sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ORAÇÃO

“...quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda” I Timóteo 2:8

Já orou hoje? Já conversou com o Pai Celeste? Neste versículo somos desafiados pelo apóstolo Paulo a uma vida de oração.
Analisemos o versículo por partes:

...quero, pois, que os homens orem...
Devemos orar porque a oração demonstra nossa inteira dependência de Deus. Grandes homens e mulheres de Deus nos dão esse exemplo: Ana que derramou seu espírito diante de Deus; Daniel que mesmo debaixo da proibição de um decreto real não deixou a oração de lado; Jesus Cristo que jamais tomava suas
decisões sem conversar com o Pai Celeste: "...E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava..."  Marcos 1:35

...orem em todo o lugar...
Não há ritual a ser seguido, mas posso conversar com Deus em qualquer lugar e a qualquer instante! Orai sem cessar é a ordem de Paulo em I Tessalonicenses 5:17. Jonas orou no ventre do peixe; Ana orou no templo; Daniel orou em sua casa; Jesus orou no monte; o ladrão orou na cruz. Nós podemos ter a certeza de que Deus nos ouve em qualquer lugar ou momento!

...levantando mãos santas, sem ira nem contenda...
Sabe o que impede Deus de nos ouvir? Nossas iniqüidades! "...Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça..." Isaias 59:1 e 2.
Mão indica trabalho, ação! Como estão suas mãos? Que tens feito? Podes levantá-las ao céu?
A ira nos lembra coração! Que tens pensado em seu coração? Os maus desígnios nascem dentro do coração!
Contenda está ligada ao que eu falo! Tens usado sua língua para o bem?
Portanto, o primeiro passo para saber que serei ouvido é colocar minha vida em ordem com Deus. Minhas atitudes, meu proceder, meu falar!

Comece o dia da forma certa. Ore a Deus, não somente para pedir, mas também para agradecer todos os feitos de Deus em sua vida. “...antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica com ação de graças...” Filipenses 4:6

Pr. Joel Barbosa

Nenhum comentário: