terça-feira, 27 de julho de 2010

DURAÇÃO DE UMA VIDA

Quantas vezes você já ouviu a expressão: - Não tenho tempo!
Ou melhor... quantas vezes você já disse: - Não tenho tempo?!
Na realidade, esta é a desculpa mais "esfarrapada" que podemos dar... nós não achamos tempo para as coisas que não valorizamos! Nosso tempo é proporcional a nossa escala de prioridades!
Confesso-lhes que sou fã de esportes... hoje um pouco mais comedido do que no passado! Dois desportistas em minha juventude me tiravam da cama nas madrugadas: Mike Tyson e Ayrton Senna.
Não importava a hora da luta ou da corrida, meu despertador estava a postos para que não perdesse em hipótese alguma a performance deles; no caso de Mike Tyson eu não podia piscar os olhos com o risco de perder um de seus nocautes relampagos...
Porque estou dizendo isso? Para que você reflita comigo para o fato de que nós achamos tempo para aquilo que valorizamos! Naquela época, corrida de fórmula 1 e Boxe estavam bem colocados em minha escala de prioridades... quantas vezes chegava em casa da Escola Biblica Dominical e já ia ligando o "vídeo cassete" que havia deixado programado gravando as corridas do Senna que na grande maioria começavam as 09h00 justamente na hora da EBD... nem almoçava!!! Assistia a gravação da corrida como se fosse "ao vivo"!
Eu achava tempo para isso!!! Talvez você esteja relacionando estas minhas experiências com as tuas... quem sabe futebol... novelas... shows... cama... viagens... etc... etc...
Porque não nos desdobramos com a mesma intensidade para as coisas de Deus? Porque talvez Deus não esteja bem colocado em nossa escala de prioridades!
Enquanto Deus não for realmente "importante" para nós, não acharemos tempo para as coisas concernentes a Ele... vamos continuar achando que temos feito muito e que temos gastado muito tempo nas coisas relacionadas a Ele... medite comigo no exercício que fiz a seguir:

Em Salmos 90:10, o salmista nos diz que a duração de uma vida gira em torno de 70 anos. Veja quanto tempo você dedicaria destes 70 anos em algumas atividades rotineiras:
Se você viver 70 anos, isso eqüivalerá:
613.200 h, ou 25.500 dias, ou 840 meses

Se você dormir 6 horas por dia, você dormirá durante toda a sua vida
153.300 h, ou 6.387 dias, ou 210 meses, que é o mesmo que 17anos e 6 meses

Se você passar 1h40m comendo por dia (somando o café da manhã, almoço, café da tarde e jantar), significa dizer que você gastará durante sua vida
38.325 h = 1.597 dias = 52 meses = 4 anos e 4 meses

Estudando 5 horas por dia durante 16 anos, você gastará durante sua vida, descontando as férias e fins de semana
22.500 h = 937 dias = 31 meses = 2 anos e 7 meses

Trabalhando 240h/mês durante 35 anos, isso resultará em:
92.400 h = 3.850 dias = 127 meses = 10 anos e 7 meses

Assistindo T.V. 1h/dia você terá perdido em sua vida
25.550 h = 1065 dias = 36 meses = 3 anos

Se desde o nascimento você nunca perder um culto de oração, nem uma Escola Dominical e muito menos um culto noturno, você terá dedicado ao Senhor:
14.560 h = 606 dias = 20 meses = 1 ano e 8 meses

Se você começar a orar 10 minutos por dia você terá dedicado em oração:
4.258 h = 177 dias = 6 meses

Será que você tem realmente feito muito por Deus?

um abraço...

Pr Joel Barbosa

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O EVANGELHO DA VIDA

Faz dois meses que estou pregando em nossa Igreja no Evangelho de João.
A série de mensagens foi intitulada: Evangelho de João - O Evangelho da Vida.
Abaixo você pode acompanhar o vídeo promocional. Neste próximo domingo pregarei a nona mensagem abordando o capítulo 7 do Evangelho...

domingo, 11 de julho de 2010

AQUELE QUE ESTÁ DE PÉ...

"...Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia..." I Corintios 10:12

Não há como fingirmos que nada está acontecendo ao nosso redor... não há como ignorarmos toda a movimentação em virtude da Copa do Mundo... e, mais ainda... não há como digerirmos a eliminação brasileira no fatídico dia 02 de julho... bem, ao menos nos veremos livres da tentação de "medir" a espiritualidade dos irmãos já que o Brasil está fora da final e não dividirá o coração de muitos entre a TV e o culto!
Isso mesmo... estaremos livres da tal da hipocrisia daqueles que se levantam para dizer: "É hoje que veremos quem ama ao Senhor ou não!!!"
Isso é o fim da picada!!! Como se futebol pudesse ser um termometro para medir espiritualidade de alguém... Já imaginou aquele irmãozinho que fatidicamente naquele dia do jogo contra Costa do Marfim não pôde estar na Igreja devido a um motivo de força maior? Foi julgado como aquele que trocou Jesus pelo futebol! Ou aquele que "nunca" vai na Igreja, mas naquele dia do tal jogo resolveu ir somente para dizer que estava lá e foi aclamado como espiritual pois não trocou Deus pelo futebol... sinceramente, jamais quero julgar alguém usando o futebol como padrão de aferição! Cada um é livre para fazer suas escolhas... eu tenho que olhar para o meu nariz e não para o do meu irmão!
Mas, não era para isto que resolvi postar hoje... na realidade estive analisando a triste derrota brasileira e refleti sobre o tal refrão que ouvimos de muitos: - Fulano viveu o céu e o inferno em fração de segundos... acho mais propício usar o versículo acima: "...Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia..."... até o dia do jogo com a Holanda nosso arqueiro Julio César era considerado irrepreensível! Até que veio a queda... a falha... o erro!!!
E o que ficou marcado? Suas defesas incríveis? Sua performance quase perfeita? Os "milagres" realizados durante as eliminatórias? NÃO! Absolutamente: NÃO! O que ficou marcado foi sua falha!!!
E com relação ao Felipe Melo? Alguém se lembra do passe de "Pelé" que ele deu para o gol do Robinho? NÃO! Absolutamente: NÃO! Mas o que ficou marcado foi o seu "cinismo" em dizer que não sabia porque havia sido expulso quando todas as câmeras flagraram seu "pisão" no jogador holandês...
Sabe onde eu quero chegar? No fato de que em nossa vida espiritual a coisa funciona da mesma forma!
Sabe o que ficará marcado? Não serão nossos acertos, mas seguramente os nossos erros... o ser humano tem esta pré-disposição de valorizar mais os erros dos outros do que os acertos!
Quando chamamos a atenção às falhas do próximo, ainda que inconscientemente estamos nos auto-promovendo: Eu sou melhor do que ele pois jamais fiz o que ele fez! A queda do meu irmão significa a minha elevação! Infelizmente é assim...
Será que perdoaríamos um irmão que fizesse o que Abrão fez ao mentir para salvar sua pele? Ou será que leríamos os Salmos de "Fulano" como lemos os Salmos de Daví se soubéssemos que fulano adulterou e ainda mais mandou assassinar o esposo da amante? Ou aceitaríamos em nossa roda de amizades alguém que por três vezes houvesse negado Jesus e ainda mais praguejasse e ofendesse alguém que simplesmente perguntasse se ele era cristão? Nós NÃO, mas Deus SIM! É tremendo ver que nosso Deus não nos vê com nossos olhos. Um coração contrito e arrependido é uma porta aberta ao perdão de nosso Bom Deus...
Amados... cada vez mais penso que devemos vigiar, vigiar e vigiar... o diabo anda em derredor bramando como leão... não podemos dar brechas porque se cairmos, infelizmente estaremos fadados a ser "riscados" do "caderninho" de nossos irmãos... mas graças a Deus que não do Livro da Vida!
Desperta tu que dormes!
Fique esperto... "...Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia..."

p.s. a tempo, vale dizer que eu pessoalmente não teria convocado o Felipe Melo, mas como minha opinião não vale nada, temos que esperar até 2014 para comemorar o hexacampeonato...

Um abraço