líder que deve ser, será capaz de tornar-se exteriormente o líder que deseja ser."


CARÁTER
"Nunca, pelo bem da paz e da tranquilidade, negue sua experiência e convicções" Dag Hammarskjöld (Estadista e Prêmio Nobel da Paz)
No quesito "Caráter", Maxwell nos desafia a refletir que "as crises não formam necessariamente o caráter, mas certamente o revelam. A adversidade é uma encruzilhada que obriga a pessoa a escolher um dos dois caminhos: o caráter ou a concessão. Toda vez que a pessoa escolhe o caráter, torna-se mais forte, ainda que a escolha traga consequências negativas."
Caráter é mais do que falar porque qualquer um pode dizer que tem integridade, mas a AÇÃO é o verdadeiro indicador do caráter pois é o caráter que determina quem somos.
Talento é um dom, mas caráter é uma escolha pois à medida que vivemos e fazemos nossas escolhas estaremos "construindo" nosso caráter: escapar de uma situação difícil ou resolvê-la, esconder a verdade ou permanecer firme sob o peso dela, ganhar dinheiro fácil ou pagar o preço!
Caráter traz sucesso duradouro com as pessoas. Ninguém confia e nem sequer desejará seguir líderes cujo caráter apresenta falhas
Diante disso devemos nos questionar: Nossas palavras e ações têm sido coerentes? As pessoas podem confiar em nosso aperto de mão como confiariam em um contrato legal?

CARISMA
"Como você pode ter carisma? Preocupe-se mais em fazer as outras pessoas se sentirem bem em relação a elas mesmas do que em relação a você" Dan Reiland (vice-presidente do desenvolvimento de liderança, INJOY)
Carisma, dito de forma simples, é a habilidade de atrair pessoas para si e, como outros traços de caráter, ele pode ser desenvolvido. Se você deseja atrair as pessoas, precisa ser igual àquelas com quem gostaria de estar; ou será que desejamos estar ao lado de pessoas rabugentas, amargas e deprimidas?
Por isso pessoas de carisma são pessoas que amam a vida, que valorizam as outras pessoas encorajando-as e ajudando-as a alcançar o potencial que elas têm. Diante disso necessitamos nos auto-avaliar em relação ao carisma: as pessoas são atraídas naturalmente a você? Você é querido? Em caso negativo talvez estejamos desenvolvendo algum ou alguns dos bloqueadores de carisma:
Orgulho - ninguém deseja seguir um líder que pensa ser melhor que os outros.
Insegurança - se você não se sente bem com quem você é, outros não se sentirão.
Instabilidade - se as pessoas nunca sabem o que esperar de você, desistem de esperar alguma coisa.
Perfeccionismo - as pessoas respeitam o desejo pela excelência, mas temem expectativas totalmente irreais.
Ceticismo - as pessoas não querem se molhar na chuva causada por aqueles que vêem uma nuvem preta em todo lugar.

Bem... para leitura não se tornar muito longa, continuo depois as próximas qualidades... enfim são 21...

Um abraço a todos... caso não ache tempo para sentar-me e redigir mais uma postagem, desejo a todos meus seguidores e simpatizantes um ótimo Natal e um Feliz Ano Novo...

Acesse a Primeira Parte da Matéria

Um comentário:

MINISTRIES FIRE TO THE NATIONS disse...

Meu nobre, graça e paz, com certeza este texto ,traz uma enriquecedora proposta, tal como desejei postar em nosso blog. um grande abraço .Deus te Abençõe.