quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

LIVRE-SE DO DESÂNIMO

Já vimos em uma das postagens anteriores como nos livrar da Ansiedade. Hoje veremos como aliviar de nossa alma a bagagem do Desânimo.
O dicionário define desânimo por falta de ânimo, desalento ou abatimento.
Infelizmente temos encontrado muitas pessoas neste estado dentro de nossas Igrejas. Carregam o desânimo como um pesado fardo e não conseguem livrar-se dele. Quando não cuidado e levado a sério, o desânimo pode levar a um estado "depressivo". Vamos analisar à luz da Palavra de Deus como encontrar descanso para nossas almas cansadas... como encontrar ânimo diante dos desânimos da vida!
O Salmo 23 nos diz no segundo versículo que se o Senhor é Nosso Pastor Ele "deitar-me faz em verdes pastos..."
Quais são os sintomas do desânimo?
  1. Esfriamento Espiritual - Satanás usa do desânimo como arma para trazer esfriamento espiritual. Muitas vezes diante deste falso evangelho de prosperidade pregado em nossos dias nos sentimos desanimados por ver que as coisas não são da forma como prometem... a prosperidade não é tão fácil e certa assim...
  2. Perda do primeiro amor - frios espiritualmente acabamos por perder o primeiro amor... perdemos aquele "fogo" próprio do "novo convertido".
  3. Isolamento - Quem gosta de estar ao lado de uma pessoa desanimada? A pessoa desanimada quando não busca o auto-isolamento acaba por ser isolada naturalmente pelos outros que não querem estar ao lado de uma pessoa que só vive "down"
  4. Fuga da Igreja - O resultado do isolamento é uma fuga da Igreja e do convívio com os irmãos...
Agora vamos analisar quais as causas do desânimo. Para tanto, vamos recorrer a alguns exemplos bíblicos.
  1. Inveja ou sentimento de inferioridade - "...Vendo, pois, Raquel que não dava filhos a Jacó, teve Raquel inveja de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morro..." Genesis 30:1. Vejam que o fato de ser estéril levou Raquel a invejar sua irmã a ponto de desejar a própria morte! Para muitos hoje em dia, o sucesso do outro já basta para que motivados pela inveja muitos caiam em uma situação de desânimo. Muito cuidado com a inveja!
  2. Sentimento de Incapacidade - "...eu sozinho não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim. E, se assim fazes comigo, mata-me..." Numeros 11:14 e 15. Observem que o peso da carga imposta a Moisés o leva a desejar a morte por não achar-se capaz de realizar o que tinha em suas mãos... a sua carga está pesada? Você tem se achado incapaz? Costuma dizer que "sobrou" para você? Normalmente esta situação também nos leva ao desânimo!
  3. Expectativas Frustradas - "...E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais..." I Reis 19:4. Elias após a grande vitória obtida contra os profetas de Baal e Asera talvez imaginasse que traria paz e tranquilidade para Israel e fosse reconhecido pelo Rei Acabe como profeta de Deus. Pelo contrário! Isso trouxe a ele perseguição e ameaça de morte. Suas expectativas frustradas o leva a desejar a morte! Como você reage quando seus sonhos se frustram? Cai em desânimo? Seu mundo desaba?
  4. Provações - "...Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!...Por que não morri eu desde a madre e, em saindo do ventre, não expirei?..." Jó 3:3 e 11. As provações e o sofrimento levam Jó a amaldiçoar o seu nascimento!
Agora que descobrimos as possíveis causas do desânimo, vale a pena observarmos as "fontes" do desânimo. Normalmente assumimos uma atitude de desânimo diante do que ouvimos ou vimos. Basta olhar para o evento em que os 12 espias voltam e descrevem o que viram em Israel: "...não poderemos subir..." Números 13:31 porque "...vimos ali gigantes..." Números 13:33. Diante do que viram, disseram em alta voz que não seriam capazes. Qual foi a atitude de todo o povo diante destas palavras? "...o povo chorou..." Números 14:1. O desânimo é contagioso! Muito cuidado com aquilo que você vê ou ouve! Lembram-se da fábula do sapo surdo? Inclusive criei uma versão desta fábula como história infantil que já postei no blog. Confira!
Por último, quais seriam os conselhos básicos para vencermos o desânimo?
  1. Descubra a origem - "...isto é enfermidade minha..." Salmos 77:6. Não tenha medo de confrontar-se! Peça a Deus discernimento e não hesite em assumir que o problema está em você.
  2. Reaja - "...o que fazes aqui Elias?...sai para fora..." I Reis 19:9 e 11. Fuja do isolamento! Já vimos que este é um dos sintomas do desânimo... sai pra fora!!! Sai da tua caverna!
  3. Congregue - "...não deixando a nossa congregação..." Hebreus 10:25. A Igreja, por mais "imperfeita" que possa parecer ainda é o melhor lugar do mundo. Não se afaste da comunhão!
  4. Espere em Deus - "...Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e Deus meu..." Salmos 43:5. Não espere muito dos seres humanos, mas espere tudo de Deus! Ele está diante de você lhe estendendo as mãos e disposto a renovar as tuas forças: "...Levantai ao alto os olhos e vede quem criou estas coisas, quem produz por conta o seu exército, quem a todas chama pelo seu nome; por causa da grandeza das suas forças e pela fortaleza do seu poder, nenhuma faltará. Por que, pois, dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa de largo pelo meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento. Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão..." Isaias 40:26 a 31.
Hoje você pode aliviar esta bagagem indesejada e pesada do desânimo. Lembre-se que "Se o Senhor é o Seu Pastor Ele pode te fazer deitar em verdes pastos...". Descanso para tua alma cansada!
Preguei esta mensagem em minha Igreja durante a Série Aliviando o Excesso de Bagagem. Se quiser conferir ouça abaixo.



Se você preferir, faça o download da mensagem

Que Deus te abençoe!

Um comentário:

Fernanda Costa disse...

Olá estou aqui para divulgar meu blog para garotas evangélicas peço que visitem e sigam já estou seguindo o seu ajude-me a divulgar pois estamos todos por uma causa Pregar a Palavra do Senhor

http://operfildetodacrista.blogspot.com/

Fiquem com Deus!