sábado, 21 de abril de 2012

O CEGO BARTIMEU

Esta semana, durante minha aula de (TGD) Teoria Geral do Direito, lembrei-me de um fato bíblico narrado no evangelho de Marcos.
Durante a aula, fomos confrontados com os tipos de Normas e foram-nos explanadas as Normas de caráter Proibitivo, usando como exemplo o Artigo 228 de nosso Código Civil em seu inciso III, onde: "...não podem ser admitidos como testemunhas os cegos e surdos, quando a ciência do fato que se quer provar dependa dos sentidos que lhe faltam..."
Em Marcos 10:46 a 52 podemos ver o relato da cura do cego Bartimeu. Cura que foi possível porque este homem cego jamais havia "visto" Jesus, nem sequer "visto" nenhum de seus milagres mas podia ser testemunha dos fatos porque "ouviu" falar de Jesus....
"ouviu" acerca de seus milagres... "ouviu" acerca de sua divindade!
Seus ouvidos eram para ele seus olhos!
Tudo começa no versículo 46 com o fato de que Bartimeu, o cego, estava assentado junto do caminho, mendigando. Que caminho era este? Era o caminho por onde Jesus passaria rumo a Jerusalém...
Vemos em Marcos 10:1 que Jesus e seus discípulos haviam ido para os termos dalém do Jordão: "...E, levantando-se dali, foi para os termos da Judéia, além do Jordão, e a multidão se reuniu em torno dele; e tornou a ensiná-los, como tinha por costume..." e agora voltavam rumo a Jerusalém: "...E iam no caminho, subindo para Jerusalém..." Marcos 10:32. Jesus entra em Jericó e ao sair da cidade, com seus discípulos, encontram Bartimeu à beira do caminho.
É notório, no relato, que Bartimeu possuía dois problemas: a cegueira e a mendigação!
Não podemos nos esquecer de que as pessoas que possuíam uma deficiência física sofriam preconceito e discriminação na sociedade judaica; basta lembrarmos da cura do outro cego de nascença citada em João 9:2 quando os discípulos indagaram a Jesus: "...quem pecou, este ou seus , para que nascesse cego?..."
Bartimeu tinha uma companheira inseparável: a sua capa! Capa que o acompanhava pelas estradas empoeiradas... capa que o protegia durante as frias noites de inverno... capa que seguramente o identificava com o seu estado de profunda miséria!
No versículo 47 de Marcos 10 notamos que no momento em que Jesus passava, Bartimeu começou a clamar: "....Jesus, filho de Davi tem misericórdia de mim..."... como ele soube que era Jesus quem passava? O texto diz que "ouvindo"... isso mesmo... seus ouvidos entram em ação! Ele nunca fora testemunha ocular... jamais pudera testemunhar algo que vira, mas podia sim testemunhar daquilo que ouvira! E ele não pensa duas vezes em "clamar": "...Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes..." Jeremias 33:3. O que mais me chama a atenção neste clamor é o fato de que ele reconhece em Jesus sua linhagem real... ele reconhece que Jesus era da descendência de Davi, portanto, legítimo herdeiro do trono... ele reconhece em Jesus o seu direito de Rei... ele reconhece em Jesus a sua "unção": Jesus é o Messias, o Ungido de Deus!
Mas, não era simplesmente um reconhecimento de que diante dele estava uma "autoridade" mas ele sabia que como Messias, Jesus teria poder para fazer muito mais além do que simplesmente um monarca. Se o conhecimento que Bartimeu tinha de Jesus se limitasse a reconhecê-lo somente como uma "autoridade" humana, que será que Bartimeu pediria a uma autoridade? Uma casa? Um emprego? Uma "cesta básica"? Um cargo público? Mas note que quando Jesus lhe pergunta: "...E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça?..." Marcos 10:51a. ele responde instantaneamente: "...E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista..." Marcos 10:51b.
Ele pede visão! Que uma autoridade humana poderia responder a ele? A ciência já estava evoluída a ponto de colocá-lo em uma fila para receber um transplante? É claro que Bartimeu tinha a certeza de que estava diante do filho de Deus e que sua cura seria realizada, que sua inseparável companheira já havia sido abandonada "...E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus..." Marcos 10:50. Era como se ele dissesse: "Muito obrigado minha amiga, mas não precisarei mais de você... voltarei curado!"
Que recebeu Bartimeu de Jesus? Não somente a cura "física", mas a cura "espiritual""...E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu..." Marcos 10:52
A gratidão foi imensa que diante de tão grande benção não restava a Bartimeu nada mais do que segui-lo: "...e seguiu a Jesus pelo caminho..." Marcos 10:52.
A máxima que diz  "...o que os olhos não vêem o coração não sente..." para Bartimeu era "...o que os ouvidos não ouvem o coração não sente...". Bartimeu nos dá a tremenda lição de que "...a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus..." Romanos 10:17.

Que Deus te abençoe!

3 comentários:

Diaconisa Dalva Coutinho disse...

O que mais me chama a atenção é que Bartimeu não desistiu , frente as dificuldades de obter a benção. Linda postagem . Parabens . Estou lhe seguindo professor . Gostaria de vê-lo no meu blog. Abraços

Irismar disse...

Olá Pastor Joel a paz do Senhor Jesus! Li a sua postagem sobre o CEGO BARTIMEU fico analisando sobre o seu comentário a respeito do artigo 228 do código civil inciso III de que os cegos e surdos não podem ser admitidos como testemunhas. Como hoje vivemos debaixo de leis que tudo é preconceito, vejo uma contradição nesse artigo.Lhe admiro muito e o seu blog é rico em ensinamentos e esclarecimentos Um abraço

Joel Barbosa disse...

Olá Irismar... louvado seja Deus!
A questão do artigo 228 em pauta, na realidade impede tanto cegos como surdos de serem testemunhas de um fato que dependa dos sentidos que lhe faltam... por exemplo, um cego não pode testemunhar um fato que "viu" ou um surdo ser testemunha de um fato que "ouviu"... agora o contrário é plenamente aceito... um cego pode testemunhar do que "ouviu" e um surdo do que "viu"... que Deus continue nos abençoando e usando para a sua Glória!