sexta-feira, 23 de setembro de 2011

REPUTAÇÃO X CARÁTER

Conta-se que o estadista inglês Oliver Cromwell tinha o desejo de ter seu rosto retratado e contratou um artista dando-lhe as seguintes condições: "Pinta-me como sou. Se não puseres as cicatrizes nem as rugas, não te pagarei." 
Estou pregando em minha Igreja uma série de mensagens intitulada: "Gente como a Gente" que tem como objetivo confrontar a vida dos personagens da Palavra de Deus com suas rugas e cicatrizes.
Deus não camufla nem omite as falhas, limitações e "quedas" de seus escolhidos, mas são expostas todas as suas "rugas e cicatrizes".

Os acertos são retratados para que possamos seguir como exemplo e os erros também são apresentados para que possamos evitá-los.
Dentro desta linha de raciocínio é interessante ver que temos que lutar por uma vida de "reputação" mas o que mais vale é uma vida de "caráter".

A reputação é o que você "parece" ser...
O caráter é o que na realidade és...


A reputação é o que veem na primeira vez que chegamos a um lugar...
O caráter é o que pensam quando saímos deste mesmo lugar...


A reputação te pode fazer rico ou pobre...
O caráter te faz feliz ou miserável...


A reputação se pode perder em um segundo...
O caráter é indestrutível...


A reputação é como os outros nos veem...
O caráter é como Deus nos vê...


Vemos um exemplo claro quando atentamos para a vida de um casal do novo testamento que tinha reputação e caráter... Em Lucas 1:5 a 25 vemos que Zacarias e Isabel eram um casal de reputação: "...Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel..." Lucas 1:5. Ele era sacerdote e ela filha de sacerdote. Por onde andavam todos sabiam que eram pessoas importantes e valorizadas. Mas a Bíblia diz que acima de toda esta reputação o que marcava a vida deles era o caráter: "...E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor..." Lucas 1:6
Mas, vejam que uma vida de reputação e caráter não nos exime de enfrentarmos provações e privações: "...E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade..." Lucas 1:7
Quanto tempo eles devem ter orado e esperado por um filho! E não se esqueça que não ter filhos na cultura judaica significava "vergonha"... atentem para o fato de que já estavam avançados em idade! Quanto tempo será que oraram? Vinte, trinta, cinquenta, setenta anos? E você? Há quanto tempo está esperando sua "benção"? Já sentiu-se tentado a dizer que não é "merecedor" de tanta vergonha e desprezo?
Não podemos esquecer que este casal tinha um caráter "irrepreensível" mas mesmo assim sofriam esta privação e vergonha! Caráter e reputação não nos impede de enfrentarmos PROVAÇÕES!
Zacarias e Isabel eram "gente como a gente"...

Se quiser ouvir a conclusão do estudo clique AQUI e ouça a mensagem no Blog de minha Igreja...

Um abraço!

Nenhum comentário: