quarta-feira, 24 de março de 2010

UM POUCO DE GEOGRAFIA BÍBLICA...

Em 2003 recebi do Pastor Marcelo França, na época diretor acadêmico do IBM (Instituto Batista Missionário) o convite para ministrar a disciplina de Geografia Bíblica. Orei e aceitei o convite, que por sinal era um de meus objetivos: ser professor desta Instituição... preparei-me para tal; pesquisei a matéria e elaborei uma apostila com todo o conteúdo...
Desde então, sonhava com a oportunidade de confirmar cada uma das informações contidas na apostila "in loco"... pois é... Deus acaba de conceder-me um dos maiores sonhos de minha vida: conhecer a Terra Santa!
Deus usou um "amigo mais chegado que um irmão" como veículo desta benção... não teria condições financeiras para ir, mas somente sei que Deus está me levando... no próximo dia 30 de abril estaremos partindo em um roteiro que inclui Roma (com direito a visitar o Coliseu e o Vaticano), Israel e Egito... Por isso , quero iniciar algumas postagens sobre este assunto: Geografia Bíblica!

Introdução: Israel é um dos menores países do mundo, menor até que Sergipe, o nosso menor estado.

Para cruzarmos Israel de leste a oeste percorremos 135 km e de norte a sul 470 km.

Em Israel, Geografia e História estão intrínsecamente ligadas pois não há como estudarmos Geografia sem estudarmos História e vice-versa... quando lembramos de um acidente geográfico já relacionamos com um fato histórico... o que você se lembra quando vê alguns dos acidentes geográficos abaixo?

Mar da Galiléia

Rio Jordão

Mar Vermelho

Monte Sinai...

Lembrou-se da pesca maravilhosa? Da cura de Naamã? Da travessia do povo hebreu? Da entrega dos dez mandamentos?
Por isso que é importante o estudo de geografia bíblica porque estudando Geografia acabamos estudando e nos aprofundando em História Bíblica. Conhecemos as diferentes áreas da Terra relacionadas com as Sagradas Escrituras e descrevendo e delimitando os eventos sagrados, a Geografia Bíblica dá mais consistência e autenticidade aos relatos bíblicos...
Lembre-se de que:
A Bíblia não é um livro de Ciência mas quando fala de Ciência não erra;
A Bíblia não é um livro de Medicina mas quando fala de Medicina não erra e,
A Bíblia não é um livro de Geografia mas quando fala de Geografia não erra...

Quer alguns exemplos?
Vejamos alguns dados de Ciências na Bíblia:
"Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas" (Jó 28:25)
Esta verdade científica de que o ar tem peso somente foi confirmada em 1643 por Torricelli... A Bíblia já afirmava isto há mais de 1000 anos a.C.
"O norte estende sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada" (Jó 26:7)
O fato de que a terra está suspensa foi comprovado por Newton no século 17
"Ele é o que está assentado sobre o globo da terra..." (Isaias 40:22)
A “Redondeza” da Terra foi sugerida por Erastóstenes por volta do século III a.C e comprovado por Copérnico em 1600 d.C.

Agora vejamos alguns dados de medicina na Bíblia:
"Também terás um lugar fora do arraial; e ali sairás fora; E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado fora, então com ela cavarás, e, virando-te, cobrirás aquilo que saiu de ti." (Dt 23:12, 13)
Isso mesmo! Que grande dica de higiene sanitária... enquanto na Idade Média muitos foram dizimados por doenças provenientes da contaminação dos esgotos que corriam a céu aberto, Deus há milhares de anos passados já orientava Moisés com relação a copiarem os "gatos" enterrando suas necessidades... e fora do arraial!

"E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras" (At 7:22)
Este versículo me chama a atenção porque Moisés cresceu no Egito, foi instruído em toda a sabedoria deles que eram avançadíssimos em matéria de medicina, mas que davam as suas "bolas fora" em se tratando de receitas milagrosas contidas no "Livro dos Mortos" que era o grande "best seller" em matéria de medicina. Veja, por exemplo, uma receita medicinal contida no Livro dos Mortos do Egito para dor de cabeça: "mistura de gordura de crocodilo, sêmen e fezes dissolvidas em urina". Alguém se atreve a utilizar esta dica medicinal? Por isso que a Bíblia não erra mesmo em se tratando de assuntos medicinais pois Moisés jamais incluiu no relato bíblico qualquer informação que mais tarde pudesse ser motivo de "chacota"!!!

Vejamos, agora, algumas informações geográficas contidas na Bíblia:
"Digo-vos que, naquela noite, estarão dois numa cama; um será tomado, o outro será deixado; Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, a outra será deixada; Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado." (Lc 17:34 a 36) Você consegue enxergar uma informação "subliminar" neste texto? Ele nos fala de fuso horário! Quando Cristo voltar será dia em alguns lugares (campo), tarde em outros (moendo) e noite em outros (dormindo)... Tremendo, não?!
"E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca. E assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra..." (Gn. 1:9)
A Bíblia fala da PORÇÃO SECA... isso mesmo, singular! Uma enorme sugestão sobre a PANGEA


Sem sombra de dúvidas, podemos crer no relato Bíblico... não somente porque a ciência comprova, mas pela fé em Jesus Cristo e na inerrância de Sua Palavra...

não percam a próxima postagem...

segunda-feira, 15 de março de 2010

II FEIRA MISSIONÁRIA EM EMBU-GUAÇU

Quero te fazer um convite!
No próximo sábado estaremos promovendo nossa II Feira Missionária em nossa Igreja em Embu-Guaçu... sua presença me trará imensa alegria... teremos muitas peças de artesanato e utilidades domésticas a preços imbatíveis... participando da Feira você estará contribuindo para a Obra que é a Obra do Coração de Deus... Missões!!!
Ah... quase que me esquecia!!! Teremos uma Cantina funcionando no local!
Venha... Participe!!!

domingo, 14 de março de 2010

TREINAMENTO EM DIADEMA - JARDIM INAMAR

Por dois sábados consecutivos estive ministrando palestras aos professores da Igreja Batista Bíblica em Jardim Inamar. Foram momentos de comunhão com um grupo de irmãos interessados em aprimorarem-se na tarefa de compartilhar a Palavra de Deus.
Compartilhamos módulos sobre Evangelismo de Crianças, Lição Bíblica e Cânticos e por último um de desafio ao preparo espiritual dos professores.
Agradeço a Deus por esta oportunidade de compartilhar e dividir experiências...

REINÍCIO DAS AULAS NO SETOR SUL - APEC

Nesta última segunda-feira, 08 de março retomamos nossas aulas no Setor Sul da APEC em Santo Amaro.
Temos duas modalidades de cursos: Aulas de Treinamento e CEDIC - Curso de Evangelismo e Discipulado de Crianças.
Aida dá tempo de você inscrever-se em alguns dos dois cursos. Mais detalhes você pode ter nos dois "folders" que divulguei há algumas postagens passadas. Basta clicar aqui...


quinta-feira, 11 de março de 2010

O SEGREDO DE UMA VIDA VITORIOSA

"...Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores..." Salmo 1:1

Todos vivem neste mundo com a intenção de serem vitoriosos em todas as áreas da vida: negócios, estudos, casamento, esportes como também na vida cristã. A Bíblia compara a nossa vida com uma corrida: "...Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar..." I Coríntios 9:24-26. Um corredor precisa abster-se de muitas coisas se quiser a vitória. Nós na nossa corrida cristã também. A Bíblia nos dá a receita para uma vida feliz, o segredo de uma vida vitoriosa: “Bem-aventurado, Feliz é o homem que segue a receita bíblica para uma vida vitoriosa.

PARA SER UM VENCEDOR É PRECISO TER:

1. DETERMINAÇÃO (v.1)

Determinar não é somente dizer: Eu vou ganhar, mas é necessário correr, se esforçar. Determinação exige AÇÃO! O corredor que almeja a vitória tem que estar determinado, olhar para o alvo e não desviar a atenção:
  • Não andar segundo o conselho dos ímpios, ou seja, não desviar o olhar
É necessário desviar-se de tudo que possa tirar a nossa concentração. Não devemos em nossa corrida espiritual deixar que os conselhos dos ímpios nos desviem de nosso ideal. Olhando para Jesus, autor e consumador de nossa fé (Hebreus 12:2) Judas é um exemplo claro do perigo que é ouvir o conselho dos ímpios

  • Não deter-se no caminho dos pecadores, isto é, não parar
Imagine o corredor, no meio da corrida parando! Se nós pararmos perdemos tempo e outros passam à nossa frente. Não paremos durante a corrida. Jesus já nos adverte em sua Palavra: Lembrai-vos da Mulher de Ló. Ela parou e olhou para trás (Gn 19:17 e 28)

  • Não assentar-se na roda dos escarnecedores . Não desistir !!!
Se nós paramos, acabamos nos assentando! Aí é pior, nós perdemos a corrida. Lembremos da história da lebre e a tartaruga! Pedro na fogueira, parou e se assentou. Como resultado negou Jesus!

2. BOA ALIMENTAÇÃO (v.2)

Se nós queremos ser vencedores na corrida e alcançarmos o prêmio, saibamos que atrás de um bom corredor, está uma boa dieta!
  • Ter prazer na lei do Senhor – precisamos buscar alimentação de primeira qualidade. Nossa alimentação deve ser a Palavra de Deus. A Lei do Senhor é perfeita...são mais desejáveis que mel...(Salmo 19:7-10)
  • Meditar de dia e de noite – nos alimentarmos de dia (café da manhã e almoço) e nos alimentarmos de noite (jantar). Devemos desejar a Palavra como o bebê deseja o leite (I Pedro 2:1,2). Guardo a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti (Sl 119:11)
Será que verdadeiramente estamos tendo prazer em nos alimentarmos da Palavra?

3. PRÊMIO (v.3-6)

O corredor corre para alcançar um prêmio corruptível, nós porém, um incorruptível. Seguindo esta receita vitoriosa, nós podemos ter a certeza de alcançarmos o prêmio Divino da Bem-aventurança, o prêmio de uma vida vitoriosa com Jesus.

  • Pois seremos como árvore plantada junto a ribeiros de água e daremos fruto – Uma das coisas que o corredor mais perde durante a corrida é líquido, água! Seguindo a receita da vida vitoriosa nós temos garantia de hidratação constante. Quem crê em mim rios de água viva correrão de seu ventre (João 7:38)
  • Nossas folhas não caem – Deus cuida de nós e nos fortalece. Os que confiam no Senhor renovam as suas forças (Isaias 40:31)
  • Tudo que fizermos prosperará – Temos certeza de prosperidade em todas as áreas de nossa vida. Somos benção para o mundo. (Gen 39:3 – Tudo que José fazia prosperava...)
Conclusão: Bem aventurados, Felizes somos se confiarmos em Jesus de todo nosso coração. Maior é o que está em nós, do que o que está no mundo (I Jo 4:4). Nossa vitória é garantida. Seguindo estes conselhos, temos a certeza de que receberemos no fim da nossa corrida nesta vida, o maior prêmio, que é nossa coroa incorruptível: a comunhão eterna com Deus e com os santos, livres de todo o mal e separados de Satanás e de todos aqueles que rejeitaram ao Senhor Jesus.