quinta-feira, 27 de maio de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM III - Descendo da Galiléia para Jerusalém...

Os dias 04 e 05 de maio foram dedicados a visitarmos importantes localidades na Galiléia.
Nosso guia explanou que o fato de Jesus firmar seu ministério na Galiléia foi devido o povo desta região ser humilde e mais receptivo a sua mensagem e também por ser uma região estratégica para fugir pelo mar em caso de qualquer ameaça a sua vida... isto tocou-me profundamente porque o guia, por ser judeu, não relaciona as profecias do velho testamento com Jesus por não crer que Ele seja o Messias...

Jesus não firmou seu ministério na Galiléia por estes motivos, mas sim para que as profecias se cumprissem: "mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios. O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos..." Isaias 9:1 a 3.

Foi justamente na Galiléia onde o Senhor Jesus iniciou seus milagres, trazendo como dito na profecia de Isaias alegria para aquele povo... "e, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zabulom e Naftali; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: A terra de Zabulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios, o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou..." Mateus 4:13 a 16. A passagem de Jesus pela Galiléia é mais uma contundente prova de que Ele é o Messias prometido!

Que benção passar pelo Monte das Bem-Aventuranças, navegarmos pelo Mar da Galiléia, mesmo Mar onde Jesus acalmou a tempestade demonstrando seu total controle sobre a natureza... foi lá onde Jesus alimentou a multidão com apenas cinco pães e dois peixes!

Quando passamos por Caná trouxemos à memória o primeiro milagre de Jesus: a transformação da água em vinho. Quão tremendo foi ver pessoalmente uma talha de pedra e confirmar que tranquilamente caberiam de 80 a 120 litros de água... em Nazaré vimos a Igreja de São José e do outro lado do Mar da Galiléia visitamos o Rio Jordão em um local dedicado a batismos públicos. Embora não seja o local onde Jesus foi batizado, ainda hoje filas e filas de pessoas se formam crendo que ser batizado no Rio Jordão traz algo místico sobre suas vidas! Foi lá onde presenciei a mais inusitada cena de minha viagem: um padre batizando um homem e em seguida o homem que foi batizado pelo padre batizando o próprio padre!!! Isto é incrível!!!

Mais adiante chegamos nas ruínas de Citópolis, uma das cidades de Decápolis que no Velho Testamento era Beit Shean, local onde após a grande derrota de Saul e seu filho Jonatas o corpo de Saul foi exposto como grande troféu... cidade que mais tarde tornou-se templo de cultos pagãos... lá pude montar em minha cabeça o quebra-cabeça completo: Jesus passa com seus discípulos de um lado ao outro do Mar da Galiléia após acalmar a tempestade e chega até Gadara onde liberta o endemoninhado que em seguida é desafiado por Jesus a ir até os seus e anunciar a salvação... ele então anuncia por Decápolis: "...Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. Ele se retirou, pois, e começou a publicar em Decápolis tudo quanto lhe fizera Jesus; e todos se admiravam..." Marcos 5:19 e 20.

Quantos milagres!

Enfim, chegamos no fim do dia em Jerusalém novamente no Hotel Kikar Zion...
Na próxima postagem apresentarei um pouco de Jerusalém...
Até lá...

terça-feira, 25 de maio de 2010

DIARIO DE VIAGEM II - DE TEL-AVIV A TIBERÍADES...


Tel-Aviv
 Chegamos em Israel no domingo, 02 de maio pela madrugada. Desembarcamos no Aeroporto Ben Gurion em Tel Aviv e após os procedimentos de praxe nosso guia Roni, um judeu que fala português estava nos aguardando juntamente com Youssuf um árabe-israelense que seria nosso motorista durante toda nossa estadia em Israel.

Eles nos levaram em um micro onibus até Jerusalém onde nos acomodamos no Hotel Kikar Zion.

Praticamente fomos dormir às 04h00, ainda nos adaptando a diferença de seis horas de fuso horário pois no Brasil ainda eram 22h00 de sábado...Acordamos as 08h30, tomamos café e demos uma volta pela cidade "velha" de Jerusalém, chegando até o Muro das Lamentações.

Igreja de Cristo
As 18h30 participamos de um Culto na Igreja de Cristo em Jerusalém, uma denominação Evangélica presente desde 1840 naquela cidade. Foi uma experiência diferenciada a de acompanhar um culto totalmente em Inglês em plena Jerusalém.

Voltamos para o Hotel, jantamos e na manhã de segunda-feira nos dirigimos para Tiberíades onde pousariamos às margens do Mar da Galiléia.

A viagem até Tiberíades foi pela Estrada Costeira, beirando o Mar Mediterrâneo onde pudemos passar por Jope (Atual Jaffa). Lá trouxemos a memória os dois fatos relevantes com relação à cidade: a fuga de Jonas da presença do Senhor e a estadia de Simão Pedro na casa de Simão, o curtidor quando teve a visão do lençol com os animais impuros (Atos 10).

