domingo, 31 de janeiro de 2010

CRISTO CONHECE NOSSOS PROBLEMAS!

“...dizia isto para o experimentar; porque ELE bem sabia o que havia de fazer...” - João 6:6


Das muitas certezas que como cristãos podemos ter, uma delas é a de que neste mundo passaremos por aflições: “...no mundo tereis aflições...” (João 16:33). Isto é contrário ao que tem sido pregado em muitas Igrejas adeptas da Teologia da Prosperidade, mas é totalmente bíblico: “...nos gloriamos nas tribulações...” (Romanos 5:3)
Mas, temos uma boa notícia! Cristo conhece nossos problemas! Antes mesmo de o problema bater à nossa porta, Ele já sabe, e quer através dessa dificuldade nos dar experiência: “...dizia isto para o experimentar...” (João 6:6a) e “...tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência...” (Romanos 5:3 e 4). É isso que observamos no episódio da multiplicação dos pães. Já que temos convicção de que os problemas surgirão, o que fazermos então quando os problemas surgirem?

DEVEMOS VER O PROBLEMA SOB A ÓTICA DE JESUS
Isaías já nos advertiu que "...os nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus..." (Isaias 55:8). Neste evento, isto fica mais do que claro. Cristo pergunta: “...onde compraremos pão...?” (João 6:5).
Qual deveria ser a resposta de Filipe?
-Sabe, Jesus...eu conheço um lugar que faz uns pãezinhos ótimos...mas...não sei se teria toda essa quantidade!
Mas o que ele responde? “...duzentos dinheiros não bastarão...” (João 6:7).
Filipe vê problema onde não existe. Cristo não estava preocupado com dinheiro! Ele é o dono da prata e do ouro!
Mas, não é isso que acontece também conosco? Começamos a nos angustiarmos com problemas que nem surgiram ainda! Calma! “...basta a cada dia o seu mal...” (Mateus 6:34). Cristo conhece nossos problemas! Precisamos confiar! Quantas experiências os discípulos já haviam tido com o Mestre, mas eles não enxergavam que Ele “...é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos...” (Efésios 3:20)

JAMAIS DEVEMOS DESPREZAR O QUE NOS VEM A MÃO
“...o que é isto para tantos?...” (João 6:9).
Pobre André! Já esquecera que Cristo havia transformado água em vinho...e em abundância!!!
Desprezou os cinco pães e os dois peixes!
Quantas vezes também achamos que nossos recursos são insuficientes? Lembremo-nos de que “...Deus escolheu as coisas vis...as desprezíveis...para aniquilar as que são...” (I Corintios 2:18).
Esse é o Deus que nós servimos. O Deus que pode do “nada” fazer “tudo”. Confiemos e não desprezemos o que temos nas mãos.

EM MOMENTOS DE ABUNDÂNCIA, NÃO DESPERDICEMOS!
Cristo disse: “...recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca...” (João 6:12).
É triste em tempos de “FOME ZERO” vermos o “povo de Deus” desperdiçando recursos.
É o consumismo que tem regido nosso modo de vida. É o desperdício que tem reinado em nossos lares. Isso é um mau testemunho! Aquilo que desperdiçamos pode ser uma benção na mão de nossos “irmãos” e também aplicado na “obra missionária”.
Que o exemplo de Cristo possa nos incomodar!

Que Deus nos abençoe!

sábado, 23 de janeiro de 2010

ACAMP DE ADOLESCENTES

Neste sábado, 23 de janeiro estive em Parelheiros ministrando uma palestra aos adolescentes. O tema do Acamp era: "Eu um Santo? Tá difícil...". Dentro deste tema abordamos a questão do namoro usando como referência o sub-tema: "Há tempo para tudo..."
Foram momentos abençoadores...
Muito obrigado pelo convite feito pela Francisca e pela Soane, nossas alunas do Curso CEDIC da APEC.
Que Deus abençoe a todos que se decidiram por Jesus Cristo...







RETIRO DE PASTORES E OBREIROS

Foi realizado na semana de 18 a 22 de janeiro o Retiro de Pastores da JUBBESP (Junta Batista Bíblica do Estado de São Paulo) no Hotel Del Verde na cidade de Itapecerica da Serra.
Deus deu-me a benção de participar juntamente com minha esposa... gostaria de agradecer a generosidade de minha Igreja que proporcionou-nos esta semana abençoada... foram momentos de comunhão e oportunidade de rever companheiros de ministério...







sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

NO PRINCÍPIO - O RELATO DA CRIAÇÃO NOS ENSINA...

Segue a segunda mensagem da série expositiva no livro de Gênesis. Estou disponibilizando o áudio e os slides da mensagem.
Que Deus te abençoe!

Título: Série expositiva no livro de Gênesis
II - No Princípio - O relato da criação nos ensina...
Duração: 43 minutos
Pregado na Primeira Igreja Batista Bíblica de Embu-Guaçu (06/12/2009)



segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ARGENTINA... Projeto Missionário Itinerante em Jujuy

Em julho de 2009 estava com as malas prontas para a Argentina para participar do Projeto Missionário Itinerante na região de Jujuy quando o projeto foi cancelado em virtude do surto de gripe suína.

Agora sim!

Esta semana recebi a confirmação da nova data e os irmãos reiteraram o convite para que eu esteja ministrando as mensagens devocionais para toda a equipe participante do projeto (mais de 100 irmãos argentinos) bem como auxiliar na evangelização das crianças ao ar livre e levar desafios missionários as Igrejas da região. Já recebi minhas passagens e agora é só arrumar as malas e contar com a capacitação que somente poderá vir de Deus.

Conto com suas orações em meu favor... partirei dia 04 de fevereiro rumo a Buenos Aires e em seguida de ônibus irei a Rosario onde me encontrarei com o restante da equipe e partiremos para a Província de Jujuy, localizada no norte da Argentina quase divisa com o Chile e a Bolívia, região encravada na cordilheira com altitude que varia de 1200 a 4000 m de altitude e envolvida pelo espiritismo e lendas de antepassados indígenas... acompanhe um pouco do que será o projeto no vídeo abaixo


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ESTE É O DIA QUE FEZ O SENHOR...

"...Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele..." Salmos 118:24


Normalmente Ano Novo traz sempre aquele ar de reflexão... auto-avaliação... promessas!
Inclusive, certa vez ouvi que o dia 31 de dezembro é considerado o "dia da mentira" dos "crentes"... é aquele tal de: "...ano que vem será diferente...", "...vou fazer isso...", "...vou deixar de fazer aquilo...", etc... etc... aí vem o novo ano e bastam alguns poucos dias para todas as promessas caírem no esquecimento...
Na realidade, o versículo citado acima deveria ser encarado como um "norte" para cada um de nós... independente da época do ano!
O tempo verbal deste versículo refere-se a presente... hoje! ESTE é o dia... devo encarar o HOJE como uma dádiva de Deus.
Muitos vivem amargurados pelo PASSADO! Vivem olhando para trás! Alguns porque não se "perdoam" pelos erros cometidos e se esquecem que a Bíblia nos garante que "...se confessarmos os nossos pecados, ELE é fiel e justo para nos perdoar os pecados..." I João 1:9; outros vivem olhando para o passado afirmando que os dias passados foram melhores que o presente... o sábio Salomão já nos dizia que não há sabedoria nisso: "...Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta..." Eclesiastes 7:10. Não há problema em olhar para o passado, desde que as falhas e as oportunidades perdidas sirvam de lição e de exemplo para não recairmos nos mesmos erros...
Mas, pelo contrário, existem pessoas que ao invés de estarem amarradas ao PASSADO, prendem-se ao FUTURO!
Vivem ansiosas, inquietas, preocupadas com o amanhã... já dizia uma certa música: "...como será o amanhã? Responda quem puder! O que irá me acontecer? O meu destino será como Deus quiser!..." E realmente a Bíblia já nos diz sobre isso: "...não presumas o dia de amanhã porque não sabes o que produzirá o dia..." Provérbios 27:1.
Ao invés de vivermos angustiados e inquietos deveríamos refletir nas palavras de Cristo: "...Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas (necessidades - comida, bebida, vestuário) vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal..." Mateus 6:33 e 34
Mas, quem sabe, a inquietude de alguém pelo futuro seja pela incerteza do encontro com a morte e o que ela trará! A estes eu diria: "...prepara-te para encontrares com o teu Deus..." Amós 4:12 pois aquele que já foi alcançado pela Graça da Salvação não deve temer o futuro, mas dizer como o Apóstolo Paulo: "...para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho (lucro)..." Filipenses 1:21
Diante do exposto, qual deve ser a nossa postura, não somente neste início de 2010 mas durante todos os dias de nossas vidas?
Olharmos para o HOJE e reconhecermos: é o dia que o SENHOR fez! Portanto, devo regozijar-me e alegrar-me nele!

Com alegria te digo: Deus te abençoe!

...PELA GRAÇA SOIS SALVOS...

"...Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie..." Efésios 2:8 e 9

Quão difícil é para "muitos" reconhecerem que a salvação é fruto da Graça de Deus... quantos querem "pagar" pela salvação... não sei se por um desencargo de consciência ou se por orgulho mesmo!

Pobre Leila Lopes... quando lemos pequenos trechos de sua carta de despedida antes do fatídico suicídio percebemos alguém convicta de que suas "obras" a credenciariam para o descanso, a paz e a felicidade eternas...
"Não chorem, não sofram, eu estou ABSOLUTAMENTE FELIZ!!! Era tudo o que eu queria: ter paz eterna com meu Deus e, se possível, com minha mãe...Fiquem cientes que não bebo e não uso drogas, eu decidi que já fiz tudo que podia fazer nessa vida...ganhei muito dinheiro e ajudei muita gente com ele...Eu não quero envelhecer e sofrer. Eu vi minha mãe sofrer até a morte e não quero isso para mim. Eu quero paz! Estou cansada, cansada de cabeça! Não agüento mais pensar, pagar contas, resolver problemas... Vocês dirão: Todos vivem!!! Mas eu decidi que posso parar com isso, ser feliz, porque sei que Deus me perdoará e me aceitará como uma filha bondosa e generosa que sempre fui..."
Pobre Leila... pensar que o fato de haver sido generosa a habilitaria para o céu!
A Bíblia nos apresenta a vida piedosa e generosa de Cornélio e nos relata que suas preces chegavam aos céus única e tão simplesmente para "memória"... faltava-lhe Cristo... faltava-lhe, apesar de toda sua vida piedosa o arrependimento necessário para que abrisse a porta da salvação; por isso Deus envia-lhe Pedro (Atos 10)... além de tudo ela decidiu que já havia feito tudo que podia e pôs fim a sua vida esquecendo-se que somente Deus tem este poder de "doar" e "tirar" a vida... faltou-lhe a coragem e a disposição de entregar seu "tempo" nas mãos de Deus: "...Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem..." Salmos 31:15
Que a vida... e a morte de Leila seja um alerta a todos que pensam que podem "comprar" sua salvação através de atos ou obras...

Que Deus nos abençoe