terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ALEGRIA E ESPERANÇA EM MEIO AO SOFRIMENTO

Comecei este ano minha leitura devocional na Epístola de Pedro.
Deus já vinha me incomodando a pregar essa Carta, o que de fato comecei a fazê-lo a dois domingos passados.
Quero aproveitar esse "post" para compartilhar um breve resumo daquilo que preguei nos dois últimos domingos em minha Igreja.
Primeiramente seria interessante olharmos o contexto em que a Epístola foi escrita.
Os cristãos passavam por um período difícil de perseguição que começou quando os discípulos começaram a fazer da ordem de Cristo uma realidade: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho...". No livro de Atos já observamos o início da "pressão" contra os cristãos a partir do capítulo 4; passando pelo martírio de Estevão e pela dispersão dos cristãos por todas as partes; a perseguição intensificou-se à partir do ano 60 d.C. com o Imperador Nero até a destruição total de Jerusalém em 70 d.C. pelo General Tito. É dentro desse panorama de perseguição e aflição que Pedro escreveu sua primeira carta por volta do ano 64 d.C justamente aos "...estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Asia e Bitínia..." I Pedro 1:1;. É nesse contexto que Pedro anima, fortalece e esclarece os seus leitores!
Quatro grandes verdades notamos no primeiro capítulo:
  1. A Salvação transforma a vida de um ser humano (v.1) - o próprio Pedro é prova cabal disso... o impulsivo que administrava um misto de coragem e covardia, após o grande fracasso de negar publicamente a Jesus tornou-se o "grande" apóstolo Pedro escolhido para anunciar publicamente o ministério do "Espírito Santo" no dia de Pentecostes...
  2. A Salvação é obra de um Deus Triuno (v.2 a 5) - obra do Pai que por sua presciência nos elegeu, nos santificou pelo Espírito Santo através do sangue de Jesus Cristo, o seu Filho. 
  3. A Salvação não nos exime de passar por sofrimentos (v.6) - a temática da Carta é essa: não estamos livres de passar por sofrimentos, mas sim "...alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis..." I Pedro 4:13.
  4. É possível ao salvo alegrar-se em meio ao sofrimento (v.7 a 9) - temos a certeza absoluta de que Cristo está conosco em nossos "piores" momentos!
Essas quatro verdades são a base para que possamos manter a "Alegria e a Esperança em meio ao sofrimento"... Pedro nos chama a esse ENTENDIMENTO: "...  Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento..." I Pedro 1:13. Temos que entender perfeitamente essas quatro verdades para que sejamos movidos a viver com SOBRIEDADE: "...sede sóbrios..." I Pedro 1:13. 
Por três vezes Pedro nos exorta a ser SÓBRIOS
  • Ser sóbrio para esperar em Cristo - "...sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo..." I Pedro 1:13. , 
  • Ser sóbrio para vigiar  - "...sede sóbrios e vigiai em oração..." I Pedro 4:7, e 
  • Ser sóbrio para resistir diante das provas e tentações! - "...Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo..." I Pedro 5:8 e 9
Esse ENTENDIMENTO que provém de nos apresentarmos SÓBRIOS, ou seja despertos, nos leva a uma vida de OBEDIÊNCIA "...Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância..." I Pedro 1:14. Não vivendo mais na ignorância do passado, mas em obediência estrita à Sua Palavra que nos conscientiza a buscarmos a SANTIFICAÇÃO "...Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo..." I Pedro 1:15 e 16.
É assim meus irmãos! Se não nos alegramos e mantemos a esperança diante das agruras, adversidades e contingências dessa vida é porque nos falta ENTENDIMENTO dessas verdades... quando entendemos que  a salvação transforma a vida de um ser humano, que essa salvação é obra de nosso Deus Triuno e que essa salvação não nos isenta de passarmos por sofrimentos mas nos garante que Cristo está conosco em todos esses momentos poderemos manter a alegria e a esperança vivendo em sobriedade e obediência seja por temor "...E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação..." I Pedro 1:17 ou por reconhecimento do preço que Ele pagou por nós "...Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado..." I Pedro 1:18 e 19.
Diante disso, que possamos estar "...Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro..." I Pedro 1:22.
Que o Bondoso Pai nos capacite a viver dignamente para a Honra e Glória Dele.

Pr Joel Barbosa

Um comentário:

Nelson Francisco Ferreira Junior disse...

A paz meu Querido gostei do seu blog, agora sou seguidor seu, visite-nos também, sou Pastor Dirigente de uma Igreja no interior do Ceará.