terça-feira, 21 de setembro de 2010

REFLEXÕES... SALMO 2


"...Por que se amotinam as nações, e os povos imaginam coisas vãs?"

Este é um daqueles Salmos classificados como Messianicos, ou seja, o escritor inspirado por Deus refere-se ao Rei dos Reis, ao Nosso Salvador Jesus Cristo. Não há a identificação de sua autoria diretamente no Salmo, mas temos a referência de Davi como sendo o autor em Atos 2:25 quando Pedro e João identificam estas palavras como sido proferidas por Davi e cumpridas em Jesus.
O Salmo trata da rebelião contra o Ungido "...os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o SENHOR e contra o seu ungido..." (v.2); a consequencia de rebelar-se contra Ele: "...Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles... Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro..." (v.3 e 9); da oportunidade de arrependimento: "...Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra..." (v.10) e da benção daqueles que se refugiam no Messias: "...Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam..." (v.12)

Ao ser humano somente cabe-lhe duas posições diante de Jesus: ou o aceita como Salvador ou o terá como Juiz...
Warren Wiersbe conta em seu livro "Descúbrete a ti mismo en los Salmos" que em uma cidade fronteiriça, um cavalo desgovernou-se e saiu em disparada puxando a carroça onde estava um bebê. Vendo que a criança corria perigo, um jovem arriscou sua vida para deter o cavalo. O tempo passou e a criança cresceu tornando-se um delinquente e teve que apresentar-se diante do juiz para receber a sentença por um grave crime cometido. O preso reconheceu o juiz como sendo o homem que anos passados havia salvado sua vida e apelou para este fato suplicando a graça do juiz. Porém, as palavras do juiz foram silenciadoras ao dizer: "jovem, naquela ocasião eu fui teu salvador, porém agora sou o teu juiz e condeno-te a ser enforcado..."
Hoje temos a oportunidade de reconhecê-lo como o Salvador que não somente arriscou sua vida, mas a entregou por nós na cruz do Calvário. Se não o reconhecermos HOJE como o Ungido e o Salvador, teremos que encará-lo no futuro como Juiz. Não há meio termo. Jesus disse: "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha" (Mateus 12:30).
Por isso, reflitamos nas palavras finais deste Salmo: "Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos com tremor. Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam"

Que a Graça de Deus esteja sobre ti...
Pr Joel Barbosa

Nenhum comentário: