Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

VAMOS APRENDER COM OS ANIMAIS!

“...dos animais limpos, e dos animais que não são limpos, e das aves e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para Noé na arca..." Gênesis 7:8 e 9
Embora o homem seja a coroa da criação de Deus, dotado de inteligência e criado à sua imagem e semelhança, deveria, muitas vezes, aprender com os animais lições importantes e preciosas.
Não é surpreendente que enquanto os homens duvidaram de Noé com relação ao dilúvio, os animais demonstraram obediência fora do comum e de dois em dois entraram na arca? Quem demonstrou mais "inteligência"?
Temos outras lições preciosas na Palavra de Deus que os animais, embora irracionais, nos dão:

APRENDA COM AS FORMIGAS

"...vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio..." Provérbios 6:6
Com as formigas podemos aprender ao menos duas lições:
TRABALHO
As formigas são incansáveis. Trabalham constantemente para suprir as necessidades de sua colônia. Você sabia que uma saúva consegue a proeza de levantar até 14 vezes o seu próprio peso e percorrer 1 quilômetro por dia? Isso seria o equivalente, para um ser humano a erguer 1 tonelada e ir de São Paulo a Buenos Aires num só dia. Incrivel, não? Um cântico infantil fala o seguinte: “A formiguinha corta a folha e carrega, quando uma deixa a outra pega. Ó que mistério glorioso, uma formiguinha ensinando um preguiçoso”
Que bom seria se seguíssemos o exemplo das formigas em sua disposição para o trabalho. Quantas vezes os filhos de Deus se esquivam de suas responsabilidades dando desculpas como: cansaço... falta de tempo... desânimo! Deus não quer preguiçoso em sua obra, mas servos atuantes, incansáveis "...firmes e constantes, sempre abundantes..." I Corintios 15:58.

SOLIDARIEDADE:
Elas possuem, também, um senso de organização fora do comum. Ajudam-se umas às outras. Já reparou que num grão de açúcar que cai no chão, aparecem de repente “milhões” de formigas? Na busca por alimentos, elas se dispersam, cobrindo a maior área possível e quando uma encontra alimento, ela libera uma substância chamada feromônio que atrai as demais! Elas não ficam com a descoberta somente para elas, mas comparilham com todas. Quando o peso é maior, elas se unem, ajudando umas as outras. Que exemplo para nós! Até parece que elas conhecem o que está escrito na Palavra: “...levar as cargas uns dos outros...” Gálatas 6:2
Bem... poderíamos analisar outras lições sobre as formigas, mas já é suficiente para aprendermos com elas sobre Trabalho e Solidariedade...
Na próxima postagem veremos outras lições que outros animais nos ensinam...até lá!
Que Deus nos abençoe.

sábado, 19 de setembro de 2009

I FEIRA MISSIONÁRIA

Olá pessoal...
Vocês amam Missões?

Que tal participarem do evento abaixo?

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A CORRIDA DOS SAPINHOS

Há tempos passados recebi em meu e-mail uma pequena história intitulada "A fábula dos sapos". Resolvi, então, fazer uma adaptação desta fábula; fiz os desenhos à mão livre, coloquei aplicações bíblicas e contei para as crianças em uma EBF... desde então, muitas pessoas me pedem a história; por isso, resolvi publicá-la em meu blog... aí vai!


“...graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo...”I Coríntios 15:57

Introdução:
Já se sentiu chateado quando as pessoas dizem que você é feio, gordinho, imprestável, atrapalhado, desengonçado, inútil, burro...?
Como você reage diante dessas ofensas? Fica triste? Desapontado?
Vamos ver em nossa história de hoje, como devemos reagir diante das palavras de desânimo...

Figura 1 – Tudo ia bem lá na floresta, quando junto ao pântano, onde habitavam muitos sapos, o repórter da REDE SAPO DE TELEVISÃO anunciou um grande evento que seria promovido com os sapos do pântano. Seria uma corrida! E o vencedor ganharia uma passagem para conhecer os lagos e pântanos da Europa... que prêmio fabuloso, mas... que corrida seria essa? Todos os sapos ficaram curiosos para saber o trajeto...
Para manter o suspense, o repórter convocou todos os interessados para que se apresentassem junto a “Grande Pedra Assustadora”!!!

Figura 2 – O quê!!!!???? A Grande Pedra Assustadora???
Todos os sapos e animais da floresta temiam aquela pedra pois corria entre toda a população dos animais que muitos já haviam morrido ao tentar se aproximar dela... Não havia nada comprovado, mas todos tinham medo... Já passou por uma situação de medo? O que você faz para enfrentar o medo? (dê exemplos de situações que podem gerar medo) Não desista! Deus quer que você confie Nele e acredite que Ele pode te dar a vitória! Nosso versículo diz que nós podemos ter vitória... vitória sobre o nosso MEDO!!! Por isso hoje somos desafiados a vencermos essas situações de medo. Não desista! Deus quer que você confie Nele e acredite que Ele pode te dar a vitória! Mas os animais temiam só de pensar em chegar perto da Grande Pedra Assustadora, mas motivados pelo prêmio todos estavam lá na hora marcada. Todos os animais da floresta se reuniram, não somente os sapos, porque estavam curiosos para saber como seria esta corrida. Imediatamente o repórter passou a dar as regras: a corrida seria aberta aos sapos, e o primeiro que alcançasse o alto da Grande Pedra Assustadora seria o vencedor! O quê? Subir no alto da Pedra? Eles tinham medo de chegar perto, quanto mais subir nela! Muitos começaram a desistir e outros começaram a espalhar o medo! Ninguém queria subir na Grande Pedra Assustadora.

Figura 3- Sabe crianças a Bíblia nos diz sobre alguém que um dia subiu no alto de uma pedra, de um monte chamado “Gólgota” que significa “Caveira”. Era um lugar assustador, mas Jesus, o Perfeito Filho de Deus, não teve medo de subir lá e ser morto em uma cruz. Muitos diziam para ele desistir da idéia, mas Ele foi até o fim porque Ele nos ama.
(apresente de forma resumida o plano de salvação para alcançarmos as crianças que não são salvas) Jesus não teve medo, Ele foi até o fim... E os sapos será que iriam topar esse grande desafio?

Figura 4 – Muitos sapos se inscreveram e resolveram enfrentar o medo para subir na Grande Pedra Assustadora! Eles acreditavam que podiam ganhar o prêmio! Enfrentaram os crocodilos para poderem chegar na pedra e quando começaram a pular perceberam que a pedra era muito escorregadia. Cada pulo que eles davam para escalar a pedra trazia eles de volta até a água e tinham que enfrentar mais uma vez os crocodilos. Muitos sapos começaram a se cansar e ficavam mais apavorados quando ouviam os outros animais dizendo para eles desistirem.

Figura 5– De fato, muitos sapos deram ouvidos às palavras de desânimo e não acreditando que fossem conseguir foram desistindo. È isso que acontece conosco várias vezes. Damos ouvidos às palavras de desânimo que dizem para nós: Você é um burro! Você não vai conseguir! Não desista! Deus quer que você confie Nele e acredite que Ele pode te dar a vitória! Até dentro de nossa casa! Muitas vezes é nosso pai ou nossa mãe que diz que somos imprestáveis. Ou o amigo da escola que diz que somos gordos! (dê outros exemplos de palavras que podem desmotivar) Não desista! Deus quer que você confie Nele e acredite que Ele pode te dar a vitória! Não permita que essas palavras tirem de você o ânimo para vencer. Lembre-se de nosso versículo: “...graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo...”

Figura 6– Mas enfim, só restava um sapinho que não deu ouvidos às palavras de desânimo, que venceu o medo e continuava firme, quase pronto a chegar no alto da Grande Pedra Assustadora! Será que ele vai conseguir? Os outros sapos que desistiram e estavam com inveja dele torciam para ele escorregar e cair! Mas, os outros animais que perceberam a sua coragem e começaram a incentivá-lo e torcerem para que ele alcançasse o prêmio. Ele estava a um salto da vitória... Será que ele vai escorregar? Será que ele vai conseguir?

Figura 7– Viva!!!! Ele conseguiu!!!! Ele venceu!!! Ele chegou no alto da Grande Pedra Assustadora!!!! Todos queriam saber dele qual era o segredo da vitória! Como será que ele conseguiu vencer todos os obstáculos? Todos ansiosamente aguardavam ele no seu retorno para a entrevista coletiva que ele daria para a REDE SAPO DE TELEVISÃO!!! A festa era grande na floresta!! Até mesmo os outros sapos tiveram que se render à coragem e ousadia do grande campeão! Lá estava ele, o nosso herói! Todos animais reunidos e o grande repórter se aproxima do nosso amigo campeão e lhe pergunta: Qual o segredo da vitória? Todos fazem silêncio para ouvir a resposta do sapo que para surpresa de todos não responde nada! Novamente o repórter pergunta a ele qual era o segredo da vitória. Diante do silêncio do sapo, todos percebem, quando a mãe do campeão diz em alta voz: Não adianta perguntar nada para ele porque ele é SURDO e não escuta nada! Este era o segredo, enquanto todos gritavam palavras de desânimo ele continuava firme no seu propósito. Enquanto todos gritavam para ele desistir, ele não escutava nada e continuava em seu objetivo.

Conclusão: Precisamos nos fazer de surdos para as palavras de desânimo e medo que dizem para nós

DESAFIO PARA A CRIANÇA SALVA
Durante esta semana , se alguém quiser te deixar triste dizendo palavras de desânimo, lembre-se do sapinho: Fique surdo! Não desista! Deus quer que você confie Nele e acredite que Ele pode te dar a vitória! Não deixe que estas palavras te desanimem. Se alguém ou alguma coisa quiser te assustar e fazer você desistir do seu objetivo, não se esqueça de nosso amigo sapo: Faça-se de surdo! Se alguém quiser oferecer-te drogas ou te chamar para fazer o que é errado; faça-se de surdo! Não desista! Deus quer que você confie Nele e acredite que Ele pode te dar a vitória! Não escute estas palavras de desânimo.

APELO PARA NÃO SALVOS
Se você ainda não recebeu Jesus como seu salvador, saiba que Jesus não teve medo e nem desistiu diante da morte. Ele foi até o fim! Ele quer te salvar. Ele não quer que você continue perdido. Faça igual ao sapinho... Dê o último pulo para a vitória... aceite Jesus!

Esboço Adaptado por Joel Barbosa
APEC – Setor Sul

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DAVI - HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

"...E, depois disto, por quase quatrocentos e cinqüenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel. E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Quis, homem da tribo de Benjamim. E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade..." ATOS 13:20-22

Já preguei esta mensagem em várias oportunidades e gostaria de reparti-la com meus leitores. Estamos vivendo momentos difíceis, de decadência espiritual, extrema violência, corrupção e desamor, onde percebemos cada vez mais intensa a atuação de nosso inimigo e sentimos a carência de homens e mulheres íntegros e compromissados com a verdade.
É dentro deste clima, que Deus procura:
· homens de verdade;
· homens que não estejam comprometidos com o mundo; (Rm 12:1 - "...Não vos conformeis...")
· homens de coração puro;
· HOMENS SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.

Davi foi um destes Homens segundo o coração de Deus. Sabemos que ele teve falhas, como todos nós temos, mas ele revelava sempre um profundo espírito de arrependimento e contrição. Vejamos quatro qualidades que fizeram deste homem, um Homem Segundo o Coração de Deus:

1. HOMEM CONTROLADO PELO ESPÍRITO DE DEUS – I Sm 16:1 e 13
No momento em que Samuel unge Davi, demonstrando com esse ato a escolha de Deus, o Espírito Santo de Deus se apoderou de Davi: "...e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi..."
ESTE É O SEGREDO, A CHAVE DE NOSSO SUCESSO! DEIXAR O ESPÍRITO DE DEUS NOS DOMINAR!
É notório que o Espírito Santo de Deus vem habitar em nosso ser a partir do momento em que aceitamos o Senhor Jesus como nosso Salvador (Efésios 1:13). Mas entre TER o Espírito Santo e permitir que ELE CONTROLE o nosso ser há uma distância a ser percorrida.
Precisamos deixar a carne de lado e cada vez mais nos alimentarmos do Espírito Santo de Deus, deixando que o FRUTO do Espírito se revele em nós. (Gálatas 5:16 a 22)
Queres ser um homem ou uma mulher segundo o coração de Deus? Deixe o Espírito Santo de Deus controlar suas atitudes, todo o teu ser!

2. HOMEM QUE NÃO CONFIA EM SI MESMO, MAS DEPOSITA A CONFIANÇA NO SENHOR – I SM 17:45-47
De posse do Espírito Santo, Davi manifesta coragem e destemor.
Quando lemos I Samuel 17:4 vemos que Golias tinha aproximadamente 2,80 m. Embora Davi fosse franzino (I Sm 17:42) ele encheu-se de brio e enfrentou o gigante. Pela lógica deveria ser Saul que era o maior de todo o reino (I Samuel 9:2)
Parecia loucura!!! Ele foi incompreendido pelos seus irmãos por esta atitude (I Samuel 17:28)
Quantas vezes tomamos decisões e somos incompreendidos!!!
· Davi Não confiou em si mesmo, em sua capacidade, em seus talentos, mas no poder do Espírito Santo .
· A armadura de nada adiantava para Davi, mas sim o poder do Espírito
· Davi pegou 5 pedras (I Samuel 17:40).
Talvez Ele pensasse: Eu tenho CINCO chances para derrubar Golias mas Deus só precisou de UMA para derrubar o gigante. Se nós usarmos uma simples regrinha matemática, veremos que CINCO PEDRAS totalizam 100% de chances de derrubar o gigante, portanto UMA PEDRA equivale a 20% de chances.
Sabe o que isto significa?
Com Deus 20% de chances significa 100% de acerto. Nunca diga Eu não posso! Pois Deus tem o poder de transformar 20% em 100%.
Mas, o segredo estava no fato de que Davi não confiava em si mesmo, mas em Deus: “...Eu vou em NOME DO SENHOR DOS EXÉRCITOS!..."
Em II Coríntios 3:5 vemos que "...a nossa capacidade vem de Deus...", "...uns confiam em carros e outros em cavalos..." Salmos 20:7
Enquanto você estiver confiando em si mesmo, jamais será um homem segundo o coração de Deus. Deus precisa de homens que verdadeiramente depositem a confiança nEle.

3. HOMEM QUE SE CONDUZ COM PRUDÊNCIA – I SM 18:14,15
O homem segundo o coração de Deus é prudente:
· No andar – Efésios 5:15 "...vede prudentemente como andais..." – Quando o povo olhava para Eliseu eles diziam: “Lá vai um homem de Deus...”
· No falar – Pv 10:19 "...na multidão de palavras não falta pecados, mas o que modera seus lábios é prudente..." – Não saia da vossa boca palavra torpe!
· No ouvir e praticar a Palavra – Mt 7:24 "...homem prudente que edificou a casa sobre a rocha – Não sede somente ouvintes, mas praticantes..."
O Que o mundo tem dito de nós? Do nosso andar? Do nosso falar?
Se quisermos ser SEGUNDO o coração de Deus, a prudência deve fazer parte de nossa vida.

4. HOMEM QUE NÃO SE ACOMODA, MAS VAI ALÉM DO MÍNIMO NECESSÁRIO –I SM 18:25-27
Saul pede cem prepúcios e Davi traz duzentos. Exatamente o dobro!
· O homem segundo o coração de Deus não mede esforços para agradar a Deus; vai além do mínimo necessário.
· Não se limita apenas a fazer a sua obrigação, mas como prova de gratidão esmera-se em fazer mais.
Muitos pensam:
· Ah eu já vou na Igreja Domingo de manhã, pra que ir à noite?
· Pra que ir na reunião de jovens, senhores ou senhoras?
· Eu já canto no coral, isso já é o bastante!!!
· Eu já dou o dízimo, pra que dar oferta?
· Eu já sou religioso, pra que preciso de Jesus?
POR MAIS QUE FIZERMOS, SEMPRE SERÁ POUCO COMO RETRIBUIÇÃO PELO TÃO GRANDE AMOR QUE DEUS REVELOU POR NÓS!

Pense bem... Deus ainda procura homens e mulheres segundo o seu coração: Cheios do Espírito Santo, que confiam Nele sem reservas, que são prudentes e que vão além do que é pedido!
Que Deus ache em nós estes homens e mulheres...

Fiquem com Deus!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A SALVAÇÃO EM TRÊS TEMPOS

“Porque todos pecaram e separados estão da glória de Deus” – Romanos 3:23
O pecado é uma realidade na vida do ser humano. Uma das definições de pecado é: “errar o alvo”; outra é: “pecado é tudo que pensamos, falamos e fazemos que não agrada a Deus”. E poderíamos acrescentar que além destes, pecado também é deixar de fazer o que devemos fazer: "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." - Tiago 4:17
“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e não há verdade em nós” e “se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” – I João 1:8 e 10.
Como pecadores, estávamos fadados ao fracasso e à separação eterna de Deus, além do que, teríamos que sofrer a penalidade do pecado:
“Mas o salário do pecado é a morte...” – Romanos 6:23a e “...sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” – Hebreus 9:22
Portanto, não havia solução para nós, a não ser a morte e a conseqüente separação eterna de Deus no inferno: “Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” – Lucas 7:23
“Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?” – Mateus 23:33
Mas o plano de Deus foi maravilhoso para conosco:
“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” – Romanos 5:8
“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras” - I Corintios 15:3
“...Cristo padeceu por nós na carne...” – I Pedro 4:1
A Morte de Cristo foi vicária, ou substitutiva.
Quem deveria morrer éramos nós! Mas Ele morreu por nós e o preço de nossa salvação foi altíssimo:
“...sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo...” – I Pedro 1:18 e 19

Portanto, os dois ingredientes básicos e indispensáveis para a salvação são:
ARREPENDIMENTO E FÉ.
Preciso arrepender-me de meus pecados. Ciente de que eles me separam de Deus, preciso reconhecê-los e confessá-los à quem de fato pode perdoá-los: Jesus Cristo.
“se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça...” - I João 1:9

A Salvação que Deus nos proporciona agirá em nossas vidas em três tempos:

PASSADO (justificação)
Quando aceitamos o plano de Deus podemos afirmar que fomos salvos da CONDENAÇÃO do pecado
(Rm 5:1; 8:1 e 33 a 39; Jo 3:18, 5:24, 6:37 e 10:27-29)

PRESENTE (santificação)
Desta forma, podemos afirmar que no presente somos salvos do PODER e do DOMÍNIO do pecado. Precisamos buscar a santificação, ou seja, a separação do pecado.
(Rm 6:14 e 12:1 e 2; Ef 2:1 a 4; Gl 2:20)

FUTURO (glorificação)
No futuro, quando contemplarmos nosso Salvador, seremos salvos da PRESENÇA do pecado
(I João 3:2; I Co 15:52 a 57; Fp 3:21 e I Ts 4:13 a 17)

Você já aceitou o plano de Deus para sua salvação?
Veja o vídeo abaixo: