sexta-feira, 7 de agosto de 2015

DEVOCIONAL - Marcos 1:14 a 22

Já vimos sobre a humildade de João ao reconhecer que o Messias era quem devia crescer e que ele cada vez mais deveria diminuir. João administrou muito bem a "sedução" do poder; as multidões vinham até ele, mas ele sabia muito bem que seu papel era transferir a Jesus o louvor e a Glória. Já aprendemos com Jesus que mesmo sendo o Filho de Deus, o Deus Filho, não se envaideceu, mas sujeitou-se a viver uma vida como homem, obedecendo em tudo ao seu Pai recebendo Dele o reconhecimento: "...Tu és o meu Filho amado, em quem me comprazo..." (Marcos 1:11).
A partir do verso 14 Cristo dá início ao seu ministério público pregando o Evangelho do Reino que consiste em:

1 - Arrependimento e Fé - "...Arrependei-vos e crede no evangelho..." (Marcos 1:15) - arrependimento e fé; fé e arrependimento! Não entrarei na discussão se tenho que me arrepender para ter fé ou se tenho que ter fé para que eu me arrependa, mas uma coisa é certa, preciso tanto de um como de outro! É por essa e por outras que devemos abominar qualquer tipo de "evangelho" que apresente uma fé sem necessidade de arrependimento. Muitos hoje, por conveniência, para não dizer, por conivência, se escondem atrás de uma mensagem "light" de amor, de venha como estás, o Senhor te recebe como tu és, mas se "esquecem" de apresentar o "vai e não peques mais"; omitem o fato de que "...aquele que está em Cristo é uma nova criatura..." (II Coríntios 5:17). Ninguém que se achega a Cristo, permanece como está, mas apresenta mudança de vida!

2 - Confiança em seu cuidado - "...E, deixando logo as suas redes, o seguiram..." (Marcos 1:18) - Outra mudança que a fé salvadora em Jesus Cristo promove, é o fato de que somos levados a uma confiança irrestrita em seu cuidado. Não que estejamos isentos de dúvidas ou ansiedades, mas temos a plena convicção por Sua Palavra de que "...O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus..." (Filipenses 4:19). As redes para aqueles pescadores significavam seus negócios, seu ganha pão! Mas quando são convidados pelo Mestre não hesitam em deixar as redes; eles tinham a certeza de que Cristo supriria suas necessidades! Jamais nossa carreira ou nossos negócios podem ser impedimento para que sigamos o Mestre.

3 - Confiança em seu amparo - "...E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os empregados, foram após ele..." (Marcos 1:20) - A fé salvadora também nos impulsiona a buscar Nele o amparo, o socorro e a amizade. Da mesma forma que nossos negócios não podem ser um impedimento para que firmemos um compromisso com Jesus, nossa família ou amigos não podem se transformar em uma barreira para que nos acheguemos a Ele: "...Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna..." (Marcos 10:29 e 30). Lemos o relato bíblico acerca de muitos principais das sinagogas que não confessavam a Jesus para não perderem seu círculo de amizades: "...Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus..." (João 12:42 e 43). Portanto, a fé salvadora é aquela que nos leva ao arrependimento e a confiança em seu cuidado e em seu amparo.

Oração: Bondoso Deus, sonda-me e me revele se há algum caminho mau em meu coração;  leva-me a um arrependimento genuíno pois quero depositar minha confiança irrestrita em seu cuidado e em seu amparo. No nome Santo de seu Filho que levou sobre si os meus pecados, Amém!

Pr. Joel Barbosa

Nenhum comentário: