quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

OLHANDO PARA 2009...

"... e disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique..." (Neemias 2:5)

Neemias é para mim um grande exemplo de homem de Deus... um grande estrategista! Um líder de verdade!

Diante da situação calamitosa de Israel "...os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo..." (Ne 1:3) ele mostra-se um homem extremamente sensível: "...ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias..."(Ne 1:4a). Todo homem de Deus tem que ser sensível... Jesus era... ao olhar para as multidões sentia compaixão.
Mas o homem de Deus, o verdadeiro líder não deve simplesmente chorar e lamentar... deve agir! Mas, antes de agir, pedir orientação de Deus através da oração. E foi o que ele fez! "...e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus..." (Ne 1:4b).
Depois de orar o homem de Deus teve a visão daquilo que Deus queria realizar através dele "...me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique..." (Ne 2:5) Ele tinha uma meta clara... um objetivo, um foco! Reedificar a cidade e seus muros!
Enfrentou obstáculos, mas continuou focado! Enfrentou perseguições, mas não desistiu!
Influenciando o povo, trabalhando, orando, consegue seu objetivo: "...acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias..." (Ne 6:15).
Cinquenta e dois dias! Seu projeto, sua visão se concretizou em cinquenta e dois dias!
Em 2009 teremos mais do que cinquenta e dois dias... na realidade teremos cinquenta e duas semanas! Esse número é bem sugestivo!
Quais são suas metas? Quais são seus projetos?
Neemias teve uma visão... começou a obra... e terminou...
E você?
Está disposto a submeter sua visão a Deus? Orar... trabalhar e concluir?
Que nestas 52 semanas que você terá em 2009, possa espelhar-se em Neemias e ao fim do ano louvar a Deus por seus projetos sonhados, trabalhados e realizados...
Que Deus te abençoe
Minha última postagem em 2008... por isso, uma ótima passagem de ano para você!

domingo, 28 de dezembro de 2008

MENSAGEM AOS IRMÃOS DA PIBBCA (Primeira Igreja Batista Biblica de Cidade Ademar)

“...desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de Ti que trabalha para aquele que Nele espera...”
Isaias 64:4.

Por incrível que pareça, chegamos ao fim de 2008...
Mais um ano de lutas, dificuldades e desafios... mas de vitórias, alegrias e conquistas!!!
Durante todo o decorrer do ano continuei exercendo meu ministério na PIBBCA ministrando aulas na EBD e no IBM (Instituto Batista Missionário) como também auxiliando a APEC (Aliança Pró-Evangelização da Criança) ministrando treinamentos a professores, palestrando em Seminários e Conferências e promovendo atividades relacionadas com a Evangelização dos pequeninos (Tarde Alegre, EBF e Congressos Infantis).
Deus concedeu-me este ano a benção de participar do Projeto Crianças do Panamá Para Cristo onde pude anunciar o Evangelho para mais de 3600 crianças, das quais 2560 se decidiram por Jesus Cristo... tudo foi possível porque você esteve comigo me apoiando espiritual e materialmente... Que o nosso Bom Deus lhe recompense por isso!
Conto com seu apoio para o próximo ano... estarei distante fisicamente pois não estarei mais congregando em Cidade Ademar, mas quero continuar sentindo vossa presença espiritualmente através da oração.
Este domingo (28/12) foi meu último domingo... sem despedidas, sem choro, mas com o sentimento de dever cumprido durante 12 anos servindo a "minha" Igreja com zelo, empenho e dedicação... lembrarei com carinho de cada um de meus alunos da classe mensageiros da paz... mas... o dia chegou... desde o último dia 13 de setembro assumimos a liderança da Primeira Igreja Batista Bíblica de Embu-Guaçu... os desafios são grandes, mas já sentimos a Graça de Deus sobre nossas vidas: 10 adolescentes e 5 adultos já se decidiram pelo Senhor Jesus; estamos com uma freqüência entre 50 e 65 pessoas e o povo de Deus tem se animado em servir ao Senhor...

Que venha 2009... com lutas... dificuldades... mas com a convicção de Vitória!
Projetos... alvos... desafios... e certeza que dos céus virá a nossa competência: “...não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus...” II Corintios 3:5.

Muito Obrigado!
Louvado seja Deus por sua vida e um Feliz 2009!

Joel Barbosa
Dezembro de 2008

Deixo abaixo um pequeno vídeo com uma rápida retrospectiva de nossos 3 ¹/² meses a frente da igreja


sábado, 27 de dezembro de 2008

OLHANDO PARA CRISTO

“...olhando para Cristo, autor e consumador da nossa fé...”
Hebreus 12:1 e 2

Um simples olhar, muitas vezes incrimina ou denuncia. Jesus já disse em Mateus 6:22 a 24 que os olhos são a candeia do corpo! Quando um relacionamento não vai bem, os olhos denunciam, pois é difícil encarar o próximo quando estamos em débito com ele.
Em nosso relacionamento com Cristo, notamos essa similaridade. Cristo, é claro, jamais estará em débito conosco; mas nós, quase sempre estamos em débito com Ele e por isso, muitas vezes desviamos o olhar de Jesus.
Quando comparamos nossa vida com uma corrida, tal qual Paulo faz em I Corintios 9:24 a 27, podemos tirar lições preciosas de como não perder Cristo de vista.
Vamos usar o Salmo 1 como a receita divina para nossa vitória na corrida cristã. Todo corredor tem que ter determinação. Ninguém entra na corrida para perder, mas sim, para ganhar. Devemos, portanto, estar com o olhar fixo em Jesus: “...bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios...”. Nada de ficar dando ouvidos às críticas destrutivas, aos fuxicos, às fofocas ou até aos elogios que só ensoberbecem; dessa forma eu corro o risco de parar para ficar ouvindo: “...nem se detém no caminho dos pecadores...”. Se eu parar para ouvir, fico a um triz de me assentar: “...nem se assenta na roda dos escarnecedores...”. Já viu um corredor ganhar uma corrida ficando assentado?
O segundo conselho é com relação à alimentação. O corredor precisa de uma dieta equilibrada. Nem comida demais, nem de menos, mas na medida certa! Nossa principal dieta é a Palavra de Deus: “...tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite...” Comida de primeira qualidade!
Talvez você questione que a corrida muitas vezes tem te cansado. Os obstáculos parecem intransponíveis, as forças têm se esvaído a garganta está seca e começa a te faltar água! O salmista então diz que se olharmos para Cristo, temos a promessa de hidratação constante: “...será como árvore plantada junto à ribeiros de água...”. Em João 7:38 Cristo também nos diz: “...quem crê em Mim...rios de água viva correrão de seu ventre...”. Jamais nos faltará água!
Diante do exposto, olhemos sempre para Cristo com determinação e prossigamos para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Que Deus te abençoe
Um 2009 abençoado para você!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

MENSAGEM DE NATAL

Estou disponibilizando a mensagem pregada em minha Igreja no culto especial de Natal...
Que Deus te abençoe!


segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

NATAL EM EMBU-GUAÇU




Neste sábado, 20 de dezembro, foi realizada em nossa Igreja em Embu-Guaçu a Cantata Vinde Adoremos pelo Conjunto Manancial de Vida da PIBB de Cidade Ademar.
A Igreja foi abençoada com este evento através dos hinos cantados e da mensagem pregada. Ao fim da programação compartilhamos de um maravilhoso lanche...
Natal: Tempo de Adoração ao Rei dos Reis!

sábado, 20 de dezembro de 2008

NÃO DEIS LUGAR AO DIABO

“...não deis lugar ao diabo...” Efésios 4:27

Sempre que andamos de ônibus ou outro transporte coletivo, observamos aquele aviso estampado: “assento reservado para idosos, deficientes físicos e mulheres grávidas ou portando crianças de colo”. De acordo com a legislação vigente, nós temos a obrigação de deixarmos os primeiros assentos reservados à estas pessoas.

Transportemos essa típica cena do cotidiano para o âmbito espiritual. Nós estamos em uma viagem. Somos forasteiros nesta terra e estamos a caminho do céu! Nosso ônibus é da Viação de Deus, guiado (dirigido) pelo Espírito Santo e a passagem é o Sangue de Jesus! Temos o dever espiritual de darmos espaço nos primeiros assentos de nossa vida a estas pessoas também. Mas, quem seriam eles?

Idosos – nos lembram experiência de vida...conselhos!!! O mundo diz: “se conselho fosse bom, não se dava, mas se vendia!”. A Bíblia diz: “...não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão dos conselhos há segurança...” – Pv 11:14. Estamos dispostos a ouvir o conselho dos mais experientes?

Deficientes físicos – Jesus diz: “...aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus e nem entrar!!!...” (João 3:3 e 5). Se não pode ver nem entrar, é deficiente, ou seja: é cego e aleijado! Precisamos dar prioridade em nossas vidas a levar a Palavra a esses deficientes.

Mulheres com crianças de colo“...aquele que está em Cristo é uma nova criatura...” (II Co 5:17). Nasceu de novo, é um bebê espiritual. Temos a obrigação de acolhê-los e dar-lhes o “...leite racional, não falsificado...” ( I Pe 2:2) para que possam crescer.

Tens dado espaço em seu banco para essas pessoas? Espero que sim! Mas, lembre-se: Há alguém que não podemos deixar entrar e muito menos sentar nesta viagem. Devemos enxotar, pisar e chutar! Jogá-lo pela janela e com o ônibus em movimento. Esse alguém é o diabo!

Não deis lugar ao diabo e...

Boa Viagem!

Que Deus te abençoe

domingo, 14 de dezembro de 2008

CORAL EM EMBU-GUAÇU

Neste sábado (13/12) recebemos a visita do Coral da Primeira Igreja Batista Biblica de Cidade Ademar em nossa Igreja em Embu-Guaçu.
Foi um culto abençoado onde o coral apresentou 7 hinos em louvor a Deus e o irmão Sérgio trouxe-nos a Palavra de Deus... todos saímos edificados da casa do Senhor!
No próximo sábado (20/12) todos estão convidados para a cantata de Natal "Vinde Adoremos" que será apresentada pelo Conjunto Manancial de Vida as 18h30...




segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

ENCONTRO DE CASAIS

No último sábado (06/12) realizamos em nossa Igreja um Encontro de casais. Foram momentos de descontração, comunhão e estudo da Palavra.
Contamos com a presença de 9 casais e refletimos no trecho de Cantares 2:15 sobre o tema: "Raposinhas que podem destruir seu casamento", estudo baseado em um livro do mesmo nome.