quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LIVRE-SE DA ANSIEDADE

Max Lucado tem um livro intitulado "Aliviando a Bagagem" que trata das cargas e pesos que carregamos em nossa alma e que deveriam ser lançadas aos pés de Jesus atendendo ao seu convite: "Vinde a Mim os que estais cansados e sobrecarregados...". É uma leitura que eu aconselho a você.
Usando a idéia explorada por Max, resolvi pregar uma série de mensagens em minha Igreja intitulada: "Aliviando o excesso de bagagem". Se você quiser ouvir estes e outros sermões, aconselho você a acessar meu perfil no blip TV onde armazeno meus sermões em áudio. Acesse também o blog de minha Igreja.
Mesmo assim, quero fazer um resumo de cada uma das mensagens iniciando com esta primeira postagem em que veremos como aliviar a bagagem da Ansiedade.
No Salmo 23:1 lemos: "O Senhor é o meu Pastor e NADA me faltará...". À luz deste versículo e confrontando as passagens de Mateus 6:25 a 34 e Filipenses 4:6 a 8 podemos estabelecer cinco princípios para vencer a ansiedade:

1. Avalie a Situação - é justificável nossa ansiedade? O que podemos mudar na situação que atravessamos ficando ansiosos? Na realidade a ansiedade é "irracional" porque Jesus disse que nós não conseguimos com nossos cuidados sequer aumentar 1 côvado na estatura de um pássaro. Se nossa ansiedade gira em torno de nossas necessidades, devemos relembrar que Jesus promete o suprimento de todas elas: comida, bebida e vestuário. Quem sofre antes do necessário sofre mais que o necessário! Não estejais preocupados pois com o dia de amanhã; basta a cada dia o seu mal!

2. Exercite uma atitude de contentamento - pode ser que nossa ansiedade não esteja girando em torno do suprimento de nossas necessidades, mas sim dos "supérfluos"... muitas das razões pelas quais estamos ansiosos hoje, nasceram de projetos estabelecidos em cima de descontentamentos com aquilo que temos ou somos... quem sabe nossa ansiedade não seja pela conta que preciso pagar daquele "bem" de consumo que acabei comprando sem necessidade? Por isso Paulo nos exorta a estarmos contentes com aquilo que temos. Não importa se o vizinho comprou... eu não preciso entrar nesta competição! Paulo diz que havia aprendido a se contentar com o que tinha!

3. Exercite a prática da oração - Paulo nos diz para fazermos nossas petições serem conhecidas diante de Deus. Devemos entregar nossa ansiedade a Ele em oração. Seja sincero: o que você deseja e o que te preocupa é realmente necessário? Se é, leve-o pois a Deus em oração! Se não é, leve a Deus em oração da mesma forma para que Ele te dê o contentamento!

4. Descanse - Paulo garante que a Paz de Deus guardará nossos corações. Se você orou, confie e descanse no Senhor! Não continue ansioso... entregue sua ansiedade a Jesus

5. Estabeleça prioridades corretas - Jesus nos orienta a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua Justiça e todas as nossas necessidades serão acrescentadas. Cuidemos dos negócios de Deus que Deus cuidará de nossos negócios.

Que tal lançarmos o fardo da ansiedade aos pés de Jesus? Ele promete que o fardo Dele é leve! Troquemos o nosso fardo pesado da ansiedade pelo fardo de Jesus! Agora, lembre-se: tudo isto é possível se o Senhor é Nosso Pastor.
Se você ainda não confiou em Jesus como seu Senhor e Salvador, entregue seu coração a Ele...
 
Um grande abraço... livre-se hoje do fardo da Ansiedade!
Pr Joel

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Pastor amado!

Todas as vezes que passo por aqui sou abençoada, se estamos ansiosos é por que ainda não conseguimos entender nossa total dependencia de Deus! Louvo a Deus por sua vida e por nos trazer a mensagem de forma tão clara! Que Deus continue abençoando você e sua familia!
Abração... de sua ovelha que logo tá por ai! =)