Aqueduto em Cesaréia
De Jope partimos para Cesaréia onde viveu Cornélio mas também onde Herodes tinha o seu refúgio... encontramos as ruínas do antigo Aqueduto, do anfiteatro, do hipódromo e das piscinas do rei... mas uma das descobertas mais importantes foi a de uma pedra com as inscrições de Tibério e Poncio Pilatos... esta descoberta foi a primeira em que arqueologicamente pôde-se comprovar a existência de Pilatos pois até então somente se tinha o relato bíblico: Louvado seja Deus!

De Cesaréia passamos por Raifa, cidade que é berço da seita dos Baha´i. É impressionante a beleza dos jardins mantidos pelos adeptos deste movimento!

Continuamos nossa jornada e fizemos uma pequena parada para o almoço... descobrimos os dois sanduiches que seriam nossa sina durante toda a estadia em Israel: Falafel (bolinhos de vegetais, especialmente grão de bico fritos acompanhados com pão sirio e salada) e o Shawarmah (Filé de frango no pão sirio acompanhado de molhos e salada).

Estátua de Elias no
Monte Carmelo
Chegamos a tarde no ápice deste dia: o Monte Carmelo onde ocorreu a triunfante batalha de Elias contra os 450 profetas de Baal e 400 de Asera (I Reis 18). Do alto do Monte Carmelo tivemos a mais fascinante vista que poderíamos ter do Grande Vale do Armagedom onde Nosso Senhor Jesus Cristo travará a batalha contra os exércitos do Anti Cristo... nós, os salvos estaremos com Ele e triunfaremos contra as hostes da maldade... que visão magnifica e que encheu nossos olhos de um brilho imensurável e fez nossos corações almejarem pelas palavras de João: Maranata!!! ora, vem Senhor Jesus!

No início da noite chegamos na cidade de Tiberíades as margens do Mar da Galiléia e nos hospedamos no Hotel Eden... na próxima postagem narrarei os locais visitados na região da Galiléia...

Desfrute das fotos abaixo...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

TREINAMENTO NA IGREJA CRISTÃ DO MORUMBI - 22/05

No último sábado estivemos minha esposa e eu na Igreja Cristã do Morumbi ministrando um "Curso Introdutivo" das 08h00 as 17h00 a um animado grupo de irmãos.
Que Deus abençoe a esta amada Igreja que nos acolheu com alegria!

Um grande abraço a todos!


SERMÕES EM MP3

Disponibilizo meus Sermões pregados em MP3... desculpe-me muitas vezes pela qualidade do áudio, mas aproveite o conteúdo... espero que seja benção em tua vida!
Iniciei uma série expositiva do Evangelho de João...
Um abraço!

Clique no link MEUS SERMÕES

quinta-feira, 13 de maio de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM... Roma

Praça de São Pedro - Vaticano
Esta é minha primeira postagem relatando a minha viagem até a Terra Santa... Estou escrevendo de Jerusalém. Agora são exatamente 10h26 aqui em Israel... a diferença é de seis horas pois em São Paulo são 04h26...

Nesta primeira postagem quero relatar as impressões de minha passagem por Roma...

Saímos de Guarulhos no dia 30 de abril no vôo das 15h25 e chegamos em Roma às 07h00 da manhã do dia 01 de maio... contratamos uma van que nos levou até o Vaticano e lá pudemos observar toda a pompa daquele local.

Capela Sistina
Confesso-lhes que me impressionei com cada detalhe... os vitrais e as pinturas da Capela Sistina... as tumbas papais, os detalhes em ouro puro, mas em momento algum senti a presença de Deus... muita religiosidade, mas pouca espiritualidade... mais decepcionado fiquei com o Vaticano quando saímos dali e nos dirigimos até o Metrô indo em direção a Estação Colosseo para visitarmos uma das maravilhas do mundo moderno: o Coliseu de Roma...

Lá o que me veio à memória foi um retrato do Império Romano em ruínas... naquele anfiteatro, todo o esplendor dos Imperadores Romanos, que achavam-se deuses era visto... era o local onde seus sádicos desejos de sangue eram realizados: embates entre Gladiadores, duelos entre feras e até morte de cristãos (embora nossa guia que nos levou por todo o Coliseu negasse enfaticamente este fato)... o que restou do Coliseu após o castigo imposto por vários terremotos, foi simplesmente mutilado em prol da pomposidade do vaticano... todos os mármores e ferragens do Coliseu serviram para "magnificar" mais ainda o Vaticano...
Arco de Constantino e Coliseu
Todos sabemos que de "Deus não se zomba... o que o homem semeia ele também ceifará..." o Coliseu que no passado foi palco de espetáculos grotescos e impiedosos contra seres humanos hoje não passa de ruínas... o mesmo observamos no Vaticano que apesar de todo o esplendor, e esplendor este obtido através da "venda" escancarada de "salvação" (não podemos nos esquecer das indulgências vendidas em favor da construção daquele lugar) também é palco hoje da ruína espiritual de bilhões de pessoas...
Quão pesaroso me senti nestes dois lugares... dois lugares em ruínas... uma física e outra espiritual... somente posso dizer ao fim desta postagem:
"...em nenhum outro há Salvação..." palavras de nosso Bom Mestre... Que os olhos dos homens se abram para o fato de que a salvação é "pela Graça, por meio da fé... não vem de obras para que ninguém se glorie..."

Um abraço... desfrute das fotos abaixo: