quarta-feira, 24 de março de 2010

UM POUCO DE GEOGRAFIA BÍBLICA...

Em 2003 recebi do Pastor Marcelo França, na época diretor acadêmico do IBM (Instituto Batista Missionário) o convite para ministrar a disciplina de Geografia Bíblica. Orei e aceitei o convite, que por sinal era um de meus objetivos: ser professor desta Instituição... preparei-me para tal; pesquisei a matéria e elaborei uma apostila com todo o conteúdo...
Desde então, sonhava com a oportunidade de confirmar cada uma das informações contidas na apostila "in loco"... pois é... Deus acaba de conceder-me um dos maiores sonhos de minha vida: conhecer a Terra Santa!
Deus usou um "amigo mais chegado que um irmão" como veículo desta benção... não teria condições financeiras para ir, mas somente sei que Deus está me levando... no próximo dia 30 de abril estaremos partindo em um roteiro que inclui Roma (com direito a visitar o Coliseu e o Vaticano), Israel e Egito... Por isso , quero iniciar algumas postagens sobre este assunto: Geografia Bíblica!

Introdução: Israel é um dos menores países do mundo, menor até que Sergipe, o nosso menor estado.

Para cruzarmos Israel de leste a oeste percorremos 135 km e de norte a sul 470 km.

Em Israel, Geografia e História estão intrínsecamente ligadas pois não há como estudarmos Geografia sem estudarmos História e vice-versa... quando lembramos de um acidente geográfico já relacionamos com um fato histórico... o que você se lembra quando vê alguns dos acidentes geográficos abaixo?

Mar da Galiléia

Rio Jordão

Mar Vermelho

Monte Sinai...

Lembrou-se da pesca maravilhosa? Da cura de Naamã? Da travessia do povo hebreu? Da entrega dos dez mandamentos?
Por isso que é importante o estudo de geografia bíblica porque estudando Geografia acabamos estudando e nos aprofundando em História Bíblica. Conhecemos as diferentes áreas da Terra relacionadas com as Sagradas Escrituras e descrevendo e delimitando os eventos sagrados, a Geografia Bíblica dá mais consistência e autenticidade aos relatos bíblicos...
Lembre-se de que:
A Bíblia não é um livro de Ciência mas quando fala de Ciência não erra;
A Bíblia não é um livro de Medicina mas quando fala de Medicina não erra e,
A Bíblia não é um livro de Geografia mas quando fala de Geografia não erra...

Quer alguns exemplos?
Vejamos alguns dados de Ciências na Bíblia:
"Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas" (Jó 28:25)
Esta verdade científica de que o ar tem peso somente foi confirmada em 1643 por Torricelli... A Bíblia já afirmava isto há mais de 1000 anos a.C.
"O norte estende sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada" (Jó 26:7)
O fato de que a terra está suspensa foi comprovado por Newton no século 17
"Ele é o que está assentado sobre o globo da terra..." (Isaias 40:22)
A “Redondeza” da Terra foi sugerida por Erastóstenes por volta do século III a.C e comprovado por Copérnico em 1600 d.C.

Agora vejamos alguns dados de medicina na Bíblia:
"Também terás um lugar fora do arraial; e ali sairás fora; E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado fora, então com ela cavarás, e, virando-te, cobrirás aquilo que saiu de ti." (Dt 23:12, 13)
Isso mesmo! Que grande dica de higiene sanitária... enquanto na Idade Média muitos foram dizimados por doenças provenientes da contaminação dos esgotos que corriam a céu aberto, Deus há milhares de anos passados já orientava Moisés com relação a copiarem os "gatos" enterrando suas necessidades... e fora do arraial!

"E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras" (At 7:22)
Este versículo me chama a atenção porque Moisés cresceu no Egito, foi instruído em toda a sabedoria deles que eram avançadíssimos em matéria de medicina, mas que davam as suas "bolas fora" em se tratando de receitas milagrosas contidas no "Livro dos Mortos" que era o grande "best seller" em matéria de medicina. Veja, por exemplo, uma receita medicinal contida no Livro dos Mortos do Egito para dor de cabeça: "mistura de gordura de crocodilo, sêmen e fezes dissolvidas em urina". Alguém se atreve a utilizar esta dica medicinal? Por isso que a Bíblia não erra mesmo em se tratando de assuntos medicinais pois Moisés jamais incluiu no relato bíblico qualquer informação que mais tarde pudesse ser motivo de "chacota"!!!

Vejamos, agora, algumas informações geográficas contidas na Bíblia:
"Digo-vos que, naquela noite, estarão dois numa cama; um será tomado, o outro será deixado; Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, a outra será deixada; Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado." (Lc 17:34 a 36) Você consegue enxergar uma informação "subliminar" neste texto? Ele nos fala de fuso horário! Quando Cristo voltar será dia em alguns lugares (campo), tarde em outros (moendo) e noite em outros (dormindo)... Tremendo, não?!
"E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca. E assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra..." (Gn. 1:9)
A Bíblia fala da PORÇÃO SECA... isso mesmo, singular! Uma enorme sugestão sobre a PANGEA


Sem sombra de dúvidas, podemos crer no relato Bíblico... não somente porque a ciência comprova, mas pela fé em Jesus Cristo e na inerrância de Sua Palavra...

não percam a próxima postagem...

Nenhum comentário: