terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

MÉTODO DE EVANGELISMO - 1 - O LIVRO SEM PALAVRAS

Nos treinamentos que ministro na APEC e pelas Igrejas sempre falo sobre a importância de evangelizarmos crianças... mas não somente crianças... a Biblia diz que temos que pregar o evangelho a toda criatura.
O evangelho é único... não existe um "evangelho para crianças" e outro "evangelho para adultos" o que na realidade existe é uma diferença na forma de apresentar o evangelho, quero dizer, a linguagem que usamos para apresentar a mensagem que é diretamente relacionada à "clientela" que focamos.
Um dos métodos de apresentar a mensagem do evangelho é o "Livro Sem Palavras".

O Livro Sem Palavras, confeccionado somente com três
paginas - preta, vermelha e branca - foi apresentado por Charles Spurgeon em 1866. Pregando no Tabernáculo Metropolitano em Londres, seu sermão foi denominado "O Livro Sem Palavras". Spurgeon falou de um pastor idoso, anônimo, que colocou três paginas juntas e freqüentemente olhava para elas a fim de se lembrar de sua pecaminosidade, do sangue de Cristo derramado por ele, e do "alvo mais que a neve" purificando seus pecados.
Não se sabe quando a pagina dourada foi acrescentada, mas trouxe uma outra dimensão para o livro, retratando o amor de Deus e o brilho da Sua casa celestial. Nove anos depois, D.L.Moody usou o livro de cores para um trabalho com crianças, onde houve uma estimativa de 12.000 presentes para ouvir sua mensagem sobre "um livro com quatro folhas: preta, vermelha, branca e dourada".
Fanny Crosby, a famosa escritora de hinos, freqüentemente tirava da bolsa um pequeno Livro Sem Palavras e contava as crianças, a quem ela carinhosamente amava, a historia do Salvador,
Em 1895, o livro foi levado para a índia. Amy Carmichael e sua ajudante fizeram uma bandeira de cetim nas cores ouro, preto, vermelho e branco, hastearam na carroça puxada pelos bois, e foram de povoado em povoado, do sul da Índia, para compartilhar o evangelho.
Ruth Overholtzer, esposa do fundador da Aliança Pró Evangelização das Crianças, J.Irvin Overholtzer, descobriu o livro em 1924. Ela o encontrou numa livraria administrada por Dr. Harry A. Ironside, que se tornou pastor da Igreja Memorial de Moody, em Chicago. Naquele tempo, o Livro Sem Palavras estava sendo publicado em Londres.
Quando a APEC começou a imprimir o livrinho, quinze anos depois, foi acrescentada a cor final, o verde, para representar o crescimento cristão. Eles também publicaram um folheto, dizendo como usar o livro e fornecendo versículos da Bíblia para cada página.
No decorrer dos anos, o Livro Sem Palavras tem tomado conta de 168 países em volta do mundo, através de missionários que estão levando multidões de crianças a Cristo. Pela linguagem universal das cores, Deus tem usado esse recurso efetivo para transmitir, talvez mais que qualquer outro instrumento na historia, Sua mensagem maravilhosa de salvação.

Como evangelizar usando o "Livro Sem Palavras"?

Primeiramente iniciamos com um quebra-gelo... peça para a criança ler uma das páginas do livro... seguramente ela vai dizer-lhe que não há nada escrito... esta já é a deixa para você começar a apresentar-lhe a mensagem do evangelho através das cores:

PÁGINA AMARELA - nesta página apresentamos Deus... o amarelo nos lembra o sol (criação de Deus) ou o ouro (material da rua do céu onde vive Deus - ou da coroa que mostra que Ele é Rei). Sobre Deus apresentamos as três verdades básicas a respeito Dele: Deus é Criador (Gn 1:1); Deus nos ama (Jo 3:16); Deus é Santo (Hc 1:13). Pelo fato de Ele ser Santo jamais o pecado entrará no céu... é aí que viramos para a página escura.

PÁGINA ESCURA - Nos confronta com nosso problema: o pecado! A Bíblia nos diz que todos nós somos pecadores (Rm 3:23). Já nascemos com esta natureza e precisamos ser castigados por isso... o castigo é a separação eterna de Deus, a morte eterna (Rm 6:23). Mas porque Deus nos ama Ele teve um plano maravilhoso para perdoar nossos pecados. Viramos para a página vermelha.

PÁGINA VERMELHA - Nos apresenta Jesus Cristo, o Perfeito Filho de Deus que sofreu nosso castigo na cruz do Calvário. Ele morreu por nossos pecados (I Co 15:3, 4), Ele derramou seu sangue para nos dar o seu perdão (Hb 9:22). Por causa de seu sacrifício nós podemos ter nossos pecados perdoados e nos tornarmos filhos de Deus. É o que a página branca ou limpa nos apresenta.

PÁGINA BRANCA (LIMPA) - é neste momento que perguntamos à criança se ela compreendeu a mensagem do livro. Se acredita que Deus a ama, reconhece que é pecadora e aceita o fato de que Cristo morreu por ela. Nesta página leia Jo 1:12 e mostre-a que se receber a Jesus Cristo ela se tornará filho de Deus. Incentive-a a orar ou ajude-a a fazer a oração de confissão. Depois disso fale sobre o crescimento cristão apresentando a página verde.

PÁGINA VERDE - como uma pequena semente deve crescer e tornar-se uma árvore, assim somos nós quando nascemos de novo. O crescimento cristão exige alguns passos: Confissão de pecados (I Jo 1:9), oração, leitura e obediência da Palavra, frequentar uma Igreja e testemunhar de Jesus Cristo para outros.

Este é um pequeno resumo de como apresentar o evangelho usando o Livro sem Palavras. Cuide para que ao apresentar este método a história flua como se fosse uma única história... use a criatividade e se não tiver uma Bíblia para ler ao menos um versículo chave de cada página recite-os de cor... para isso: memorize os seguintes versículos:
Deus te ama (João 3:16 - somente a primeira parte - Deus amou o mundo...), Somos pecadores (Romanos 3:23), Cristo morreu por nossos pecados (I Corintios 15:3 e 4), precisamos receber a Jesus Cristo (João 1:12), devemos crescer na nova vida e tudo começa com a confissão de pecados (I João 1:9).

Vale a pena você adquirir na Loja da APEC o Livro Sem Palavras Visualizado que é uma ferramenta oportuna para evangelização em sua Classe de EBD, Culto Infantil ou até na EBF. Além da mensagem de salvação através das cores o Livro traz uma lição bíblica para cada página colorida.

nota: com relação a página escura (cor preta) há um receio por parte de alguns de que possa confundir-se com racismo... digo-lhe que primeiramente a Bíblia refere-se à nossa situação pecaminosa com o estar em "trevas" ou na "escuridão do pecado": "...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida..." João 8:12
Nunca tive nenhum problema ou objeção por nenhuma criança ao apresentar o Livro sem Palavras, mas confesso-lhes que entre os adultos quando ministro em treinamentos, sim... é aí que vemos que as Palavras de Jesus são verdadeiras: "se não nos tornarmos como crianças jamais veremos o reino dos céus..."
Um grande abraço e... mãos-a-obra!!!

2 comentários:

Debora Marques disse...

Precisamos de curso aqui na zona leste são mateus,por favor, entrar em contato deboraasbs@hotmail.com

Carmen Costa disse...

Deus seja Louvado na sua vida!