Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2010

DIARIO DE VIAGEM II - DE TEL-AVIV A TIBERÍADES...


Tel-Aviv
 Chegamos em Israel no domingo, 02 de maio pela madrugada. Desembarcamos no Aeroporto Ben Gurion em Tel Aviv e após os procedimentos de praxe nosso guia Roni, um judeu que fala português estava nos aguardando juntamente com Youssuf um árabe-israelense que seria nosso motorista durante toda nossa estadia em Israel.

Eles nos levaram em um micro onibus até Jerusalém onde nos acomodamos no Hotel Kikar Zion.

Praticamente fomos dormir às 04h00, ainda nos adaptando a diferença de seis horas de fuso horário pois no Brasil ainda eram 22h00 de sábado...Acordamos as 08h30, tomamos café e demos uma volta pela cidade "velha" de Jerusalém, chegando até o Muro das Lamentações.

Igreja de Cristo
As 18h30 participamos de um Culto na Igreja de Cristo em Jerusalém, uma denominação Evangélica presente desde 1840 naquela cidade. Foi uma experiência diferenciada a de acompanhar um culto totalmente em Inglês em plena Jerusalém.

Voltamos para o Hotel, jantamos e na manhã de segunda-feira nos dirigimos para Tiberíades onde pousariamos às margens do Mar da Galiléia.

A viagem até Tiberíades foi pela Estrada Costeira, beirando o Mar Mediterrâneo onde pudemos passar por Jope (Atual Jaffa). Lá trouxemos a memória os dois fatos relevantes com relação à cidade: a fuga de Jonas da presença do Senhor e a estadia de Simão Pedro na casa de Simão, o curtidor quando teve a visão do lençol com os animais impuros (Atos 10).

Aqueduto em Cesaréia
De Jope partimos para Cesaréia onde viveu Cornélio mas também onde Herodes tinha o seu refúgio... encontramos as ruínas do antigo Aqueduto, do anfiteatro, do hipódromo e das piscinas do rei... mas uma das descobertas mais importantes foi a de uma pedra com as inscrições de Tibério e Poncio Pilatos... esta descoberta foi a primeira em que arqueologicamente pôde-se comprovar a existência de Pilatos pois até então somente se tinha o relato bíblico: Louvado seja Deus!

De Cesaréia passamos por Raifa, cidade que é berço da seita dos Baha´i. É impressionante a beleza dos jardins mantidos pelos adeptos deste movimento!

Continuamos nossa jornada e fizemos uma pequena parada para o almoço... descobrimos os dois sanduiches que seriam nossa sina durante toda a estadia em Israel: Falafel (bolinhos de vegetais, especialmente grão de bico fritos acompanhados com pão sirio e salada) e o Shawarmah (Filé de frango no pão sirio acompanhado de molhos e salada).

Estátua de Elias no
Monte Carmelo
Chegamos a tarde no ápice deste dia: o Monte Carmelo onde ocorreu a triunfante batalha de Elias contra os 450 profetas de Baal e 400 de Asera (I Reis 18). Do alto do Monte Carmelo tivemos a mais fascinante vista que poderíamos ter do Grande Vale do Armagedom onde Nosso Senhor Jesus Cristo travará a batalha contra os exércitos do Anti Cristo... nós, os salvos estaremos com Ele e triunfaremos contra as hostes da maldade... que visão magnifica e que encheu nossos olhos de um brilho imensurável e fez nossos corações almejarem pelas palavras de João: Maranata!!! ora, vem Senhor Jesus!

No início da noite chegamos na cidade de Tiberíades as margens do Mar da Galiléia e nos hospedamos no Hotel Eden... na próxima postagem narrarei os locais visitados na região da Galiléia...

Desfrute das fotos abaixo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário