Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ABORTO: QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA???

Esta é uma das frases mais ouvidas nos últimos tempos para tentar justificar a legalização do aborto.
Será que isto é plausível? Será que a "saúde" da mulher é o mais importante neste caso?
E se tomarmos o número de crianças "assassinadas" neste "procedimento", não seria isto um caso de polícia?
Bem, este assunto motivou-me a buscar informações que pudessem justificar o tamanho "alarde" criado em volta deste tema, principalmente com os números "alarmantes" utilizados pelos defensores da legalização do aborto.
Primeiro, basta uma simples busca em sites especializados sob o tema "mortalidade feminina" para vermos que existem outras "prioridades" que deveriam ser levadas em conta.
Dr Leonardo Fontenelle, médico especializado em Saúde da Família traz um excelente artigo em seu Blog tratando das 10 principais doenças da mulher brasileira onde vemos que a depressão, a pneumonia e o AVC estão disparadamente a frente dos problemas relativos ao aborto. Em outro artigo escrito pelo mesmo autor denominado "Conheça os 10 maiores fatores de risco para a saúde da mulher" vemos que a obesidade, glicose, hipertensão e até o álcool estão acima dos riscos de um aborto. A minha pergunta é: "Que tem sido feito pela Saúde Pública para se evitar ou remediar estas questões?" Mas, "Porq ue uma mobilização tão grande em torno da legalização do aborto?"
Outro trabalho relevante foi feito pelo Ministério da Saúde sob o tema: Estudo da Mortalidade de Mulheres de 10 a 49 anos com Ênfase na Mortalidade Materna onde vemos um estudo voltado sobre os óbitos levantados em mulheres durante a fase gestacional.
Vale a pena você consultar o trabalho clicando aqui, mas eu quero, ao menos, destacar um parágrafo do citado estudo contido na página 77: "...Os transtornos hipertensivos, com grande destaque para a doença hipertensiva específica da gravidez (pré-eclâmpsia e eclâmpsia), corresponderam a 37,0% de todas as mortes obstétricas diretas. O abortamento, responsável por 11,4% do total das mortes maternas e 17% das causas obstétricas diretas, foi também uma causa importante, sendo que a investigação permitiu verificar que parcela significativa correspondeu ao bortamento provocado; entretanto, uma mensuração correta (se provocado ou não) foi impossível, visto que nem sempre isso estava assinalado nos prontuários médicos, nem a família o informava. Digno de nota, porém, é o fato de que, embora seja uma causa importante de mortalidade materna, não é o maior responsável por essas mortes, como é freqüentemente comentado em nosso meio..."
O próprio Ministério da Saúde adverte que há uma "supervalorização" deste tema!
Eu não quero nesta postagem, e nem acho necessário, tratar o caso à luz da Palavra de Deus usando argumentos bíblicos... sem sombra de dúvidas, Ela condena tal ato, mas quero somente trazer à tona o fato de que quando um político quer colocar este tema como prioridade em termos de saúde pública, há na realidade temas mais "urgentes" que este; o mesmo estudo concluiu que "As doenças cerebrovasculares, a Aids e a violência têm se tornado os maiores inimigos das mulheres brasileiras..."
Como fonte de consulta para embasar que há uma "exploração" do tema de forma "oportunista" deixo o link de um excelente pronunciamento da Ex-Senadora Heloisa Helena no 1º Encontro Brasileiro de Legisladores e Governantes pela Vida.

Que Deus te ilumine...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

REFLEXÕES... SALMO 2


"...Por que se amotinam as nações, e os povos imaginam coisas vãs?"

Este é um daqueles Salmos classificados como Messianicos, ou seja, o escritor inspirado por Deus refere-se ao Rei dos Reis, ao Nosso Salvador Jesus Cristo. Não há a identificação de sua autoria diretamente no Salmo, mas temos a referência de Davi como sendo o autor em Atos 2:25 quando Pedro e João identificam estas palavras como sido proferidas por Davi e cumpridas em Jesus.
O Salmo trata da rebelião contra o Ungido "...os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o SENHOR e contra o seu ungido..." (v.2); a consequencia de rebelar-se contra Ele: "...Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles... Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro..." (v.3 e 9); da oportunidade de arrependimento: "...Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra..." (v.10) e da benção daqueles que se refugiam no Messias: "...Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam..." (v.12)

Ao ser humano somente cabe-lhe duas posições diante de Jesus: ou o aceita como Salvador ou o terá como Juiz...
Warren Wiersbe conta em seu livro "Descúbrete a ti mismo en los Salmos" que em uma cidade fronteiriça, um cavalo desgovernou-se e saiu em disparada puxando a carroça onde estava um bebê. Vendo que a criança corria perigo, um jovem arriscou sua vida para deter o cavalo. O tempo passou e a criança cresceu tornando-se um delinquente e teve que apresentar-se diante do juiz para receber a sentença por um grave crime cometido. O preso reconheceu o juiz como sendo o homem que anos passados havia salvado sua vida e apelou para este fato suplicando a graça do juiz. Porém, as palavras do juiz foram silenciadoras ao dizer: "jovem, naquela ocasião eu fui teu salvador, porém agora sou o teu juiz e condeno-te a ser enforcado..."
Hoje temos a oportunidade de reconhecê-lo como o Salvador que não somente arriscou sua vida, mas a entregou por nós na cruz do Calvário. Se não o reconhecermos HOJE como o Ungido e o Salvador, teremos que encará-lo no futuro como Juiz. Não há meio termo. Jesus disse: "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha" (Mateus 12:30).
Por isso, reflitamos nas palavras finais deste Salmo: "Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos com tremor. Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam"

Que a Graça de Deus esteja sobre ti...
Pr Joel Barbosa

sábado, 18 de setembro de 2010

REFLEXÕES... SALMO 1

Desejo iniciar uma série de postagens cujo tema será: "Reflexões..."
Meu propósito é te convidar para percorrer os Salmos em curtas reflexões; como não poderia ser diferente iniciaremos pelo Salmo 1.
"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores..." Salmos 1:1
Antes de mais nada é necessário entendermos que ser bem-aventurado é o mesmo que dizer ser feliz ou ser bem sucedido. Por isso, gostaria de chamar o Salmo 1 como: "A receita da felicidade"
O segredo para sermos bem sucedidos em nossa vida é atentarmos para o que o primeiro versículo nos diz com relação a três atitudes que devemos evitar:
NÃO ANDAR SEGUNDO O CONSELHO DOS ÍMPIOS - muito cuidado ao dar ouvidos ao que o mundo apresenta como padrão de vida e vitória... muitos dizem: não vale a pena ser honesto, ou muitos jovens insinuam o famoso "caiu na rede é peixe...", enfim, o padrão de comportamento do mundo deve ser evitado; em Efésios 2:1 a 3 o apóstolo Paulo exorta sobre o fato de que no passado andávamos segundo os desejos da carne e do mundo... precisamos mudar!
NEM SE DETÉM NO CAMINHO DOS PECADORES - quando dou ouvidos aos conselhos do mundo, sinto-me tentado a PARAR no meio de minha corrida cristã acreditando que não vale mesmo à pena continuar sendo honesto e esperando no Senhor...
NEM SE ASSENTA NA RODA DOS ESCARNECEDORES - veja que é uma decadência... quando dou ouvidos ao conselho dos ímpios sinto-me tentado a parar no meio do caminho, descartando toda possibilidade de vitória e acabo assentando-me desistindo completamente de continuar a jornada cristã...
Lembre-se o que o versículo seis nos diz: "...o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá..."
Fique firme: "olhando para Jesus, autor e consumador da fé , o qual pelo gozo que lhe está proposto: suportou a cruz, desprezando a afronta e assentou-se à destra do trono de Deus..."
Pergunte-se:
Será que estou animado a seguir adiante olhando para Jesus, não dando ouvidos às palavras de derrota, não parando e finalmente não assentando-me de modo que alcance o mundo que ainda não conhece a Jesus Cristo? Lembre-se que seguindo esta receita seremos "como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará..."
Que Deus te abençoe!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

EXPO CRISTÃ 2010

Está sendo realizada de 07 a 12 de setembro no Expo Center Norte a Expo Cristã 2010. A APEC está presente com um stand e também com um espaço denominado "Espaço Kids" onde as crianças que vão ao evento com seus pais podem permanecer por uma hora e cantar, ouvir uma história bíblica e fazer trabalhos manuais.
Nesta quinta-feira o nosso Setor Sul da APEC ficou responsável pelo espaço e lá estive juntamente com a Cida, o Sérgio e Cléo para promovermos as atividades com as crianças.
Foi um tempo agradável e uma chance oportuna de evangelizar...

ACAMPAMENTO DE FAMILIAS - IGREJA BATISTA BIBLICA DE VALPARAISO

No último fim de semana de feriado prolongado tive o privilégio de ministrar a Palavra no Acampamento de Familias da Igreja Batista Biblica de Valparaíso que foi realizado no Acampamento MAB em Cosmópolis.
Trabalhamos o tema: Fundamentos Sólidos Para uma Vida Vitoriosa tendo como base o texto bíblico de II Pedro 1:2 a 4.
Foi um tempo de refrigério e comunhão que juntamente com minha esposa pudemos desfrutar... agradeço de coração ao Pr Paulo Guedes pela confiança e a toda a equipe organizadora pelo sucesso que foi o Acampamento... abaixo vocês podem ver um pouquinho do evento através das fotos...

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

COMO VAI SEU SONO?

Estou republicando uma reflexão que havia postado em 2008...
Você já teve problemas com o sono?
Se já, saiba que você não está sozinho... 40% da população brasileira sofre com a falta de sono o que faz do Brasil o Campeão Mundial da Insônia...


"...Se você tem dificuldade em iniciar o sono, desperta freqüentemente durante ele, sente que o sono não foi restaurador, acorda precocemente ou dorme por um tempo curto demais, você tem insônia. A definição atual inclui o conceito de “qualidade do sono”, e não mais apenas a “falta de sono”... a insônia leva a fadiga, depressão, distúrbios do humor, queda do desempenho profissional, afetivo e sexual e causa acidentes de trabalho. Ela pode ser devastadora: catástrofes como as do petroleiro Exxon-Valdez (Alaska), da usina nuclear de Three-Mile Island (EUA), de Tchernobyl (ex-URSS) tiveram os distúrbios do sono arrolados entre seus fatores precipitantes..." (Revista IstoÉ-Gente - ed.254)

Mas há um outro distúrbio que considero o oposto da insônia que se chama narcolepsia e causa episódios de sono incontrolável durante o dia, que podem durar de 15 minutos até 1 hora. Esse distúrbio não tem cura, e causa prejuízos à vida da pessoa seja no trabalho, no estudo ou socialmente. As pessoas com narcolepsia correm risco de sofrer acidentes e lesões. Tem sua capacidade de raciocínio, concentrações, e memória prejudicados, o que pode levá-lo a um quadro de depressão pois os ataques de sono podem ocorrer durante refeições, conversas e mesmo ato sexual causando problemas na relação interpessoal e conjugal.

Se você sofre de alguns destes disturbios, saiba que o Brasil é referência mundial no tratamento destas questões. Acesse o site http://www.sono.org.br/ e conheça o Instituto do Sono que oferece tratamento gratuito para estes problemas...

Mas, como vimos, existem pessoas que se mantem acordadas quando deveriam dormir e outras que dormem quando deveriam estar acordadas... Gostaria de fazer uma aplicação "espiritual" destes fatos para nosso crescimento espiritual... quero te apresentar dois "distúrbios" que devem ser tratados à luz da Palavra de Deus: a insônia e a narcolepsia espiritual!

Para tanto, responderemos duas perguntas:
Quando devo dormir? e...
Quando devo ficar acordado?
Jesus diz, em sua Palavra: “...Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei... e achareis descanso para as vossas almas...” Mateus 11:28, 29
Portanto:

1. QUANDO DEVO DORMIR? – Sl 37:5 a 7
a. Na vontade de Deus (Gn 2:21-24) – Existem situações do dia-a-dia que podem querer tirar o nosso sono, mas devemos descansar... decisões que necessitamos tomar, rumos que precisamos seguir! Às vezes nos sentimos-tentados a tomar nossas próprias decisões e em muitas ocasiões nos precipitamos. Quando olhamos para a vida de Adão, vemos que enquanto Adão dormia Deus preparava o melhor para ele: uma esposa! Estás ansioso? Descanse na vontade de Deus. Enquanto você dorme, Deus estará preparando o melhor para você.
b. Diante das tempestades (Mt 8:23 a 27) – Quantas tempestades enfrentamos em nosso dia-a-dia! E quantos medos estas tempestades nos trazem... Enquanto a tempestade sacudia o barco e os discípulos se desesperavam, Cristo tranqüilamente dormia. Descanse meu irmão: Com Cristo no barco tudo vai muito bem! “...deitei e dormi... Deus me sustentou...” (Sl 3:8); “...em paz me deitarei e dormirei...” (Sl 4:8) e “... lançando sobre Ele...” (I Pe 5:7)
LEMBRE-SE: SÓ JESUS PODE NOS DAR A PAZ!

2. QUANDO DEVO FICAR ACORDADO? – Ef 5:14 a 16
a. Diante das tentações (Mc 14:38) – Muitos crentes se acomodam com o mundo! Acabam cochilando, tosquenejando e abaixam a guarda, esquecendo-se que o diabo está ao derredor e brama como leão (I Pe 5:8)! “...não podemos ignorar os seus ardis...” (II Co 2:11); “...vigiar,orar para não cair em tentação...” (Mc 14:38)
b. Aguardando a Volta de Cristo (Mt 24:42 a 44) – Você acha que Ele está demorando? Cristo está voltando – a nossa redenção está próxima! Como está sua vida? Como o Mestre vai te achar? “...já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes...” (Rm 13:11)

Conclusão:
Cristo está voltando – Você está preparado?
Quem sabe meu irmão você esteja enfadado por estar na casa do Senhor. Eutico caiu do terceiro andar tomado pelo sono diante do discurso de Paulo (Atos 20:7 a 9). Deus está falando por intermédio de sua Palavra. Diga hoje como Samuel: Eis-me aqui Senhor!
Está ansioso? Descanse!
Está dormindo? Desperta ó tu que dormes!

Que Deus te abençoe!

Pr. Joel