segunda-feira, 16 de agosto de 2010

INFLUENCIANDO VIDAS ATRAVÉS DO PERDÃO

Como havia dito na postagem anterior, tive a responsabilidade de ministrar sobre perdão em um Encontro de Senhoras e quero te disponibilizar o esboço da mensagem e o áudio também... espero que te seja útil!



INFLUENCIANDO VIDAS ATRAVÉS DO MEU CARÁTER

Caráter: conjunto de qualidades boas ou más de um indivíduo que lhe determinam a conduta moral... temperamento...
Biblicamente significa compreender o meu chamado e ter a disposição de ficar focado neste chamado.
Qual é o nosso chamado? Nós fomos criados a IMAGEM e SEMELHANÇA de Deus, portanto temos a capacidade dada por Deus para refletir o caráter de Deus, ou seja, suas qualidades... seus atributos Morais.
O que Deus espera de seus filhos? O tipo de caráter desejado por Deus está claro em duas passagens bíblicas. Uma no Velho e outra no Novo Testamento:
Salmos 15 – sinceridade...pratica justiça... fala de coração... não difama... não faz mal... não aceita calúnia... mesmo que jure não muda...
Mateus 5 – humildes... choram... mansos... justos... misericordiosos... limpos de coração... pacificadores... perdoadores...

Focaremos agora em uma das facetas de nosso caráter cristão que deve ser clara em nossas vidas:

PERDÃO - Colossenses 3:8 a 14

Perdão = remissão de pena, indulto, desculpa... liberação ou cancelamento de uma obrigação
"O perdão é a remissão de uma punição merecida."  Palavras de Sêneca, filósofo romano irmão de Gálio o proconsul que se encontrou com Paulo.
Biblicamente é o cancelamento de uma dívida que seria impagável...
Nossos pecados faziam separação entre nós e DEUS – Isaias 59 e Romanos 3:23
Colossenses 2:13 e 14 – perdoando-vos de TODAS as ofensas... riscou a cédula (o escrito) que era contra nós CRAVANDO-A NA CRUZ
Romanos 5:8 a 11 - Quando somos perdoados, somos RECONCILIADOS - Isto é possível porque PERDOAR é o ato em que o OFENDIDO livra o OFENSOR de seu pecado e culpa.
DEUS ESTÁ SEMPRE PRONTO A PERDOAR – Salmos 86:5 “Tu Senhor és bom e PRONTO a perdoar...abundante em benignidade...”
DEUS AFASTA DE NÓS AS TRANSGRESSÕES – Salmos 103:11, 12 “quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia... quanto está longe o ocidente do ocidente assim afasta de nós as nossas transgressões...”
PERDÃO É ESSENCIAL PARA QUE VIVAMOS O EVANGELHO NA ÍNTEGRA – Marcos Aurélio Melo

O QUE NÃO É PERDÃO...

ESQUECER OU NEGAR A OFENSA – ignorar como se nada houvesse ocorrido... desta feita incentivamos o ofensor a continuar em seu erro... o fato de esquecer não está ligado a apagar da memória, mas sim deixar de considerar o outro com desprezo ou ressentimento
FINGIR PARA MANTER APARÊNCIA – aquela encenação de quando éramos crianças: “diga que está arrependido”... “peça desculpas ao seu amiguinho...” – recriminamos atos e comportamentos e não as intenções do coração (Tedd Tripp)
Normalmente esta encenação nos acompanha em nossa idade adulta

PERDOAR NÃO É IGNORAR A OFENSA E FINGIR QUE NADA ACONTECEU, MAS DAR A OPORTUNIDADE QUE UMA NOVA HISTÓRIA SEJA ESCRITA ENTRE OFENSOR E OFENDIDO.

PASSOS PARA O PERDÃO
Reconheça que...

1. Ato de obediência – Colossenses 3:13 - “... assim como Cristo vos perdoou...assim fazei...”
2. Ato de reciprocidade – Mateus 6:14 e 15 – “se perdoardes aos homens suas ofensas... vosso Pai vos perdoará... se não perdoardes aos homens... também vosso Pai não vos perdoará...”
3. Ato de sinceridade – Mateus 18:35 - “...se do coração não perdoardes cada um a seu irmão as suas ofensas...”
4. O direito de vingança pertence a Deus – Romanos 12:17 e 19 – “...minha é a vingança, eu recompensarei, diz o Senhor...”
5. O mal tem que ser vencido com o bem – Romanos 12:21

É aí que entra a história de Jim e Elizabeth Elliot... um exemplo de perdão...

Que Deus nos capacite a perdoar!

Nenhum comentário: