domingo, 25 de outubro de 2009

PIQUENIQUE - LAR SHEKINAH

Neste sábado passei juntamente com minha esposa por uma experiência nova e impactante. Ministramos a Palavra para crianças deficientes em um piquenique promovido pelo Lar Shekinah que é um Ministério da Igreja Batista Esperança de São Paulo...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ENCONTRO DE CRIANÇAS - IGREJA BATISTA NOVO HORIZONTE

No último sábado, dia 17 de outubro, estive com minha esposa na Igreja Batista no Jardim Novo Horizonte para realizar uma programação com as crianças daquela Igreja... tinhamos mais que 60 crianças que se alegraram com os fantoches, os cânticos e a Lição Bíblica que levou muitas delas a decidirem-se por Jesus Cristo...

Deus abençoe a liderança do departamento Infantil dessa Igreja...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

UM PANORAMA RELIGIOSO...

O homem é um ser religioso; onde quer que se encontrem seres humanos, encontram-se vestígios de religião. A palavra religião vem do latim “religare” e na sua essência significa “religar ou ligar-se novamente” o que em si mesma já transmite a idéia de que o homem está separado. A Bíblia mostra como se deu a separação entre o homem e Deus (pecado) e também apresenta a verdadeira "religião" que pode levar o homem de volta a Deus: Jesus Cristo!
Uma estratégia muito inteligente do diabo é a de que, não podendo destruir a Bíblia, nem contestar as suas palavras, procura então desacredita-la, esconder ou torcer as suas verdades; e nesse intento, infelizmente ele tem enganado muitos. O resultado esta aí: milhares de religiões e seitas falsas, todas fundamentadas em pensamentos e filosofias humanas.
A Bíblia já nos adverte: "Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" - Colossenses 2:8
Um dos movimentos que apresenta-se como um meio de "religar" o homem a Deus é o Catolicismo, que por sinal já ficou atrás do Islamismo.
Neste primeiro estudo avaliaremos algumas argumentações católicas à luz das Escrituras:

A IGREJA CATÓLICA ROMANA AFIRMA QUE O ALICERCE DA IGREJA É PEDRO, QUE SEGUNDO ELA, FOI O PRIMEIRO PAPA, SENDO O MESMO INFALÍVEL
"...Papa é o termo carinhoso com o qual os católicos se referem ao bispo de Roma que é o líder dos bispos do mundo inteiro e o chefe visível da Igreja Católica. Nós vemos na sua missão, a continuação da missão de São Pedro, que foi constituído líder dos apóstolos..” (Padre Zézinho)
"...para os verdadeiros cristãos o Papa era sempre o sucessor de São Pedro..." (Padre Vicente)
"...Jesus disse que sobre a Rocha de Pedro construiria a sua Igreja..."(Padre Zézinho)
"...infalibilidade quer dizer: a Virtude de não errar! ...o Papa pode errar em opiniões pessoais ou humanas...se falar em nome da Igreja e abordar de­terminadas doutrinas...e se acentuar que é ensinamento para a Igreja e artigo de fé, neste caso o Papa não erra..." (Padre Zézinho)
Esta teoria é baseada na interpretação errada e forçada da Escritura Sagrada, mais especificamente do trecho de Mateus 16:13-19
· Quando Cristo, no versículo 18, diz que edificaria a sua igreja sobre esta pe­dra, a pedra não era Pedro, mas sim a afirmação que Pedro fizera no versículo 16: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo", ou seja, a Igreja não está edifica­da sobre Pedro, mas sobre Cristo, o Filho do Deus Vivo, a Pedra Viva, conforme as palavras do próprio Pedro (l Pedro 2:4-6), a Pedra de Esquina (Efésios 2:20-22 e Atos 4:10,11), o Fundamento (I Corintios 3:9-11).
· Pedro não podia ser Papa pois ele era casado. Jesus curou a sua sogra (Ma­teus 8:14,15; Marcos 1:29-31; Lucas 4:38-40)
· Pedro nunca aceitou adoração nem reverência, mas, pelo contrário, repreendia quem o quisesse reverenciá-lo (Atos 10:25,26). Muito parecido com os Papas não???
· Pedro não era conhecido por sua pompa em vestir-se ou por sua intelectualidade, mas era homem de costumes simples (era pescador) - (Atos 4:13)
· O Papa, hoje, acha-se "infalível” e "irrepreensível. Se Pedro tivesse sido o primeiro Papa, como .se explica o fato de ter sido repreendido pelo Apóstolo Paulo? (Gaiatas 2:11)
· Pedro escreveu somente 2 Epístolas. Se ele fosse o Papa, deveria ter escrito muito mais...desta forma, se houvesse um Papa, seria até mais "compreensível" crer-se que Paulo fosse o primeiro Papa (se isto fosse doutrina bíblica, mas não o é)
A Bíblia, em toda sua totalidade, não nos direciona ou ensina a crermos que deva existir um 'Homem", um "Figurão", “Porta-voz de Deus infalível e irrepreensivel, mas nos aponta para os Bispos (também chamados de Pastores ou Presbíteros) (l Timóteo 3:1-7) casados, sóbrios, não dados ao vinho, não cobiçosos de torpe ganância, não avarentos, que governem bem os filhos e as suas casas... Será que o Papa se encaixa em todas estas características??!!
A IGREJA CATÓLICA ROMANA COLOCA AS SUAS TRADIÇÕES EM PÉ DE IGUALDADE, E MUITAS VEZES, ACIMA DAS ESCRITURAS


"...pode-se dar um novo enfoque e até deixar de pregar uma determinada doutrina, quando se constata que realmente ela não é o que se imaginava ser. Por exemplo: por muito tempo na igreja se ensinou que Deus tinha feito o homem de barro e o soprou. Hoje a Igreja entende aquilo como linguagem figurativa e admite que o homem possa ter sido criado de outra forma...o Céu não é um lugar. Não fica nem em cima nem em baixo...o céu é uma maneira de ser e viver em Deus...o inferno também não se trata de um lugar de fogo...trata-se de um tormento da ausência do amor para sempre..."(Padre Zézinho)
...a Bíblia é infalível, mas é preciso entender o sentido dessa infalibilidade. Não se trata de pegar qualquer trechinho e dizer: isso aqui é verdade absoluta..." (Padre Zézinho)
"...quando os católicos obedecem ao Magistério da Igreja, eles tem absoluta certeza de cumprir a Vontade de Deus, mesmo quando estão exercendo práticas que não estão claramente ensinadas na Bíblia, como por ex.: a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a devoção do Santo Rosário..." (Padre Vicente)

Para nós, verdadeiros cristãos, a Palavra de Deus constitui a nossa única regra de fé e prática. Para os católicos, porém a autoridade biblica é parcial, dividindo-se com a tradição e o magistério da Igreja. Os católicos não crêem na imutabilidade e infalibilidade total da Palavra de Deus.
· Nós cremos na infalibilidade das Escrituras puis Jesus afirmou (João 10:35)
· A Bíblia é divinamente inspirada (II Timóteo 3:16 e II Pedro 1:20, 21)
· A Bíblia foi escrita para nos ensinar sobre o plano de salvação (l João 5:13 e João 5:34)
· A Palavra de Deus nos conforta (Salmo 119:76), nos dá esperança (Salmo 119:49), nos santifica (João 17:17)
· Nada deve ser acrescentado ou diminuído da Palavra (Apocalipse 22:18,19)
Na próxima postagem avaliaremos outros argumentos católicos à luz das Escrituras...
Que Deus te abençoe!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

25ª CONFERENCIA DA EDITORA FIEL

A 25ª Conferência Fiel foi uma grande benção. Deus proporcionou ao meu primo Sérgio e a mim esta oportunidade ímpar de crescermos na Graça e no Conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O tema abordado foi muito oportuno: "Justificação pela fé"; principalmente em tempos de apostasia quando muitas Igrejas tem comercializado a Salvação... é bom trazermos à memória este fato: nossa Salvação é fruto da obra redentora consumada por Cristo na Cruz do Calvário... "...justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo..." - Romanos 5:1
Donald Carson e Mark Dever foram usados por Deus na exposição da Palavra de Deus...

Louvado seja Deus!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CONFERENCIA DA FIEL

Pelo 5º ano consecutivo Deus me dá a benção de participar da Conferência da Editora Fiel...
É um tempo de refrigério em comunhão com irmãos de vários estados, como também oportunidade de crescimento espiritual através das palestras e mensagens...
Obrigado Pai por aqueles que o Senhor usou para me abençoar com este evento!

VAMOS APRENDER COM OS ANIMAIS - II

“...dos animais limpos, e dos animais que não são limpos, e das aves e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para Noé na arca..." Gênesis 7:8 e 9

Em nossa postagem anterior vimos que embora o homem seja a coroa da criação de Deus, dotado de inteligência e criado à sua imagem e semelhança, deveria, muitas vezes, aprender com os animais lições importantes e preciosas. Já aprendemos com as formigas uma lição preciosa de Trabalho e Solidariedade! Hoje vamos aprender com outros animais:

APRENDA COM OS LEÕES

"...os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão..." Provérbios 28:1

O leão é tido como o rei das selvas e vive hoje na região ao sul do Saara, na África, e a noroeste da Índia, na Ásia. Pesam cerca de 250 kg, medindo 2 metros de comprimento com a cauda e 1 metro de altura. Diz-se que o rugido do leão é o mais aterrador e o mais grandioso dos sons dos animais selvagens. Em condições favoráveis, este rugido, que se propaga em sons fortes, roucos e violentos, pode ser ouvido a 8-9 km de distância. O leão ruge mais freqüentemente ao anoitecer, para avisar aos outros que o território está ocupado. Vivem em média entre 20 e 25 anos

O QUE PODEMOS APRENDER COM OS LEÕES?

FIDELIDADE

Aos dois ou três meses de idade, o leão chega a plenitude de sua força. No vigor da juventude é agressivo, ágil e feroz. Dedica-se com crueldade aos prazeres da caça. Mas um dia, é chamado pelo amor. Torna-se melancólico. Rebanhos de antílopes e zebras passam pela sua frente e ele não se perturba. Pode até conviver algum tempo com eles, em boa paz. Nesse momento tudo o que lhe interessa, é encontrar a leoa de seus sonhos... Procura-a em toda parte, até que finalmente a encontra. Passeia em sua frente, exibi-lhe a bela juba recém-crescida, seu orgulho. Depois que acasalam, nenhuma outra leoa o atrai - é fiel até o fim da vida. Mesmo que sua esposa morra ou seja capturada, o leão não procura outra. A leoa viúva ou separada, fica solitária até morrer. Que lição de fidelidade! E nós? O que Deus requer de nós?
"...Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo..." Hebreus 3:12

OBEDIÊNCIA

Os leões são um dos maiores carnívoros; alimentam-se principalmente de zebras, veados, antílopes e girafas. Em média, uma fêmea precisa de 5 kg de carne por dia e um macho de 7 kg. Mas, na natureza, a caça tem um ritmo irregular e por vezes acontece deles ficarem sem comer durante dois ou três dias. Quando a caça é farta, são capazes de ingerir 20-30 kg de carne de uma só vez. Embora sejam extremamente carnívoros veja que tremenda lição de obediência eles nos dão em Daniel 6:1 a 24
Vemos que Daniel foi lançado na cova dos leões: "...Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará..." Daniel 6:16
Como a Biblia diz que ele foi lançado na cova dos leões (plural) deduzimos que eram no mínimo 2 leões... eles poderiam atacar Daniel e dividirem-no por eles, mas vemos que: "...O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano..." Daniel 6:22. O anjo deu uma ordem e os leões obedeceram! Mas, será que valeu a pena os leões obedecerem o anjo? Vocês se lembram quem foram os homens que armaram a cilada para Daniel? "...PARECEU bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino; E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano..." Daniel 6:1, 2. Eram 120 príncipes e 3 presidentes, totalizando 123 líderes (incluindo Daniel). A Biblia deixa claro que TODOS eles procuravam ocasião contra Daniel: "...Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa..." Daniel 6:4; "...Então estes presidentes e príncipes foram juntos ao rei..." Daniel 6:6; "...Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando..." Daniel 6:11; "...Então aqueles homens foram juntos ao rei..." Daniel 6:15 ; "...E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos..." Daniel 6:24.
Se deduzirmos que eram 122 líderes que foram lançados com as esposas e filhos, levando-se em conta uma esposa e um filho para cada temos no mínimo 366 pessoas, ou seja, os Leões trocaram 1 por pelo menos 366! Será que valeu a pena eles obedecerem?

E nós? O que a Bíblia nos diz?

"...Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros..." I Samuel 15:22

vale a pena obedecer...