Nós poderíamos extrair do texto da Palavra de Deus em Juizes 1:4-7 uma grande lição concernente à Justiça de Deus ou amor ao próximo. Nunca deveríamos desejar ou fazer ao próximo aquilo que não queremos para nós mesmos.
O próprio Adoni-Bezeque reconhece no versículo 7: “...assim como eu fiz, assim Deus me pagou...”
Mas, o que na realidade nos chama a atenção, foi a forma como este homem, rei cananeu de Bezeque veio a se tornar um homem sem identidade, pois ele perdeu as suas digitais.
Adoni-Bezeque devia ser conhecido em todo o mundo daquela época. Cada cidade conquistada por ele era saqueada e como prova de seu poderio e crueldade recebia a sua marca registrada: o rei da cidade era humilhado e, provavelmente, diante de todo o povo tinha os seus dedos polegares das mãos e dos pés mutilados. Homem cruel, homem perverso!
Mas um certo dia Adoni-Bezeque conheceu o reverso da moeda. Ele conheceu a justiça de Deus! Da mesma forma que ele fizera, com setenta reis inimigos, Judá lhe fez: cortou seus dedos polegares das mãos e dos pés.
O opressor estava oprimido! O mutilador estava mutilado!
Quero chamar a sua atenção para o fato de que Deus nos dotou de individualidade. Cada um de nós somos um ser único neste mundo; por mais parecidos que dois irmãos gêmeos possam ser, há algo que os diferencia: as suas impressões digitais.
Todos nós quando retiramos o nosso Documento de Identidade (R.G.) deixamos registrados, em nosso prontuário, nossas impressões digitais que serão a nossa identificação civil e criminal.
Vocês se lembram de Jorgina de Freitas, a “famosa” fraudadora do INSS? Morava tranqüilamente na Costa Rica, com uma nova identidade e um novo rosto totalmente “plastificado”, mas, suas impressões digitais a condenaram. Ela era ela mesmo!!!
Quero transportar esta situação real, pela qual Adoni-Bezeque passou, para o âmbito espiritual. Quando aceitamos a Cristo como salvador pessoal, nos tornamos novas criaturas em Cristo (II Co 5:17) “...se alguém está em Cristo, nova criatura é..." Ganhamos uma nova identidade em Cristo, uma identidade espiritual.
Mas, hoje existem muitos filhos de Deus que, tal qual Adoni-Bezeque, perdem suas digitais, sua identidade; deixam que o inimigo corte-lhe os dedos dos pés e das mãos, ou seja, vivem no mundo totalmente alheios à sua incumbência de identificarem-se como sal da terra e luz do mundo (Mt 5:13,14) “...vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar?...vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte...”, como verdadeiros Filhos de Deus (Fp 2:15) “...para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo...”
Muitos não honram sua identidade, sua posição e iniciam um processo de degradação na vida espiritual que pode culminar com a sua completa perda de identidade.
Imaginemos como o inimigo age em nossas vidas, procurando cortar nossos dedos espirituais, ou seja, acabando com nossa identidade espiritual.
Para tanto, A PARTIR DA PRÓXIMA POSTAGEM, iremos tomar o exemplo de nossa mão: cinco dedos, cinco digitais, cinco características que nos identificam como Filhos de Deus.
ir para a continuação do estudo
Um abraçoJoel
AMEI A PALAVRA FALOU MUITO AO MEU CORAÇÃO .PAZ E GRAÇA.
ResponderExcluirMenssagem abençoada!é isto que tem acontecido dentro das igrejas muitos lideres tem cortados os dedos de grandes profetas na casa do SENHOR tirando assim sua identidade.
ResponderExcluirA paz do senhor
Paz, que o Senhor continue lhe abençoando e que o espirito santo venha a aumentar cada vez mais o seu entendimento bíblio
ResponderExcluirGRAÇA E PAZ
ResponderExcluirFIQUEI MARAVILHADA COM ESTA PALAVRA. DE FATO EXISTEM MUITOS LADRÕES DE IDENTIDADE COMO ESTE HOMEM EM NOSSOS TEMPOS.
MUITOS QUE INSISTEM EM CRESCER E PROSPERAR CASTRANDO OS SONHOS DE OUTREM.
A paz,linda a mensagem,mas aprendi nesta mensagem mas uma vez, nossa luta não é contra carne ou sangue;o nosso maior ladrão de identidade e o inimigo de nossas almas,é ele quem quer roubar nossa legitíma identidade de cidadão do céu,amém.
ResponderExcluirIr.FátimaBarradeGuabiraba,30/06/12
ResponderExcluirA paz do Nosso Senhor JESUS CRIST,amei o que diz este texto,que Deus em Cristo dê a que o editou,bença dubrada.E cuidemos nós de não ser-mos um Adonir da vida.
Fiquem na paz.
Amém, pastor Joel , glória a deus pela sua vida. Que o senhor continue te abençoando grandemente.
ResponderExcluir