terça-feira, 19 de abril de 2011

FILIPE... UM HOMEM SINTONIZADO COM DEUS!

Não temos muita informação sobre a vida de Filipe, mas o pouco que temos nos dá um maravilhoso panorama do caráter deste servo de Deus!
Escolhido como um dos sete primeiros diáconos da Igreja ele preenchia os pré-requisitos para esta "função": "...Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria...  e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia..." Atos 6:3 e 5.
A decisão de agregar ao ministério apostólico o ministério dos diáconos trouxe resultados imediatos à Igreja: "...E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e
grande parte dos sacerdotes obedecia à fé..." Atos 6:7
Ao mesmo tempo em que o sucesso da Igreja era notável levantou-se de forma inversamente proporcional tremenda perseguição contra a Igreja a ponto de tirarem a vida de Estêvão: "...E apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu..." Atos 7:59 e 60.
Esta perseguição contribuiu para que muitos fossem dispersos pela Judéia e Samaria "...E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e da Samaria..." Atos 8:1. Entre estes dispersos estava Filipe "...Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra. E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo..." Atos 8:4 e 5.
É aí que começa a saga de Filipe como evangelista e mestre!
Em Samaria o sucesso foi imediato "...E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia... E havia grande alegria naquela cidade..." Atos 8:6 e 8.
Qual de nós não gostaria de ter um ministério profícuo como o de Filipe?
Quantos de nós não sonhamos em "pregar" para multidões?
Mas o que me chama a atenção é que este homem, aparentemente realizado em sua tarefa, não se ensoberbeceu, mas continuou sendo um homem sensível ao Espírito Santo. O sucesso não ofuscou e nem tirou dele a sensibilidade e a determinação de continuar obedecendo a Deus mesmo que isto lhe custasse "abandonar" ainda que provisoriamente o seu aparente sucesso "...E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto..." Atos 8:26.
Mas, o que Deus queria dele?
Qual a obra que Deus tinha reservado para ele?
Pregar não para as multidões, mas para UM... isso mesmo: UM!
Qual seria a nossa reação diante de uma circunstância como esta?
Estaríamos dispostos a abandonar as multidões para dedicar-se unica e tão somente a UM?
Será que aceitaríamos sair dos "holofotes" e ir para os bastidores?
A Bíblia nos diz qual foi a reação de Filipe "...E levantou-se e foi..." Atos 8:27
Ele não relutou... ele obedeceu!
Quantos hoje nas Igrejas almejam somente "grandes" ministérios... chegam ao ponto de "desejarem" o sucesso e a realização de outros...
Ah! se eu tivesse a "classe" de fulano... ah! se o pastor me desse "tal" ministério...
Mas quando deparam-se com UM acham pouco!
Eu não vou perder tempo com UM... seria melhor acabar com esta classe! Para que continuar insistindo? É só UM aluno!
Hoje Deus quer nos ensinar que devemos dedicar a este UM como se fosse uma multidão!
Nós não sabemos qual será o resultado do trabalho com este UM!
primeira classe de D.L.Moody
A biografia de D.L.Moody conta que certo dia ele pediu ao seu pastor que queria ser professor da Escola Bíblica. O pastor lhe respondeu: “Há dezesseis professores e somente doze alunos, mas o senhor poderá ensinar a todos os alunos que conseguir trazer à escola... e entregou-lhe uma classe vazia”. Para grande surpresa de todos, no domingo seguinte, Moody levou consigo dezoito meninos de rua, sem chapéu, descalços e de roupas sujas, para ensinar. E continuou a levar cada vez mais. Antes que terminasse o ano, seiscentos alunos em média assistiam à Escola Dominical, depois a assistência subiu para mil alunos e às vezes chegava a 1.500! 
Tudo começou com uma classe vazia até que ele tivesse multidões!
Filipe teve uma tarefa parecida... recebeu de Deus a incumbência de dedicar-se a UM. E ele dedicou-se a este homem que nós nem sequer sabemos seu nome e ensinou a ele como nunca ensinara a nenhum de seus alunos! 
Interessante ver que o eunuco voltava de Jerusalém, o centro da religião e dos estudiosos, mas voltava vazio sem entender nada "...E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração, regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías... E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar?..." Atos 8:27 a 31. 
Que triste realidade... voltava da "Igreja" mas voltava vazio!
Filipe gastou tempo com ele e fez uma completa explanação do evangelho "...Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus..." Atos 8:35
A explanação foi tão completa que o eunuco entendeu até que precisaria ser batizado em cumprimento a ordenança de Jesus "...E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou..." Atos 8:38. Após isto, o eunuco seguiu pelo caminho "...e, jubiloso, continuou o seu caminho..." Atos 8:39.
Qual o resultado deste ato de Filipe?
Seguramente podemos afirmar que este homem, superintendente da rainha Candace foi o primeiro cristão a propagar o Evangelho em seu país! Filipe dedicou-se a UM que voltando para sua terra espalhou a Palavra a "tantos" outros!
Pregue, meu amado!
Aproveite as oportunidades... não se queixe se Deus colocou diante de você uma classe com UM aluno... Dedique-se...
Ensine como se fosse a uma multidão!
Sabe-se lá se este UM não será um grande homem de Deus que multiplicará seus esforços... não faça acepção de pessoas! Seja sensível ao Espírito Santo de Deus! Quem sabe amanhã Deus não lhe dará uma "multidão"?

Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário: