sexta-feira, 15 de outubro de 2010

REFLEXÕES... SALMO 4

"...em paz também me deitarei e dormirei, porque só Tu, Senhor, me fazes habitar em segurança..."
Diferente do Salmo 3 que era usado como um hino a ser entoado pelas manhãs, pois Davi afirma que deitou, dormiu e acordou, o Salmo 4 é classificado como um Hino da Tarde pois Davi diz que deitará e dormirá...

A oração (v.1):
Davi inicia o Salmo clamando a Deus e apoiando-se não em si mesmo, mas no caráter de Deus: Justo e Misericordioso! A sua experiência com Deus lhe dava a convicção de que Deus o ouviria até porque ele mesmo afirma que em outra ocasião de angústia o Senhor lhe dera "largueza" ou alívio: "...na minha angústia me deste largueza..."!

Exortação aos ímpios (v.2 a 5):
Em contrapartida, os "filhos dos homens" ou "varões poderosos" confiam em sua própria força ou vaidade buscando mentiras; ultrajam a glória de Deus transformando-a em infâmia. Davi lembra-lhes que o Senhor conhece aqueles que são seus e lhe pertencem! A estes o Senhor garante atenção às suas orações! Os ímpios deveriam refletir sobre isto em suas camas... e oferecer a Deus obediência e justiça: "...oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor...".

A Confiança e a Paz que somente Deus dá (v.6 a 8)
A comunhão com Deus excede a qualquer gozo ou alegria proveniente de bens materiais ou outras fontes que não sejam o próprio Deus: "...puseste alegria no meu coração mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho...".
O resultado de uma vida de comunhão somente poderia ser paz e confiança "...em paz também me deitarei e dormirei..." diferente do ímpio e do soberbo que deita-se e não tem paz, mas perturbação "...perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos..." (v.4)

Em quem você tem posto a sua confiança? Como é bom confiar no Senhor e saber que "o Senhor separou para si aquele que lhe é querido..." por isso "...o Senhor ouvirá quando eu clamar a Ele..." (v.3)

Obrigado Senhor porque olhaste para nós e nos tomaste como seus "queridos"...

Nenhum comentário: