segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

O NÁUFRAGO

Após um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e
ter conseguido se agarrar a parte dos destroços para ficar boiando.
Este único sobrevivente foi parar em uma pequena ilha desabitada e fora de
qualquer rota de navegação, e ele agradeceu novamente.
Com muita dificuldade e restos dos destroços, ele conseguiu montar um pequeno abrigo
para que pudesse se proteger do sol, da chuva e de animais e para guardar seus poucos
pertences, e como sempre agradeceu a Deus.
Nos dias seguintes, a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia...
No entanto, um dia, quando voltava da busca por alimentos, ele encontrou o seu abrigo em
chamas, envolto em altas nuvens de fumaça.
Terrivelmente desesperado ele se revoltou... gritava chorando:
-"O pior aconteceu ! Perdi tudo! Deus, por que fizeste isso comigo?"
Chorou tanto, que adormeceu, profundamente cansado...
No dia seguinte bem cedinho, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.
- "Viemos resgatá-lo" - disseram.
- "Como souberam que eu estava aqui?" - perguntou ele.
- "Nós vimos o seu sinal de fumaça"!
É comum sentirmo-nos desencorajados e até desesperados quando as coisas vão
mal. Mas Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento.
Lembrem-se: se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas, esse pode ser
o sinal de fumaça que fará chegar até você a Graça Divina.
Para cada pensamento negativo nosso, Deus tem uma resposta positiva.
"Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura,
não nos dará graciosamente com ele todas as cousas?" (Romanos 8:32)

MILHO DE PIPOCA

A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser.
O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho de pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer.
Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosas. Só elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser o fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder o emprego, ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo. Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente que ela mesma nunca havia sonhado. Piruá é o milho de pipoca que se recusa aestourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a dura casca que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém.
Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.
E você, o que é? Uma pipoca estourada ou um piruá?

SERMONES EN ESPAÑOL

A seguir algumas mensagens e estudos pregados em minha viagem à Nicarágua...
Por favor, perdoem meu "portuñol"...

Powered by eSnips.com

PROJETO NICARÁGUA

RELATÓRIO – VIAGEM À NICARÁGUA

“… y le puso por nombre Eben-ezer, diciendo: Hasta aquí nos ayudo Jehová.” – I Samuel 7:12

A Nicarágua está no coração da América. É banhada, ao leste, pelo Mar do Caribe e ao oeste pelo Oceano Pacífico fazendo limite ao norte com Honduras e ao sul com a Costa Rica. Sua população é de aproximadamente 6 milhões de habitantes, sendo o maior país, em extensão territorial, da América Central. A capital, Manágua, tem um milhão de habitantes. A Nicarágua possui dezenas de espetaculares vulcões, lagos enormes, centenas de espécies de animais e plantas, tesouros arqueológicos, maravilhas naturais em abundância e um povo hospitaleiro.
A maior riqueza da Nicarágua é as suas crianças. O futuro deste país está nas mãos destes pequeninos. O futuro destas crianças está em nossas mãos. As crianças e a população em geral sofrem em conseqüência da aridez espiritual e da crise econômica pois a Nicarágua é um país muito pobre. Uma das explicações etimológicas da palavra Nicarágua é: aqui junto à água. O Projeto “Crianças da Nicarágua para Cristo” teve como alvo glorificar a Deus evangelizando crianças, discipulando-as e integrando-as em igrejas reconhecidamente evangélicas.
Este relatório tem a finalidade de, em primeiro lugar, engrandecer o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo pois todos os resultados são para Ele: “...porque Dele, Por Ele e Para Ele são todas as coisas; Glória, pois, a Ele eternamente. Amém...” (Romanos 11:36); mas quero agradecer, também, aos irmãos que tiveram uma participação direta na realização deste projeto, seja orando, contribuindo ou divulgando.
Tenho muitas bênçãos a compartilhar….
A duração total do projeto foi de 21 dias entre a saída e o retorno ao Brasil. As atividades foram desenvolvidas por uma equipe de 35 voluntários: 12 brasileiros, 3 argentinos, 3 guatemaltecos, 1 paraguaio e 14 nicaragüenses. Os números finais do projeto foram: 31.700 pessoas alcançadas (28.700 crianças) com 13.500 conversões.
Saímos de São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos) às 04h00 do dia 16 de março em vôo da COPA (Companhia Panamenha de Aviação). Neste vôo estavam os 12 brasileiros (Gilberto, Ismael, Rivaldo, João Luis, José Altair, Jörg, Waldir, Denise, Eronita, Desiree, Solange e Joel), o paraguaio (Derlis) e uma Argentina (Melisa); após escala na Cidade do Panamá, juntaram-se à equipe mais dois argentinos (Felix e Fernanda) que seguiram conosco para a Nicarágua. Chegamos em Manágua às 12h30 do horário local (15h30 de Brasília). No desembarque, notamos que 11 volumes haviam sido extraviados, justamente os pacotes que continham os materiais didáticos que utilizaríamos na campanha evangelística e uma maleta com mais de 15.000 folhetos evangelísticos. Essa foi uma prova de que nosso trabalho estava incomodando o nosso inimigo, mas, “...maior é o que está em nós, do que aquele que está no mundo...”, pois, no dia seguinte, as bagagens que haviam seguido no vôo de volta para o Panamá chegaram em nossas mãos: “Louvado seja Deus!”

CHEGADA EM MANÁGUA
Passamos 3 dias em Manágua em um treinamento intensivo com toda a equipe na sede da APEC de Manágua que se chama APEN (Alianza pro evangelizacion del niños).
Foi um período em que nos familiarizamos com as lições bíblicas que ministraríamos nas campanhas evangelísticas (Vida de Cristo, Um milagre para Samuelito, Livro sem Palavras Visualizado) e com o material de treinamento que levaríamos aos professores nas diversas cidades (11 sessões de treinamento dos Superseminários). Depois do treinamento, realizamos uma pratica pelas ruas de Manágua evangelizando crianças e adolescentes, quando pude falar com uma adolescente de 13 anos chamada Madai que entendeu a mensagem de salvação e ali mesmo na rua confessou a Jesus Cristo como Salvador. Considero um grande milagre, pois Deus me capacitou para que pudesse falar em espanhol para que ela pudesse entender a mensagem do Evangelho: “Louvado seja Deus”.
No sábado, dia 18 de março, fomos divididos em 12 equipes, cada uma com 3 componentes e fomos enviados a localidades diferentes: Masaya, Jalapa, Las Pavas, Siuna, Granada, Muy Muy, Hicaro, Nueva Guinea, e Santo Domingo. Uma destas regiões, chamada Las Pavas não tinha nenhuma infra-estrutura, tais como luz, água, esgoto ou telefone e os irmãos que foram enviados para lá (Waldir, Sandra e Queliel) não mantiveram comunicação com ninguém durante o período em que lá estiveram, o que exigiu de nós oração redobrada por eles.
Minha equipe era composta por Alfredo e Doris que são Nicaragüenses e eu. Fomos enviados para Siuna, uma cidade localizada a Nordeste de Manágua, distante 380 kilometros. Levamos mais de 11 horas para chegarmos à cidade pois trafegamos por uma estrada com mais de 200 kilometros sem pavimentação em um daqueles ônibus escolares americanos amarelinhos que só aparecem em filmes e com a companhia de galinhas e até de um cachorro que viajou no bagageiro do ônibus.

PRIMEIRA SEMANA EM SIUNA (19 a 25/03/2006)
Assim que chegamos em Siuna, mantivemos contato com as Igrejas locais para a realização de campanhas evangelísticas com as crianças e treinamento para os professores de Escola Bíblica Dominical. Treinamos um grupo de 3 professoras de escola dominical (Josefana, Esperanza e Cristinita) por 3 dias na Igreja de Deus, uma denominação evangélica grande na cidade de Siuna. Estas professoras vão iniciar um programa semanal de classe de boas novas com as crianças. Deixamos 2 conjuntos de lições bíblicas com elas que serão usadas nos programas de evangelização (cada conjunto continha 8 volumes com seis lições bíblicas cada e foram adquiridos através de doações de irmãos e Igrejas do Brasil).
Realizamos cinco encontros em cinco Igrejas diferentes com crianças, alguns deles ao ar livre, alcançando nesta primeira semana 569 crianças com 229 decisões para o Senhor Jesus Cristo. Três destes encontros teve a duração de três dias, portanto, pela manhã treinávamos os professores e pela tarde em três horários diferentes estávamos em três localidades diferentes, caminhando durante o dia cerca de 6 kilometros para estarmos presentes nestes compromissos.

SEGUNDA SEMANA EM SIUNA (26 a 31/03/2006)
No domingo pela manhã pregamos na Igreja de Deus uma mensagem de desafio à evangelização de crianças e a tarde tivemos um encontro com crianças em um vilarejo distante 20 kilometros de Siuna onde também realizamos um treinamento para 55 pessoas.
Durante dois dias consecutivos (segunda e terça-feira) estivemos visitando as escolas públicas pela manhã e à tarde, tendo a oportunidade de apresentar uma programação de 45 minutos em cada sala de aula alcançando não somente as crianças mas também as professoras, dentre as quais duas aceitaram o Senhor Jesus como Salvador Pessoal. Com estas programações nas escolas em conjunto com mais dois encontros que realizamos nas noites de segunda e terça-feira pudemos alcançar mais 1.100 crianças com 459 decisões para o Senhor Jesus Cristo fechando com um número de 688 crianças salvas para a honra e glória de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Estes números se referem somente à nossa equipe na cidade de Siuna.
De quarta a sexta-feira, no período das 08h00 às 17h00 ministramos um treinamento intensivo para um grupo de 37 professores de crianças, alguns dos quais viajaram cerca de 4 horas para estarem participando, dormindo na própria Igreja. Foi uma benção ao distribuir os kits de lições para estes professores observar a satisfação deles pois nunca tinham tido acesso a uma lição bíblica visualizada.
Ainda tive a oportunidade de pregar na quinta feira à noite em uma reunião de oração antes de nosso retorno a Manágua que se deu na sexta-feira à noite. Depois de mais 10 horas de viagem chegamos à capital às 05h00 de sábado onde participamos de mais um seminário em um Colégio Batista.

ENCERRAMENTO DO PROJETO
No domingo (01/04) todas as equipes foram divididas pelas Igrejas de Manágua para programação com adultos e crianças durante todo o dia.
Coube a mim ir para a Igreja Batista Príncipe de Paz onde pude pregar pela manhã e pela noite. Durante a tarde saímos para distribuição de folhetos e evangelismo onde pude apresentar o plano de salvação para Jonatan, um adolescente de 13 anos que fez uma decisão pessoal para a Salvação. Gostaria de pedir que orassem por Pastor Rolando e sua família; é um jovem de 25 anos que dedicou sua vida para o trabalho do Senhor e está firme a frente desta Igreja Batista.
Enfim chegamos na segunda-feira (03/04) quando pudemos ter a manhã reservada para um rápido turismo pela capital onde pudemos visitar o Lago de Manágua, visualizar um dos vulcões e a catedral de Granada. Pela tarde tivemos o Culto de Encerramento e Testemunhos.
Terça-feira (04/04) saímos do aeroporto de Manágua às 15h40 com destino ao Panamá e depois São Paulo. Às 04h00 de quarta-feira com a graça de Deus chegamos ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Esta viagem foi um sonho que tinha em meu coração, sonho este que depositei nas mãos de Deus e Ele trabalhou em meu favor: “...porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que Nele espera...” (Isaias 64:4)
Deus usou irmãos que puderam contribuir para que este sonho se realizasse. Dou graças a Deus pela vida de cada um de vocês que oraram, que contribuíram e que divulgaram este trabalho abençoado.
Vocês são participantes destas bênçãos…

Joel Barbosa
São Paulo 25/04/2006

PROJETO PANAMÁ

PROJETOS MISSIONÁRIOS

Em 2006 estive participando do "Projeto Crianças da Nicarágua Para Cristo". Clique no link para ler o relatório.
O projeto tinha três objetivos:
1. Alcançar as crianças para Cristo (28.700 crianças ouviram a mensagem do Evangelho e mais de 12.000 fizeram uma decisão por Jesus Cristo)
2. Capacitar os obreiros da Nicarágua (mais de 300 obreiros voluntários receberam cursos de capacitação)
3. Distribuição de Material didático (cerca de 100 kits contendo lições da Vida de Cristo, Vida de Moisés, Lições missionárias foram distribuídos aos obreiros locais)
Em 2008 o desafio é: "Projeto Crianças do Panamá Para Cristo".
Deus tem colocado este peso em meu coração... Tenho orado para que Ele me capacite e me dê condições físicas, espirituais e econômicas para ir. Você que participou conosco em oração no ano de 2006 está convocado para orar comigo neste ano também... Preciso levantar cerca de R$ 1.800,00 para as despesas de viagem.
Se você quiser se unir a mim neste projeto e quiser colaborar, deixo o número da conta:

Banco Bradesco
Agencia 0815-0
Conta Corrente: 2336-1

ou

Banco ITAU
Agencia 0846

Conta Poupança: 48142-2/500

Envie-me um e-mail e estarei me comunicando com você acerca do andamento do projeto.

Aprendendo com Deus na Criação do Mundo

MESTRES SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
APRENDENDO COM DEUS NA CRIAÇÃO DO MUNDO
Princípios que todo professor deve saber... e por em prática! - Gênesis 1

Introdução:
Nosso Deus é um ser ORGANIZADO. Em todas suas atitudes, notamos planejamento, determinação e organização. O relato de Gênesis tem 6 (seis) princípios a serem aplicados em nossas vidas, principalmente se quisermos ser professores bem sucedidos em nossa tarefa gloriosa de exposição da Palavra de Deus.

1. ORGANIZAÇÃO (1:1)
Este é o primeiro princípio a ser levado em conta. Como já dissemos, Deus é nosso exemplo maior de organização (I Co 14:33, 40). Com certeza, Deus tinha em mente um esboço lógico daquilo que iria fazer e nos desafia a seguirmos o mesmo modelo em nossas tarefas. Professor: tenha um plano bem definido e organize suas idéias para não ser somente um papagaio falante.
Seja organizado e disciplinado para estabelecer um tempo e um lugar definido para o estudo.

2. CRIATIVIDADE (1:1, 2)
Muitas vezes nos escusamos de nossas tarefas e do bom preparo de uma aula por reclamarmos da falta de recursos. Nosso Deus fez tudo do nada. Todas as coisas visíveis e invisíveis vieram a existência pelo seu poder criativo.
Se você não consegue enxergar recursos, lembre-se que o Deus que do nada fez tudo é o Seu Deus; peça sabedoria a Ele (Tg 1:3-5)
SEJA CRIATIVO!!!

3. SANTIFICAÇÃO (1:3, 4)
Segui a Santificação... (Hb 12:14). Deus quer seus filhos cada vez mais próximos Dele. Quanto mais nos afastamos do pecado, mais nos aproximamos de Deus. Nós fomos chamados das trevas para a sua luz (I Pe 2:9; Ef 5:8)
Esteja atento para sua Influência
O professor é um exemplo! “... o professor pode ensinar um pouco através do que diz, um pouco mais através do que faz, mas principalmente através do que ele é...”. FILIPENSES 4:9

4. SELEÇÃO (1:6, 7)
Temos que separar águas de águas! (Ef 5:26). Precisamos separar palavra de homens (água de baixo) da Palavra de Deus (água de cima); separar o Santo do Profano (Lv 10:10, 11).
Muito cuidado ao expor seus pensamentos em detrimento da Palavra de Deus. Não é aquilo que eu acho, mas aquilo que Deus diz pois nenhuma profecia é de particular interpretação (II Pedro 1:20 e 21)

5. FRUTIFICAÇÃO (1:11, 12)
Pelos nossos frutos somos conhecidos (Mt 7:20) . Da mesma forma que laranjeira dá laranja, bananeira dá banana e limoeiro dá limão, crente gera outro crente! Nossa lição deve visar a salvação daquele que não conhece a Cristo como Salvador. Nossa missão não está completa até que o evangelizado se torne um evangelizador.

6. SUBMISSÃO (1:16 a 18)
O bom professor é aquele que é responsável em cumprir regras e estar debaixo da submissão de seus líderes. Sua classe não é uma “igrejinha” em particular, mas sua classe pertencente a Igreja Local que é Corpo de Cristo. Da mesma forma que Deus estabeleceu o sol e a lua para governarem o dia e a noite, na Igreja Deus estabeleceu líderes que estão sobre você. Seja submisso a eles. (Romanos 13:1-3). A hierarquia na Igreja local que deve ser respeitada.

Conclusão: “Ninguém é tão inteligente que não tenha o que aprender e nem tão indouto que não tenha o que ensinar.”. Deus quer te usar para a honra e a glória Dele!

Joel Barbosa
Este estudo faz parte de um dos módulos que podemos ministrar em sua Igreja aos Professores de Escola Bíblica Dominical...

A Igreja desenvolvendo o Ministério Infantil

A IGREJA DESENVOLVENDO O MINISTÉRIO INFANTIL
João 21:15 a 17

Introdução:
· Todos empreendimentos realizados em nossas vidas devem partir do ponto de vista de custo/benefício.
EX: Se for investir dinheiro, buscarei uma aplicação que possa me dar um maior rendimento com maior segurança
· Para que possamos desenvolver um ministério dentro de nossas Igrejas, precisamos reconhecer a importância e o retorno que buscamos: espiritual ou material?
· Pouco se investe no ministério infantil quando se olha pelo prisma do retorno “material” deste empreendimento (crianças dão “despesa” pois não ofertam e nem dizimam "significativamente" – daí a grande preocupação em ministérios alternativos com empresários, atletas, artistas, pois o retorno financeiro é grande)
Ilustração: um certo pastor reclamou porque na série de conferências realizadas em sua Igreja, das oito decisões realizadas, cinco foram feitas por crianças.
· Analisando o texto, vejamos qual é a importância que Cristo dá ao trabalho com crianças para que possamos olhar pelos olhos de Jesus.

QUAL É A GRANDE MISSÃO DA IGREJA?
Marcos 16:15 e Mateus 28:18-20

1. CRIANÇAS PRECISAM SER EVANGELIZADAS
Mt 18:11 e 14 – “... o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido... não é da vontade de vosso Pai... que UM destes pequeninos se perca...”
· Cristo deixou claro que Deus não quer ver as crianças irem para o inferno.
· Precisamos entender que a missão de pregar atinge as crianças também
Mt 18:6 – “... qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em Mim...”

A CONDIÇÃO NATURAL DA CRIANÇA
· A criança está perdida (Mateus 18:11, 14).
· A criança está morta espiritualmente (Efésios 2:1 e 5 a)
A criança é pecadora e está separada de Deus (Romanos 3:23)
A Idade da Consciência (compreensão)
O momento em que uma criança pode experimentar a salvação não depende de uma certa idade porque a Bíblia não menciona nenhuma idade. Pelo contrário, o único requisito para tornar-se Filho de Deus é crer ou receber o Senhor Jesus Cristo. No momento em que a criança tiver idade suficiente para reconhecer que é pecadora e crer que Cristo morreu por ela, ela está pronta, de acordo com a Bíblia, para ser regenerada - João 1:12.

ALÉM DESTAS BASES BÍBLICAS QUE OUTRAS RAZÕES TEMOS PARA CRER QUE AS CRIANÇAS PODEM SER SALVAS?
A experiência confirma isso
Grandes homens de fé testemunham que se converteram cedo:
(Corrie Tem Boom - 5 anos; Policarpo - 9; Luis Palau - 12; James Dobson - 3...)
Considere estas estatísticas:
Idades em que as pessoas são salvas
1% - (o a 4)
85% - (4 a 14)
10% - (15 a 30)
4% - (mais de 30)
(Handbook of children's evangelism - guia de evangelização de crianças de Lionell A Hunt. Ed. Moody, pg.38.)

URGÊNCIA DA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
A criança tem características natas que lhe são favoráveis para ser salva:
· Ela é humilde
· Esse é o período de vida em que é mais fácil para ela crer...é por natureza dependente
· Geralmente está menos enlaçada pelos pecados e maus hábitos
· A criança não está tão presa às crescentes pressões de um mundo sem Deus (ambição material, fama, poder...).
· Outras ideologias estão tentando ganhar o coração e a mente da criança
· As crianças precisam de um fundamento firme em suas vidas visto que a vida em seus lares é, muitas vezes, instável.
· O Senhor voltará logo

2. CRIANÇAS PRECISAM SER APASCENTADAS/PASTOREADAS
João 21:15 a 17 – “... apascenta os meus cordeiros... apascenta as minhas ovelhas...”

Crises vivenciadas pelas crianças:
Violência familiar / Violência escolar / abandono / rejeição / pais divorciados / abuso físico, emocional e sexual / alcoolismo ...
Necessidades básicas das crianças
· Sentir-se amada
· Ser aceita como é
· Segurança
· Valorização / elogio
· Disciplina
· Conhecer e amar a Deus

CRIANÇAS SÃO PARTICIPANTES:
Da família

Exodo 12:26; 13:8, 14 – “... conte aos teus filhos...”
· Deus estava interessado na participação da criança em todos acontecimentos da família.
· Família deve ser tratada com carinho pela liderança da Igreja
Do ensino
Dt 31:10-12 e Js 8:35 – “... ajuntai o povo, homens, mulheres... meninos... para que ouçam e aprendam...”
· Criança pode aprender
· Temos grandes exemplos de crianças na palavra de Deus: Serva de Naamã, Moisés, Samuel criado com os ímpios filhos de Eli, Timóteo...
Do Culto
Esdras 10:1 – “...todo o Judá estava em pé perante o Senhor, como também as suas crianças...”
· Crianças participaram da adoração e comemoração da vitória dos exércitos de Jeosafá contra a Síria
· As crianças tem o direito de participar de uma vida cristã alicerçada na Palavra de Deus

3. COMO ALCANÇAR ESTES OBJETIVOS?

PREPARAR PROFESSORES
“ vida que transforma vidas”
“professor é dobradiça” - tanto pode "abrir" como "fechar" o caminho da compreesão da salvação para as crianças. Um professor preparado é uma dobradiça que "abre"...
· O professor tem que estar certo de seu chamado
· O ensino deve ser feito com dedicação – Rm 12:7 “... se é ensinar, que haja dedicação no ensino...”
Chega de brincadeira! - não estamos diante das crianças em sala de aula para servirmos de "babá" - temos que levar a sério a tarefa de evangelizá-las...
Mundo oferece material de primeira qualidade
Que temos apresentado às nossas crianças? Que recursos temos utilizado?

UTILIZAR ESTRATÉGIAS
· Escola Dominical
· Culto Infantil
· Escola Bíblica De Férias
· Classe De Cinco Dias (Realizada em um lar cristão de bom testemunho uma vez por semana em horário que não interfira na programação da Igreja - Serve para quebrar o preconceito que muitos pais tem para com a Igreja)
· Classe De Boas Novas
Realizada em um lar cristão de bom testemunho uma vez por semana em horário que não interfira na programação da Igreja.
Serve para quebrar o preconceito que muitos pais tem para com a Igreja
Congregação do Jardim Aracati em Jd. Ingá começou com classe boas novas e hoje é uma Igreja estabelecida.

Joel Barbosa
Mensagem pregada no Congresso Batista Biblico em Santa Maria da Vitória – BA (07/2004)

sábado, 1 de dezembro de 2007

ILUSTRAÇÕES...

Estou disponibilizando algumas ilustrações para seus estudos e sermões...