terça-feira, 21 de julho de 2009

O SANGUE DE JESUS NOS PURIFICA...

Na última aula do semestre passado em nosso treinamento para professores evangelistas de crianças ensinei para meus alunos como fazer uma "experiência" para exemplificar o perdão de nossos pecados pelo sangue de Jesus Cristo: "...se andarmos na luz... o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado..." (I João 1:7)
Você precisará dos seguintes ingredientes:
  • 2 copos transparentes
  • água
  • tintura de iodo
  • vinagre claro
  • cloro (água sanitária)
  • bicarbonato de sódio

Em um dos copos você colocará água e no outro copo uma mistura de duas partes de vinagre para uma parte de água. Como o vinagre é claro, a criança observará e não verá diferença...

O pecado será exemplificado pelo iodo... a medida que você coloca iodo nos dois copos a mistura se escurecerá... dê exemplos de pecados que vão "escurecendo", "manchando" ou "sujando" nosso coração. Os dois copos significam nosso coração quando pecamos.
Agora vamos exemplificar a diferença das duas crianças (copos) quando uma aceita a Jesus Cristo como Salvador e a outra não.
Você irá despejando aos poucos no copo com ÁGUA o cloro que irá gradativamente "branqueando" a água a ponto de ficar "limpa".
O outro copo com ÁGUA e VINAGRE você não colocará cloro pois esta vida é de uma criança que não recebe a Jesus Cristo e continua com o coração "SUJO".
Esta já seria a primeira lição objetiva... temos que confessar nossos pecados a Jesus se quisermos ter o nosso coração limpo.

Em seguida você pode começar uma segunda lição objetiva sobre como reagimos diante das tentações.
A tentação será exemplificada pelo bicarbonato de sódio. Quando despejamos o bicarbonato no copo "limpo" nada ocorre, mas quando despejamos o bicarbonato no copo "sujo" com vinagre e iodo ele vai ferver a ponto de transbordar.
Você pode instruir a criança para o fato de que o copo limpo é aquele que está em comunhão com Deus através de uma vida de oração, estudo da Palavra e confissão de pecados. O copo sujo é aquela criança que não tem buscado a comunhão com Deus pois não ora, não lê a Palavra e não confessa seus pecados.

Abaixo tem um pequeno vídeo com a apresentação... faça esta experiência e de uma forma objetiva ensine suas crianças sobre a importância de confessarmos nossos pecados.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Joel, muito boa essa experiência. Vou sugerir para uma aula da nossa EBD.