sexta-feira, 29 de outubro de 2010

HALLOWEEN

No próximo domingo além das eleições presidenciais, teremos alguns comemorando o fatídico dia de "Halloween" ou "Dia das Bruxas". Isto é mais uma das ridículas culturas importadas da Terra do Tio Sam e que não tem nada a ver com nossa cultura brasileira e muito menos com nossa postura cristã.
Tudo começou no início como algo despretencioso com as Escolas de Idiomas agregando a festa ao seu currículo com o pretexto de estudo de "termos culturais". Mais tarde as Escolas Públicas introduziram no currículo das aulas de Inglês e agora temos a "maldita" festa agregada ao nosso cotidiano com as crianças fantasiando-se e dizendo: "gostosura ou travessura". Não quero aprofundar-me em toda a origem da festa, até porque uma rápida busca no Google lhe trará tudo que você deseja saber a respeito, mas quero compartilhar uma pequena Lição Bíblica para que você que trabalha com crianças possa contá-la neste fim de semana. A idéia eu levei na última segunda e terça-feira em nosso treinamento regular da APEC no Setor Sul de São Paulo no Bairro de Santo Amaro. As figuras foram colhidas na rede...

“Se dissermos que temos comunhão com Ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade” I João 1:6.
Este versículo deve ser memorizado com as crianças. Explique que ter comunhão é ter amizade, é andar junto. Por isso se somos amigos de Jesus mas andamos em trevas (fazendo o que é errado - pensando, falando, fazendo ou participando de coisas que não agradam a Deus) somos mentirosos e não somos amigos de Jesus coisa nenhuma.

DIGA NÃO AO PECADO - (Gênesis 2:7 a 17 e 3:1 a 6)

I. Introdução
• Quantos aqui já foram enganados? Como você se sente ao perceber que foi enganado? Muito chateado, não é mesmo? (dê exemplos que façam parte do cotidiano das crianças)
Nossa história de hoje está relacionada com sermos enganados. Se trata de coisas que pensamos fazer que não são erradas, mas são enganos do diabo!

II. Andamento dos Acontecimentos

Figura 1. Deus criou todas as coisas, plantou um jardim e colocou nele o homem para cuidá-lo (2:7 a 9)
Uma ordem foi dada: Não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (2:16 e 17)
(Faça rapidamente a aplicação do Evangelho, Mostre que Deus sempre nos orienta sobre qual caminho devemos seguir e quando desobedecemos pecamos. Enfatize o que é pecado e dê exemplos. Quando a criança age do jeito que ela quer, como machucar alguém de propósito ou mentir aos professores, ela está indo contra as leis de Deus, e isso é errado. Fale do amor que Deus tem por ela e por isso, quer perdoar o seu pecado. Mostre como Deus provou o seu amor enviando Seu Perfeito Filho, o Senhor Jesus, que quer ajudar a criança a não mais fazer as coisas à sua própria maneira)

Figura 2. É aí que entra na história o inimigo. Ele surge com uma mentira para fazer com que Eva pecasse. Satanás sempre vem disfarçado querendo apresentar o mal como algo bom. Ele disse a Eva que não teria problema comer o fruto. (3:1 a 6)
Hoje ainda o inimigo age da mesma forma. Ele apresenta para nós coisas como aparentemente inofensivas dizendo que não tem problema fazer ou participar delas. Se você já conhece a Jesus, ande na luz e não nas trevas diga Não ao pecado

Figura 3. É o caso do Halloween. Você sabe o que é o Halloween? A crença de um povo que há muito tempo atrás vivia na Inglaterra era de que na noite de 31 de outubro os mortos da família se levantavam e visitavam a casa dos parentes. Se ao chegarem não houvessem guloseimas e manjares preparados para eles, Satanás visitaria aquela casa.
Hoje vemos as crianças de casa em casa pedindo doces, fazendo papel de criatura das trevas. E cada vez que falam " - "Gostosura ou Travessura?" - estão proferindo "Ou você me dá um doce, ou te amaldiçôo". As crianças são usadas como veículos de maldição! Sabe como surgiu a lenda da abóbora? Tudo começou com um homem chamado Stingy Jack. Segundo o mito irlandês, ele teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Contudo, ao invés de saldar a dívida, Jack pregou a moeda em um crucifixo. Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o homem. Entretanto, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu por ter realizado um trato com o demônio. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, um demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna... Mais tarde, como não haviam nabos nos Estados Unidos substituiram o nabo por uma abóbora. Se você já conhece a Jesus, ande na luz e não nas trevas. Muitos dirão para você que não tem problema participar destas festas mas você vai lembrar-se de nosso versículo: SE DISSERMOS QUE TEMOS COMUNHÃO COM ELE E ANDARMOS NAS TREVAS MENTIMOS...Portanto, Se você já conhece a Jesus, ande na luz e não nas trevas diga Não ao pecado - Diga NÃO ao Halloween

Figura 4. Como Eva não disse NÃO a Satanás, ela foi iludida e desobedeceu a Deus comendo do fruto que Deus dissera que não devia comer dando ao seu marido Adão que comeu com ela. (3:6)

III. Clímax
Por causa disso Adão e Eva foram expulsos do jardim. (3:23)

IV. Conclusão
Você que já é salvo lembre-se que
A PALAVRA DE DEUS É A ÚNICA VERDADE – É isso mesmo! Pessoas podem falar muitas coisas, nos mostrar muitas coisas, tentar nos enganar, mas a verdade é só uma, e é nela que devemos confiar, pois ela é a única verdade, a Palavra de Deus.
NÃO DEVEMOS TER COMUNHÃO COM AS TREVAS – Isso significa, que não devemos fazer coisas que a Palavra de Deus reprova, pois se andarmos segundo a Bíblia, estaremos andando na luz, e se temos comunhão com Deus que é luz, como poderemos ter comunhão com as trevas?

DESAFIO AOS SALVOS: Se você já conhece a Jesus, ande na luz e não nas trevas diga Não ao pecado - Diga NÃO ao Halloween

CONVITE AOS NÃO SALVOS: Entregue sua vida a Jesus e Ele te perdoará de seus pecados (I João 1:9)

Um abraço

Se você desejar eu te envio o esboço e as figuras em teu e-mail

Pr Joel Barbosa

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

SEMANA DE ATIVIDADES

Durante toda a semana tive a benção de acompanhar as atividades de três estudantes do Instituto de Liderança da APEC em seu estágio prático. Desde o ano de 2008 a APEC do Brasil promove o Instituto de Liderança para alunos da América Latina (língua hispanica) e alunos do Oriente Médio. Em 2008 acompanhei o estágio de três alunas: Sandra (Argentina), Sara (Equador) e Angel (Egito). Nessa ocasião minha Igreja adotou Sandra como missionária (quando digo minha não se preocupe pois sei que a Igreja não é minha mas de Jesus Cristo... digo minha de uma forma carinhosa).
Neste ano tive a benção de ser responsável pelo estágio de outras três alunas: Alejandra (Paraguai), Gabriela (Bolivia) e Rouida (Siria). A benção de receber a Rouida e conhecê-la pessoalmente foi dobrada porque minha Igreja investiu na vida dela sem conhecê-la. Havia a necessidade de adotar estes alunos e enviamos o dinheiro necessário para trazê-la para o Brasil. Quão tremendo ouvir sua história... sua Igreja e mais outras dezessete Igrejas foram fechadas por falar de Jesus Cristo.
Abaixo você pode acompanhar algumas fotos da abençoada semana...

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ANIVERSÁRIO DO GUSTAVO

No último dia 12 de outubro, dia das Crianças tive a oportunidade maravilhosa de compartilhar a Palavra de Deus no aniversário de cinco anos do Gustavo. Levei meu inseparável amigo Joe e compartilhei a Lição "As mentiras de Pablo" com as crianças... foi maravilhoso vê-las participando e compreendendo o fato de que devemos "...deixar a mentira e falar a verdade...".
Ao término da lição várias crianças oraram a Deus confessando seus pecados.
Nesta semana, de 16 a 24 de outubro recebemos em nossa Igreja três alunas do Instituto de Liderança da APEC da América Latina e Oriente Médio. O estágio prático delas será com as crianças da Escola Batista Emanuel em Embu-Guaçu. Em especial, além da Alejandra que é do Paraguai e a Gabriela da Bolivia, tenho o privilégio de estar com a Rouida que é da Síria e recebeu a bolsa oferecida por minha Igreja para poder vir ao Brasil.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

REFLEXÕES... SALMO 4

"...em paz também me deitarei e dormirei, porque só Tu, Senhor, me fazes habitar em segurança..."
Diferente do Salmo 3 que era usado como um hino a ser entoado pelas manhãs, pois Davi afirma que deitou, dormiu e acordou, o Salmo 4 é classificado como um Hino da Tarde pois Davi diz que deitará e dormirá...

A oração (v.1):
Davi inicia o Salmo clamando a Deus e apoiando-se não em si mesmo, mas no caráter de Deus: Justo e Misericordioso! A sua experiência com Deus lhe dava a convicção de que Deus o ouviria até porque ele mesmo afirma que em outra ocasião de angústia o Senhor lhe dera "largueza" ou alívio: "...na minha angústia me deste largueza..."!

Exortação aos ímpios (v.2 a 5):
Em contrapartida, os "filhos dos homens" ou "varões poderosos" confiam em sua própria força ou vaidade buscando mentiras; ultrajam a glória de Deus transformando-a em infâmia. Davi lembra-lhes que o Senhor conhece aqueles que são seus e lhe pertencem! A estes o Senhor garante atenção às suas orações! Os ímpios deveriam refletir sobre isto em suas camas... e oferecer a Deus obediência e justiça: "...oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor...".

A Confiança e a Paz que somente Deus dá (v.6 a 8)
A comunhão com Deus excede a qualquer gozo ou alegria proveniente de bens materiais ou outras fontes que não sejam o próprio Deus: "...puseste alegria no meu coração mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho...".
O resultado de uma vida de comunhão somente poderia ser paz e confiança "...em paz também me deitarei e dormirei..." diferente do ímpio e do soberbo que deita-se e não tem paz, mas perturbação "...perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos..." (v.4)

Em quem você tem posto a sua confiança? Como é bom confiar no Senhor e saber que "o Senhor separou para si aquele que lhe é querido..." por isso "...o Senhor ouvirá quando eu clamar a Ele..." (v.3)

Obrigado Senhor porque olhaste para nós e nos tomaste como seus "queridos"...

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

QUESTÃO DE COERÊNCIA...

"...não jureis nem pelo céu nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim e não, não, para que não caiais em condenação..." Tiago 5:12

Não costumo usar meu blog para discussões políticas, mas um fato não pode deixar de ser comentado... é notório que as eleições do último dia 03 de outubro trouxeram lições preciosas para aqueles que se ensoberbeciam pensando que as urnas simplesmente revelariam o que de antemão sua enganosa "onisciência" apontava: uma vitória tranquila e incontestável...
Faltavam duas semanas para o pleito e eu comentava com alguns irmãos em nossa Igreja de que nenhum Instituto de Pesquisas se arriscaria a apontar uma vitória da candidata do Excelentíssimo Presidente no primeiro turno... não deu outra... todos Instituto recuaram e o que nenhum deles previu foi o crescimento da grande e agradável surpresa: Marina Silva... pois é...  teremos que voltar as urnas e o "patinho feio" da eleição agora tornou-se o "fiel da balança"...
Marina Silva com seu discurso ético tornou-se destaque em todos jornais do exterior. Vejam o que o diário espanhol "El Mundo" trouxe em suas páginas um dia após as eleições: "tanto Dilma como Serra eram personagens secundários" no dia seguinte às eleições, embora ambos tenham obtido, juntos, 80% dos votos. A única triunfadora foi Marina Silva, a ex-ministra rebelde e defensora do movimento ecologista, que protagonizou uma incrível subida na reta final da campanha. "o cofre que guarda a herança de Luiz Inácio da Silva permanecerá fechado por outras quatro semanas. Só Marina tem as chaves do cofre. Ela será o árbitro da segunda rodada."
Vale a pena você ler a reportagem completa no site da BBC clicando aqui .
Agora porque utilizei o versículo de Tiago como introdução para esta postagem?
Em nossa vida temos que ser coerentes com nossas palavras e aquilo que defendemos... não estou aqui defendendo "A" nem "B", mas a arrogância cobra um preço altíssimo... três dias antes das eleições o PT desprezava a candidata Marina a ponto de chamá-la de "traidora" e agora correm atrás dela e de seu apoio.
Leia na íntegra o que Reinaldo Azevedo escreveu sobre este tiro que saiu pela culatra na testa do PT em seu blog no post intitulado; "Como os petistas tratavam Marina Silva três dias antes das eleição"
Dilma e Lula terão que colher o NÃO dito que agora não pode ser SIM...
Tenhamos cuidado porque nosso SIM tem que valer como SIM e nosso NÃO tem que significar NÃO!
Sendo assim, não há necessidade de jurarmos para que nossa palavra tenha valor... o que foi dito, não pode ser "desdito"...
Que nossas palavras destilem COERÊNCIA SEMPRE...

Um abraço...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

REFLEXÕES... SALMO 3

"...Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou..."
Este Salmo foi escrito por Daví possivelmente durante a sua fuga de diante da face de Absalão, seu próprio filho. É interessante nos inteirarmos um pouco de todo o contexto. Davi embora fosse homem segundo o coração de Deus enfrentou problemas e lidou com pecados, falhas e fracassos. Depois do adultério praticado com Bate-Seba e da traição e morte imposta por Davi ao seu soldado Urias, ao receber a repreensão por parte do profeta Natã, Davi recebeu também um veredito: "Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa..." II Samuel 12:10.
A partir de então observamos tragédia atrás de tragédia no lar de Davi. O capítulo 13 de II Samuel narra o estupro (incesto) de Amnon, filho de Davi, contra Tamar, sua própria irmã. A indiferença de Davi leva Absalão, filho de Davi e irmão de Amnon a planejar por dois anos a vingança contra o próprio irmão e faz justiça com suas próprias mãos tirando a vida de Amnon (II Samuel 13:32). Mais tarde, não satisfeito e ainda buscando vingar a morte de sua irmã, Absalão promove uma insurreição contra seu próprio pai, ganhando a simpatia do povo, jogando-os contra o rei e fazendo com que Davi fugisse da presença do próprio filho (II Samuel 15:13 e 14).
É com este pano de fundo que Davi escreve o Salmo 3 que podemos dividir em quatro partes:
  1. Os inimigos multiplicam-se (v.1 e 2) - "como se tem multiplicado os meus inimigos..." Davi tinha que lidar não somente com a rebelião de Absalão e seu exército, mas com a revolta de todo o povo que fora iludido por seu filho. As crises e as opiníões muitas vezes levam-nos a pensar que Deus não está conosco "muitos dizem... não há salvação para ele em Deus...". Quais são os inimigos que você tem enfrentado? Seu temperamento? Seus pecados ocultos? Vícios? Tens chegado a pensar que para você "não há mais salvação?"
  2. O clamor a Deus (v.3 e 4) - Ainda bem que o versículo 3 começa com um "MAS"... o mesmo que PORÉM, CONTUDO, TODAVIA... Graças a Deus por este MAS... "Tu SENHOR és um escudo para mim..." Davi tinha convicção de que mesmo apesar de todos seus pecados, o perdão de Deus era a garantia de que ele podia clamar a Deus e ser ouvido: o SENHOR "ouviu-me desde o seu Santo monte..."
  3. O descanso que só vem de Deus (v.5 e 6) - Daí o homem assustado reconhece que poderia apesar de tudo dormir... Diante das lutas, angústias e adversidades como é bom saber que em Deus nós podemos deitar... mas não somente deitar... podemos DORMIR! Quantos apesar de não terem problemas não conseguem reclinar a cabeça no travesseiro e DORMIR... necessitam de "valiuns", "diazepans", "maracujinas", "cidreiras" e tantos outros recursos para tentar alcançar a paz que somente vem do SENHOR... mas como é bom saber que também pela Graça Dele nós poderemos ACORDAR e recomeçar... muitos tem medo de acordar e ter que enfrentar os mesmo problemas. Mas nós podemos acordar e ter a certeza de que podemos enfrentar as situações mais adversas porque temos a convicção de que não "temeremos dez milhares de pessoas que se puserem contra mim...porque o SENHOR me sustentou..." Por último, temos a certeza de que:
  4. De Deus é a Vitória (v.7 e 8) - "Levanta-te SENHOR; Salva-me... a Salvação vem do Senhor... sobre o teu povo seja a tua benção. (Selá)"
Que Deus te anime com a certeza da Vitória...

Selá - estudiosos afirmam que embora a palavra não tenha uma tradução adequada em nossa língua, tem o significado de uma pausa ou elevação dos pensamentos a Deus podendo ser também interpretada como um "Aleluia" ou "Amém"... um assim seja!