Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

PROJETO NICARÁGUA

RELATÓRIO – VIAGEM À NICARÁGUA

“… y le puso por nombre Eben-ezer, diciendo: Hasta aquí nos ayudo Jehová.” – I Samuel 7:12

A Nicarágua está no coração da América. É banhada, ao leste, pelo Mar do Caribe e ao oeste pelo Oceano Pacífico fazendo limite ao norte com Honduras e ao sul com a Costa Rica. Sua população é de aproximadamente 6 milhões de habitantes, sendo o maior país, em extensão territorial, da América Central. A capital, Manágua, tem um milhão de habitantes. A Nicarágua possui dezenas de espetaculares vulcões, lagos enormes, centenas de espécies de animais e plantas, tesouros arqueológicos, maravilhas naturais em abundância e um povo hospitaleiro.
A maior riqueza da Nicarágua é as suas crianças. O futuro deste país está nas mãos destes pequeninos. O futuro destas crianças está em nossas mãos. As crianças e a população em geral sofrem em conseqüência da aridez espiritual e da crise econômica pois a Nicarágua é um país muito pobre. Uma das explicações etimológicas da palavra Nicarágua é: aqui junto à água. O Projeto “Crianças da Nicarágua para Cristo” teve como alvo glorificar a Deus evangelizando crianças, discipulando-as e integrando-as em igrejas reconhecidamente evangélicas.
Este relatório tem a finalidade de, em primeiro lugar, engrandecer o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo pois todos os resultados são para Ele: “...porque Dele, Por Ele e Para Ele são todas as coisas; Glória, pois, a Ele eternamente. Amém...” (Romanos 11:36); mas quero agradecer, também, aos irmãos que tiveram uma participação direta na realização deste projeto, seja orando, contribuindo ou divulgando.
Tenho muitas bênçãos a compartilhar….
A duração total do projeto foi de 21 dias entre a saída e o retorno ao Brasil. As atividades foram desenvolvidas por uma equipe de 35 voluntários: 12 brasileiros, 3 argentinos, 3 guatemaltecos, 1 paraguaio e 14 nicaragüenses. Os números finais do projeto foram: 31.700 pessoas alcançadas (28.700 crianças) com 13.500 conversões.
Saímos de São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos) às 04h00 do dia 16 de março em vôo da COPA (Companhia Panamenha de Aviação). Neste vôo estavam os 12 brasileiros (Gilberto, Ismael, Rivaldo, João Luis, José Altair, Jörg, Waldir, Denise, Eronita, Desiree, Solange e Joel), o paraguaio (Derlis) e uma Argentina (Melisa); após escala na Cidade do Panamá, juntaram-se à equipe mais dois argentinos (Felix e Fernanda) que seguiram conosco para a Nicarágua. Chegamos em Manágua às 12h30 do horário local (15h30 de Brasília). No desembarque, notamos que 11 volumes haviam sido extraviados, justamente os pacotes que continham os materiais didáticos que utilizaríamos na campanha evangelística e uma maleta com mais de 15.000 folhetos evangelísticos. Essa foi uma prova de que nosso trabalho estava incomodando o nosso inimigo, mas, “...maior é o que está em nós, do que aquele que está no mundo...”, pois, no dia seguinte, as bagagens que haviam seguido no vôo de volta para o Panamá chegaram em nossas mãos: “Louvado seja Deus!”

CHEGADA EM MANÁGUA
Passamos 3 dias em Manágua em um treinamento intensivo com toda a equipe na sede da APEC de Manágua que se chama APEN (Alianza pro evangelizacion del niños).
Foi um período em que nos familiarizamos com as lições bíblicas que ministraríamos nas campanhas evangelísticas (Vida de Cristo, Um milagre para Samuelito, Livro sem Palavras Visualizado) e com o material de treinamento que levaríamos aos professores nas diversas cidades (11 sessões de treinamento dos Superseminários). Depois do treinamento, realizamos uma pratica pelas ruas de Manágua evangelizando crianças e adolescentes, quando pude falar com uma adolescente de 13 anos chamada Madai que entendeu a mensagem de salvação e ali mesmo na rua confessou a Jesus Cristo como Salvador. Considero um grande milagre, pois Deus me capacitou para que pudesse falar em espanhol para que ela pudesse entender a mensagem do Evangelho: “Louvado seja Deus”.
No sábado, dia 18 de março, fomos divididos em 12 equipes, cada uma com 3 componentes e fomos enviados a localidades diferentes: Masaya, Jalapa, Las Pavas, Siuna, Granada, Muy Muy, Hicaro, Nueva Guinea, e Santo Domingo. Uma destas regiões, chamada Las Pavas não tinha nenhuma infra-estrutura, tais como luz, água, esgoto ou telefone e os irmãos que foram enviados para lá (Waldir, Sandra e Queliel) não mantiveram comunicação com ninguém durante o período em que lá estiveram, o que exigiu de nós oração redobrada por eles.
Minha equipe era composta por Alfredo e Doris que são Nicaragüenses e eu. Fomos enviados para Siuna, uma cidade localizada a Nordeste de Manágua, distante 380 kilometros. Levamos mais de 11 horas para chegarmos à cidade pois trafegamos por uma estrada com mais de 200 kilometros sem pavimentação em um daqueles ônibus escolares americanos amarelinhos que só aparecem em filmes e com a companhia de galinhas e até de um cachorro que viajou no bagageiro do ônibus.

PRIMEIRA SEMANA EM SIUNA (19 a 25/03/2006)
Assim que chegamos em Siuna, mantivemos contato com as Igrejas locais para a realização de campanhas evangelísticas com as crianças e treinamento para os professores de Escola Bíblica Dominical. Treinamos um grupo de 3 professoras de escola dominical (Josefana, Esperanza e Cristinita) por 3 dias na Igreja de Deus, uma denominação evangélica grande na cidade de Siuna. Estas professoras vão iniciar um programa semanal de classe de boas novas com as crianças. Deixamos 2 conjuntos de lições bíblicas com elas que serão usadas nos programas de evangelização (cada conjunto continha 8 volumes com seis lições bíblicas cada e foram adquiridos através de doações de irmãos e Igrejas do Brasil).
Realizamos cinco encontros em cinco Igrejas diferentes com crianças, alguns deles ao ar livre, alcançando nesta primeira semana 569 crianças com 229 decisões para o Senhor Jesus Cristo. Três destes encontros teve a duração de três dias, portanto, pela manhã treinávamos os professores e pela tarde em três horários diferentes estávamos em três localidades diferentes, caminhando durante o dia cerca de 6 kilometros para estarmos presentes nestes compromissos.

SEGUNDA SEMANA EM SIUNA (26 a 31/03/2006)
No domingo pela manhã pregamos na Igreja de Deus uma mensagem de desafio à evangelização de crianças e a tarde tivemos um encontro com crianças em um vilarejo distante 20 kilometros de Siuna onde também realizamos um treinamento para 55 pessoas.
Durante dois dias consecutivos (segunda e terça-feira) estivemos visitando as escolas públicas pela manhã e à tarde, tendo a oportunidade de apresentar uma programação de 45 minutos em cada sala de aula alcançando não somente as crianças mas também as professoras, dentre as quais duas aceitaram o Senhor Jesus como Salvador Pessoal. Com estas programações nas escolas em conjunto com mais dois encontros que realizamos nas noites de segunda e terça-feira pudemos alcançar mais 1.100 crianças com 459 decisões para o Senhor Jesus Cristo fechando com um número de 688 crianças salvas para a honra e glória de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Estes números se referem somente à nossa equipe na cidade de Siuna.
De quarta a sexta-feira, no período das 08h00 às 17h00 ministramos um treinamento intensivo para um grupo de 37 professores de crianças, alguns dos quais viajaram cerca de 4 horas para estarem participando, dormindo na própria Igreja. Foi uma benção ao distribuir os kits de lições para estes professores observar a satisfação deles pois nunca tinham tido acesso a uma lição bíblica visualizada.
Ainda tive a oportunidade de pregar na quinta feira à noite em uma reunião de oração antes de nosso retorno a Manágua que se deu na sexta-feira à noite. Depois de mais 10 horas de viagem chegamos à capital às 05h00 de sábado onde participamos de mais um seminário em um Colégio Batista.

ENCERRAMENTO DO PROJETO
No domingo (01/04) todas as equipes foram divididas pelas Igrejas de Manágua para programação com adultos e crianças durante todo o dia.
Coube a mim ir para a Igreja Batista Príncipe de Paz onde pude pregar pela manhã e pela noite. Durante a tarde saímos para distribuição de folhetos e evangelismo onde pude apresentar o plano de salvação para Jonatan, um adolescente de 13 anos que fez uma decisão pessoal para a Salvação. Gostaria de pedir que orassem por Pastor Rolando e sua família; é um jovem de 25 anos que dedicou sua vida para o trabalho do Senhor e está firme a frente desta Igreja Batista.
Enfim chegamos na segunda-feira (03/04) quando pudemos ter a manhã reservada para um rápido turismo pela capital onde pudemos visitar o Lago de Manágua, visualizar um dos vulcões e a catedral de Granada. Pela tarde tivemos o Culto de Encerramento e Testemunhos.
Terça-feira (04/04) saímos do aeroporto de Manágua às 15h40 com destino ao Panamá e depois São Paulo. Às 04h00 de quarta-feira com a graça de Deus chegamos ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Esta viagem foi um sonho que tinha em meu coração, sonho este que depositei nas mãos de Deus e Ele trabalhou em meu favor: “...porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que Nele espera...” (Isaias 64:4)
Deus usou irmãos que puderam contribuir para que este sonho se realizasse. Dou graças a Deus pela vida de cada um de vocês que oraram, que contribuíram e que divulgaram este trabalho abençoado.
Vocês são participantes destas bênçãos…

Joel Barbosa
São Paulo 25/04/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário