terça-feira, 15 de novembro de 2011

UM REI, UM SERVO E UM DESGRAÇADO...

Gostaria de postar uma das últimas mensagens que preguei em minha Igreja dentro da série Gente Como a Gente intitulada: Um Rei, Um Servo e Um Desgraçado.
Quando lemos o texto de II Samuel 9 encontramos a história de Mefibosete, o filho aleijado de Jônatas. Ao observarmos um pouco o contexto da história, é relevante lembrarmos que após Davi vencer de forma incontestável Golias, a sua fama cresceu entre o povo a ponto das mulheres entoarem uma canção que dizia mais ou menos assim: Saul é bom... mas Davi é dez vezes melhor (I Sm 18:7). Isso indignou Saul a tal ponto que enciumado, intentava matar Davi
com medo de perder seu trono para ele gerando na casa de Saul um misto de amor e ódio pois ao mesmo tempo em que Saul o odiava, os seus filhos o amavam. Jônatas se apegou a Davi com uma amizade excelente e Mical apaixonou-se pelo "homem" Davi (I Sm 18:1 a 3 e 20)
A amizade entre Davi e Jônatas foi tão profunda que Jônatas não pensou duas vezes em "trair" a seu pai fazendo com que o plano maquiavélico dele fosse conhecido diante de Davi proporcionando a fuga deste, mas antes disso os dois fizeram um pacto de que Deus estaria para sempre entre eles e entre todos os seus descendentes (I Sm 20:41 a 43).
É desta forma que chegamos no texto de II Samuel 9. Gostaria de em primeiro lugar destacar:
  • A generosidade do Rei - Isto fica claro quando Davi pergunta se existiria algum descendente de Jônatas a quem ele poderia tornar verdadeiro o juramento: "...Há ainda alguém que ficasse da casa de Saul, para que lhe faça bem por amor de Jônatas?... usarei contigo de beneficência por amor de Jônatas, teu pai..." II Sm 9:1 e 7. Notamos a generosidade, a beneficência, a misericórdia do rei, o desejo de oferecer graça a alguém e principalmente a fidelidade em cumprir sua palavra e seu juramento! Em segundo lugar observamos:
  • A Disposição do Servo - Para que o rei pudesse estender graça ele necessitou de um servo disposto a buscar os que poderiam ser favorecidos e obediente a ordem do rei lá foi Ziba o antigo servo de Saul e agora servo de Davi: "...És tu Ziba? E ele disse: Servo teu... E disse Ziba ao rei: Conforme tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim fará teu servo..." II Sm 9:2 e 11. Por último vemos
  • A Restauração do Desgraçado - Ziba vai ao encontro de Mefibosete, o filho de Jônatas que conseguiu salvar-se, ainda que agora estivesse vivendo em uma situação desagradável. A história conta que quando a notícia da morte de Jônatas e Saul chegou, a ama de Mefibosete temendo pela vida do garoto empreendeu uma fuga, mas na pressa derrubou o menino de cinco anos que na queda ficou coxo dos dois pés: "...e sua ama o tomou e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou coxo; o seu nome era Mefibosete..." II Sm 4:4. Mefibosete agora estava vivendo em Lo-Debar, que traduzido é: Terra seca, árida e desértica; o dantes príncipe, agora era um jovem destituído de sua família e vivendo quem sabe com medo de ser descoberto e que de repente é chamado para estar diante do rei: "...E, vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, se prostrou com o rosto por terra e se inclinou; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo... Quem é teu servo, para tu teres olhado para um cão morto tal como eu?..." II Sm 9:6 e 8.
Agora o desgraçado foi agraciado... encontrou graça... foi adotado... foi restituído... assentou-se a mesa do rei: "...Tudo o que pertencia a Saul e de toda a sua casa tenho dado ao filho de teu senhor... Mefibosete, filho de teu senhor, de contínuo comerá pão à minha mesa... Mefibosete, filho de teu senhor, de contínuo comerá pão à minha mesa... Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto de contínuo comia à mesa do rei;..." II Sm 9:10, 11 e 13

Que conclusões podemos tirar desta história?

Primeiramente olhando para o rei Davi, gostaria de relacionar com
  • A generosidade de Deus - Deus é aquele que oferece amor, misericórdia e graça aos desgraçados! Deus é Aquele que continua e sempre continuará Fiel à Sua Palavra e quer oferecer esta Graça imerecida a todos os homens: "...Mas, quando apareceu a benignidade e caridade de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes..." Tito 3:4 a 8. Sem sombra de dúvidas Deus quer oferecer Graça, Salvação que há por meio de Jesus, restauração aos perdidos mas depende da
  • Disposição do Servo (a Igreja - nós) - Como Zibas, nós precisamos nos dispor a ir ao encontro dos Mefibosetes... precisamos ser obedientes ao "IDE"... "...Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus..." II Co 5:17 a 21. A nós nos é dado este ministério: o Ministério da Reconciliação. Por último, olhando para Mefibosete vemos 
  • A Nossa Restauração -  Nós éramos os desgraçados da história e fomos alcançados pela "Graça de Deus"...  nós éramos os aleijados, impossibilitados de nos assentar à mesa e hoje pela Graça podemos ser chamados "Filhos de Deus": "...E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo ( pela graça sois salvos ), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie..." Efésios 2:1 a 9
Que a consciência de que éramos desgraçados e imerecedores de Graça e o fato de que fomos alcançados pela Graça de Deus através da mensagem do Evangelho, nos impulsione a levar essa mensagem adiante e como "Zibas" digamos a nosso Senhor: Eis-me aqui... sou servo teu... vou em busca dos "Mefibosetes"...

Que Deus te abençoe!

Você pode ouvir a mensagem abaixo:

Se preferir, faça o download para o seu computador

Nenhum comentário: