quinta-feira, 11 de março de 2010

O SEGREDO DE UMA VIDA VITORIOSA

"...Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores..." Salmo 1:1

Todos vivem neste mundo com a intenção de serem vitoriosos em todas as áreas da vida: negócios, estudos, casamento, esportes como também na vida cristã. A Bíblia compara a nossa vida com uma corrida: "...Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar..." I Coríntios 9:24-26. Um corredor precisa abster-se de muitas coisas se quiser a vitória. Nós na nossa corrida cristã também. A Bíblia nos dá a receita para uma vida feliz, o segredo de uma vida vitoriosa: “Bem-aventurado, Feliz é o homem que segue a receita bíblica para uma vida vitoriosa.

PARA SER UM VENCEDOR É PRECISO TER:

1. DETERMINAÇÃO (v.1)

Determinar não é somente dizer: Eu vou ganhar, mas é necessário correr, se esforçar. Determinação exige AÇÃO! O corredor que almeja a vitória tem que estar determinado, olhar para o alvo e não desviar a atenção:
  • Não andar segundo o conselho dos ímpios, ou seja, não desviar o olhar
É necessário desviar-se de tudo que possa tirar a nossa concentração. Não devemos em nossa corrida espiritual deixar que os conselhos dos ímpios nos desviem de nosso ideal. Olhando para Jesus, autor e consumador de nossa fé (Hebreus 12:2) Judas é um exemplo claro do perigo que é ouvir o conselho dos ímpios

  • Não deter-se no caminho dos pecadores, isto é, não parar
Imagine o corredor, no meio da corrida parando! Se nós pararmos perdemos tempo e outros passam à nossa frente. Não paremos durante a corrida. Jesus já nos adverte em sua Palavra: Lembrai-vos da Mulher de Ló. Ela parou e olhou para trás (Gn 19:17 e 28)

  • Não assentar-se na roda dos escarnecedores . Não desistir !!!
Se nós paramos, acabamos nos assentando! Aí é pior, nós perdemos a corrida. Lembremos da história da lebre e a tartaruga! Pedro na fogueira, parou e se assentou. Como resultado negou Jesus!

2. BOA ALIMENTAÇÃO (v.2)

Se nós queremos ser vencedores na corrida e alcançarmos o prêmio, saibamos que atrás de um bom corredor, está uma boa dieta!
  • Ter prazer na lei do Senhor – precisamos buscar alimentação de primeira qualidade. Nossa alimentação deve ser a Palavra de Deus. A Lei do Senhor é perfeita...são mais desejáveis que mel...(Salmo 19:7-10)
  • Meditar de dia e de noite – nos alimentarmos de dia (café da manhã e almoço) e nos alimentarmos de noite (jantar). Devemos desejar a Palavra como o bebê deseja o leite (I Pedro 2:1,2). Guardo a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti (Sl 119:11)
Será que verdadeiramente estamos tendo prazer em nos alimentarmos da Palavra?

3. PRÊMIO (v.3-6)

O corredor corre para alcançar um prêmio corruptível, nós porém, um incorruptível. Seguindo esta receita vitoriosa, nós podemos ter a certeza de alcançarmos o prêmio Divino da Bem-aventurança, o prêmio de uma vida vitoriosa com Jesus.

  • Pois seremos como árvore plantada junto a ribeiros de água e daremos fruto – Uma das coisas que o corredor mais perde durante a corrida é líquido, água! Seguindo a receita da vida vitoriosa nós temos garantia de hidratação constante. Quem crê em mim rios de água viva correrão de seu ventre (João 7:38)
  • Nossas folhas não caem – Deus cuida de nós e nos fortalece. Os que confiam no Senhor renovam as suas forças (Isaias 40:31)
  • Tudo que fizermos prosperará – Temos certeza de prosperidade em todas as áreas de nossa vida. Somos benção para o mundo. (Gen 39:3 – Tudo que José fazia prosperava...)
Conclusão: Bem aventurados, Felizes somos se confiarmos em Jesus de todo nosso coração. Maior é o que está em nós, do que o que está no mundo (I Jo 4:4). Nossa vitória é garantida. Seguindo estes conselhos, temos a certeza de que receberemos no fim da nossa corrida nesta vida, o maior prêmio, que é nossa coroa incorruptível: a comunhão eterna com Deus e com os santos, livres de todo o mal e separados de Satanás e de todos aqueles que rejeitaram ao Senhor Jesus.

Nenhum comentário: