sábado, 21 de janeiro de 2017

EPÍSTOLA DE TIAGO (02) - ENFRENTANDO PROVAÇÕES

"...Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam..." Tiago 1:12
No último "post" estudamos os três "P" das provações. Se você não leu, basta clicar no link a seguir: Enfrentando Provações 01
Observamos que enfrentar Provações gera em nós Paciência ou Perseverança necessária para que atinjamos a Perfeição ou Aperfeiçoamento para que  quando cheguemos ao Porto Seguro de nossa caminhada recebamos o Prêmio ou Coroa, reservado aos "Perfeitos" que enfrentaram as "Provas" com "Paciência"
Hoje nos depararemos com os três "S" que servem como direcionador para que possamos atingir os três "P", ou seja, se queres alcançar os "P", necessariamente terás que apossar-se dos "S". 

Vamos lá então, descobrir quais são os três "S".
Não quero ser simplista demais em dizer que diante das tribulações, tão somente devemos ter paciência como que, se em um estalar de dedos, essa virtude brotasse em nosso coração. Basta trazer experiências do cotidiano para que reconheçamos que não é nada fácil exercitar a paciência; imagine você parado naquela "fila indiana" debaixo de um calor intenso e já de cabeça quente quando observa o "espertinho" cortando todo mundo pela direita e desejando entrar exatamente na sua frente... como você age? Abre um sorriso e diz: pode entrar abençoado? Ou será que nesse instante o sangue ferve? É... não é fácil!!! Por isso necessitamos dos três "S", imprescindíveis para que com Paciência, sejamos Perfeitos e habilitados a receber o Prêmio.
O primeiro "S" é:

Sabedoria - sim, sabedoria que transcende a inteligência. Sabedoria que tem como fonte o temor do Senhor, princípio de todo o saber. Tiago nos diz que "...se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada..." Tiago 1:5. Lembram-se de Salomão que podia pedir o que quisesse e ao invés de riquezas e posições pediu sabedoria? Por isso, no exemplo simples do cotidiano descrito acima, um provérbio oriental expressa exatamente a sabedoria bíblica: "...O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute...". O próprio Tiago diz que "...Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar..." Tiago 1:19
Sendo assim, temos que pedir, orar, rogar ao Pai Celeste que nos dê Sabedoria para saber como lidar diante das provas e enfrentá-las com paciência. No entanto, devo pedir com...

Segurança - isso indica Fé, Confiança, Convicção de que o Senhor nos ouve; não adianta pedir com dúvida: "...Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa..." Tiago 1:6 e 7. Mas lembre-se de que para que tenhamos Segurança de que Ele nos ouve necessitamos estar convictos de que não há impedimentos para que Ele nos ouça; isso exige de nós...

Sinceridade - "...O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos..." Tiago 1:8. Não podemos ser vacilantes, inconstantes, um pé dentro e outro fora, mornos, mas andarmos em sinceridade de vida! De nada adianta vivermos uma vida camuflada e esperarmos que o Senhor nos ouça em nosso pedido de Sabedoria pois isso não nos passa Segurança. Às vezes estamos vivendo em pecado contumaz e não confessado e esperamos que o Senhor "ouça" nossa oração: "...Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça..." Isaías 59:1 e 2. Em outras vezes, o marido desonra a esposa ou vice-versa e esperam obter do Senhor a resposta de suas orações "...Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações..." I Pedro 3:7. Nestes dois textos observamos que a falta de Sinceridade tira de nós a Segurança de que sejamos atendidos em nosso pedido de Sabedoria. Hoje é dia de mudarmos nossa expectativa! Lembre-se de que "...O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia..." Provérbios 28:13 

Oração: Ajuda-me Senhor a manter meu coração limpo e viver uma vida sem hipocrisia, com Sinceridade. Quero ter Segurança de que me ouves pois meus pecados lhes foram confessados; dá-me então Sabedoria para lidar diante das provas. Por Cristo, o Salvador! Amém.

Nenhum comentário: