domingo, 25 de abril de 2010

CULTO DE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA BATISTA BÍBLICA DE EMBU-GUAÇU

É com imensa alegria que comunicamos que neste sábado realizamos o Culto de Organização de nossa Igreja em Embu-Guaçu.
Deus tem nos abençoado grandiosamente desde que aceitamos o desafio de pastorear esta Igreja.
Lá chegamos em setembro de 2008; após seis meses, em março de 2009 os irmãos pediram nossa consagração ao Santo Ministério e agora, um ano e meio depois conquistamos o grande sonho e agora somos Igreja Organizada e emancipada!
A Deus toda a Honra e toda a Glória!

Não deixem de visitar o blog da Igreja onde você verá o relato completo do Culto e as fotos...

Clique AQUI para acessar o Blog da Igreja Batista Bíblica de Embu-Guaçu

sexta-feira, 23 de abril de 2010

CANÇÕES INFANTIS

Não deixem de dar uma passadinha em minha postagem de Canções Infantis

Adicionei mais algumas canções para você cantar com suas crianças...

"Tudo quanto tem fôlego Louve ao Senhor..." 

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A SALVAÇÃO...

- Se você morrer hoje, você tem certeza de que vai para o céu?

Esta foi minha pergunta direcionada a uma senhora certa vez durante um aconselhamento. Sua resposta foi:

- Não sei... só Deus pode saber se eu fui uma pessoa merecedora!!!

Este é o pensamento da "grande" maioria "religiosa" de nosso povo e o grande mal que a "religião" causa ao ser humano... se pensarmos que somos ou poderemos ser "merecedores" da salvação por nossos atos, jamais alcançaremos a salvação. Nosso único merecimento seria o inferno! E tudo isso porque Deus é justo! A Sua justiça exigiria que nós fossemos condenados a separação eterna dele!
“Porque todos pecaram e separados estão da glória de Deus”  Romanos 3:23

Sim! O pecado é uma realidade na vida do ser humano. Uma das definições de pecado é: “errar o alvo”; outra é: “pecado é tudo que pensamos, falamos e fazemos que não agrada a Deus”.
"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e não há verdade em nós” e “se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”  I João 1:8 e 10.

Isso mesmo! Todos somos pecadores! E como pecadores, estávamos fadados ao fracasso e à separação eterna de Deus, além do que, teríamos que sofrer a penalidade do pecado:
“Mas o salário do pecado é a morte...”  Romanos 6:23a

Portanto, não havia solução para nós a não ser a morte e a conseqüente separação eterna de Deus no inferno:
“Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”  Lucas 7:23
“Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?”  Mateus 23:33

Mas o plano de Deus foi maravilhoso para conosco:
“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”  Romanos 5:8
“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras”  I Corintios 15:3
“...Cristo padeceu por nós na carne...”  I Pedro 4:1

O pecado exigiria a morte do pecador... Como atenuante, oferecia-se um animal como substituto e sacrifício pelos pecados e o sangue do animal "cobria" os pecados... Mas tudo isso era somente uma "figura" ou "imagem" de um sacrifício "maior" e mais "excelente" que viria!
"...Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus. Doutra maneira, não teriam deixado de ser oferecidos? pois tendo sido uma vez purificados os que prestavam o culto, nunca mais teriam consciência de pecado... agora disse: Eis-me aqui para fazer a tua vontade. Ele tira o primeiro, para estabelecer o segundo. É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre..." Hebreus 10:1,2, 9 e 10

A Morte de Cristo foi vicária, ou substitutiva. Quem deveria morrer éramos nós, mas Ele morreu por nós e o preço de nossa salvação foi altíssimo:
“...sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo...”  I Pedro 1:18 e 19

A nossa Salvação é baseada nesta "EXPIAÇÃO SUBSTITUTIVA"!
Sim... a justiça de Deus exigia a morte que era a única forma de aplacar a "ira" Dele... mas como Ele nos amou de "tal maneira", idealizou o plano de que Seu próprio Filho, perfeito e sem pecado substituiria o pecador! Cristo de bom grado aceitou o Plano... encarnou-se e viveu uma vida reta e sem pecado sendo obediente até a morte e morte na cruz... Ele assumiu nosso lugar na cruz:
"...Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus..." II Corintios 5:21

Sim... o sacrifício foi em nosso lugar! Ele viveu uma vida perfeita e na cruz foi tratado como um pecador... Ele "tomou" nossos pecados e fez uma troca conosco nos dando os créditos de sua "justiça"...
"...levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados..." I Pedro 2:24
Como nas palavras do teólogo John Macarthur: Quando Deus olha para Jesus na cruz Ele vê a nós (nossos pecados) e quando olha para nós Ele vê Jesus (sua justiça)!
Por isso dizemos que a morte de Jesus foi expiatória (satisfez a justiça de Deus) e propiciatória (foi em nosso lugar)

Agora... este sacrifício somente será eficaz em nossa vida se reconhecermos que foi em nosso favor porque "somos pecadores" e "pela fé" crermos que este sacrifício foi "suficiente" para nos salvar; portanto, os dois ingredientes básicos e indispensáveis para a salvação são:

ARREPENDIMENTO E FÉ!

Preciso ter fé na pessoa certa: Jesus Cristo!
“..porque pela graça sois salvos, por meio da fé; isto não vem de vós, mas é dom de Deus...”  Efésios 2:8
“...porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação... Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo...”  Romanos 10:9,10 e 13

Preciso arrepender-me de meus pecados; arrependimento é mudança de rumo. É uma decisão de passar a agir diferente e de conformidade com o padrão de Deus estipulado em Sua Palavra. Ciente de que meus pecados me separam de Deus, preciso reconhecê-los e confessá-los à quem de fato pode perdoá-los: Jesus Cristo.
“...se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça...”  I João 1:9
“...Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo...”  I João 2:1 e 2

Você já creu em Jesus Cristo e no seu sacrifício expiatório?
Já reconheceu teus pecados e sentiu o peso deles? Já reconheceu que pela justiça de Deus a nós somente estaria reservado o inferno?
Já conscientizou-se de que jamais atingiríamos um padrão de justiça que pudesse ser "aceitável" por Deus?
Se ainda não fez uma decisão pessoal por Jesus Cristo, não perca tempo... ore e entregue a Ele o teu coração...

Que Deus te abençoe!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O VERDADEIRO EVANGELHO

Estes dois vídeos contém um compêndio maravilhoso sobre o "Verdadeiro Evangelho"... Diante da grande "decadência" observada nas Igrejas e da incrível descaracterização da mensagem de Cristo é gratificante vermos que existem mensageiros de Deus que não "venderam" a verdade!!!



Quando Deus olha para a cruz Ele vê a mim...
Quando Ele olha para mim Ele vê a Cristo...
Isto é SUBSTITUIÇÃO!

Obrigado Senhor por tão grande Perdão!!!

UM POUCO MAIS DE GEOGRAFIA BÍBLICA...

Conforme prometi aos meus alunos do IBM (Instituto Batista Missionário) estou postando mais alguns esclarecimentos sobre o tema Geografia Bíblica.
Vejamos como podemos nos orientar na terra...

Todos os pontos cardeais e suas subdivisões, juntos, formam a rosa-dos-ventos.
Os 4 pontos cardeais são: Norte (N), Sul (S), Leste (L), Oeste (O). Os 4 pontos cardeais se dividem em 4 pontos colaterais que são:

*Nordeste (NE) entre o Norte e o Leste...
*Noroeste (NO) entre o Norte e o Oeste...
*Sudeste (SE) entre o Sul e o Leste...
*Sudoeste (SO) entre o Sul e o Oeste...

A terra é dividida horizontalmente pela Linha do Equador em dois hemisférios: Sul e Norte e as linhas paralelas à linha do Equador são chamadas de Paralelos e indicam a Latitude. Uma destas linhas cruza a cidade de São Paulo e é conhecida como Trópico de Capricórnio.
Já a longitude é determinada pelas linhas verticais paralelas ao Meridiano de Greenwich e que levam o nome de meridianos. O Meridiano de Greenwich passa pela Cidade de Londres e determina a hora ZERO mundial. À oeste diminue-se 1 hora a cada meridiano e a leste acrescenta-se 1 hora.
Clique em "play" e veja abaixo uma pequena ilustração do que foi enunciado acima...
Estas informações são importantes para podermos nos localizar pela Terra e principalmente pela Terra Santa...
Em breve estaremos postando sobre o Mundo Antigo...

Um abraço

domingo, 11 de abril de 2010

SEDE SÓBRIOS...

"...já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração..." I Pedro 4:7

Como agimos diante das advertências? Constantemente somos advertidos... e como respondemos a estas advertências? As placas de trânsito nos advertem com relação à velocidade permitida e às manobras proibidas... que ocorre quando desobedecemos? Temos que arcar com as consequências!!! E os maços de cigarro que trazem a inscrição: "fumar é prejudicial à saúde..."? Algum fumante pode afirmar, posteriormente que não sabia dos malefícios do tabaco? E as nuvens escuras que toldam o sol o que nos advertem? Seguramente que a chuva se aproxima e devemos recolher a roupa do varal senão ela vai molhar!
Enfim, somos advertidos ininterruptamente e o fato de darmos ou não ouvidos a estas advertências incidirá diretamente nas consequências sobre nossas vidas.

No texto acima, somos advertidos para o fato de que
JÁ ESTÁ PRÓXIMO O FIM DE TODAS AS COISAS...
A Palavra nos adverte e nos apresenta sinais claros para que identifiquemos a iminência da volta de Cristo.
Em Lucas 21:8 a 11 Jesus nos apresenta um panorama religioso e físico sobre estes últimos dias:
• Muitos virão em meu Nome... O que dizer de Inri Cristo e José Luis de Jesús Miranda que se apresentam como sendo Jesus Cristo?
• Guerras, pestes, fomes... Vejam para os noticiários diários... quantas guerras, rumores de guerras, pestes... fome...
• Terremotos e sinais no céu... Haiti, Chile, México... quantos terremotos!
E em II Timóteo 3:1 a 5 Paulo nos apresenta a categoria dos homens que habitarão a terra nos momentos que antecedem a Volta de Cristo. Quando olhamos ao nosso redor somente podemos dizer: e a Bíblia tinha razão: Jesus está voltando!!!
Diante desta situação, a Palavra nos adverte:

SEDE SÓBRIOS:
Nove vezes somos advertidos no Novo Testamento para o fato de nos apresentarmos sóbrios:
I Pe 1:13 ...cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios....
I Pe 4:7 ...já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios...
I Pe 5:8 ...sede sóbrios, vigiai...
Tito 1:8 ...o bispo...dado à hospitalidade, amigo do bem, sóbrio (moderado)...
Tito 2:2 ...que os velhos sejam sóbrios...
I Tm 3:2 ...o bispo seja irrepreensível, marido de 1 mulher, vigilante, sóbrio...
II Tm 4:5 ... Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições...

Mas, que é ser sóbrio?
Quando consultamos o dicionário vemos que o significado de sóbrio é: moderado no comer/beber; não alcoolizado... Desperto, consciente, com capacidade de discernimento!!!

E é justamente isto que vemos em I Tessalonicenses 5:6 a 8 "...Não durmamos pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios... nós, que somos do dia, sejamos sóbrios..."
A figura que Paulo usa para nos ilustrar alguém que não é sóbrio é a figura de um bêbado!
SER SÓBRIO É NÃO ESTAR EMBRIAGADO!!!
Como identificamos uma pessoa embriagada?

• Mau hálito - o hálito de um bêbado é algo inconfundível...
O "hálito" do crente tem que ser diferente... é claro que "figuradamente" falando... o que tem saído de nossas bocas? Ao abrirmos nossa boca, aqueles que estão ao redor percebem diferença? Cuidado com suas palavras! Cuidado com seu hálito!
Palavras impensadas - Cl 4:6 “...palavra temperada com sal...”
Palavras fúteis - Ef 4:29 “...não saia palavra torpe...”
Palavras precipitadas - Pv 10:19 “...modera os seus lábios...”

• Falta de Equilíbrio - É só pedir para um bêbado fazer o "4" ou andar em linha reta!!! Não é capaz...
Como pessoas sóbrias precisamos ser pessoas equilibradas:
Equilíbrio na doutrina – I Pe 5:9 "...resisti firmes na fé...Palavra"
Equilíbrio no serviço - I Co 15:58 “...firmes e constantes...”
Equilíbrio na fé - Tg 1:5 a 7 “...o que duvida é como onda do mar...”

• Visão distorcida - O bêbado não consegue ver as coisas como verdadeiramente são... sua visão é distorcida...
Como cristão sóbrios, devemos ter uma visão correta das coisas...
Cuidado com os julgamentos - Mt 7:1 a 5 “...não julgueis...”
Não aumente o tamanho dos problemas - Nm 13:31 a 33 “...vimos gigantes...”
Enxergue a necessidade da Seara – Mt 9:36 a 38 "...vendo as multidões, teve grande compaixão... a seara é grande..."

Conclusão: Que possamos nos despertar... deixarmos de lado nossa vida de "embriaguez" e nos apresentar sóbrios diante de Deus, cuidando de nosso hálito com PALAVRAS QUE ABENÇOEM... mantendo VIDAS EQUILIBRADAS... e abrindo bem os nossos olhos com uma VISÃO MISSIONÁRIA que está atenta às necessidades da Seara... Dá-me tua visão ó Pai...

Que Deus te abençoe!

sábado, 3 de abril de 2010

O VERDADEIRO EVANGELHO

“... já estou crucificado COM Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim...” Gálatas 2:20

O Evangelho é o veículo pelo qual o ser humano pode reconciliar-se com Deus: “...arrependei-vos e crede no Evangelho...” Marcos 1:15. O Apóstolo Paulo vai mais além, dizendo: “...Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego...” Romanos 1:16. Isso mesmo... poder para SALVAÇÃO!
Como é triste vermos o verdadeiro Evangelho sendo pervertido e corrompido em nossos dias... muitos buscam o Evangelho não para salvação, mas para conveniência.
Como em todos os âmbitos o mundo prega o imediatismo, ninguém se importa com o futuro mas querem os benefícios para o "agora"; "barganham" com o Evangelho e com Cristo... ou melhor, tentam "barganhar" com Cristo, como se Cristo pudesse ser "comprado"!
Já que o Evangelho é a Boa Nova de Salvação, temos que cuidar para que ele não seja pervertido... vemos a advertência na Bíblia: "...ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja ANÁTEMA (maldito!!!)..." Gálatas 1:8.

O versículo de Gálatas 2:20 é uma verdadeira expressão do sentimento que deve irromper em nossos corações quando nos conscientizamos do Poder do Evangelho. Veja como a mudança de uma pequena palavra faz uma enorme diferença...

Muitos transtornam o verdadeiro Evangelho ao mudarem o CRUCIFICADO COM CRISTO para CRUCIFICADO POR CRISTO... Isso mesmo! Encaram que o Evangelho aliena e escraviza o ser humano... muitos acreditam que tornar-se cristão é ser privado de felicidade, é ser escravizado por regras, é ser escravizado por Cristo! Muito pelo contrário! O Evangelho nos faz livres! “...Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36.
O pecado é que escraviza! Os vícios escravizam! Relacionamentos escravizam! Paixões escravizam! Quantas pessoas dizem que não conseguem viver sem outro, mesmo sabendo muitas vezes que o relacionamento é nocivo? “...ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão...” Gálatas 5:1. Aquele que é alcançado pelo verdadeiro Evangelho verdadeiramente é livre... consegue dizer NÃO para os "agentes" escravizadores pois CRISTO LIBERTA!

Outros transtornam o verdadeiro Evangelho ao mudarem o CRUCIFICADO COM CRISTO para CRUCIFICADO PARA CRISTO. Pensam que podem comprar o Evangelho por obras. Crucificam-se, alienam-se, flagelam-se, exibem-se para impressionar a Deus... e dizem que tudo que fazem é PARA Cristo... Evangelho é de graça! “...Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie...” Efésios 2:8 e 9. Trabalhos, oferendas, sacrifícios e flagelos não salvam! Qualquer "expressão" de religiosidade que parta do pressuposto de que estou "tentando" pagar por minha salvação é para Deus como lixo: "...mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas JUSTIÇAS como trapo de imundícia..." Isaias 64:6

Mas o verdadeiro Evangelho é a conscientização de que não somos CRUCIFICADOS POR CRISTO e nem tampouco PARA CRISTO, mas somos CRUCIFICADOS COM CRISTO, ou seja JUNTAMENTE com Cristo...
O sacrifício foi em nosso lugar, o sacrifício foi por nós! A cruz era nossa! “...Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro...” I Pedro 2:24
Lembre-se que o verdadeiro Evangelho apresenta que “...Cristo morreu por nossos pecados...” I Corintios 15:3. Por isso não há como passarmos pelo verdadeiro Evangelho sem conscientização de nossa miserabilidade diante de Deus! Precisamos nos colocar naquela cruz e esta consciência de nosso pecado deve levar-nos ao arrependimento. Qualquer tipo de Evangelho que não apresente ao homem a necessidade de ARREPENDIMENTO não passa de uma miserável "caricatura" do que Deus idealizou para o homem... Páscoa é isso: o CORDEIRO (Jesus) que foi entregue por nossos pecados mas que não ficou morto, mas "...RESSUSCITOU ao terceiro dia segundo as Escrituras..." I Corintios 15:4
Por isso, a conclusão do versículo é: “... já estou crucificado COM Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim...”
Isso mesmo... CRISTO VIVE EM MIM! Nova vida... novos propósitos...

Não sei qual a tua situação diante de Deus... gostaria de te chamar a uma reflexão diante Dele... o Evangelho não te escraviza e nem tampouco adianta você escravizar-se por ele... mas Deus hoje te chama ao ARREPENDIMENTO... Coloque-se naquela cruz... reconheça que a morte de Cristo foi o preço exigido por Deus para que VOCÊ pudesse ter perdão... arrependa-se e clame a Ele... o Evangelho é poder de Deus para SALVAÇÃO de todo aquele que crê

Deus te abençoe

Pr Joel Barbosa