segunda-feira, 30 de novembro de 2009

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

E 2009 VAI CHEGANDO AO FIM...

Nos aproximamos do término de 2009... e este foi um ano de muitos desafios e de mudanças radicais em minha vida...


Comecei o ano em uma nova Igreja e com uma nova responsabilidade... não simplesmente como membro, mas como líder!

Graças a Deus, Ele capacitou-me para esta tarefa, a ponto de no mês de março os irmãos da Igreja pedirem nossa Ordenação ao Ministério...

Começaram, então, os procedimentos burocráticos que culminaram com o exame pelo Concílio de Pastores no dia 06 de novembro onde fui aprovado e posteriormente foi realizado o Culto de Ordenação no último dia 21 de novembro!


A Igreja vai caminhando bem, graças ao Bom Deus! Crescemos em espiritualidade, em conhecimento da Palavra, e nos números também: pessoas, missões e contribuições! Estamos em processo de ampliação do prédio com a construção de um novo berçário, sala de som e sala para os jovens... até aqui nos ajudou o Senhor!

Em paralelo continuamos auxiliando a APEC - Aliança Pró Evangelização de Crianças e o IBM - Instituto Batista Missionário como instrutor e professor respectivamente...

Enquanto vivemos os últimos estertores de 2009 já visualizamos 2010 que se aproxima... que venha um novo ano com novos desafios, com lutas mas com a certeza de vitórias!


Obrigado Senhor!


Cultos no Lar de Ernani e Vanusia


Cultos de Adoração - Igreja


Culto de Odenação


Culto de Ordenação - Palavra de Meu Pai



Aulas de Treinamento - APEC


Encerramento das Aulas de Treinamento - APEC

LIÇÃO BIBLICA PARA DISCIPULADO

LIÇÃO Nº 2 - O QUE EU FAÇO AGORA QUE SOU SALVO?


“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo” (II Corintios 5:17).

Nova vida...é isso que você ganhou quando aceitou Jesus Cristo como Salvador.

Novos propósitos, novos motivos...Nesta lição você vai entender qual a vontade de Deus para sua vida agora que você é um filho dEle.

1. A Nova Vida precisa se manifestar

Cristo efetua mudanças em nossos pensamentos, intenções, atitudes, palavras e ações. Sua vida mudou? Se mudou, é evidência da atuação do Senhor.
A decisão que você tomou implica em comprometimento!!! Quando aceitamos a Cristo, o Espírito Santo vem morar em nós, nosso corpo torna-se Templo (casa) do Espírito Santo de Deus: “...Ou não sabeis que o nosso corpo é o Templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Coríntios 6:19).
Já que Cristo mora dentro de mim, por meio do Seu Espírito, minha vida já não pode ser a mesma.
Temos que procurar cumprir aquilo que Cristo nos determina por intermédio de Sua Palavra, procurando não entristecer o Espírito Santo que habita em nós: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30)

Nossos hábitos devem mudar – o velho homem dá lugar ao Novo Homem. Sai a mentira entra a verdade; sai a palavra vazia e entra a palavra que edifica... "...deixai a mentira, falai a verdade cada um com o seu próximo...aquele que furtava, não furte mais...não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe (vã, desprezível), mas só a que for boa para promover edificação...toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia seja tirada de entre vós...perdoando-vos uns aos outros...” (Efésios 4:22 a 32)

Precisamos testemunhar – as pessoas que lhe cercam precisam saber que você mudou! Da mesma forma que sua decisão lhe trouxe felicidade...passe esta felicidade a outros também. Não se envergonhe: “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...” (Romanos 1:16)
Mas, as coisas muitas vezes não parecem ser fáceis, não é mesmo?
Não se preocupe se muitas vezes as coisas parecerem dar errado. É necessário que você saiba que dentro de nós existem duas naturezas.
Isso mesmo! Duas pessoas! Dois Josés, duas Marias...Vamos explicar melhor:
Cada pessoa que aceita Jesus Cristo como Salvador, possui duas naturezas. A primeira chama-se carne, é aquela natureza pecaminosa que temos desde o nascimento. É aquela predisposição em fazer o que é errado e que sem sombra de dúvidas não consegue agradar a Deus: “...a inclinação da carne é inimizade contra Deus...os que estão na carne não podem agradar a Deus...” (Romanos 8:6 a 8). Esta natureza não desaparece quando aceitamos a Cristo, mas continua dentro de nós.
A Segunda natureza é chamada divina: “...para que por elas fiqueis participantes da natureza divina...” (II Pedro 1:4), ou espírito: “...vós porém não estais na carne, mas no espírito...” (Romanos 8:9). O resultado dessas duas naturezas dentro de nós é uma guerra. Com a carne eu procuro agradar a mim mesmo, e com o espírito eu procuro agradar a Deus: “ porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro: para que não façais o que quereis.” (Gálatas 5:17).
Portanto, somos nós mesmos que decidimos qual das duas naturezas terá domínio sobre a outra. Quem vencerá? A carne ou o espírito? Tudo depende de nós alimentarmos uma ou outra.
Se alimento mais a carne (vícios, paixões, desejos, prazeres, más companhias, más conversações...) ela vencerá! Mas, se por outro lado alimentarmos o espírito (oração, leitura bíblica, comunhão com outros crentes, ida regular à Igreja...) é ele quem vencerá!

2. Você precisa orar

Assim como uma pessoa só vive se respira, também só tem vida espiritual quando ora. Alguém disse, com razão: “A oração é a respiração da alma”. Como Filhos de Deus, precisamos conversar com nosso Pai Celestial, por isso, a vida cristã deve ser vivida na atmosfera de oração.
A oração expressa a nossa inteira dependência de Deus para recebermos sabedoria, força, orientação e benção.
Pela oração, olhamos para Deus pela fé, esperando o suprimento de nossas necessidades. Um crente que não ora é impotente e inútil.
Sabedores que somos da guerra que se trava dentro de nós entre a carne e o espírito, há a necessidade de estarmos sempre em comunhão com o Pai por intermédio da oração, pedindo ajuda para vencermos as tentações.
Ore regularmente pela manhã, ao meio-dia e à noite...aprenda a pensar no Senhor enquanto anda pela rua ou no trabalho. Você pode estar dizendo: Ah! Eu não sei orar!!! Orar só se aprende orando: Primeiro, ore diretamente ao Pai: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome...” (Mateus 6:9); segundo, agradeça ao Pai por tudo que Ele lhe deu, dá e dará (salvação, alimento, provisão das necessidades...) “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (I Tessalonicenses 5:18); terceiro, não peça só por você, mas peça também pelos outros: “...que se façam orações, intercessões, ações de graça por todos os homens...” (I Timóteo 2:1 a 4); quarto, ore em nome de Jesus Cristo: o próprio Jesus disse: “...Ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (João 14:6), e ainda: “E tudo quanto pedirdes em Meu Nome Eu o farei...se pedirdes alguma coisa em Meu Nome, Eu o farei...” (João 14:13 e 14), nada de outros intermediários, não adianta; é orar ao Pai em Nome de Jesus Cristo. Agora que você já sabe como orar, não perca mais tempo! Comece a desfrutar deste DDD (Discagem Direta a Deus) e sua vida será radicalmente transformada.

3. Você precisa ler a Bíblia

A Vida Cristã, para valer a pena, precisa ser vivida dentro da vontade de Deus. Alguém disse, uma certa vez: Da mesma forma que todo equipamento que compramos tem o seu manual de instruções, a Bíblia é o Manual de Instruções do homem! Para podermos viver uma vida vitoriosa, é necessário, então, lermos o manual, e termos conhecimento da Palavra de Deus. Como podemos obter esse conhecimento?
Primeiro, lendo-a regular e sistematicamente. Todo alimento que precisamos para a nossa vida espiritual virá da leitura da Palavra; ele nos ajudará a evitarmos o pecado: “escondi a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti” (Salmos 119:11). Segundo, estude-a. Isto é mais que ler. Faça perguntas: “O que Deus quer de mim neste trecho? Há nesta passagem alguma ordem para eu obedecer? Como posso aplicar estas verdades à minha vida? Terceiro, leia com disposição de praticá-la: “e sede cumpridores da Palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos...” (Tiago 1:22 e 23). Procure começar a memorizar pequenos trechos da Palavra de Deus, principalmente aqueles que falam da segurança que Deus nos dá. Eles agirão como remédio para curar as suas feridas...Lembre-se: “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela PALAVRA DE DEUS” (Romanos 10:17)

Na próxima semana estaremos disponibilizando a terceira lição...

Até lá!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ENFIM... PASTOR!

Neste último sábado, Deus me abençoou sobremaneira, concedendo-me a Graça de poder servir-LHE através do Ministério Pastoral.
Dou Graças ao Bom Deus por achar-me fiel para este fim... quero cumprir com alegria e com responsabilidade esta tarefa que Ele me confia.

Muito obrigado a todos que torceram por mim e sempre acreditaram que este dia chegaria...

Deus abençoe a todos...


sexta-feira, 13 de novembro de 2009

LIÇÃO BIBLICA PARA DISCIPULADO - O QUE É A SALVAÇÃO?

A seguir estarei disponibilizando cinco pequenas lições que preparei há uns oito anos passados para discipulado de novos convertidos... espero que seja de utilidade para vocês...

Um grande abraço!

LIÇÃO Nº 1 - O QUE É A SALVAÇÃO

1. Por quê precisamos de Jesus?
Todos fomos criados por Deus e para Deus. Ele quer ser nosso melhor amigo, e eterno Senhor. Mas, os pecados que cometemos nos afastaram dEle e trouxeram problemas e infelicidade à nossa vida. A Bíblia declara nossa situação sem Cristo:
· Pecadores – “Porque todos pecaram e destituídos (separados) estão da Glória de Deus” (Romanos 3:23)
· Espiritualmente mortos – “...o salário do pecado é a morte. Mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23)
· Condenados – “Quem crê nEle não é condenado, mas quem não crê já está condenado...” (João 3:18)
Resumindo: Sem Jesus estamos perdidos, condenados à separação eterna de Deus. Mas...

2. Deus tem boas notícias para nós!
Apesar de nossas falhas, fracassos e pecados, Deus nos ama. Não importa o que tenhamos feito, Ele quer nos salvar e ser nosso amigo. Ele tem um plano maravilhoso para restaurar a nossa vida.
Deus conhece nossa condição e por isso enviou Jesus Cristo para receber em seu próprio corpo o castigo de nossos pecados. Ele nos oferece perdão e nova vida: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8)

3. O que devemos fazer?
Sabendo que Deus nos ama e nos oferece perdão, devemos falar com Ele (com nossas próprias palavras) e...
Confessar nossos pecados... mencionando-os pelo nome: mentira, orgulho, desonestidade, roubo, adultério, ódio, egoísmo, idolatria, feitiçaria...ou outros pecados, admitindo que estamos errados
Dizer a Deus que estamos arrependidos...e que com a ajuda dEle, estamos dispostos a abandonar todos os pecados, e entregando o controle de nossas vidas a Jesus Cristo.
Dizer a Deus que cremos nEle e em Jesus Cristo... Crer nEle é confiarmos que só Jesus Cristo pode salvar nossa vida e nossa alma...é crer também que Ele está fazendo isso agora! Devemos pedir perdão dos pecados e convidar o Senhor para entrar em nosso coração e para estar sempre em nossa vida. Cristo perdoa nossos pecados e nos recebe na família e no Reino de Deus


4. Eu não poderia recorrer a outra pessoa, ou outro meio para me salvar?
Não meu amigo, não há outro meio pelo qual devamos ser salvos:
Só Jesus Cristo salva: “Disse-lhe Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6);... em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12) – não é João, Pedro, Paulo, Maomé, Buda, ou Maria...mas JESUS CRISTO!
Ah! Mas eu sou tão bonzinho! - Não adianta ser bonzinho sem Jesus Cristo, pois obras não podem nos salvar: “Porque pela GRAÇA sois salvos, por meio da FÉ; e isto não vem de vós; é Dom de Deus. Não vem das OBRAS, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8,9)
Mas eu sou devoto de um santo!!! – Não adianta!!!...É só Jesus Cristo! “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Timóteo 2:5)

5. O que acontece, então, quando recebemos o Senhor Jesus Cristo?
Quando nos arrependemos de nossos pecados e depositamos nossa fé em Jesus, entregando- lhe o controle de nossa vida, uma série de coisas fantásticas acontece instantaneamente:
a. Deus perdoa os nossos pecados: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9)
b. Deus nos dá a vida eterna: “...para todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna” (João 3:16)
c. Deus nos transforma em Filhos dEle: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos Filhos de Deus...” (João 1:12)
d. Cristo entra em nossa vida para viver em nós: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3:20)
e. Jesus se torna nosso companheiro constante: “...eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20)

6. Podemos Ter certeza de que somos salvos?
É maravilhoso ser salvo através da fé em Jesus Cristo. Melhor ainda é Ter certeza absoluta da Salvação. Esta certeza nos é transmitida por Deus através de Sua Palavra:

- Somos guardados pelo poder de Deus: “...estou certo que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (II Timóteo 1:12)
- Deus não nos lança fora: “...o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37)
- Ninguém tem poder de nos tirar das mãos de Deus: “...ninguém as arrebatará da minha mão...ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” (João 10:28,29)
- Nós temos o Espírito Santo em nós: “...e tendo Nele (Jesus) também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1:13) e é o Espírito Santo que nos dá esta certeza: “...o mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos Filhos de Deus” (Romanos 8:15)
- Não seremos mais condenados: “...quem ouve a minha Palavra e crê nAquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida” (João 5:24)
- Nada pode nos separar de Deus: “...Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:38 e 39)

Quantas promessa, não?

Mas, tem muito mais...aos poucos você irá descobrindo e verá que fora de Jesus Cristo, não existe caminho para uma vida abundante.
Ele nos veio dar vida...: “Eu vim para que tenham vida...e vida em abundância” (João 10:10).
Todas essas promessa nos são garantidas se sinceramente nos entregarmos ao Senhor Jesus.
Não podemos mais temer a morte, pois já passamos da morte para a vida...Vida Eterna...Vida com Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CULTO DE ORDENAÇÃO

Como é do conhecimento de todos meus irmãos e amigos, segue o nosso convite para o Culto de Consagração ao Ministério Pastoral...
Conto com vocês...

sábado, 7 de novembro de 2009

PRIMEIRA IGREJA BATISTA PARQUE GRAJAU

Neste sábado a tarde tive o privilégio de levar a mensagem da Palavra de Deus no Aniversário da Sociedade Feminina da Primeira Igreja Batista de Parque Grajau.
O tema era "Familia Forte, Igreja Forte". Apresentamos, portanto, uma mensagem sobre "Conselhos Práticos Para a Familia"... foi uma benção a comunhão com aquelas irmãs...



Segue a mensagem em mp3 para que possa ouvi-la on-line ou se preferir clique no ícone abaixo com o botão direito do mouse e escolha a opção salvar destino como e baixe o arquivo para seu computador.


Quer ouvir mais mensagens?

Clique aqui

EXAME DE ORDENAÇÃO - APROVADO!

"não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros..." II Co 3:5, 6.

Hoje, mais do que nunca vivi este versículo como realidade em minha vida... sei que Deus esteve capacitando-me durante meu exame de ordenação... foram 3 horas e 15 minutos de exposição doutrinária e questionamentos dos pastores acerca de minha fé... ao fim de tudo, pude levantar aos céus um hino de louvor. Não que eu fosse capaz, mas Deus me capacitou... o resultado final foi de aprovação!... louvado seja Deus! Desde o início deste processo coloquei em meu coração o objetivo de fazer o melhor para a HONRA e a GLÓRIA de Nosso Senhor Jesus Cristo... entrego a ELE o meu louvor, e minha forma de agradecê-lo é mantendo-me fiel a esta vocação que ELE mesmo me capacitou...

Agora quero convidar a todos para o Culto de Consagração que será realizado no dia 21 de Novembro de 2009, as 18h30 em nossa Igreja em Embu-Guaçu.

Obrigado a Deus que me confiou este ministério...
Obrigado a todos que oraram e torceram pelo meu sucesso...
Obrigado a minha Igreja que me acolheu de braços abertos...

Muito obrigado!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

EXAME DE ORDENAÇÃO

Nesta sexta-feira, 06 de novembro de 2009, estarei me submetendo ao Concílio de Pastores com vistas a nossa ordenação ao Ministério Pastoral.

O Exame terá início às 09h00 na Igreja Batista Biblica Nova Jerusalém em Vila Remo. Caso sejamos aprovados, o Culto de Ordenação será no dia 21 de novembro às 18h30 na Congregação Batista Bíblica de Embu-Guaçu onde exerceremos nosso Ministério Pastoral.

Peço as orações dos irmãos em meu favor para que possa defender com segurança a fé comum que uma vez foi dada aos santos...

Obrigado